Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Milton Cohen

    Engraçado você falar de lobby 'lavajatista' mas não dar um pio sobre sobre o tal 'Grupo Prerrogativas'. Diz muito!

    Responda
    1. Milton Cohen

      Alberto, como n√£o fazem parte do governo, cara? Repito: Augusto Botelho era advogado de defesa do MO e at√© semana passada ocupada um cargo no governo. O outro petista advogado, Marco Aurelio Carvalho, tamb√®m d√° assessoria jur√≠dica ao governo e foi defensor de corruptos enjaulados. A LJ s√≥ escancarou uma estrutura podre de corrup√ß√£o - inclusive prendendo gente da oposi√ß√£o ao PT (Al√ī Eduardo Cunha). Retomar a normalidade √© piada...de corrup√ß√£o, s√≥ se for.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Tráfico de influência como, se não fazem parte do governo? A justiça funciona assim, todo réu tem direito a defesa, porque o judiciário não possui a sua liberdade Rubens de sair julgando segundo seus preconceitos. O rolo lavajatista também criminalizou a advocacia, assim como fez com a política. Hoje ainda não recuperamos inteiramente a sanidade.

    3. Milton Cohen

      Alberto, eles não fazem lobby não, fazem tráfico de influência: grupo formado por ex-defensores dos empresários e políticos presos durante a operação. Ou o Augusto Botelho (ex-advogado do Marcelo Odebrecht), membro do tal Prerrogativas e até semana passada parte do governo da tigrada.

    4. Alberto Melis Bianconi

      O grupo Prerrogativas faz lobby? Defendem também interesses corporativos da advocacia, mas é importante que esses se manifestem, para não ficarmos sob o jugo de procuradores justiceiros.

    5. Carlos Figueiredo

      Ele o fez entrelinhas no final. A critica, mais do que justa, fica subentendida. Talvez tenha medo de ser processado por estes que só querem o bem, de certos personagens mais honestos que Madre Tereza de Calcultá

  2. Marco A Moreira

    Lendo os coment√°rios noto que apesar do texto equilibrado muitos lulopetistas est√£o invertendo os fatos. A opera√ß√£o teve desdobramentos no Pa√≠s inteiro, saindo do controle da turma de Curitiba. Centenas de pol√≠cias federais investigaram os desvios com todos os meios modernos a disposi√ß√£o. Conclus√£o: nunca se roubou tanto! Antes da facada o ex perdia em todas as proje√ß√Ķes para o segundo turno- √≥bvio que usou a a corrup√ß√£o como mote na campanha, mas n√£o foi s√≥ ele.

    Responda
  3. raul neto

    Transparência internacional não é aquela que estava atuando ilegalmente junto o Dalagnol?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não Carlos, isso não está no texto, foi convenientemente esquecido pelo professor. Você leu o texto?

    2. Carlos Figueiredo

      Pelo jeito você só lê a parte do texto que lhe interessa.

  4. Gustavo Michelin

    Não é linda a democracia que estava ameaçada?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sim, muitíssimo mais linda que o bolsonarismo que a ameaçava.

  5. Carla C Oliveira

    An√°lise perfeita!

    Responda
  6. Ana Claudia Santos

    Concordo plenamente.

    Responda
  7. Arnaldo Facciotti

    Passar√° por revis√£o, v√£o rever o que ????

    Responda
  8. Arnaldo Facciotti

    Gostaria que comentasse sobre 8/01/2023, abrindo com a colocação do comentário do dr. Invés gandra martins deu ao estadão. Grato pelo atual comentário, muito bom

    Responda
  9. Alexandre Pereira

    √ďtimo texto. Pensei que fosse engrenar na liturgia dos falso-perseguidos, mas derivou bem e a tempo. O melhor da lava-jato e suas spin-off foi expor as entranhas de bras√≠lia. Do executivo e legislativo ao judici√°rio. Duro √© aturar as poses indignadas e li√ß√Ķes de falsa-moral de castas que fazem mal uso de suas atribui√ß√Ķes, apontando com falsa estupefa√ß√£o os mesmos desvios que praticam. Faz falta um Joaquim. As decis√Ķes atuais dos ativistas no poder relembram a velha express√£o QED.

    Responda
  10. Renato Almeida

    Que texto magistral. Os pequenos atores citados devem estar se remoendo de inveja da coragem capacidade intelectual do professor Conrado.

    Responda
  11. Jorge Rodrigues

    A Lava Jato n√£o condenou nenhum inocente e as penas n√£o foram exageradas. Todos os condenados pela Lava Jato s√£o not√≥rios criminosos e as condena√ß√Ķes se basearam em provas, investiga√ß√Ķes e com amplo direito de defesa. A Lava Jato recuperou bilh√Ķes de reais desviados dos cofres p√ļblicos. O Brasil precisa muito da Lava Jato mas o sistema acabou com ela e persegue aqueles que ousaram combater a corrup√ß√£o.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Marques, a √ļnica prova existente √© a convic√ß√£o do power point do ex pol√≠tico Dallagnol. Te engaram, sinto dizer, n√£o que n√£o exista corrup√ß√£o, a maior √© a do partido de Moro hoje. O motivo foi derrubar um governo e saquear o estado, destruir empregos e empresas brasileiras, para depois aumentar a tua gasolina por 300bi dividendos, vender parte da Petrobras por joias, e dar a Eletrobr√°s pro dodo das americanas, homem mais rico do Brasil, que vai aumentar a tua luz. Pensas como bilion√°rio quer.

    2. Daniel Marques

      Orselli, vou te ajudar com duas: procure no google, não é dificil, pela lista do depto de Operacoes Estruturadas da Odebrecht. Nela voce vai encontrar um apelido chamado "amigo". A segunda, pelas 18 provas entregues pela OAS. Talvez isso te ilumine a parar de defender corrupto.

    3. Antonio Carlos Orselli

      Jorjão. Em que página da condenação do Lula aparece qualquer indício de prova? Se você a leu pode muito bem contar pra nós.

    4. Alberto Melis Bianconi

      A Lava Jato pode até ter acertado uma condenação ou outra. Por puro acaso.

    5. Gilberto Rosa

      A lava jato levou Temer e Bolsonaro ao poder, com Moro de ministro, apoiando na segunda. Todos sabem que existem corruptos, mas n√£o s√£o informados sobre as milhares de irregularidades, falsidades e direcionamentos LJ. A√©cio, nada, mulher do Cunha, nada, Serra, nada. Moro prendeu Lula sem provas e virou ministro do homem que aumentou a gasolina para repassar trezentos bilh√Ķes a acionistas, vender peda√ßos e privatizar, maior juros, fora mortes covid. Folha n√£o informa toda a jogada, fez parte.

    6. Carlos Figueiredo

      Perfeito. E agora está aí o antilavajatismo, perdoando quem confessou.

  12. Carlos Ernesto de Oliveira

    Professor Mendes, nem precisava escrever o magistral artigo; o título diz tudo!

    Responda
  13. Maria Pirlin

    . Um bom Estado de Direito depende da qualidade da legislação, mas sobretudo da fibra intelectual e moral de seus operadores. Disse tudo.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pobre da Lei que depende de virtudes.

  14. BRENO BARAO

    quem poderia imaginar? r: todo mundo que acompanha o noticiário e sabe que os impedimentos vão desde a divulgação sobre o "amigo do amigo do meu pai"...

    Responda
  15. Luiz Candido Borges

    Durante anos, quando me diziam que a Lava a Jato nunca passou de uma grande farsa, eu respondia: "Bem, ent√£o os bilh√Ķes recuperados devem ser devolvidos aos pobres injusti√ßados que s√£o seus leg√≠timos donos". Desde algum tempo, entramos na fase da passagem de pano geral, todos os pobres perseguido est√£o tendo seus processos anulados. Agora, a fase final: os bilh√Ķes est√£o sendo devolvidos mesmo! Acredito que este processo signifique o final de toda perspectiva de combate √† corrup√ß√£o no Brasil.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mesmo o colunista destacando os absurdos da Lava Jato, ainda tem gente presa √†s manchetes da Folha e Globo do passado. N√£o foram informados de todas ilegalidades, n√£o associam com a elei√ß√£o do monstro das joias e dos 700mil covid n√£o sabem como a Petrobras foi roubada depois com privatiza√ß√Ķes, terem pago gasolina muito mais cara para dividendos de 300bi resultados da lava jato. S√£o mentes pensando como o bilion√°rio banqueiro golpista da Folha quer, por fim, Hubner contribui.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Por seus m√©todos, endossando pelas inst√Ęncias superiores, a Lava Jato fez mais a favor da corrup√ß√£o, que qualquer Pr√≠ncipe da Corrup√ß√£o desde o Descobrimento, por que desmoralizou o combate. E pensar que tribunais, Imprensa e Congresso, ficaram a reboque de um punhado de hackers de Araraquara. E os cupins? Est√£o vivos. Agora talvez na Suprema Corte, explorando oportunidades.

  16. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Perfeito mais uma vez. Triste é ler e saber que não há nada a fazer.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      J√° est√° sendo feito

  17. Helio Sisco

    Quase tirou um 10. Erra ao s√≥ ver os defeitos da Lava Jato. O mar de corrrrrrupissao e as dezenas de pris√Ķes mostrado e pepetradas pela LJ o Brasil n√£o esquecer√°. O autor esqueceu. Ou minimizou sua impirtancia.

    Responda
  18. Daniel Nunes Guimar√£es

    O colunista n√£o gosta da Lava Jato. Parece sofrer do mesmo mal de Gilmar, Barroso e Lewandowski: orgulho e inveja. Por isso sequer toca na quest√£o escandalosa da corrup√ß√£o e, apesar dos erros e desacertos, oblitera a import√Ęncia da LV para o pa√≠s, inclusive quanto √†s expectativas da popula√ß√£o. E s√≥ critica Dias Toffoli porque as canetadas do ministro s√£o inegavelmente e escrachadamente escandalosas.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      Nossa amiga logo abaixo contou uma piada: Quem pune corruptos institucionaliza a corrupção. Então os corruptos devem ser os reis da cocada PreTa para ela.

    2. Maria Pirlin

      Leia novamente. O mal que a dupla Moro e Dalagnol fizeram ao pa√≠s (com ajuda da imprensa e leni√™ncia do STF ) foi imensa. Porque em proveito pr√≥prio manipularam em proveito pr√≥prio. Pa√≠ses s√©rios puniram os administradores e salvaram os empregos. Aqui, foi o oposto. A dupla tentou se apossar de mais de dois bilh√Ķes, entre outras coisas.. Cito: . Um bom Estado de Direito depende da qualidade da legisla√ß√£o, mas sobretudo da fibra intelectual e moral de seus operadores.

    3. Anete Araujo Guedes

      Não foram erros e desacertos cometidos pela Lava Jato, não tente contemporizar os fatos, foram crimes dos mais variados. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder. Terão que acertar contas com a justiça.

  19. Marco A Moreira

    A lava a jato errou atrav√©s das a√ß√Ķes corrosivas do promotor e do ju√≠z ? Sim, errou. Por√©m as provas de corrup√ß√£o foram muitas, o impeachment foi correto, se deveu a perda de apoio pol√≠tico - √≥bvio! Em consequ√™ncia surgiu um outsider que cresceu muito ap√≥s a facada, e tanto mal fez. O restante do texto √© brilhante. Excelente texto.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      Marco, não perca tempo com essa gente. Além de estocar vento ou dobrar a meta, agora tem mais essa institucionalização da corrupção por quem prendeu corruptos confessos.

    2. Marco A Moreira

      Senhora Anete a Dilma foi respons√°vel direta pela segunda maior recess√£o da hist√≥ria do Pa√≠s - caiu pelos pr√≥prios m√©ritos. Centenas de policiais federais investigaram as rela√ß√Ķes il√≠citas entre empreiteiras e governo - o maior esquema de corrup√ß√£o da nossa hist√≥ria foi fato e n√£o cria√ß√£o dos membros da opera√ß√£o. O legado lulopetista foi de corrup√ß√£o e destrui√ß√£o da nossa economia - s√£o fatos!

    3. Anete Araujo Guedes

      A operação Lava Jato não errou, não se trata de erros, mas de crimes corrosivos. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder. Deram um empurrão no impeachment de Dilma. Daí em diante tivemos que enfrentar Temer, elite financeira, generais e o inelegível. Quem pagou a conta, com as reformas adotadas, foi o trabalhador. E as milhares de mortes na pandemia, destruição da economia, das empresas de grande porte?

  20. Celso Augusto Coccaro Filho

    Perfeito. Talvez o √ļnico livre pensador na Folha. Vale a assinatura e compensa o dissabor de ler textos ruins. Enfim, algu√©m com a vis√£o evolu√≠da, completa e imparcial.

    Responda
  21. Gilberto Rosa

    Pena não tínhamos na Folha, velh golpista,uma coluna como esta na época da lava jato, perdas gigantescas poderiam ter sido evitadas. Não conheço os méritos da decisão de Toffoli quanto Odebrecht e Jbl, pena o colunista não quis abordar os erros, mas transparência internacional o colunista errou muito feio, grotesco para quem HOJE critica a lava jato. Estamos falando de investigação de uma ong financiada pelos EUA, que promove golpes no mundo. Creio que apenas erro, apesar de ser colunista Folha

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      A conspiração só aumenta, ONG alienígena, com sede na Alemanha, financiada pelos EUA. Qualquer hora o James Webb descobre o planeta de onde ela veio. Mas fique tranquilo que lá não vão haver corruptos confessos como aqui, e seus defensores de meia tigela.

    2. raul neto

      T√≠nhamos na Folha o melhor e √ļnico cr√≠tico da lava jato na imprensa. Reinaldo Azevedo.

  22. Helano Timbó

    A roda da fortuna e desfaçatez não pode parar.

    Responda
  23. Mariana Schiavom Duarte

    Conrado, me espanta sua coragem! Sempre contra a ¬ďunanimidade¬Ē¬Ö siga enfiando o dedo na ferida desse Pa√≠s que agoniza em desmandos¬Ö

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os ministros do STF agiram com precisão para estancar os possíveis golpes durante o processo eleitoral. Ante a invasão e depredação da sede dos três poderes, Lula jogou rápido, fez um golaço e impediu que caíssemos mais uma vez em uma ditadura.

  24. Jo√£o A Silva

    Artigo irretoc√°vel Meus aplausos!

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    Texto sublime no seu argumento e genial quando insere a palavra prerrogativas no final. Genio.

    Responda
  26. Wilson Junior

    Roubaram, roubaram, roubaram, roubaram, roubaram, confessaram, confessaram, confessaram, confessaram, confessaram, e o Lule era o chefe. Agora juízes se aproveitam para julgar a favor dos escritórios que pagam comissão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A enorme quantidade de pessoas doutrinadas por anos de lavajatismo, não apenas impune mas incensado pela mídia, é a mais séria das consequências.

    2. Anete Araujo Guedes

      Uma coisa √© efetuar acusa√ß√Ķes nas redes sociais, na m√≠dia, outra √© apresentar provas nos autos. As confiss√Ķes foram obtidas atrav√©s de intimida√ß√Ķes e chantagens. As pris√Ķes, al√©m de midi√°ticas, eram, na maioria das vezes, ilegais. Os processos contra Lula foram anulados por falta de provas e outras tantas irregularidades, Moro e Dallagnol agiram em prol de seus interesses pessoais, pol√≠ticos, financeiros e de poder, as provas s√£o abundantes e evidentes. Ter√£o que acertar contas com a justi√ßa.

  27. Hernandez Piras

    O sistema tem muitas brechas e Dias Toffoli se aproveita de todas elas. Est√° desmoralizando o STF como nunca, sob o sil√™ncio c√ļmplice dos colegas.

    Responda
  28. Vital Romaneli Penha

    Possuem um projeto de poder,sobretudo poder aquisitivo,poderia alterar a idade de aposentadoria compulsória por uma aposentadoria quando atingir determinado valor de bens adquiridos com a profissão.

    Responda
  29. Vital Romaneli Penha

    Possuem um projeto de poder,sobretudo poder aquisitivo,poderia alterar a idade de aposentadoria compulsória por uma aposentadoria quando atingir determinado valor de bens adquiridos com a profissão.

    Responda
  30. Antonio Jose Lima

    Parabéns, professor, pelo brilho de seus textos e a coragem de sempre! "Je suis fier de toi"

    Responda
  31. Mario Garcia

    Os atos de Dias Toffoli, de fato, dispensaram investiga√ß√£o. Mais apropriado seria interven√ß√£o e interna√ß√£o. Ou aposentadoria compuls√≥ria, pena m√°xima aplicada aos nossos mais magistrados. Tudo se passa com a mudan√ßa do cen√°rio da nossa cr√īnica pol√≠tica: passamos da lava jato para o Lava Lula. E nave segue.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      √Č um tanto temerosas essas acusa√ß√Ķes. Foram os ministros do STF que agiram contra as tentativas de trapacear o processo eleitoral. Ap√≥s a invas√£o e depreda√ß√£o da sede dos tr√™s poderes, Lula jogou r√°pido, fez um gola√ßo e impediu que ca√≠ssemos mais uma vez em uma ditadura.. Os processos contra Lula foram anulados por falta de provas e outras tantas irregularidades. Uma coisa √© efetuar acusa√ß√Ķes nas redes sociais na m√≠dia, outra √© apresentar provas nos autos.

  32. CARLOS BECKER

    Toffoli, sempre do lado errado. Merece todo o desprezo que sinto, e todos os palavr√Ķes que me v√™m √† cabe√ßa quando vejo sua figura.

    Responda
  33. José Bonato

    Acho melhor sr. Conrado, ouvir o tio rei. Antes de falar coisas que desconhece. Ok

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Bonato, só o fato de você usar o termo "Tio Rei" já o classifica como reinaldette. O Reinaldo Azevedo é um cara muito esperto, mas não é um oráculo.

  34. fauzi salmem

    "Um bom Estado de Direito depende da qualidade da legislação, mas sobretudo da fibra intelectual e moral de seus operadores." Sonho nosso ter um bom! Graças à maior transparência dos atos oficiais, o povo tem melhorado na percepção do caráter de seus representantes, nos três poderes. Algum dia restarão poucos bobos qie ainda votarão nos candidatos pilantras e chantagistas contumazes. Esperança de transformar o sonho em realidade, mas não sem pré-selecionar só os candidatos probos

    Responda
  35. NIEMEYER FRANCO

    Ninguém vai investigar Dias Tofoli, senhor Conrado. Que ironia mais boba, essa sua.

    Responda
  36. Mario Silveira

    A Raposa e o galinheiro

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A raposa j√° saiu do galinheiro, do picadeiro, do cercadinho

  37. celso callegaro

    Pois e a tal ¬ďfibra intelectual e moral¬Ē dos operadores do Estado de Direito l√° √© crit√©rio eliminat√≥rio dos concursos p√ļblicos? Ou das indica√ß√Ķes para o ST F? Ou das indaga√ß√Ķes das sabatinas no Sena do?

    Responda
  38. Alberto A Neto

    "A imparcialidade só merece a nossa gargalhada". (Nelson Rodrigues)

    Responda
  39. Antonio Ferreira de Castilho

    Folow the money!

    Responda