Poder > Raridade no Exército, general negro assume comando de região militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os negros brasileiros só vão chegar ao ganeralato se cursarem academias militares e se sobressaÃrem no desempenho de suas funções, no decorrer da vida militar. Simples assim! Agora, como um negro vai cursar academia militar é que é o problema. A estrutura familiar deles é que impede isto. Têm pouco acesso e garra pra cursar bem os estudos preparatórios, que possibilitarão o ingresso em academias. Mude-se isto, e teremos muitos negros em postos de comando nas Três Armas. Correto, ou não?
Quantos mais ainda serão preteridos por sua cor? Porque um General negro da Bahia e não do Sul? O alto comando parece mais uma Gestapo como diria meu marido. Já viram quantos negros tem na epcar por exemplo? Este e um paÃs de maioria branca daà a negativa? Os negros tem menos capacidade ou estudo?
A riqueza de um paÃs está em seu povo, e toda riqueza está na diversidade... não seria diferente, que na defesa da soberania e sua gestão. A efetividade só é, e será alcançada, com essa mesma diversidade. Acredito viver em um paÃs vitorioso, e a cada passo de respeito ao povo soberano (pretos, indigenas e brancos), prova isto. Vejo que sempre seremos grandes e significativos ao mundo e sempre compreendidos na vitória mundial! Sucesso ao novo general!
São os oficiais que não dormem sem ligar para os Presidentes de tribunais de justiça do Paraná, pra falar sobre livros e wisks, como afirmou o banana Mourão.
Nos quartéis, quase Cem por cento negros e pardos. Maioria dos capitães são negros, pra liderar os "buchas" de canhões. Só deixam os pretos chegarem com mais frequência à Capitão.
Se pegar uma foto do alto comando das Forças, parece da SuÃça. Por isso tanta corrupção.
Meu marido um ex coronel da aeronáutica teve sua carreira prejudicada por discriminação racial,culminando com um grave quadro de depressão e resultando na perda de sua posição, acusações infundadas e lutas judiciais extenuantes,apesar de sua excelência e integridade comprovadas ao longo de sua carreira foi impedido de alcançar promoções e reconhecimentos merecidos devido a discriminação sistemática .Sua luta por justiça ,reparação continua mesmo após sua morte,refletindo o racismo nas instituiçõ
Recado aos que tentam contra-argumentar, buscando "ativar a consciência" de quem tece uma série de comentários que retroalimentam o nosso racismo estrutural do cotidiano: a ideologia opera no inconsciente, portanto é inútil tal pretensão de "conscientizar" o outro. A Ideologia é vivida não opinativa. Leiam Alysson Mascaro.
Depois que botam camuflagem nos rostos, não há como diferenciar por cor.
Explicado: fez o L.
Oficial de Infantaria. Isso quer dizer que o cabra é bom, pelotão de elite da Aman..
Como são laboriosos, não têm muitos nesse lugar.
Sábias palavras Julio
Eu respeito as instituições, a pedido de Carlos, os milicos foram, são e serão os assassinos da humanidade. Eles estudam como fazer guerra = matar.
Parabéns!.......há duas abordagens para essa situação.....eu prefiro a positiva: ele deve que se destacar desde a AMAN, pois de cada 1000 aspirantes, menos de 5 chegam ao Genaralato, mas para os militantes da negritude explorada e incapaz diante do racismo estrutural, o bom mesmo é ser mimizento....
Aman que formou Bozo, Pazzuelo, Heleno e outros especialistas em algo. Não espere muita coisa não. Claro que pode ser uma exceção.
Quando vejo matérias assim me espanto de ver o quanto o paÃs é cheio dogmas. Meu pai tem 88 anos, negro, nasceu ainda quase bjo regime de escravidão, goza de boa saúde fÃsica e mental. Devem fila de lotéricas ele for posto pra cortar a fila por ser negro ele vira o satanás de brabo. Pela idade e pelas condições fÃsicas ele aceitaria , mas pela cor ele morreria de vergonha. Parem com esses mimimi. Matéria discriminatória. Afff
Vc não entendeu nada. le foi levado ao generalato apesar da cor da pele. O exercito sempre foi elitista e nas guerras do paraguai aceitaram escravos para lutar pelos seus senhores. O marinheiro João Candido , era da marinha, foi excomungado para nunca mais. O exercito, lembra bem, os ditadores, a maioria veio do Sul racista. Outros vieram no embalo tal como o golpista Villas boas, cuja mulher deveria estar presa por frequentar acampamentos golpistas e pregar golpe.
Só citei como exemplo. Mas cotas raciais e declaração universal da discriminação. Citar com louvor que um negro acendeu na hierarquia militar desconsidera que a pessoa passou uma vida se dedicando e estudando, soa como foi levado ao posto hierárquico pela cor da pele.
Cortar fila por ser negro? Onde é isso? Nunca ouvi falar nisso! Não há legislação paea isso. Há para deficientes e idosos. Estranho mesmo seu depoimento!
Respeites e excessão. E a lÃngua portuguesa?
Quero saber se apoiou o coiso. Se apoiou é porque não se considera negro. E a questão da competencia para promoção. Mourão, Heleno, Pazuelo, e toda aquela renca que apoiava o coiso não tinham ou tem competencia para nada. A unica coisa que contou na suas promoçoes foram o reacionarismo e o apoio à ditadura.
Milico não serve pra nada, funcionário público que gasta dinheiro.
Respeites as instituições Militares, seu ignorante.
Excessão que confirma a regra. Mas de todo o modo Parabéns.
Então o Lula está correto!
A resposta para a ausência de mais negros no topo das FFAA vale também para outras áreas tais como medicina, magistratura, docência universitária etc. Ou seja, maior pobreza que se traduz em educação mais precária e menos oportunidades. Claro que existem heróis e heroÃnas!
Não se trata de ideologia, sim de consciência social, sensibilidade. Ao se bordar esse tema, levam-no a discussão para o "esquerdismo". Desse elevador social o qual formou a scoiedade brasileira, apenas nós, NEGROS, ficamos de fora, com a escusa de meritocracia. Por esse vÃes, 99% 9 dos oficiais negros não possuem capacidade intelectiva?
Surpresa zero. Todo o alto escalão do serviço público reproduz a lógica. O objetivo é manter tudo igual.
Parabéns pela evolução, ainda que muito tÃmida,na direção pela igualdade de direitos defendida na constituição .
Ascendeu na carreira pela competência e não pela cor da pele,a obsessão por esse tema pela esquerda brasileira é nitida.
Diga aà qual seu status e sua cor? Vamos ver se foi por mérito.
Ninguém falou em direita e esquerda, moço. Continua vendo comunistas debaixo da cama, vá se tratar.
Os outros negros foram incompetentes, por isso só brancos ocupam cargos importantes? Poderia fazer a gentileza de explicar seu argumento?
Ascendeu na carreira por mérito e não pela cor da pele . A esquerdalha brasileira entrincheirada nas redações da maioria dos orgãos de imprensa tem obsessão por esse tema.
Quer dizer que os pretos do passado eram incompetentes e somente este tem mérito? Lógica, meu caro! Seu raciocÃnio está errado. Estude! No zap tem muita enganação.
Outro exemplo de oficiais brancos vindos da nossa quase dinastia militar é o delator do ex-presidente. O cara só chega no topo da carreira se não for negro e ainda tiver a sorte de ter ascendente(s) superiores. Os demais tem que "estudar muito, muito, muito, muito", ser quase um super herói para ter alguma oportunidade, correndo o risco de ser reprovado no psicotécnico ou nas famosas entrevistas.
Muito bom que haja essa diversidade, principalmente nas instituições públicas. Mas poderia haver um levantamento também de quanto há de diversidade com relação à cor na alta cúpula de empresas privadas, inclusive as de comunicação, que tanto pregoam, mas que pouco se sabe. O Magalu teve uma iniciativa dessa. Se há o problema, toda a sociedade é responsável, não cabendo apontar o dedo para esse ou aquele. A imprensa tem sua função, mas iniciativas e responsabilidades são de todos.
Estudos cientÃficos apenas comprovam o que a história diz, os negros em decorrência de séculos de escravidão baseada na cútis preta (vejam que a história não fala em escravidão amarela, branca, azul, parda ou vermelha) estão na base da pirâmide social, assim como a totalidade dos militares (FA e Forças Auxiliares) estão na base da hierarquia, meros cumpridores de ordens, servidores executores das ordens emanadas da cúpula de oficiais de cútis branca, vindos de famÃlias de militares. (Ex Pazzuell
Ainda bem que o compromisso das forças armadas é com a hierarquia , já imaginou cota para general.
99,9% dos oficiais negros não possuem capacidade intelectiva ou não possuem "pacto da branquitude" com os quais se benefeciam, como sempre, em todos os ramos da sociedade.
Benedito. Entendeu nada da matéria né.
O ideal seria acabar com militares de qualquer cor. Fechar os quartéis.
O exército que não vai ser Paulo César. Nem chegaram lá. Venezuelanos já teriam ido e voltado com a velocidade dos carros de combate que foram na raça...
Fronteiras ? 99 % estão no lindo litoral ....
E colocar sua Mae na fronteira.
Se o Maduro quiser entrar no Brasil para invadir a Guiana quem eh que vai lá tentar impedir?
Dá pra ver pelos comentários aqui o racismo na sociedade brasileira, explÃcito ou nas entrelinhas. Foi historicamente uma parte da sociedade brasileira marginalizada, de todas as formas. Por isso a importância da polÃtica de cotas. É a forma mais imediata de reparar a história.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O próximo deverá ser um general azul, verde , amarelo, rosa.
O nosso sangue é vermelho em qualquer cor .Essa discussão preto e branco e inútil .O grande pulo do gato e o caminho da educação. Estudar ..Estudar as um pode fazer isso é só querer ser alguém nessa vida.
Comentário de capataz da elite... no zap funciona.
O General André Luiz Ribeiro é merecedor de elogios e honra o Exercito Brasileiro com sua presença no cargo que ocupa No processo eleitoral de 2022, no qual atuei como Presidente do TRE-AL, sua atuação foi destacada e reconhecida pois designado pelo Comando de Pernambuco e cumprindo missão da Justiça Eleitoral, coordenou as atividades das forcas de seguranças e garantiu paz, tranquilidade e "imparcialidade" em 33 municÃpios de Alagoas. Tem perfil de lÃder e é muito educado.
Para ajudar na resposta, abaixo os 5 tipos de raça! a) preta b) amarela c)parda d) indÃgena e) branca
Não me consta raça parda, muito embora eu ache que somos todos da mesma raça com cores diferentes. Na sociedade é racista, como pretos em geral estão no extrato mais baixo da sociedade, brancos e amarelos, se dizem não racistas. A frase celebre tenho até um amigo preto é um espelho de nossa sociedade.
Parda não existe é invenção de brasileiro, " eu sou moreno claro", "eu sou moreno escuro", "eu sou moreno".....
Só não entendo o que é raça parda . Mistureba?
Qual a raça/etnia do último ministro da defesa do governo Bolsonaro?
Bolsonarista ignorante como todos os outros
Raça terraplanista.
Tem coisa que não não entra na minha cabeça, por que as pessoas se sente incomodado com a cor,raças, religião das pessoas.
Por que não existe afro no Exército brasileiro? Não é assim que se pensa, vai ser péssimo, se pensa assim, terá capacitação para ser general ou vai ser pela cota racial?
Mas como o Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes, talvez por isso se dê bem
Não vai ser boa coisa
Melhor nem comentar...! Mas deve ser porque não tem negros nas forças armadas. (Contém ironia)
Boa sorte ao General. Que abra o caminho para outros que demonstrem competência, patriotismo e defesa da democracia.
Faltou uma informação importante que seria interessante buscar. Qual foi a colocação do general Ribeiro entre os formandos da sua turma na Aman, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército? Em geral os primeiros colocados têm carreiras brilhantes no Exército. O general Heleno foi um "trÃplice coroado", tendo obtido o primeiro lugar de sua turma nos três cursos.
O veio heleno é aluno da turma dos torturadores de 64
Ex-Presidente Figueiredo também foi o primeiro colocado nos três cursos. Mais um caso em que o desempenho acadêmico contribuiu para o sucesso na carreira militar. .
General Pujol também foi um trÃplice coroado.
O Brasil pagou caro por esse triplice.
E deu no que deu.
General Heleno. Primeiro colocado!? Deve ter sido o mesmo avaliador que aprovou sergio moro como juiz
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Raridade no Exército, general negro assume comando de região militar Voltar
Comente este texto