Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Não torço pro Biden, muito menos pro prepotente Don Trump, torço por uma candidatura mais progressista aos norte-americanos, que parece não saberem votar em decorrência das deficiências ideológicas sensatas. Nos preocupa a situação política dos EUA, que podem influir nas políticas do clima coordenada pela COP/ONU, do qual o Biden demonstra preocupação..., enquanto que Trump não considera como necessária e sustentável.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    O estímulo à invasão ao Capitólio pelo ex-presidente foi mais que explícita . Só não vê quem não quer. Eleito pelo Colégio Eleitoral , mas derrotado nas urnas pelos votos indiretos, achou que manteria esta situação quando enfretou Biden , mas foi derrotado tanto nos votos diretos quanto no Colégio Eleitoral. A democracia norte-americana , a mais longeva do mundo, não pode embarcar nesta aventura novamente, onde o desrespeito as leis é explícita .

    Responda
  3. mauricio silva

    Os EUA tem que decidir entre trump e ,democracia até entao mais solida do planeta! Gracas a Alexandre de moraes o Brasil deu um show de covilidade contra atos golpistas! Os EUA deveriam ter um ministro com tanto pulso!

    Responda
  4. Alex Sgobin

    "Más" notícias? Não para a civilização!

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Se a candidatura do topete amarelo for impedida, resta o Joe Geno, que apresenta sinais de senilidade há tempos, ontem mesmo em declaração pública ele não conseguiu se lembrar do nome do grupo envolvido nas negociações de cessar fogo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Aprendi uma nova palavra: "metonímia" e enriqueci meu vocabulário.

    2. José Cardoso

      É isso Marina, a metonímia 'topete amarelo' para o Trump pode. Já 'nove dedos' para o Lula é denunciado e censurado.

    3. Marina Gutierrez

      Ele não se lembrou do nome do Hamas, não escrevi acima pois esse jornal não permite.

  6. Marina Gutierrez

    O senil conta com o apoio de três juízes conservadores e mais os três escolhidos a dedo por ele.

    Responda
  7. José Cardoso

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Carlos Figueiredo

      Lá não é uma República das Bananas

  8. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Não estou certo de que isto vá acontecer, diante da composição majoritariamente conservadora da Suprema Corte americana. Mas podemos torcer...

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Ai, ai, caríssima dona Lúcia, parece que os playba tão começando a levar o que merecem: TrAmp aí, Bozo cá, quem sabe a gente começa a ter uma limpeza pública mais eficaz? Tô aguardando ansioso.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Eu idem, Benassi. Contando os dias.

    2. Samuel Gueiros Jr

      Falta Lula nesse banco de réus. Aliás, ele já foi condenado mas liberado pelo STF de Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes. Nos Estados Unidos pode se ter esperança que a Justiça consiga banir Trump. Aqui já começou a caça às bruxas do bolsonarismo. Mas Lula não pode continuar impune.

  10. max ribas

    Se Trump puder concorrer depois de tudo o que fez, restará dar as boas vindas do terceiro mundo aos Estados Unidos da América. Bem-vindos ao clube das Bananas Republics!

    Responda
  11. Jorge Severo

    Trump, Milei, Bolsonaro, enfim, como diz o velho e polêmico chichê, "...todo povo tem o governante que merece". A escória mundial se alça, e nós...

    Responda
    1. Jorge Severo

      Não ponha na minha boca o que vc pensa. Também não gosto do Lula, mas para isso não sou hid iota para admirar o degenerado .E vc?

    2. Carlos Figueiredo

      Então voce quis dizer que atualmente a população brasileira apoia a corrupção

  12. José Bernardo

    Cf. artigo nesta edição, Bruce Ackerman defende que o melhor cenário seria o afastamento de ambos, Trump e Biden, como candidatos; de fato, com a gigantesca pequenez que Biden vem demonstrando diante de Gaza, uma escolha entre os dois seria um pesadelo global...

    Responda
    1. Paulo Araujo

      E desde quando política internacional influenciou eleições americanas?

  13. Alexandre Pereira

    Até agora as posições estão dentro dos estados que levantaram os processos contra Trump, vamos ver quando sair dessa esfera. Se condenarem, a missivista pode entrar em êxtase, senão, vai ficar como o Guga Chacra na disputa Trump x Clinton. Está tão divertido quanto acompanhar o menino maluquinho da Argentina.

    Responda
  14. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Papo furado. A suprema corte americana, em minúsculas, vai indultar o bandido. Aposto com quem quiser.

    Responda
    1. max ribas

      Deixarão de ser

    2. max ribas

      Se você estiver certo, os EUA deixarão descer uma república e terão o seu primeiro Rei. E não estou brincando.

    3. Franco Oliveira

      Gostaria de apostar, mas a loucura conservadora topa jogar o bebê fora e criar a placenta. Infelizmente você pode estar certo.

  15. carlos campos

    Que o Brasil não deixe de seguir o exemplo americano (sem síndrome de viralatismo), e faça o mesmo com o coiso que tentou, via golpe, perpretado por um monte de im be cis, sob a batuta de um im be cil maior, se perpetuar no poder. Cá como lá, tem que haver rigor e punição, sem anistia ou quaisquer benefícios, à cor ja que desrespeitou a democracia e as leis e produziu um ato vergonhoso e criminoso. Qto aos outros crimes , que a justiça se faça, urgente e leve pra Papuda o ban do todo.

    Responda
    1. Franco Oliveira

      Carlos, isso nunca acontecerá por aqui. O judiciário brasileiro nunca teve estatura moral para punir exemplarmente (e manter a punição) a políticos ou poderosos. Aqui o caldo entorna mesmo é para mulher, preto e pobre e se for mulher preta e pobre então vai para a cadeia por roubar bolacha em supermercado. A justiça aqui foi moldada pela nossa peculiar noção de democracia, onde o voto de alguns vale por 2 ou muito mais votos do cidadão comum, onde a cadeia serve somente para alguns.

  16. Francisco Neto

    Tinham que ter impedido o Trump já no ano da tentativa de golpe, fazer isso hoje, em plena campanha eleitoral, não soará muito bem.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Desde a eliminação de Kennedy os Eua é um país dominado por máfias que brigam entre si pelo estado. Só uma coisa consegue unir todas as máfias, o indecente apoio ao estado de Is ra el e contra todos inimigos de Is ra el.

    Responda
    1. Jose Souza

      Ledo engano. As máfias eram muito ativas desde antes de Kennedy.

    2. Marina Gutierrez

      As sedes de governo dos States,presidência, governos estaduais e mesmo prefeituras de milhares de cidades são territórios ocupados. Para muitos aqui, não é necessário explicar quem são os ocupantes...

    3. Alexandre Pereira

      Você é realmente tão ingênuo assim?

  18. Celso Pinto

    Os EUA se acham uma supra-sumo da justiça, mas só o fato de permitir esse golpista concorrer a uma eleição, revela o contrário

    Responda
  19. Tadêu Santos

    Não mais simpatizo com o povo norteamericano pelo perfil ideológico insensato, em idolatrar um r e a ç a como o doido Trump, porém admiro a nação do Cinema, do Jazz, do Soul, do Nobel, das Ciências em geral do qual dominam em quase todas. Ainda bem que a conservadora Suprema Corte não permitirá que o repúblicana como candidato ou assumir a presidência se vencer o Biden, que o menos pior para os EUA e o resto do mundo!!!.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Lembre-se que não são todos. Guardadas as devidas proporções, pode-se dizer a mesma coisa de nós.

  20. jose roberto de oliveira

    Uma boa coluna, que resume bem o que se espera para breve. Eu espero quer Trump seja impedido de concorrer e ponto.

    Responda
  21. José Ricardo da Silveira

    Infelizmente, as chances de reeleição de Trump ainda são elevadíssimas. Certamente receberá o endosso Republicano para se candidatar. Agora, realizar julgamentos e eventuais condenações no meio da campanha eleitoral fará com que ele se vitimize como perseguido político. E metade dos americanos acreditam que a eleição de 2020 foi vencida por ele e não por Biden. Existe muito risco de instabilidade, inclusive de motins instigados por políticos MAGA e pelas organizações armadas que apoiam Trump.

    Responda
    1. Eliana Kling

      É o que acontece, os advogados entraram com recursos ê adiaram o julgamento até o ano das eleições ê o Trump tem apoio popular ê se ele for impedido de concorrer eu acredito, vai ser um caos.