Bernardo Guimarães > BNDES e crédito privado: complementos ou substitutos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só faltou mencionar que enquanto o BNDES fomenta investimentos ao emprestar recursos os bancos privados emprestam para curto prazo e em sua maioria capital de giro. O aumento do endividamento das empresas de pequeno porte é verdade, mas em giro devido a pandemia e seus efeitos sobre a economia. Não há substituição, há um grande prejuÃzo ao desenvolvimento.
Um raciocÃnio coerente, acompanhado de fatos que o corroboram. Resumindo, para que os empréstimos do BNDE's não sejam apenas uma substituição para empréstimos privados, é preciso um aumento da poupança interna. Um modelo de capitalização para a previdência como defende o Ciro talvez?
Meu Deus do céu! Toda essa lógica estapafurdia, poderia ser mais simples, quando o Bnds emprestar a juros razoáveis, os grandes bancos deixam de ganhar o maior juros cobrado em todo mundo, disparado, que parasita todo ano mais de dois trilhões de nossa economia, só em juros, valor que dá pra pagar muito jornal e colunistas com lógicas as mais estapafudias..
Para entender os dois trilhões, vale ler o artigo do professor Dowbor, A farsa do déficit, escrito no Le Monde diplomatic. Imagina como serÃa o Brasil com dois trilhões a mais por ano, durante décadas. Juros é o nosso maior problema, o que corrompe o Brasil e grande imprensa. Dono da Folha é um bilionário banqueiro.
Controlaram para a farra de CRA, LCA, CRI e LCI desde então?
Se BNDES sair, o ITAÚ vai financiar a descarbonização? Bancos privados ocuparam o espaço do BNDES nos últimos 6 anos, e o empresariado fez dois movimentos: não investiu ou se financiou com o que tinha, mas o resultado foi uma seca nos investimentos. Tente convencer as economias de alta industrialização, eles estão fazendo o contrário do q vc diz.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bernardo Guimarães > BNDES e crédito privado: complementos ou substitutos? Voltar
Comente este texto