Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    Não é o Toffoli que está sob investigação, é a Transparência Internacional. A defesa preventiva da 'investigada' pelo Joel também mostra ansiedade com os resultados da investigação. O melhor é deixar investigar então, né? Se não encontrarem nada, o Joel está com a razão. Agora, esse papo de 'perseguição' queima bastante o filme. No mínimo por ser pouco original...

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Alguns ministros só não estão sob investigação porque o Presidente do Senado não quer, não sei se medo, enfim...

    2. José Ricardo Braga

      O assunto é legado de Gilmar Mendes e isto dá 'substância' ao que é tratado. Entender como uma reinação de Toffoli, com Barroso calado ainda, não é a melhor forma. O que está acontecendo?

  2. Márcia Meireles

    Se existe perseguição judicial a Transparência Internacional a melhor forma de confirmação é deixar que se investigue, não tem porque uma ong com a bandeira da transparência temer investigação.

    Responda
    1. Roberto Freire

      E o Toffoli? Teme investigação?

  3. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  4. mauricio silva

    E a, caca ao PT pela lavajato na"luta contra a corrpcao" com o juiz que condenou, entrar no governo que ajudou a eleger com o uso criminoso dos poderes do estado, com o objetivo de ser indicado para o STF? Estamos vivendo na era da fake news e esse relatorio somente dá municao a extrema direita, com suas fake news, que irá tirar tudo que diz respeito a bolsonaro e jogar a corrupção no colo do STF e do govermo Lula! O gado acredita em tudo o que eles falam!

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Pelo que se sabe, todos os escândalos de roubo do dinheiro público patrocinado pelo PT ganhou manchetes e matérias até na TV Globo

  5. Mauricio Borborema de Medeiros

    Calma, Joel, é apenas uma investigação. A Transparência deve apoiar a busca por mais transparência. A opinião da PGR de Bolsonaro não é um álibi muito confiável. Vamos esperar para ver se sai algum coelho desse matagal, mas o esperneio ruidoso da grande mídia tupinambá deixa uma pulga atrás da orelha...

    Responda
  6. mauricio silva

    E a, caca ao PT pela lavajato na"luta contra a corrpcao" con o juiz que condenou, entrar no governo que ajudou a eleger com o uso criminoso dos poderes do estado, com o objetivo de ser indicado para o STF? Estamos vivendo na era da fake news e ese relatorio somente dá municao a extrema direita, com suas fake news, que irá tirar tudo que fiz respeito a bolsonaro e jogar a corrupção no colo do STF e do govermo Lula! O gado acredita em tudo o que eles falam!

    Responda
  7. marcos stein

    O que se vê por parte deste moralmente minúsculo supremo é utilização do aparato estatal para perseguir críticos. Está agindo como um elefante numa loja de porcelana chinesa. São tantas aberrações inconstitucionais...uma vergonha.

    Responda
  8. LUTHERO MAYNARD

    Tofoli faz questão de municiar os inimigos do STF. Uma pena. A perseguição à Transparência, além de inócua, é ridícula.

    Responda
  9. AILTON SOUZA

    Tá é, talvez, vamos aguardar!

    Responda
  10. AILTON SOUZA

    Tá é, talvez, vamos aguardar!

    Responda
  11. Helio Marcengo

    Esse artigo merece aplausos.

    Responda
  12. Helio Marcengo

    Só falta Toffolli mandar devolver o dinheiro que os diretores da Petrobras, reus confessos,devolveram aos cofres públicos . É uma vergonha as decisoes monocraticas de Tofolli. E mais vergonhoso ainda é o silêncio de seus pares. Onde está a voz independente da imprensa? Wiliam Bonner , fale alguma coisa.

    Responda
  13. Carlos Amorim

    Toffoli já passou do ponto de ser apenas uma vergonha no STF. Não dá mais para enxergar apenas ignorância, é falta de caráter mesmo.

    Responda
  14. Augusto Colombo Junior

    Parabéns pelo artigo Joel.

    Responda
  15. Carlos Eduardo Cunha

    Atacar a verdade sobre a corrupção que assola o país há muitos anos é o fim da picada no Brasil. Para quem está lá em cima não existe corrupção, é só uma justa remuneração, bem alta por sinal, pelos "sacrifícios" prestados em prol de suas famílias. Durma-se com esta!

    Responda
  16. jorge elmor neto

    Que assimetria dar o mesmo espaço para Joel Pinheiro da Fonseca e Reinaldo Azevedo. Quando o segundo se aprofunda nos autos para entender as decisões jurídicas o primeiro se utiliza de factóides políticos para confundir o leitor!

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Corretíssimo seu comentário! A análise de Reinaldo Azevedo tem base em informações do processo e não em fakenews ! Jornalismo sério!

    2. Helio Marcengo

      Reinaldo Azevedo nao merece espaco nenhum mais. Virou a casaca. Se aprofunda nos autos, é verdade; mas só enxerga o que lhe convém.

    3. Augusto Colombo Junior

      Reinaldo de Azevedo virou um defensor dos kor ru tos depois que a Lava Jato interceptou ligações dele com a irmã de Aécio Neves. Aquele kor ru todo PSDB. Hoje não passa de um lambe-botas do Lula.

  17. Joao Massucci

    Se faltava alguma coisa para uma completa desmoralização do STF, o ministro entregou de bandeja. Fica na companhia de Putin e Maduro, com os quais demonstra afinidades.

    Responda
  18. Ricardo Fernandes

    A estratégia da turma que passa o pano na farra do Petrolão, assemelha-se a dos que culpam o sofá da sala pelo adultério. Gilmau impediu a posse do Lula como ministro baseado em escutas da Lava-Jato. O rábula do Tófoli impediu Lula de ir aí velório do irmão. Agora, ambos fazem de tudo para bajular o "injustiçado"!

    Responda
  19. Carlos Figueiredo

    Perfeito. Já já vem os pe tra lhas reclamar que a verdade dói.

    Responda
  20. Carlos A Nogueira

    O lavajatismo tinha como meta o enriquecimento e a implementação de um projeto politico. Não à toa que o Sérgio Moro tentou se candidatar a presidente. Além disso, queriam criar pseudas fundações para receber milhões de reais da Petrobras. Essa Transparência é muito estranha. Muito suspeita.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Estranho mesmo é a defesa de chorrupitus.

    2. Augusto Colombo Junior

      Estranho é vc passar pano para os kit ru tos.

  21. Jose Renato Bizerra

    É necessário alguém formado em Direito ajudar comentaristas e colunistas nas questões jurídicas, ou ao menos oferecer a nós leitores, nas bancadas e colunas, alguém conhecedor do Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Os comentaristas e colunistas, filósofos, sociólogos, jornalistas, não entendem nada da Ciência do Direito e pregam a ignorância. É ruim. Para igualarem certos religiosos e políticos da direita só lhes falta a má fé. Toffoli está certo. Leiam os autos antes de falar.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não é só falta de conhecimento, este colunista é um jagunço golpista,de fé, por isto trabalha na Folha. Jagunço não pensa, só cumpre ontem de coroné, que desde a infancia foi golpista.

    2. Augusto Colombo Junior

      Um texto enorme e confuso só pra defender o advogado do PT que nem competência teve pra passar em uma prova de juiz.

    3. Ricardo Fernandes

      O douto especialista P*tralha poderia explicar para plebe ignara, como Gilmar, Lewa e Carminha utilizaram de escutas ilegais, não periciada, para descondenar o chefe do esquema criminoso?

  22. Ary Dantas oliveira Junior

    ...cade a turma??...

    Responda
  23. RODRIGO NAFTAL

    Ainda temos 19 anos de Toffoli pela frente. Logo, logo, será o nosso decano. Tão ruim quanto à Lava Jato são os anti lava-jato. A sensação de impunidade apenas faz aumentar o apelo popular pela extrema direita. A propósito, impecável o editorial da Folha

    Responda