Poder > Golpe não consumado não significa legalismo de cúpula militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Serra

    Esse Fábio Victor, quase um ilustre desconhecido, diz-se advogado. Será mesmo? Todo crime para ser considerado como tal prevê materialidade, consumação. Qualquer estudante do primeiro semestre de Direito sabe disso. Além desse fato, ficou claro, documentalmente e em atos, que o Bolsonaro optou por não fazer nada. Distorcendo a lei, empregam a mesma tática acusatória utilizada com o Deltan Dallagnol, típica de covardes, tendenciosos querendo imputar dolo a pensamentos e atos inexistentes. Rsrsrs.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O único direito que esse Marcos conhece são as coisas que ouve no gabinete do Carliixo, de onde ele escreve os comentários dele

    2. Marli Moras Garcia

      Acho que quem precisa estudar Direito é o senhor.

    3. Ney Fernando

      Na verdade a lei não exige sempre que todo crime seja consumado. A simples tentativa de homicídio, de roubo e de golpe de estado, por exemplo, configuram crimes. Também existem os "crimes de perigo", como o de abandono de incapaz, que se materializam com a mera exposição ao perigo.

  2. Marcos Serra

    Esse Fábio Victor, quase um ilustre desconhecido, diz-se advogado. Será mesmo? Todo crime para ser considerado como tal prevê materialidade, consumação. Qualquer estudante do primeiro semestre de Direito sabe disso. Além desse fato, ficou claro, documentalmente e em atos, que o Bolsonaro optou por não fazer nada. Distorcendo a lei, empregam a mesma tática acusatória utilizada com o Deltan Dallagnol, típica de covardes, tendenciosos querendo imputar dolo a pensamentos e atos inexistentes. Rsrsrs.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Atrás da malfadada retórica bacharelesca e da tentativa deselegante e canhestra de desqualificar o autor da matéria (ótima!) esconde-se o coração bolsonarista da viúva do golpe morto no nascedouro. RIP.

  3. Hercilio Silva

    Tivesse dado certo os colunistas não poderiam falar do assunto. Alguns já estariam presos.

    Responda
  4. João Eduardo

    Comentário? Censura previa? Transparencia? Folha?

    Responda
  5. Jorge PAULISTANO

    aconteceu o mesmo em 2016, mas os atores politicos eram os que hoje se dizem espantados e que depois se aliaram aos "golpistas" daquela data

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Na verdade quem barrou a vontade de alguns militares de tomar o poder foi o ex presidente que tinha em suas mãos cincoenta por cento do povo brasileiro e nunca incitou nada a respeito, levava milhares as ruas para vencer no voto, não contava com o golpe das eleições.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Barnabé, tome cuidado. Você está vivendo uma realidade paralela em um mundo paralelo. Nem o inominável, nem o Lula, tem nas mãos 50% do povo brasileiro. E que fantasia mirabolante é essa de golpe das eleições? Contenha-se, recorra ao Rivotril e procure botar um pé no mundo real (é aquele que, segundo Wody Allen, é o único onde se pode comprar comida chinesa). E prepare-se para chorar quando a Papuda abrir as portas para os seus ídolos.

    2. Dartagnan Santos

      Fiquei com pena do Barnabé e curti o comentário dele. Tadinho.

    3. Fernando Alves

      Até parece que alguém iria a rua além dos que foram a Brasília com dinheiro de Malafaias e Veios da Havan.

    4. Jose Souza

      Você é um mentiroso e desavergonhado.

    5. Luís Cardoso

      Gastaram bilhões de dinheiro público com a PEC da bondade + taxistas + caminhoneiros, empréstimos consignados a rodo na Caixa Federal, bloquearam estradas no nordeste, assédio eleitoral em milhares de empresas e mesmo assim os patri /Otá_rio5 perderam a eleição. São muito otá_rio5 mesmo.

    6. Luís Cardoso

      Bolsonaro ainda sobrevive porque seus baba 'huevos' são desprovidos de qualquer atividade cerebral. Suas palavras parecem vir de alguém que bateu a cabeça e perdeu a memória integralmente ou esteve em coma no último período. O mais provável é por mau caratismo mesmo. Mas vão todos para a Papuda independe da motivação.

    7. Dario Lima

      O Mito é um milico, portanto, ditador golpista.

  7. Joaquim Rosa

    Levar um golpe dessa trupe medonha sem nenhuma articulação. para tal, seria extremamente vexatório. Uma verguenza para nós.

    Responda
  8. Alison Sales

    A questão palpitante existe apenas para a imprensa que prefere tratar o óbvio como suposto. A fixação do Inelegível, e sua malta verde oliva, por fazer ruir a democracia é conhecida até pelo mundo fúngico. E isso se dá desde sempre, mesmo antes de ser eleito o sujeitinho e seus fardados já propagavam essa ideia. O que precisamos agora é do rigor inarredável da lei, e que essa seja rápida e exemplar. O Exército, desde sempre tão envolvido em arroubos golpistas, terá que dar satisfações ao Brasil.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      O golpismo está no DNA do exército brasileiro desde o primeiro golpe, o da República. Está mais do que na hora de se discutir o papel das FFAA e das escolas militares na sociedade. Essas escolas (até o Bozo frequentou uma delas) vivem do dinheiro do contribuinte e até hoje não foram capazes de produzir um texto com uma visão crítica e abrangente da realidade brasileira, sem beletrismo, patriotadas, lugares comuns, platitudes. Não contribuíram em nada para a discussão de nossos problemas.

  9. Jocimar Bruno dos Santos

    A Folha diz meias verdades. Houve, sim, apoio interno, tanto das igrejas evangélicas e de grande parte da imprensa, basta lembrar a desfaçatez dos programas da Jovem Pan, Record, SBT e por aí vai.

    Responda
    1. Dario Lima

      Não houve golpe porque os USA disseram não. Vc está correto.

  10. João Ramos de Souza

    Acabo de enviar um comentário, mas surgiu o aviso de "moderação". Não há o que moderar no texto. Não há palavrão, a linguagem é civilizada e não utilizei algarismos. Que alguém leia e libere a publicação. Em tempo razoável. Do contrário, não precisa publicar.

    Responda
  11. João Ramos de Souza

    Certos militares pensam que o status obtido na ditadura LXIV/LXXXV também lhes conferiu o poder de continuar decidindo o que é bom para o Brasil. A ditadura acabou, mas eles continuam querendo tutelar a Nação. Os oficiais que cercavam Bolsonaro, da reserva e da ativa, devem responder por seus graves desvios. Do contrário, sempre haverá algum militar querendo ditar ordem unida para a população. Atrasados, nem sequer avaliam o ridículo que seria uma nova ditadura no País, em pleno século XXI.

    Responda
  12. Hipolito Lima do Carmo

    Censura de novo cancelar a p dessa assinatura não preciso de vcs ta

    Responda
  13. Hipolito Lima do Carmo

    O que mim espanta é a cara de pau da grande imprensa falada e escrita babando o moro o tempo todo a máscara caiu não se tocaram continuaram.babando o ex presidente aí vem colocar manchetes com.letras garrafas oh quiseram da um golpe qual a novidade nisso todos já sabia

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      "O que min espanta" é a cultura desse povo que aqui comenta. Com letras "garrafas" e sem pontuação.

  14. José Fernando Ziliotti

    Nenhum comentário acerca dos ultra-liberais, Paulo Guedes - o beato Salu - e Adofo Sachsida, sentados à mesa do golpe.

    Responda
  15. Jurema Nordeste

    Quando tiveram anistia plena e irrestrita por tudo que fizeram nos 20 anos de ditadura, os milicos se acham os intocáveis... é agora ou.nunca mais: SEM ANISTIA!

    Responda
  16. Luiz Segantini

    Senãi punirem sempre estaremos à sombra dos revoltadinhos saudosistas da ditadura!

    Responda
  17. Luiz Segantini

    Os legalistas, ou melhor os Omissos, podem ser poupados. Já os golpistas, presos não vao mesmo, mas no mínimo devem perder suas poupudas aposentadorias. Chega de anistia pra golpista. Senãou houver nenhum tipo de punição, sempre haverá a sombra dos revoltadinhos generais, querendo mandar no Brasil. Acabou p*!

    Responda
  18. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    Os petistas estão assanhados pedindo expurgos nas Forças armadas, bem ao jeito das ditaduras comunistas. Veja o velho Politiburo, a ditadura chinesa e seus filhotes próximos como Cuba e Venezuela. Que tristeza!!!!

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Ninguém quer expurgo. Apenas que aqueles que cometeram crimes, sejam civis ou militares, sejam investigados, processados, sentenciados e presos dentro da lei. Diferente das ditaduras que você defende, como foi a dos militares no Brasil de 1964/85 que torturava, desaparecia e assassinava os seus opositores.

    2. Jocimar Bruno dos Santos

      "Ótimo é aquele que por si tudo entenda. Sábio é aquele que obediente ouça quem bem fala. Mas aquele que por si nada entenda, nem ouvindo a outrem sinta o coração desperto, este é em verdade um homen inútil." Esse último parece ser o teu caso. Triste!

    3. Humberto Giovine

      Tristeza é a sua ig no rância, ao fazer comparações absurdas, totalmente fora do foco da questão.

    4. Luiz Segantini

      Quem mandou dar uma de golpista?

  19. Marco Aguiar

    Vou dar mais uma chance pra esse jornal deixar de me censurar. Depois disso saio em definitivo de assinante! Depois nem adianta me ligar oferecendo coreçao. Tá mais pra correiçao

    Responda
  20. Marco Aguiar

    Esse jornal ainda está fortemente ligado ao antigo governo. Blinda o tempo todo qq comentário relacionado ao coiso, evangélicos e militares. A trindade que sustentou a quebra da democracia!

    Responda
    1. Fernando Alves

      A moderação é bolsonarista. Defendem todos os meia dúzia de militantes que escrevem aqui diariamente porque nunca tiveram um emprego

  21. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quando estaremos livres do golpismo das FA e da permanente ameaça que representam para a democracia? Não enquanto o Presidente Lula continuar optando pela política de acomodação com a milicada golpista. Essa atitude já está beirando a covardia. Foi ela que permitiu que o golpismo continuasse a se reproduzir no seio das FA. Há que se fazer um expurgo urgente nas FA, primeiro defenestrando todos os bozonaristas e depois revisando drasticamente a sua formação, além de nova legislação punitiva.

    Responda
  22. andre lunardelli

    Votei em L no 2T justamente por esta tentativa de derrubar as instituições ser muuuuito mais grave do que o grau de populismo que o PT tem. Mas não gosto deste jacobismo. A cúpula militar evitou o pior, e sou grato aos que assim agiram.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não denunciaram os criminosos. Isso é ser conivente e cometer crime também.

    2. Alvaro Almeida

      É só estudar um pouco nossa História e verá que nossas Forças Armadas sempre estiveram presentes em atos golpistas.

  23. João carlos Gonçalves de souza

    A lei da anistia foi mal resolvida para todos . A falta de punição para todos os lados , acabou gerando impunidade grave . Evoluindo para esta tentativa de golpe em 2022 .

    Responda
  24. celso callegaro

    Mesmo que venham a serem expulsos das For ças Ar madas por serem julgados "indignos", suas famílias seguirão recebendo aposentarias integrais. O que parece ser um atestado de que são todos uns incapazes de se inserirem no mercado de trabalho.

    Responda
    1. João Perles

      Toda a parentalha vive dependurada no erário.

  25. mauricio silva

    Fomos salvos por 1% dos votos...imagine a tragedia em que estariamos inseridos agora.. se o coiso fosse reeleito, o caos na economia, e o golpe certeito no fim do seu desgovrrno. Tem que punir cada um que se envolveu nessa onda golpista, pra nao deixar nenhum filhote da ditadura que tentou te novo, ficar impune e servit como resposta de que somos uma democracia consolidada!

    Responda
    1. Marcos Serra

      Salvos pelas torradeiras eletrônicas.

  26. José Tarcísio Aguilar

    O golpe esteve em andamento durante os quatro anos, vide a invasão militar em todos os níveis, até o ministério da saúde em plena pandemia. O desfecho no dia oito de janeiro foi apenas a manobra desastrada, com mal uso da massa popular, mas que fora plantada e regada com os inúmeros ataques à urna eletrônica. Houve golpe sim.

    Responda
  27. João Perles

    Mentirosos, borra-botas, preguiçosos e golpistas. É mentira que protegeram os acampamentos dos te**oryst@as em nome do direito à manifestação do pensamento e reunião. Tentem os integrantes do MST acamparem nos mesmos lugares reivindicando reforma agrária; tentem as entidades do magistério reunir seus filiados nas mesmas áreas do Exército, pedindo melhores salários e currículos escolares mais adequados ao exercício da educação. Ambos seriam expulsos a bala pelos nossos defensores da pátria.

    Responda
  28. Jorge Severo

    Quosque tandem, militari, abutere patientia nostra? Cícero mais atual do que nunca.

    Responda
  29. Edailson Monteiro Rodrigues

    Depois que eu li que o tenente coronel Guilherme Marques de Almeida desmaiou ao receber a visita da PF, eu pergunto, e se fosse uma guerra como ele reagiria? Ou seja, pensem numa coisa inútil, nossas "forças armadas" constituem apenas um antro de parasitas da nação, com tudo do bom e do melhor para os de cima e a soldadesca si...

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Não se preocupe, eles contam com o General Pazuello. Maior especialista em logística para entregar medicamentos e oxigênio aos soldados desmaiados e panicados, em questão de semanas...

  30. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Houve uma tentativa de golpe de Estado que não deu certo. Agora sabemos que houve um plano antes das eleições e outra depois, essa última foi aquele vandalismo e depredação dos prédios dos 3 poderes, só não aconteceu algo pior porque os prédios estavam sem as autoridades competentes. Só haviam pegos o braço operacional civil, agora chegou no braço militar, pouco do financeiro e nenhum do intelectual ou da cúpula, intelectualmente não sei se alguém que planeja golpe tenha alguma cognição.

    Responda
  31. José Roberto Pereira

    "Esta es nuestra oportunidad, quizás sea la última". Ou limpamos nossas Forças Armadas do golpismo, dos sádicos torturadores e dos genocidas do negacionismo de uma vez por todas, ou eles voltarão cada vez mais descarados e cada vez mais cedo. Na próxima eles retornarão em menos de 20 anos e matarão muito mais de 700 mil compatriotas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Lula precisa acordar para essa realidade e abandonar a politica de acomodação com os golpistas e com o golpismo.

  32. Antonio Neto

    É nisso que dá a obediência cega. A disciplina castrista é de risco se o comando geral tem desvios de caráter e má intenção, unidos por mentes doentias (terra plana é o extremo emblematico). Foi criada uma seita que cegou milhões. A história é farta em casos desse tipo. Não creio que a cúpula das FFAA estivesse 100% alinhada com a insanidade, o que seria uma calamidade. Mas faltou coragem e rebeldia inteligente em defesa da sanidade. Foi no mínimo, omissão; para não dizer desídia.

    Responda
    1. Antonio Neto

      Onde se lê castrista, o castrense.

  33. Edvanio Ceccon

    Se antes já era premente uma revisão da função dos militares no BR, agora ela é urgente e inadiável. Os fatos são escabrosos. Temos que fazer a pergunta em todos os foros, escolas, universidades: PARA QUE SERVE O EXÉRCITO?

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      ...pintar sarjeta: branco, preto, branco, pre....

    2. Edson Nogueira

      No Brasil, somente pra usurpar a grana dos contribuintes, em gordos salários e mordomias mil. Fato !

  34. Uriel Wagn

    O que vimos foi o planejamento detalhado para a abolição violenta dos poderes e da democracia constituídos.

    Responda
  35. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Esses caras são tão ociosos que se ocupam de politicagem e golpes.

    Responda
  36. EMANOEL TAVARES COSTA

    O grande problema das forças armadas chama-se Escola Superior de Guerra, onde os oficiais são doutrinados a ver divergentes como inimigos a serem exterminados e a cultivar o neoliberalismo político e econômico como ideal único a ser atingido. É necessário modificar o currículo escolar da dita escola.

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      ...numa empresa, raramente perduram chefias com mais de 50-55 anos... Nada contra pessoas ve-lhas, mas sim contra pensamentos muito ve-lhos...

  37. Gelson Otavio da Silva Silva

    Nosso Brasil de 2017 a 2022 era "?" Sem projeto, sem politicas publicas e privadasas, sem quadro para tocar o dia a dia em todos os Ministérios, politica extérna inoperante, a boca grande do Congresso Nacional, com politicas para turba negacionista, motociatas etc. O caus se instalou, desmando total, a ponto aquartelamento nas portas dos Quartéis, pior consentido pelas FFAA,ou parte dela, hoje acredito que o Brasil se tornará o pilar da Democracia no Mundo.

    Responda
  38. Alberto Melis Bianconi

    Verdade que há omissões que valem mais que muitas ações. Comprovada, deve ser punida com base na lei. Mas também é importante que se preserve o direito do militar que não delinquiu, seja por sentimento legalista ou por covardia. A subjetividade não vem ao caso. Precisamos evita coletivos, e julgar individualmente.

    Responda
  39. Claudio Luiz da Cunha

    A fsp sempre foi conivente com o Bozo e seus aseclas.

    Responda
  40. André Silva de Oliveira

    Não é fácil resistir aos ímpetos do poder. Nesse sentido, pondero se os comandos militares não resistiram de modo passivo acomodando a situação, sem causar turbulências, o que acabou sendo benéfico para o país, exceto pelo 8J.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Com certeza muitos tentaram contemporizar. Nesse caso é preciso saber se a posição do militar em questão não exigia sua ação. Quem foi o responsável pela permanência do acampamento em frente ao QG? Esse militar precisa responder pelo que não fez (expulsar os acampados) A maioria dos militares acredito torcia pelo golpe. Mas torcer, em silêncio, pode.

  41. Valter Luiz Peluque

    Alguns comandantes podem ter se recusado a participar diretamente do golpe, mas deixaram o barco correr, fazendo vista grossa. Também não puniram os aventureiros nem disciplinarmente nem judicialmente. FFAA que pagamos, com os privilégios previdenciários que têm, para a segurança do país. Lamentável!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sim mas não é difícil averiguar quando, e quanto, essa vista grossa contribuiu com a tentativa de golpe.

  42. Jorge Couto

    Esse é o momento certo da justiça colocar um ponto final nessas aventuras antidemocráticas dos militares. Do contrário, se não forem punidos, continuarão eternamente tentando dar golpe de estado.

    Responda
  43. João Vergílio Gallerani Cuter

    Os militares não deram o golpe porque os EUA não deram o sinal verde. Não deram o sinal verde porque sabem que as ditaduras perderam a previsibilidade que tinham antes. Todos sabiam perfeitamente o que estava em jogo. Todos? a cúpula militar, a base militar, os funcionários públicos, os médicos, os agricultores, os financistas, as viúvas e as crianças com mais de 15 anos, todos, todos sabiam. O Brasil sabia. E metade do Brasil queria. E, no fundo, ainda quer. Basta esperar a próxima crise.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A bola de cristal do sr. Cuter da acesso à consciência de todos nós! De cada um de nós! Como é que a PF ainda não percebeu o enorme poder envolvido.

  44. Anderson Felix

    Fosse Donald Trump, à época, o presidente dos EUA, penso que o golpe teria se concretizado. Ele era esperado pelos 58.206.354 eleitores que votaram em Bolsonaro - entre estes, protestantes e FAA. Não sai da minha cabeça a cena absurda de tanques e soldados do Exército do DF posicionados contra a PM para protegerem os golpistas acampados na frente do QG do DF. Ali, para mim, não restou dúvidas: não somos protegidos pelas FAA, somos, ao contrário, refém delas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E o que fez o governo contra aquele general? Enquanto Lula mantiver essa covarde política de acomodação com os militares golpistas eles serão uma fonte permanente de ameaça sobre a democracia e as instituições do estado de direito. Basta!

    2. Edvanio Ceccon

      Perfeito seu comentário!

    3. Alberto Melis Bianconi

      A falta de apoio externo é um fator, mas se fosse decisivo nenhum militar insistiria na tentativa de golpe. E é leviano afirmar o que queriam os eleitores de Bolsonaro. Se consultados, acredito que a grande maioria seria contra uma ditadura militar.

  45. Marco A Moreira

    O título está correto mas o desenvolvimento do artigo é bem ruim. Quando o ex começou a engendrar o golpe sabia não ter o apoio da Igreja (suponho a Católica), bancos e imprensa , sem contar os EUA - não estamos mais na década de 60, nem na guerra fria. O golpe só não ocorreu porque a alta cúpula não quis. O jornalista baseou sua análise no século passado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Creio que quantos e quais são os integrantes da cúpula ou da alta cúpula não seja algo preciso. De resto, houve comportamentos diversos e não combinados. As responsabilidades precisam ser apuradas um a um. Punir quem não participou da lambança (por ação ou omissão) também prejudicará o retorno ao Estado de Direito.

    2. José Davi

      Para de passar pano para esses milicos, o artigo está correto.

  46. Davi Ferraz

    Sempre achei que os militares, todos, desejavam o golpe. A maioria amarelou. Outros, foram realistas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não há como apurar desejos, e tampouco são crimes.

  47. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Depois da vergonha da "análise" do Gielow ontem, vem agora a FSP tentar dourar a pílula nesse artigo. Nada adianta, se o jornal deixar passar o momento e não se posicionar claramente, será o jornal do vale qualquer coisa , inclusive passar pano para tentativa de golpe de estado, desde que seja para atrapalhar o PT.

    Responda
    1. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Para o sr Oliveira e outros avessos ao estado de direito, se uma pessoa pega uma arma, tenta atirar para matar a outra, mas por não conseguir manejar a arma, falha, então não há crime.

    2. Paulo César de Oliveira

      Qual tentativa de golpe, João?. Voce está confundindo palavras com ações. Discutir a possibilidade de dar um golpe não eh o mesmo que tentar dar um golpe. Se um grupo se reúne, discute e decide dar um golpe, isso eh crime de conspiração. Mas se o grupo se reúne, discute e decide não dar um golpe, a questão torna-se nebulosa. Não eh conspiração e, muito menos golpe. A mera discussão da possibilidade seria crime?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.