Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Tema bastante complexo de dominar para nós leigos, apesar das experiências adquiridas nas convivências familiares, mas entendo, que além do gens hereditário, o ambiente em que vivemos dentro sociedade é que é determinante no perfil psicológico e no caráter dos pais e seu descendentes. O ambiente precisa proporcionar "qualidade vida", com entrosamento nas relações e com certo conforto material. Esta tentativa de desenhar as condições que descrevo são fundamentais entre os pais, filhos e netos...!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Qdo apontamos um certo conforto material refere-se a concepção de que as desigualdades sociais apenas serão reduzidas com investimentos em programas de educação para a população brasileira, que com o passar dos tempos a economia se estabiliza e os índices de desemprego ficam reduzidos... Consequentemente reduz os índices de criminalidade, pois haverá 'qualidade de vida' para o povo...!!!

  2. José Cardoso

    Eu também tinha essa impressão. Mas segundo um curso do psicólogo Paul Bloom, nosso temperamento e inteligência são praticamente 100% herdados geneticamente. O mais provável é que tanto os pais como os filhos sejam mais seguros e amorosos porque afinal compartilham dos mesmos genes. E não que os pais façam um esforço especial para isso para o bem dos filhos.

    Responda