Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Cruz

    O termo "caverna" não é adequado na matéria da Folha. O mais correto seria se referir a 'construção de túneis ou galerias" para o experimento DUNE. Os túneis são construídos pelos engenheiros e as cavernas formadas por processos geológicos de dissolução e erosão de rochas.

    Responda
    1. Valeria Barros Perales

      Concordo Francisco. A matéria é sobre um assunto ligado à pesquisa científicas daí o jornalista não deveria somente transcrever mas usar o termo adequado, buscar informações de pessoas ligadas à área em questão. Eu também não entendi como se constrói uma caverna...

    2. Francisco Cruz

      Prezado João, O termo "caverna" induz a erros de entendimento da matéria. A caverna é uma formação natural e não uma obra de engenharia, como é o caso. O emprego do termo caverna entre aspas é desnecessário, pois todo mundo sabe o que são túneis. O termo só confunde, ao tentar dar um ar de sensacionalismo à matéria e assim não ajuda ao leitor compreender a enorme infra-estrutura por trás do experimento DUNE. Sim, a fonte é a Agência FAPESP, mas trata-se de uma transcrição de um jornalista.

    3. João Ramos de Souza

      A observação do leitor me parece adequada. Mas, por outro lado, observo que a reportagem traz o termo "caverna" entre aspas; o que me faz pensar que a palavra foi empregada de propósito. Até mesmo porque a notícia é de responsabilidade da Agência Fapesp que, como se sabe, é órgão de ciência e tecnologia mantido pelo governo de São Paulo.