Vinícius Torres Freire > PF conta parte do golpe de Bolsonaro, mas falta mostrar muito da ação de militares e elite Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Cadê o Artur Lira? Presidente da Câmara! Fala aà cara.
Bola pra frente sempre Xandão. Mãos à obra. Dino vem aà pra somar.
VinÃcius, não ganhe a pressa a qual você não tinha ontem. Chegaremos lá. As robustas provas encontradas até aqui, intuitivamente os democratas deste paÃs já as tinham. Contudo, no Estado de Direito devem estar documentadas. O Brasil dá um exemplo ao mundo de como a Democracia e o Estado de Direito estão funcionando aqui. A elite e os militares quando foram democratas ?Temos só um enredo velho se repetindo e se escancarando desavergonhadamente como tragédia e farsa nas vésperas do carnaval.
Vtf apressadinho , né!? De QQ forma, as coisas estão se precipitando. Só não sei se do jeito que a folha quer.
"Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:Com sua lÃngua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa". (Gregório de Matos)
Militares são pagos para matar, não importa a quantidade ou quem são os alvos. Uma vez pagos executam o serviço como qualquer operário que é pago por produção. Matar, verbo no infinitivo e no singular. Apenas fazem o que tem que ser feito.
Não eh o que tem que ser feito. Eh o que são comandados a fazer.
Militares são assassinos e torturadores e os militares brasileiros, além desses "prredicados" , são golpistas, são eternos terceiro mundo.
Militares não se emendam: nesse exato momento estão sabotando de todos os jeitos as operações governamentais de combate ao garimpo ilegal de de socorro aos povos indÃgenas. Crime contra a humanidade. Excesso de crueldade, tudo por causa do ouro que os "pastores" amigos do Min. de Bolsonaro, Milton Ribeiro, queriam extorquir dos prefeitos da região do garimpo, pois sabem que a coisa tá rolando solta por lá.
Falta lembrar aos apoiadores de Golpe que, se tivesse realmente conseguido executá-lo, a essa altura qualquer jornalista que criticasse corrupção do governo, dos militares (e toma picanha e lagosta superfaturadas!) e dos seus amigos, estaria preso, torturado e/ou desaparecido.
A folha não ligaria pra isso, desde que o liberalismo imperasse.
Momento ideal para a devassa completa dos golpistas ambiciosos advindos das forcas armadas, hora de extirpar esse câncer destruidor.
A questão é gravÃssima, mas sou contra o jacobismo de punir até mesmo quem foi conivente. Penso que é preciso punir ao menos alguns financiadores, além de todos os que encabeçaram a questão. E é claro que Bosonaro e o filho Carlos.
A república seguirá seus doutos conselhos.
Está na hora de passar um pente fino nas Forças Armadas para identificar todos os militares que participaram da intentona e se omitiram diante dos fatos, praticando o crime de prevaricação.
Gosto de Utopia, talvez seja impossÃvel mas deveria ser um dos objetivos da sociedade brasileira: termos uma nação brasileira onde a constituição seja respeitada e o regime democrático vigore. Que oportunidade fantástica estamos tendo para isso, explico: destitui-se, julga-se, prende-se os grupos do Bolsonaro e do Lula, limpa-se as forças armadas, o STF dos Toffoli, Gilmar Mendes e os demais da mesma laia, limpem-se os processos sobre os polÃticos que estão no STF, e comecemos tudo de novo.
Ah! Entendi. Vc gosta de utopias! Desde que sejam a sua utopia. A utopia dos outros eh crime.
Detesto o moralismo generalizado e manipulador, daà surgiu a guilhotina, os McCarthys, Moros e Dallagnols da vida. Assim como o linchamento nas comunidades dá poder à s milÃcias. O linchamento polÃtico é instrumentalizado por setores da mÃdias instigando ódio e preconceito da opinião pública que não discerne o erro do crime. Ao botar juizes, militares e polÃticos no mesmo balaio e não distinguir quem cometeu erros de crimes, é alimentar ódio e preconceitos e eleger outros Bolsonaros da vida.
SEM ANISTIA!!
Infelizmente as forças armadas são usadas novamente pelas forças ocultas, forças semelhantes as que apoiaram o golpe de 1889 e de 1964. Uma caracterÃstica das forças armadas, toda vez que o poder se transfere, elas são usadas.
As nossas Forças (mal)Armadas são desde sempre golpistas e não valem um pequi roÃdo. Mas reavivar as "forças ocultas" do doidinho de bairro e ex-presidente Janio Quadros desmoraliza seu comentário. As "forças ocultas" sempre tiveram nome e muito sobrenome. Agora elas tem até conta no Insta e feicibuque.
Um golpe comandado por Jair Bolsonaro jamais poderia ser elegante e bem planejado, pois ele nunca ostentou tais atributos. A percepção pública de um lÃder, incluindo seu histórico, estilo de comunicação e abordagem à governança, pode amoldar expectativas sobre como eles conduziriam ações extraordinárias, como um golpe. Se um lÃder é percebido como impulsivo, direto ou inclinado a declarações polêmicas, isso pode levar à expectativa de que suas ações sigam um padrão semelhante de improviso.
Esse golpe nao aconteceu porque houve reacao dos EUA e o exercito teve que recuar.
Delirante, vc eh contra o STF, né?!
Não devemos valorizar tanto, foi um conjunto, teve reação de muita gente no Brasil, parte da própria imprensa golpista de 16 que ficou contra apesar do apoio ao Guedes, viram que perdiam o controle com o monstro louco. Militares que não aceitaram o golpe dos traidores da pátria, como agora sabemos, indivÃduos como Eduardo Moreia e tantos outros.
O que falta aos golpistas militares é a sofisticação do linguajar jurÃdico dos golpistas do STF. É tudo muito tosco.
Mais de um ano , será que a armação foi bem feita, todos no mesmo dia já davam entrevistas com os " fatos " na mao ? Intrigas , perseguições, conluio que vergonha tenho deste pobre paÃs.
Falta incluir na lista de " generais" um tal Mourão, vice de Bozo, que ontem teve a desfaçatez de discursar a favor do golpe da tribuna do congresso. Aliás, pau nele, porque o único mourão certo que conheço é a estaca de fazer cerca.
Falta VinÃcius contar quem botou Guedes e Bolsonaro no poder. Folha é a essência da elite do atraso, apoiou em 64, em 16 e agora apoia o capanga Lira.
Temos sim bons militares, que não permitiram que a parte podre que apoiou Bolsonaro tomasse o controle.
Eu achava que a Folha tinha apoiado Moro, o golpe e a prisão que levaram Guedes Paraiso e Bolsonaro ao poder. Por sinal também achava que Guedes e o pupilo Campos Bozo Neto ParaÃso Silva eram apoiados por VinÃcius, afinal deram os maiores juros do mundo de presente ao patrão, bilionário banqueiro Frias, dono da Folha.
É óbvio que todos os que engendraram um possÃvel golpe de estado têm que ser punidos de forma exemplar. O mesmo vale para os corruptos poderosos. Infelizmente, para estes últimos, as instituições do estado, em especial o STF, dão extrema proteção e os deixam impunes. De Sérgio Cabral, passando por José Dirceu, e chegando até Lula todos os corruptos estão soltos e alguns ocupam importantes cargos na estrutura do estado.
Falpu e disse, Vinicius.
As elites brasileiras, ao invés buscar um futuro mais democrático, preferiram apostar num candidato a ditador que somente piorou e pioraria ainda mais nossos já péssimos Ãndices sociais. Medo de perder seu lugar? Mesmo em paÃses democráticos e de bem estar social da Europa os ricos continuam ricos, a diferença é que o trabalhador e a classe média têm uma vida digna. Mas parece que aqui, dignidade não é para o povo.
Assim foi, a elite ganha força lá trás. Questiona resultado, criação da LJ, tiram a Presidente, insurreição do gal da ativa, o famoso tuiter, tiram o Lula e as Fake News levando a população(parte) revoltada ao delÃrio. Caminho aberto para tomar o poder. Aparência legal, deu certo, não esperavam a reviravolta. Pesquisa desfavorável, prepararam o golpe como última cartada. Por pouco não concretizou.
O vÃdeo da reunião ministerial divulgado pela jornalista Bela Megale mostra que Bolsonaro tem traços paranóicos e acreditava realmente(contra todas as evidências objetivas) que a eleição seria fraudada em favor de Lula.
É narrativa de golpe daqui e golpe acolá em cima do governo anterior que nunca teve força para isso, todavia, o grande Golpe foi dado nas eleições e seus efeitos estão crescendo a cada dia com os perdões de crimes empresariais e as esposas advogadas de ministros do supremo tendo influência direta nisso. Esse sim foi o grande golpe.
Não entedi aonde a elite brasileira ajudou a impedir o golpe. Pelo contrário, apoiaram o governo Bozó.
O que não dá para compreender é como a elite conservadora do Brasil confiou seu futuro num golpista. Desde os primeiros dias de seu governo ele promovia demonstrações a favor do golpe militar com AI 5 e seu herói era um torturador. Como pode essa figura liderar os conservadores sem os dividir? Como pode ganhar uma eleição?
Almas podres
Isso é fácil, são conservadores para o próprio interesse, patrimônio, regalias, etc
Questoes assertivas e plausÃveis que sempre nos atormentarão!!!
Falta a Folha descer do muro e se posicionar contra a tentativa de golpe. O jornal está a serviço da democracia ou não? Hora crucial para deixar claro ao público qual é a sua. A omissão significará estar ao lado do golpismo.
O golpismo é cultuado nas forças armadas desde sempre. Ao ler sobre a recente tentativa de golpe de Jair e dos oficiais generais, parece que estou lendo sobre o Brasil durante os governos de Getúlio..
O Brasil conta com quinze colégios militares. Que tal fecharem-se uns dez, e, para os restantes estabelecer-se um currÃculo baseado na democracia e obediência à Constituição? Cortar-se o número de generais para um terço dos atuais também seria de bom alvitre. À medida que sigam para a reserva não se os substitua.
Um bom momento para todo no Brasil assistirem "Argentina, 1985" e aprenderem um pouco com o nosso vizinho como se deve tratar militar golpista fora da lei. Com devido processo legal fora da Justiça Militar onde naturalmente assistirÃamos ao teatro corporativista tão conhecido. Tem de ser julgamento civil mesmo e ainda dá tempo de arrolar Mourão na lista de acusados com seu discurso de levante agora, agora, reagindo à ação da PF e da Justiça.
Evidente que é preciso ir mais fundo, mas sem açodamento. Nenhuma investigação nasce pronta, dá trabalho. Mas chega de lavajatismos pirotécnicos para o agrado da imprensa, essa deve reportar ao final das operações, conforme comunicação formal das autoridades policiais e do judiciário. O furdunço vai ser grande de qualquer forma.
A condução atual me lembra muito o power point de Dalagol, mas com tudo apontando para Bolso.
É ... já dizia minha vó: cego é aquele que não quer ver!
Não consegues ver a diferença entre uma imagem de power point e uma operação complexa mas bem articulada da PF? Seu caso é muito sério.
Curioso. Dessa vez o VinÃcius não disse que é tudo culpa do Lula.
Mas a culpa é sim do Lula: venceu as eleições. Ou melhor, a culpa é do povo brasileiro que elegeu Lula.
Imagino que teria adorado, se pudesse dizer. Mas quando as instituições funcionam adequadamente fica difÃcil, mesmo para a parte mais futriqueira dessas instituições, como a imprensa, destoar.
Urge uma reforma na tal ESG ou seu fechamento, ninho de criação e treinamento de cobras golpistas. Não são profissionais, são uma casta de privilegiados que se julgam acima das leis e do resto da população, que na visão limitada deles é só resto mesmo.
Resumiu com perfeição o bolsonarismo: "cafajeste, iletrado e violento". Poderia ser o lema do PL, aliás. Não por acaso, o tal de Waldemar era conhecido em BrasÃlia como "boy".
Senhor Vinicius Torres Freire:vocês da imprensa brasileira, tem culpa no quase golpe de 8 de janeiro de 2023. Vocês molhou o PT por 12 anos, até derrubar a Dilma Rousseff. Vocês plantou e irrigou o golpe. Eu que acompanho notÃcias há anos, nunca tinha ouvido falar de bolsonaro, antes do impeachment de uma presidente que não cometeu crime. No mÃnimo, a imprensa foi conivente.
Sem anistia! O momento é agora, tendo na memória uma ditadura de 64 sangrenta, violenta e mortÃfera, os integrantes das forças armadas devem ser punidos, com o rigor da lei, por participação ou omissão na tentativa de golpe.
Sim, Anete, a hora é agora, eu diria até que já está passando da hora. SEM ANISTIA! Precisa incluir Morão e deputados e senadores que se elegeram na onda golpista.
Tem que prender os cabeças dos apijamados que atuaram junto com inelegÃvel na tentativa de gol pe e is da ativa com participação comprovada que sejam expulsos das FAA.
Tem que prender os cabeças dos apijamados que atuaram junto com inelegÃvel na tentativa de gol pe.
O que mais o colunista deseja? Um documento, com firma reconhecida, dizendo que nós, golpistas, estamos planejando um golpe? Apenas uma das provas divulgadas hoje, o video da reunião de 5 de julho de 2022, do qual somente foram divulgadas algumas transcrições, tem provas mais do que suficientes de toda a trama. O que mais vier apenas servirá para aumentar a pena dos condenados. Certamente há muito mais provas e muito mais virá por aÃ.
Conhecereis a Verdade e a Verdade vos aprisionará
O Lula precisa cair na realidade de que a polÃtica de acomodação com os militares não é aquela que interessa ao nosso futuro como nação. Não determinar uma mudança radical na formação dos militares para expurgar de vez o golpismo é se omitir diante dele. Expurgar os bozonaristas é apenas a medida inicial que sequer foi adotada. Não é possÃvel que Lula não acorde para essa necessidade, como fez nos seus mandatos anteriores. Não se pode cometer o mesmo erro três vezes seguidas.
Metade do Brasil queria o golpe. Diante da crise econômica (causada tanto pelas trapalhadas petistas quanto pelo golpismo de Aécio e Cunha, em proporções até aqui desconhecidas); diante da impotência da democracia frente ao crime organizado; inflamado pelo moralismo messiânico lavajatista, metade do Brasil sonhava com o golpe. Não apoiaram Bolsonaro. Apoiaram uma volta a 64. Uma volta dos militares. Metade do Brasil queria a dita dura. No fundo, no fundo, ainda quer. É que não dá...
Metade do Brasil foi enganada, inclusive por colunistas como VinÃcius, que agora bate em cachorro morto, mas que sempre adulou Guedes Paraiso e os juros dos Campos Neto Paraiso, que só chegaram lá com todo apoio da Folha ao juiz ministro Moro e ao golpe e prisão de Lula. O patrão do VinÃcius, bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha ainda hoje apoia o golpe.
Não se iluda, Joaquim. O Bolsonaro do 7 de setembro é o Bolsonaro que quase foi reeleito. Todo mundo entendeu o recado, todo mundo sabria o que estava em jogo.
Um fala que a elite ajudou a evitar o golpe, outro que a metade da população do Brasil, que estava em frente os quarteis, queria o golpe. O misterioso mundo dos bolsominions.
Metade de jeito nenhum! A pessoa votar no iletrado ex presidente nao significa querer ditadura. Vide os evangélicos: votaram apenas por serem convencidos de que esquerda seria do demônio e bozo enviado de Deus. Outros votaram oela agenda supostamente liberal, não por golpe. Falar em 50 por cento querendo ditadura é um nonsense total. Uma que quase metade da população nem sabe ao certo o que significa a tal ditadura.
Estou falando sobre a memória de 64 para grande parte da população, Silvia. Não tem nada a ver com a "minha" memória. Bolsonaro, para metade da popualação, significava uma volta a 64. Foi isso que eu disse.
A memória de 64 não é ruim? O desvio de dinheiro, promovido pelos militares, envolvidos em negociatas, foi mesmo bom para eles. Os assassinatos, sequestros, torturas e desaparecimentos, a falta de liberdade o controle da cultura, erigiram boas memórias? Um povo desescolarizado, inculto, sem noções polÃticas, guiado pelas glórias do futebol, sem pão na mesa, guardou ótimas memórias.
Fale por você.
Ora, uma elite neoliberal, essa sim, voraz por seus lucros incessantes, uma qua.dri lia de terno e gravata, com raras exceções, escastoada no Congresso Nacional, uma camarilha de Generais barrigudos, inúteis e loucos por dinheiro, e uma escória entranhada nos poderes executivos do paÃs, não são a metade do paÃs. São a banda podre do paÃs. Fale por você.
Eis que vejo escrito "quadrilha de militares". O Exército é uma instituição do Estado brasileiro sustentada com dinheiro público. Então nos brasileiros pagamos para os militares participarem como parte chave na tentativa de golpe? Como tudo isto será esclarecido para o povo brasileiro? Sobre o verdadeiro papel do Exército na sociedade brasileira.
Excelente, Vinicius! O envolvimento das elites na armação do golpe não tem como ser descartado, afinal esse foi o enredo em todos os golpes e tentativas que ocorreram na história, inclusive e principalmente o de 64. Os apoios recebidos pelo Bozo foram públicos e explÃcitos e não falo apenas do véio da Havan, mas do presidente da Tecnisa, da nata do agro e de uma infinidade de empresários, grandes, médios e pequenos. Da imprensa nem preciso falar Â…
Eis que vtf fala em liberalismo, mas põe entre aspas, para diferenciar do da folha. Não são diferentes. Todos os liberaloides são no fundo sem escrúpulos. Todos! Falou em golpe elegante. Esse eh o que a folha almeja um dia. Mas ela não dá sorte. Já na ditadura a folha acreditava num golpe elegante. Não deu. Com Bozo , furou. Mas a folha vai continuar tentando. Psdbista , como sugeria a locutora da globo , eh sempre elegante. E o pt , como todo psdbista sempre descrevia eh um monte de mal lavados
Excelente. Há muito não lia texto polÃtico tão bom.
É de estarrecer saber que um psicopata com pouca cultura consiga dominar tantas pessoas, e até muitas consideradas esclarecidas e de boa cultura! Deus nos acuda!
Hitler, Mussolini, Trump, a lista não é pequena.
Não dominou, foi instrumentalizado. Por que acha que o ministro da economia foi o Paulo Guedes?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > PF conta parte do golpe de Bolsonaro, mas falta mostrar muito da ação de militares e elite Voltar
Comente este texto