Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Severo

    O atual governo de Isr. é muito pior que o bolsonarismo: é criminoso de guerra. Sempre haverá quem tente justificar crimes de guerra.

    Responda
  2. luciano crocco

    Pelo seu racioc√≠nio H√©lio somente um cat√≥lico poderia representar um cat√≥lico e assim por diante com as demais religi√Ķes? S√©rio que vc se mostra indignado? Afinal o juda√≠smo √© uma religi√£o ou um pa√≠s?

    Responda
  3. Paulo Bacaltchuck

    Ainda bem que temos um exército forte. A esquerda ainda discutindo se Isr. deve existir ou não.... O que mais impressiona sao jews votando na esquerda e tb gente que nunca visitou Tel Aviv e fala um monte para entender o que é o moderno Estado de Isr. Mas não importa, Brasil anão diplomático. Vamos IDF terminar o serviço

    Responda
  4. MARIO RAMIRO

    Mesmo não apresentando uma resposta o articulista chega a um ponto nevrálgico do problema, quando escreve que punir isra elenses e juhdeus pela atual guerra "seria como punir todos os brasileiros pelos ditos e feitos de Bol sonaro". Pois não devemos esquecer que nem todos na Alemanha foram nahzistas, apesar da esmagadora maioria. O atual governo de Isra el é o bolso narismo de lá.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Palestinos contam?

    Responda
  6. wilson kfouri

    H√©lio ,o problema √© que a imensa maioria dos israelenses apoiam o sionismo radical do Netanyahu que d√° continuidade √† limpeza √©tnica que √© promovida h√° d√©cadas contra o povo palestino. Judeus progressistas como vc √© Bruno Altman s√£o uma minoria esmagados que √© detonada pela maioria dos Jews radicais quanto tomam posi√ß√Ķes mais humanas I

    Responda
  7. Orasil coelho pina

    Esquerda e direita s√£o conceitos ultrapassados, s√≥ servem para manipula√ß√£o de massas desavisadas e e ou malvadas. Criticam Israel por se defender de um grupo terrorista e n√£o d√£o um pio sobre a a√ß√£o criminosa do P√ļtin!

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Marina, ja visitou tel aviv? Ta na hora de ir. Assim como Jean Willis foi e evoluiu.

    2. Marina Gutierrez

      √Č at√© divertido ler alguns coment√°rios, os que defendem o mortiicinio televisionado n√£o se sentem manipulados, se excluem das " masssas desavisadas e ou malvadas" .

  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Identitarismo é isso ai mesmo, um poço de sectarismo e incoêrencias. Não é só com judeus, é inaceitavel um branco representar um persinagem negro, um sem deficiencia um pcd, um homem uma mulher, um hetero um gay, mas rainha viking negra, uma dupla incongruencia, pode. Hipocrisia. A motivação do antisemitismo é a de sempre, a inveja. Que os progressistas disfarçam como virtude

    Responda
  9. NEY HAMILTON MICHAUD

    Perspectiva correta parte 2: Bibi Netanyahu é o mais pacifista pm israelense da história. Nunca houve projeto expansionista com assentamentos na Palestina. O governo atual de Israel sempre apoiou a criação de um estado palestino e nunca negociou com o Hamas. Não existe qualquer interesse financeiro na gigantesca reserva de petróleo na faixa de Gaza. O apoio americano é puramente humanitário. A Conib não faz lobby. Quem disser o contrário é antissemita de carteirinha. Talquei?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ney Hamilton, para mim está prá lá de okay, e parabéns por não ter sido censurado, eu, por muito menos, tenho comentários engavetados "forever"

  10. Galdino Formiga

    Os coment√°rios censurados (autom√°tica ou humana) dificilmente ser√£o publicados. √Č aceitar ou sair.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Pura verdade Galdino, não tem lógica nenhuma esta censura!

    2. Orasil coelho pina

      Galdino, você tem razão, a censura da folha não obedece lógica nenhuma!

  11. Jorge Oliveira

    O antissemitismo √© uma fal√°cia sionista, uma ditadura econ√īmica e midi√°tica, uma for√ßa desproporcional agressiva que intimida a democracia e a liberdade de express√£o, mesmo que tenha raz√£o e ser for contrario √© antissemitismo?

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    De um lado, o mais imperdoável foi Albert Einstein ter sido israeli ta, do outro lado, ele ter recusado a presidência de Is r a el.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marina. Einstein dispensa apresentação. Tanto vc como Maria abaixo teimam em ignorar a primeira parte do meu comentário. Traduzindo, se não foi compreendido: é insuportável para os anti se mitas que umj u d eu tenha sido o maior cientista que mudou o mundo. A segunda parte do meu comentário vcs captaram. A primeira parece que as desagrada.

    2. Marina Gutierrez

      A violência que antecedeu a criação do estado de I. causou repulsa a Einstein e foi um dos motivos para ele recusar em 1952,a oferta do primeiro-ministro fundador do estado, David Ben-Gurion,para se tornar presidente de ISreael . Einstein acreditava que ao aceitar essa oferta,ele entraria em conflito com a sua consciência de pacifista. E como ele estava certo!

    3. Peter Janos Wechsler

      Maria. Eu escrevi sobre dois lados. Você, convenienteme, ignorou um. Mas este lado é igualmente importance e muito culpado. Não perdoam que o maior cientista que revolucionou o mundo tenha sido um Ju de u.

    4. Maria de Felipe Martinez

      Não somente recusou a presidência desse estado, também escreveu que, dado o seu conhecimento do judaísmo, ele não acreditava no sionismo. Ou seja, Einstein não achava que sionismo é igual a judaísmo. Os que identificam as críticas ou a oposição às políticas do estado de Ish real, com anti semitismo podem ser os responsáveis pelo problema que o articulista coloca.

  13. José Cardoso

    Se quem tem ancestralidade africana é negro, o que dizer de quem tem alguma ancestralidade azkenazi ou sefaradi? Estimo que por esse critério, talvez sejamos maioria. Digo sejamos porque descobri que tenho 10% desses grupos no teste de DNA, embora seja de família católica e atualmente ateu, além de gostar de carne de porco.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      JOS√Č CARDOSO que escola voc√™ estudou se estudou, como diz Caetano Veloso como voc√™ √© ??

  14. NEY HAMILTON MICHAUD

    Vamos ent√£o colocar na perspectiva correta: B. Netanyahu √© o melhor primeiro ministro que Israel j√° teve. O mais equilibrado, o mais justo e o mais amado por seu povo. A opera√ß√£o militar do ex√©rcito √© criteriosa e atinge apenas alvos terroristas. Nem est√£o morrendo tantos civis assim. O n√ļmero de crian√ßas mortas e mutiladas √© apenas uma narrativa. N√£o, o ex√©rcito n√£o est√° encurralando a popula√ß√£o civil. Quem disser o contr√°rio √© antissemita, talquei? Simples assim.

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Sem qualquer motivo, a Folha retirou o meu comentário, por sinal era o mais apoiado pelos leitores. Apenas falei que muitos jewdeus denunciavam o estado de Is ra el corajosamente, como Breno Altam, Chomsky e milhares no país. Falei que hoje está no poder o mesmo grupo que eliminou o PM Rabin, quando este fez acordo de paz com Arafat. Impressionante o poder deste grupo na imprensa mundial, que usa a religião como escudo, contra a própria comunidade, muitos já perceberam. Ver The Lobby no youtube.

    Responda
  16. André Silva de Oliveira

    Os judeus, o povo do livro, é que contam!!!

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Os povos do livro s√£o todos aqueles que queiram s√™-lo. Pode ser a B√≠blia, o novo testamento, o Cor√£o, o Bagavad Ghita, o livro de Gilgamesh, de Conf√ļcio e assim por diante. J√° reparou que quase todos os povos possuem livros sagrados?

  17. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Mais um artigo muito bom. Pe√ßo a parte 2 com as explica√ß√Ķes. Obrigada.

    Responda
  18. Alberto Melis Bianconi

    Como dizia quando fui censurado... Todo a di√°spora hoje, com poucas e honrosas exce√ß√Ķes, mobiliza-se por seu Estado.

    Responda
  19. Alberto Melis Bianconi

    Essa √© f√°cil demais. No passado, especialmente na Europa da primeira metade do s√©culo passado, foram v√≠timas de uma persegui√ß√£o tr√°gica. D√©cadas depois, aboletados no Estado de Israel, criado para eles por decreto, passaram a oprimir aqueles que ainda ocupam parte do territ√≥rio que querem ocupar. E n√£o s√£o apenas os progressistas que tomam o povo por seu Estado, √© patente a milit√Ęncia do ex√≠lio, no mundo todo, em defesa de seu Estado.

    Responda
  20. Raymundo de Lima Lima

    N√£o h√° coment√°rios, aqui, e nem sinal de Iiiirael e suas vitimas pedindo paz. O mesmo acontece entre Ucr√Ęnia e Russia, ambos querem ganhar a guerra. Morreu a paz? Ningu√©m mais d√° 'uma chance a paz'(Lennon)?

    Responda
  21. Raymundo de Lima Lima

    Ser√° que a esquerda vem tornando cada vez mais antissemita ou antisionista? Por outro lado, nunca imaginei q um dia Iiiirael iria ser governado por ultradireita, aproximando assim do extremismo-direita-nazzzi. N√£o h√° coment√°rios, aqui, e nem sinal de Iiiirael e suas vitimas pedindo paz. O mesmo acontece entre Ucr√Ęnia e Russia, ambos querem ganhar a guerra. Morreu a paz? Ningu√©m mais d√° 'uma chance a paz'(Lennon)?

    Responda
  22. Elizabete Tukaze

    A chave é o sucesso financeiro etc. da sociedade israelense,ninguem perdoa o sucesso,esta palavra significa, isolamento,sair do lugar comum.Quem chega a isso,deve estar preparado para ser isolado,e observado e receber criticas.O resto é ignorancia.

    Responda
  23. edilson borges

    o t√≠tulo √© uma pergunta? o texto n√£o √© uma resposta. se contam, inimigos dizimados, situa√ß√Ķes desagrad√°veis, invas√Ķes de terras ou outras maldades, n√£o sei. n√£o parecem levar nada em conta, movendo se apenas pelo sentimentos ruins que ajudaram muito a criar na regi√£o dominada.

    Responda
  24. William Rachid

    Penso que a ilustra√ß√£o da Annette Schwartsman, da qual sou f√£, ajuda muito na resposta feita pelo artigo. √Äs vezes o ego de um ou de um grupo fala mais alto e nos levam a situa√ß√Ķes dram√°ticas, perigosas conduzindo a preconceitos e discrimina√ß√Ķes. Pelo jeito h√° preconceitos de todos os lados como cita o artigo. Os judeus contam, como isl√Ęmicos, cat√≥licos, gays , negros, pobres etc contam. O problema √© que alguns maldosos n√£o querem contar, e a√≠, complica, porque todos querem ser contados.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Uai, H√©lio, eu tenho algumas hip√≥fises. Em primeiro, √© muito mais f√°cil perceber brazucas vocalizando contra o Bozo do que jjjuudeus contra o Bibi - eu sei, est√£o l√° (e c√°), mas as entidades representativas do povo, como a Conib, os desautorizam no protesto - vide o Altman. Segundo, a hist√≥rica compet√™ncia jjjuudaica nos neg√≥cios os p√Ķem em patamar econ√īmico superior; quando as assimetrias crescem brutalmente, √© simples v√™-los como "casta privilegiada" e, como grupo, consistentemente envolvidos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcos, obrigada pela informa√ß√£o sobre o artigo do ombudsman , J.H. Mariante, quando eu reclamei com ele que sou censurada em demasia foi ele mesmo que respondeu que fui denunciada por antissemitismo e ponto final! Ele ou quem quer que seja, aceitou a den√ļncia, sem ler meus coment√°rios e tirar suas conclus√Ķes, E dois dos meus coment√°rios sobre o artigo acima n√£o foram publicados.

    2. Marcos Benassi

      Tamb√©m, ao olho nu, fica dif√≠cil explicar porque um povo, massacrado em recente per√≠odo hist√≥rico, nega a seus vizinhos o compartilhamento de uma terra na qual historicamente viveram - e, tamb√©m aqui, a assimetria econ√īmica aparece, na forma do preparo militar, imensamente superior ao dos Pppaalestinos. Depois, em terceiro, a hip√≥tese mais fraca, creio: o saco cheio. O mundo todo estropiado, e as entidades representativas mundo afora insistem na ladainha vitimista. Ora, t√£o porcima da carne seca

  26. Bruno Sebasti√£o Dantas Neto Sebasti√£o

    Não tem que segure esse monstro? Deixaram o bicho criar assas ,e agora é tarde de mais ,vai continuar Mat.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      O assinante a quem respondo comentou ''H tinha razão!'' na matéria sobre a lojista judia de Arraial d'Ajuda.

  27. Galdino Formiga

    O autor do artigo precisa mais espaço para explicar melhor as suas teorias. Assim não dá.

    Responda
  28. Benedicto Ismael Dutra

    Todos os seres humanos são peregrinos que tiveram a permissão de buscar a evolução espiritual.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Me tire dessa lista porque n√£o viajo na maionese.

  29. João Vergílio Gallerani Cuter

    Será que o antissemitismo existe, hoje? Não está reduzido à categoria de "caso psiquiátrico"? Há pessoas que são contrárias à existência do Estado de Israel. Há pessoas que acham que a Palestina deve ter um só Estado e ser governada por quem mora lá, independentemente da religião ou ascendência. Será correto concluir daí que essas pessoas querem exterminar judeus? Podem ser irrealistas, sim, mas... antissemitas? O antissemitismo, tal como havia antes da II Guerra, acabou em 1945.

    Responda
    1. Elizabete Tukaze

      meu comentario foi de novo desviado

    2. Elizabete Tukaze

      Sim existe, na Europa com certeza!!! por baixo dos doces sorrisos,estao sempre caçando os judeus, e eu nem sou judia hein??

  30. Marina Gutierrez

    " Um debate acirra-se na Alemanha sobre a política estatal de apoiar Israel, não importa o que aconteça.Enquanto Gaza é bombardeada pelas forças israelenses, na Alemanha reina a polemica sobre a política de Estado que torna as críticas a Israel uma blasfemia porque tais criticas sao vistas como anti-semitismo." Fonte:Cain Burdeau / 5 de dezembro de 2023

    Responda
  31. Alberto A Neto

    Não há equivalência moral, política ou militar no que diz respeito aos dois lados. Israel é um estado nuclear armado até os dentes pelos EUA. Sua existência não está ameaçada. Os palestinos, suas terras e vidas, estão. Há muito tempo a 'civilização ocidental' está mesmo disposta a contemplar o extermínio. Eles estão se levantando contra os "colonizadores". Não há mais esperança. O destino do "Gueto de Gaza" está selado. Israel desde sempre jamais quis dois Estados embora os haja jurado em Oslo.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Discordo do seu comentário como segue: A existência de Is rael está e sempre foi ameaçada sim. Desde sua fundação e independência Is rael tem sido atacado por ára bes que não aceitaram a existência de 2 estados, mais preocupados em atacar o lado judaico que desenvolver a sua pátria, crença hoje representada pelo chavão: "Pales tina livre, do rio ao mar". Os chamados pales tinos tiveram pelo menos 5 oportunidades de criar o seu estado e recusaram, preocupados com a existência do lado judai co.

  32. Marina Gutierrez

    Como o assunto √© anti-semitismo e devido √† den√ļncia de anti-semitismo contra minha pessoa endere√ßada √† Folha muitos meses passados, o jornal aceitou a den√ļncia como verdade e sem investigar se a mesma √© v√°lida, passou automaticamente a enviar todos os meus coment√°rios para a "modera√ßao" se s√£o publicados, isso ocorre longo tempo depois, quando o interesse pelo artigo/assunto se encerrou. Enviei dois e ambos foram censurados.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quando o assunto é o desta coluna, pouca coisa que diga algo mais que o irrelevante, ou que não esteja deliberadamente distorcido, é publicado pelo jornal. Não pode ser por acaso, não é mesmo?

    2. Marcos Benassi

      Marina, minha cara, voc√™ n√£o √© a primeira pessoa B√≠pede que ouvo dizer-se consistentemente "moderada". Eu, mesmo bocudo, n√£o o sou desta maneira - talvez por precau√ß√£o? N√£o sei dizer. Mas o Mariante, nosso ombudsman, trar√° entrevista com o S√©rgio D'√Āvila, e caber√° quest√£o acerca da sen√ßura folhofren√©tica. D√° uma espiada no seu artigo de hoje, caso n√£o o tenha feito.

    3. Elizabete Tukaze

      eu tenho todos os meus comentarios desviados, somente qdo.escrevo para o Simao, que sou breve, e digo Te amo,voce é demais, nunca deixe de existir,ele publicam, senao...

    4. Marina Gutierrez

      Nesse minuto,21.34 horas, mais um comentário meu foi censurado e os dois que enviei há horas não foram publicados até agora.

  33. Josue Oliveira

    Isso é quando se generaliza, mas a maioria é contra a Iimpe za étnlca per petrada pelo estado de lsraI. A meta dele é o EretzlsraeI, todas as tehhas sem paIestlnos, claro. Além de não registrar paIestlnos recém nasc idos, foi feita uma lei que diz que "lsreI é o estado-na ção do iudeos".

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Também não é aceito casamento com palestinos de Gaza, não permitem a residência no país do palestino, é a tal raça pura, até nisto se parece com o que vimos na segunda guerra.

    2. Joao Cellos

      E que Jerus al√©m √© a capital una e indivis√≠vel dos jud eus. √Č muita arrog√Ęncia e atrevimento.

  34. MAKOTO SHIMIZU

    Antisemitismo √© crime, e acusar algu√©m de ser antisemita sem provas concretas tamb√©m √© crime de inj√ļria, cal√ļnia, difama√ß√£o. E √© isso o que est√° ocorrendo. Se algu√©m se manifesta contra a morte de milhares de civis inocentes em Gaza j√° √© taxado de antisemita. Se algu√©m critica a absurda despropor√ß√£o da rea√ß√£o do atual governo de Israel contra toda a popula√ß√£o de palestinos, idem. S√≥ √≥dio, rancor, desejo de vingan√ßa.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Makoto Shimizu, eu fiz um comentário semelhante ao seu mas como fui denunciada à Folha como anti-semita, meu comentário foi para a moderação, no meu caso a Folha aceitou a acusação sem investigar e passou a moderar, censurar o que escrevo. Sou vítima de difamação, pois sempre respeitei e respeito as regras do jornal.

    2. Joao Cellos

      Shimizu, concordo plenamente contigo. Ficou uma saída fácil e criminosa acusar alguém de antis semitismo. Artigo 138 CP.

  35. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    N√£o entendo nem aceito o termo terrorismo √†s a√ß√Ķes do hamas. Quando israel expulsa uma fam√≠lia da Cisjord√Ęnia na tora √© o qu√™? Jose Tavares de almeida, Sousa-PB, assinante

    Responda
  36. Ricardo Knudsen

    N√£o li o livro, mas como o autor √© um comediante, √© poss√≠vel q o colunista tenha levado muito a s√©rio algumas compara√ß√Ķes. A do casting √© ris√≠vel. Selecionar uma pessoa branca para fazer o papel de um negro? S√©rio? N√£o penso q algu√©m sequer cogite. Por outro lado, atores judeus interpretam personagens crist√£os, e vice-versa. Desconhe√ßo cr√≠ticas a esse respeito, e creio q os pr√≥prios atores judeus repudiariam tal tipo de divis√£o, com judeus s√≥ interpretando judeus e crist√£os s√≥ crist√£os, por ex.

    Responda
  37. Gilberto Rosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Marina, estou pra ver israelism no site do Kinema.

    2. Marina Gutierrez

      Gilberto,alem do "The Lobby" sugiro outro document√°rio feito por dois jovens judeus, "Israelism".

    3. Hernandez Piras

      O povo israelense é uma máfia que matou seu próprio PM? Eu pensei que Rabin havia sido assassinado por um extremista/terrorista israelense, não executado pelo povo. E, não, Ariel Sharon não foi assassinado; ele morreu na cama de doença, salvo para quem acredita em teorias conspiratórias.

    4. Josue Oliveira

      E Ariel Sharon também foi assa sinado pelo estado lsreI.

    5. Gilberto Rosa

      Como informou o Intercept, em 2 de Novembro, o rec√©m-nomeado presidente da C√Ęmara americana, Mike Johnson, liderou uma aprova√ß√£o acelerada de 14 bilh√Ķes de d√≥lares em ajuda militar para a guerra de Is ra el em Ga za. Nas semanas seguintes, o Comit√™ Americano-Israelense de Assuntos P√ļblicos, a conib deles, entregou noventa e cinco mil dolares em contribui√ß√Ķes de campanha a Johnson. √Č muito simples como as coisas funcionam nos EUA. 8 mil crian√ßas, mil mutiladas segundo a cruz vermelha, √© detalhe.

  38. Sergio Miranda

    Só 4 parágrafos?

    Responda
  39. José Leon Crochík

    Talvez o antissemitismo atual seja derivado do antiocidentalismo que se fortalece, inclusive nos BRICS,

    Responda
  40. Marcelo Brum

    Depredação ontem em loja de propriedade judia em Arraial D'ajuda ilustra como o antis semit ismo se traveste como anti sio nismo. Genuínamente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sorte não foram 28 mil pessoas, mais de 8 mil crianças, mil mutiladas, segundo a cruz vermelha. E lá não tem nada de religião, é sionazismo puro, condenado por muitos jewdeus, como Breno Altman, Chomsky, vale ver outros que condenam, inclusive rabinos no seriado jornalistico The Lobby no youtube..

    2. Joao Cellos

      Ah, sem d√ļvida. Toda vez que uma loja de "propriedade judia" (seja l√° o que isso signifique) for depredada √© por conta de antis semitismo. Comprova√ß√£o? Pra que, n√©? Enquanto isso, Is rael, pode continuar assas sinando porque est√£o blindados. Sempre vai aparecer a sua "tropa" aqui pra defend√™-los. E na falta argumentos sempre v√£o tascar um antis semita em qualquer um que se oponha.

  41. José Roberto Pereira

    Essa até eu sei a resposta: genocídio!

    Responda
  42. Joao Cellos

    O problema é parte dos jud eus utilizarem o antis semitismo como escudo para que nenhum dos crimes de guerra que Is rael pratica já oitenta anos seja criticado. Isso não cola mais. A Conib mesmo é useira e vezeira desse argumento e usa de lawfare para defender Is rael, e não os jud eus. O holo causto não deu passe livre para ninguém praticar atro cidades.

    Responda
  43. Humberto Giovine

    Caro H√©lio. Todas as cr√≠ticas (ou ao menos a esmagadora maioria) condena as a√ß√Ķes do governo de extrema direita de Israel, nunca ao povo judeu ou ao estado de Israel. A quest√£o √© que, entidades judaicas, aqui no Brasil e no mundo, usam o antissemitismo a fim de calar qualquer obje√ß√£o a estas a√ß√Ķes. No fundo, a sede de vingan√ßa √© mais forte, mesmo matando crian√ßas.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Humberto Giovine, coment√°rio perfeito.

    2. Beatriz Alves dos Santos Silva

      Na minha opinião, acusar de antissemitismo aqueles que são contra o assassinato de civis e o absurdo que o Estado de Israel comete em Gaza, é dar a um povo, em desfavor dos demais, um salvo conduto para a prática de atos que atentam contra a dignidade humana.