Vera Iaconelli > Por que arbitramos sobre a beleza feminina? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nunca vemos uma apresentadora ou jornalista gorda ou feia. No entanto, quantos e tantos apresentadores ou ancoras têm uma aparência “tao fora dos padrões”.
Quais mesmo?
Guardo vários textos seus para minha filha ler quando crescer! Ela hoje tem 7 anos. Obrigado!
Vera, você julgou o corpo de um homem em algum instante da sua jornada aqui no planetinha azul? Se sim por quê? E se não. por quê?
de forma simples, é um texto que se dói pelo comentários que nós homens fazemos as mulheres, seja pela aparência ou pelo que vestem... isso não mudará com esse texto. simples assim. nós somos assim, colocamos topos e listas de mulheres mais bonitas ou mais gostosas. o que seria do mundo sem a opinião masculina sobre as mulheres? esse texto é um ' cala boca, sua opinião não importa', porém importa. o que seria do mundo sem que houvesse nós a comentar?
A disputa pela dominação do corpo feminino é histórica e continua a marcar presença na atualidade. O papel da mulher e o controle das formas femininas e seus atributos continuam a ser alvo de uma guerra cujos os 'combatentes' são bem conhecidos: as instituições religiosas (destacando a Igreja Católica), os usos e costumes, os ordenamentos jurÃdicos e seus operadores, as famÃlias, os partidos polÃticos etc. Todos fazem uso de praticas desumanizantes para subjugar as mulheres...
práticas desumanizantes para subjugar as mulheres...
"Seguras como um homem branco cis"...Santa paciência! Quem disse que homens brancos cis são seguros? Se cobram qualquer coisa do corpo da mulher é pq são inseguros. Há uma máquina complexa produzindo essas cobranças. Voluntária ou involuntariamente, todo(a)s estão no jogo. E o sistema de vendas (amplamente ocupado por mulheres) dinamiza isso. A causa é nobre, mas quanto esforço gasto na direção errada! O problema é que análises maÃs detidas e frias não atraem cliques.
Que tem pavor de perder os privilégios
Esse comentário só poderia ter vindo de um homem…
Nelson, quase dá curiosidade de te perguntar o que vc come, como vive, que remédios toma.... mas aÃ, perde-se a vontade.
"Bancar" - a escolha dessa palavra me fez refletir sobre uma das demandas realmente presente nessa ditadura. Capitalismo ainda liderado por homens que vendem o combo necessidade e preferência no corpo alheio. Cria padrão para venda. E por aqui, nenhuma novidade nos comentários, que validam a escolha de Vera por esse tema de novo. Livrai-nos desse cárcere!
Feminismo burguês. A mulher que trabalha na roça e na fábrica não dá a mÃnima para esse artificioso debate.
Pô! Que mundo você está Jesser? Quer atenção, é isso?
Falso. De há muito camponesas e operárias assistem a mesma novela, o mesmo comercial, o mesmo telejornal, os mesmos filmes e revistas.
Tá precisando adubar os pés de uva.
Para o debate pode ser que não, mas são tão árbitras e vÃtimas do discurso como qualquer mulher de qualquer classe social.
Esse papo burguês de Estado mÃnimo trouxeram outros bichos além da raposa.
vc exagera. algumas delas - a menos que vc tenha uma faculdade cognitiva diferente do restante da humanidade, não tem como generalizar - realmente podem não dar, mas são tão vÃtimas da régua apontada pela autora quanto qualquer outra.
eu não lia tantos comentários masculinos imbecis ao menos desde certa lamentação pela derrota de bolsonaro na última eleição presidencial. talvez haja aà uma relação a ser estudada.
Há uma conexão, com certeza!
Aqui no espaço de comentários da coluna da Vera é sempre assim. Acho que só a Mariliz ganha dela. O que aparece de homem dizendo o que ela deveria escrever, criticar, pensar... As vezes me sinto na década de 50 lendo alguns comentários.
A violência masculina contra as mulheres se manifesta praticamente em todas as sociedades e culturas, não só no chamado Ocidente, na Ãndia e China, por exemplo. Também se manifesta há muito tempo, até no lado grego da Odisseia. Mas também é popularmente sabido que só podemos compartir aquilo que temos então, se temos sofrimento, compartimos sofrimento pela violência. De onde vem o sofrimento masculino?
certamente não vem de algo como uma "opressão" feminina.
A situação dos homens é muito pior. A maioria de nós não é nem particularmente inteligente nem rico. E isso não se resolve com dietas, maquiagens ou cirurgias estéticas.
pois é, mas não a maioria das pessoas não fica criticando vocês o tempo todo por serem burros e pobres... como ficam criticando as mulheres por não serem lindas, magras e jovens. Sendo que as crÃticas também atingem as lindas, magras e jovens. Porque nunca é suficiente. Deveria ser obrigatório ler "O Mito da Beleza" na escola.
Vera, vc
eu fiz um coração mas não publica, então...Vera, vc é demais!
bravo.
O julgamento não é dos homens mas das próprias mulheres , eu posso ou não gostar de um determinado tipo de mulher por preferência sexual mas a maioria delas tentam se adequarem a conceitos de beleza e sofrem com isto o problema é delas mesmo , se assumam como são , com bônus e ônus e vão viver.
Não é possÃvel! É troll, gente! Deve estar rindo dos nossos comentários.
ah, o julgamento não é dos homens? pode ser também das mulheres, mas não exima os homens dessa não. Qualquer zé mané se julga no direito de falar de como qualquer mulher deve se parecer.
Olha a arbitrariedade! [ônus/bônus?]
eu realmente não acredito que li isso.
Muito obrigado pelo artigo. Obrigado.
Eu vejo mais mulheres que homens, cobrando a beleza inalcançável das outras mulheres... a maioria mesmo sempre enche a boca pra dizer "mulher não se arruma para macho, se arruma para causar inveja nas outras"!
a "maioria"? talvez vc tenha querido dizer "a maioria das mulheres que conheço" - o que é tão difÃcil de se sustentar quanto sua afirmação anterior.
Eu sou feio, mas to na moda.
Excelente artigo. Mas deve partir da mulher gostar mais de si e não ficar escrava das expectativas.
Mulher não precisam de régua masculina para analisar as amigas. Elas têm seus próprios critérios. Por exemplo qual,a importância que um homem inteligente dá para uma bolsa feminina.?
Discordo da frase "envelhecendo de forma escandalosamente natural". Envelhecer é natural e nada escandaloso.
esforce-se um pouco mais em sua interpretação, meu velho. "escandalosamente natural" exatamente porque o natural tornou-se a exceção. logo, um "escândalo".
Maravilhoso, Vera. A desarmonização externa é um dos mais escandalosos sintomas do peso opressivo que cai sobre as mulheres. Escandalosa essa cultura de filtro que pasteuriza as pessoas de um jeito só. Vivemos uma nova forma de odiosa escravidão. Quando decidi deixar meus cabelos brancos aparecerem: as algozes majoritárias foram outras mulheres. “Como assim?”.
O cabelo branco em mulher é um tabu. Como assim, querer parecer "mais velha", que ousadia! (embora eu ache que ele faz a pessoa parecer a idade q tem). É uma liberdade sem tamanho.
Não perco uma publicação sua! Elas sempre me trazem impacto e reflexão.
Os homens também estão se tornando vÃtimas dessa busca de beleza e aprovação. È cada vez maior o número dos que vão semanalmente à barbearia e diariamente à academia.
tão fazendo o mÃnimo, se mantendo asseados e saudáveis
Nelson, atividade fÃsica é uma questão de saúde e prazerÂ….
As mulheres são muito mais livres que os homens, vivem como mais lhes agrada e tá tudo bem. O homem é que está engatinhando nessa arte, de serem livres e não se importarem com as expectativas sociais.
em que mundo, isso?
alienação e delÃrio
Impressionante como a autora exime de colocar mulheres como algozes também! Na única fez que o faz, coloca os homens como culpados ("régua masculina"). Mulheres são tão cândidas assim? No mais, muito falatório e pouca pesquisa, pouca realidade! Vá pesquisar quem critica corpo feminino nas redes sociais! A cabeça da feminista entrará em curto-circuito ao ver a resposta (se bem que ele pode, de novo, para se limpar, colocar a culpa nos machos! Mas aÃ, é só tentativa vã de tapar a realidade).
Leia o texto novamente, ou procure alguém para destrincha-lo para você.
"Confiante como um homem branco cis". Me parece que Rodriguinho tem mostrado ao Brasil que a escrotidão não é privilégio do modelo padrão de "opressor" que o discurso identitário procura denunciar...
Acho que a ideia do texto tem relação com aquela pança desmoralizante do ex atleta e pescador Bolsonaro. Dizem que engoliu um Fenômeno Depardieu; sua popularidade continuou no mesmo patamar. Também não mudou nem depois da história do defensor da famÃlia brasileira ser acusado de ser pai da própria neta.
É coisa da dicotomia cis/trans.
Toda essa retórica, cheia de referências, ressentimentos e argumentos extremamente racionais e politicamente corretos, deixa de fora uma caraterÃstica fundamental para o entendimento completo da psiques masculina e feminina, que é instinto animal, que se manifesta o tempo todo, com intensidades variadas entre as pessoas. Nos medos, nas raivas e nas paixões, lá estão eles, os instintos, que nos levam a cometer todo o tipo de "maluquices". Homens e mulheres sempre buscam aquilo que mais os agrada.
Cara Anete, até hoje cientistas estudam diversas "sociedades" de primatas para tentar entender melhor o comportamento humano. O sexo e as estratégias construÃdas pela natureza para despertar os interesses estão dentro do que chamamos de instintos. Os cheiros, as formas, a beleza, as demonstrações de força, por exemplo, são fatores que influenciam as escolhas instintivas de homens e mulheres.
Instinto animal? Atualize seus conhecimentos, avance um pouco mais ou muito, que você saberá da enorme diferença entre o mundo animal e a nossa humanidade.
É permitido admirar a beleza feminina.
Não entendeu nada, ficou só na superfÃcie.
Homens e mulheres que julgam os corpos femininos o fazem para tentar esconder a própria pequenez e insignificância diante da vida. Esse julgamento é impulsionado pelo despeito, inveja e a fraqueza de não se assumirem como são.
Texto fantástico e com uma crÃtica pertinente!!
Todo mundo é julgado o tempo todo. Quem julga tem menos chances de acertar
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Por que arbitramos sobre a beleza feminina? Voltar
Comente este texto