Cotidiano > Expansão das ciclovias não aumentou o número de ciclistas na capital paulista Voltar

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  1. Danilo Lessa Bernardineli

    Olha só a conclusão direto no resumo de um dos artigos usados como fonte deste artigo: "As análises multiníveis mostraram que as pessoas que foram expostas a manutenção positiva ou aumento da exposição de ciclovias tiveram mais chances de praticarem AFL (Atividade Física no Lazer) no período (2014/2015 vs 2020/2021)". Em outras palavras, Ciclovias AUMENTARAM a chance de alguém ser ciclista.

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  2. Danilo Lessa Bernardineli

    Com esta inferência no título que não consta no artigo, a autora e o jornal estão de má-fé e o que se evidencia é uma tentativa torpe de manipular a percepção sobre as bicicletas. Estou reconsiderando minha assinatura pois não é esse o jornalismo de qualidade e isento que busco. O artigo é sobre o que leva ao uso da bicicleta. De fato, até se é colocado " Furthermore, the increase of cycle lanes observed between the study’s waves may have contributed to the adoption of cycling".

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  3. Fabio Kon

    O título dessa matéria está errado. O estudo citado não chega nessa conclusão! O estudo compara o período de 2015 com o período de 2020/2021, ou seja, no meio da pandemia, quando houve uma queda no número de deslocamentos. Além disso, a maioria dos participantes do levantamento de 2015 não foi localizada em 2021, o que provavelmente gerou uma distorção significativa. Ou seja, o artigo científico é interessante mas a matéria jornalística não reflete o que diz o artigo científico.

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  4. Walter Matheos Jr

    É importante também levar em consideração a qualidade e não só a quantidade de ciclovias. Não sei quantos leitores aqui que opinam efetivamente usam estas ciclovias, mas infelizmente muitas delas não foram projetadas nem implementadas corretamente. Ainda temos uma maioria de ciclovias não conectadas e de implementação apenas cosmética. Vemos muitas fotos da ciclovia da faria lima e paulista , mas e a ciclovia da Rebouças entre outras ? E a segurança da ciclovia da radial leste entre outras ?

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  5. luiz fonseca

    É praticamente impossível um aumento de 26 para 35 % na prevalência de hipertensão arterial em tão curto espaço de tempo- de 2015 para 2020- na mesma cidade. Deve haver erro em uma das estimativas ou nas duas. Outra crítica tem a ver com os ciclistas entregadores de aplicativos: o aumento no número deles é óbvio para qualquer morador de São Paulo, principalmente a partir da pandemia de COVID-19. Parece que a pesquisa não captou esse fato.

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  6. JOSE AUGUSTO DE MELLO

    Tem gente que invoca a ciência para alguns casos e quando a ciência mostra uma pesquisa que não vai de encontro ao que a pessoa quer ela é contra. Primeiro fazemos quilômetros de ciclovia e depois vamos procurar os ciclistas? Políticas públicas? Aqui seria o bolsa bicicleta?

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  7. Rafael G

    É sabido que houve maciço aumento de ciclistas, diferente do que a manchete faz acreditar. Lendo os artigos se entende que o que não houve foi aumento da porcentagem de ciclistas mulheres. O que é muito diferente.

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  8. edilson borges

    entregador tá usando bici direto, se estão na pesquisa não sei, mas na foto só uns farias com cara de bocó.

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  9. Alberto Henrique

    Tem que ter coragem, é muitos assaltos,comprei uma bicicleta velha,tinha até um pouco de ferrugem,e levaram.

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