Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leão Machado Neto

    Eu devia ter 6 ou 7 anos e meu pai, que era médico, quando chegava do hospital sentava ao meu lado e lia estórias para mim. Mas ele fazia mais: colocava na vitrola um LP de música clássica, Beethoven, Mozart, ou Bach para que eu me acostumasse com aquele tipo de som. O resultado é que ao longo de meus 70 anos tornei-me apaixonado por literatura e música erudita. Repeti a experiência com meus filhos e também funcionou. É preciso dar acesso às crianças a essas maravilhas porque vale muito a pena.

    Responda
  2. Custódio Contraponto

    É preciso ler, e é preciso ensinar a fazer análise crítica do que se lê. Só assim vamos conseguir que, no futuro, surja uma nova geração capaz de não ser facilmente enganada pelo fascismo toda vez que a situação econômica apertar um pouquinho. Dessa geração "Z", que não sabe nem o que foi a II Guerra, dividida entre protofascistas e defensores de prazeres individualistas (falo da classe média com acesso a produtos culturais), não espero muita coisa ...

    Responda
  3. daniele carolina lima

    Gosto das minhas lembranças com a leitura. Apesar da mamãe ser semi-alfabetizada, em casa sempre teve quadrinhos, jornais, revistas e livros à vontade para a minha exploração. É algo que quero perpetuar com minha crianças, um dia. (:

    Responda
    1. daniele carolina lima

      *minhas

  4. Emanuel Pires Candido

    Gostaria de dicas de livros compatíveis com a idade de 1 e 5 meses, tenho procurado ler para a minha filha, mas sinto ela muito dispersa, desatenta com a história, mesmo não tendo qualquer contato com telas desde que nasceu.

    Responda
    1. Emanuel Pires Candido

      Obrigado a todos pelas dicas, adorei!! Acabei de encomendar na Amazon os tais livros de alto relevo, o feedback dos clientes pareceu muito bom. Espero que minha filha goste!! E, sim, é importante manter o entusiasmo, acredito que de alguma maneira os pequenos sentem e levam para a vida.

    2. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

      Meu filho tem 27 anos agora, mas começou a interagir com os livrinhos de plástico na banheira. Na verdade a criança muito nova não entende a leitura, mas ela sente o prazer afetivo e a sensação de entusiasmo de quem está lendo para ela. É esse sentimento que você precisa passar, de que ler é vida, que é bom. Veja os livros em alto relevo nas livrarias, onde você lê pelas imagens. Esses são os melhores, na minha opinião, para os pequenos.

    3. Diego Rodrigues

      Cara, não rola. Ache um que tenha muitas figuras coloridas pra chamar atenção, mas histórias mesmo não dá, é preciso que haja um mínimo domínio da língua para que a criança tenha algum interesse em ouvir. Calma, num piscar de olhos ela estará pronta pra ouvir histórias.

    4. FERREIRA FERREIRA

      Fique tranquilo amigo, ela ainda é muito pequena. Certamente está adorando a sua companhia e leitura. Eu lia para minha pequena e hoje continuo lendo aos 8 anos. Faz diferença :) Até os 3 anos, livros de alto relevo e figuras que pulam das páginas são bem atrativos. Depois recomendo a série de livros da Porquinha e Elefante, livros da Julia Donaldson (carona na vassoura e Gigante mais elegante) e, claro, gibis da Turma da Mônica. Saudações!