Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Virgínia Oliveira

    Pode parecer que as políticas públicas fortalecem a posição das mulheres como chefes de família, mas na verdade, o abandono dos lares pelos homens ou morte dos homens pela violencia ou transito é o que deu origem a isso. A bolsa família nas mãos das mulheres é a garantia mínima que a verba vá para as crianças. O que a articulista sugere? Que a bolsa família seja entregue aos homens? Para gastarem com drogas ou bebidas? A realidade se impõe.

    Responda
  2. Teresa Cardoso

    Cresceu em 73% o número de lares sob a responsabilidade de mulheres no Brasil. Com certeza, cresceu mais ainda a quantidade de louça pra lavar, crianças pra educar, chão pra limpar e deveres de casa de meninos pra orientar.

    Responda
  3. Benedito Claudio Pacifico

    A sociedade brasileira continua basicamente patriarcal , as mulheres em geral cuidam da casa e o homem do sustento , casos de mulheres mantendo casa financeiramente são minoritários exceto nas ditas maes solos onde o pai é irresponsável e não arcam com a despesa do filho .

    Responda
    1. josé cláudio do nascimento

      Não existe patriarcado.

  4. José Cardoso

    O fato de serem reconhecidas como responsáveis por si só não é necessariamente negativo. Exceto quando o pai é imaturo e vira praticamente mais um filho, ou simplesmente some de casa. Nesse último caso, ainda há que separar os que mandam algum dinheiro dos que nem isso fazem.

    Responda
  5. Maria Lopes

    Isso só mostra a omissão dos homens em relação à prole. O que é sabido por todos os que nos damos ao trabalho de olhar em volta. Que as mulheres são mais responsáveis, realidade que não é só brasileira. Programas em outros países fornecem micro crédito a mulheres, e financiam projetos agrícolas de subsistência a mulheres também. Que empregam melhor o que recebem. Aqui, na pandemia, homens pediram o auxílio e o usaram em detrimento da família que tinham abandonado.

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      ...e quem é que escolhe quem vai ser o pai?

    2. Maria Lopes

      Isso tudo só faz mais urgente e necessário que sejam as mulheres a decidir sobre seus corpos e vidas, e reprodução. Porque as pobres são as que não têm acesso, as que têm recursos têm escolhas. Justiça reprodutiva para as mulheres.

  6. Elenice Gomes

    Nossa, que reflexão importante esse artigo nos traz! Chefiar um lar é sinônimo de empoderamento ou ratificação da sobrecarga de responsabilidades domésticas? Só ficamos no 'oikos'? E a participação na real politik da sociedade como um todo?...

    Responda
  7. Joaquim Rosa

    E também as maiores responsáveis pela educação dos homens, que segundo a opinião popular, são uma por ca ria.

    Responda