Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAILSON DE BEZERRA

    Pior que arma na mão de gente ignorante, é utilizar-se da ignorância na infame campanha anto-vacina. Uma arma mata um com uma bala, a boca da desinformação mata milhares. Deus criou os seres vivos. O homem inventou as Fake News para dizimar ele próprio.

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    Os conservadores mineiros de antigamente eram detestáveis - e os detestávamos. Mas igualmente os respeitávamos. E muito. Eram homens cultos, inteligentes, articulados, cosmopolitas (embora mineiros...), extremamente civilizados. Bem, o mundo gira e a Luzitana (com z) roda e nesse vai e vem Minas chegou ao Zema e penduricalhos. Se descer mais um pouco...

    Responda
  3. Alexandre Cunha

    Quem for cientista, antes do comentário,se identifique.

    Responda
  4. Alexandre Cunha

    Quem for cientista, antes do comentário,se identifique.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Bolsonaristas neandertais rides again!

  5. Alexandre Cunha

    Reinaldo, você também não é cientistas, provavelmente Zema tem informações que nós não temos, mas já fizeram testes com caldo de limão e este proteje a dengue, além de melhorar quem pegou. As experiências comprovam a eficácia do limão.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Bolsonaristas neandertais rides again! Haja limão...

  6. CLAUDIA ROVERI

    Esses senhores - e aí se incluem o governador e alguns prefeitos de SC - preferem caçar votos dos ignorantes a garantir a segurança da população.

    Responda
  7. Raymundo de Lima Lima

    Zema é o mesmo que não sabe fazer operação de divisão, passou vergonha durante uma entrevista? Também continua não sabendo que é Adélia Prado? Como um sujeito destes opina sobre vacinas? Pior, mineiros regrediram na formação escolar?

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Alexandre, siga o seu conselho.

    2. Alexandre Cunha

      Pense antes de escrever

  8. Carlos Telles

    O gado que não for vacinado, não viaja para Europa.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Alexandre, Alexandre, não seja reincidente. Por hoje e pela semana já está de bom tamanho. Lembre-se: está cientificamente comprovado que pensar não dói e não produz sequelas.

    2. Alexandre Cunha

      Quem quer ir naquela decadência?

  9. Ricardo Fernandes

    Nikolas é um frangote midiático, que se transformou em um fenômeno eleitoral com sua cruzada contra o uso de banheiros femininos por travestis. Esquece, que mulheres trans não são ameaças para donzelas castas. Zema é um caipira espertalhão - prometeu austeridade administrativa, mas aumentou o salários de todos os seus. Agora, sonha em vôos mais altos, investindo na sua persona obscurantista.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Retrato perfeito do caipira espertalhão. Só é defendido por quem considera a Europa uma decadência.

    2. Alexandre Cunha

      Só bobagens

  10. Matheus Battistoni

    Quem quiser vacinar os filhos não será impedido. As crianças não vacinadas tem o direito de estudar. Excelente medida do governo de Minas. Vacina dá autismo

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Assistam o filme Vaxxed, vejam o vídeo do bebezinho saudável, olhando nos olhos dos pais; depois tomando a vacina; tendo convulsão no dia seguinte; ficando autista, apático, olhando pro chão. Tirem as suas conclusões. Eu não vacinava

    2. LUTHERO MAYNARD

      Matheus, Matheus, desse jeito você quando morrer corre o risco de ir para o inferno. Cruzes! Autismo, Matheus? Não será erisipela ou espinhela caída? Talvez hemorroida? Tente se emendar e não disseminar crendices bolsonaristas.

    3. Alexandre Cunha

      O suco de limão resolve

    4. CLAUDIA ROVERI

      Sua ignorância é abissal de fato! Tire o nariz dos grupos de zap zap e vá estudar!

    5. Jose Roberto de Souza

      O nível da sua ignorância é abissal. É exatamente sobre tipos grotescos de extrema direita como você que a matéria se refere.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Afe!

    7. Ricardo Fernandes

      Como diria Robin, santa ignorância!

    8. Francisco Neto

      "Vacina dá autismo", kkkkkk, Bolsonaro fez um bom trabalho.

  11. Ary Dantas oliveira Junior

    A den...gue e' muito mais antiga que o covid, e mesmo assim ainda nao tem vacina para todos?? Então no caso do covid foi feito milagre, ate aqui no brasil?

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Desista, José Roberto. Você precisa pedir para quem lê para ele. E mesmo assim...

    2. Jose Roberto de Souza

      Leia a matéria novamente, mas dessa vez bem devagar. Que sabe assim você consegue entender o que esta escrito.

    3. Carlos Telles

      Se não tomar vacina, não pode usar o SUS para doenças provenientes da falta de vacina.

    4. Paulo Roberto

      Helo!!!

  12. Ary Dantas oliveira Junior

    Reinaldo., crianças com idade pré escolar sao mais vulneráveis do que os idosos ao virus pandemico?? Então explique porque nao foram vacinadas em primeiro lugar?

    Responda
  13. Nilo Mismetti

    Eita, as "big darma" compraram mais um "vacinólogo". Sou do tempo em que vacina era vacina. Não matava ninguém e nem tinha dose de reforço. Agora temos estas pseudo vacinas (lembram da vacina chinoca do Doria?) que são apoiadas por quem recebe baksheesh. Tristes tempos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse tempo nunca existiu, mané, muitas vacinas requerem mais de uma dose. Tenta outra. Qual vacina mata, mané? Há um exemplo em que já houve casos: a da febre amarela. Cita outro, mané! Mas cite as fontes também, claro. Mas não vale a JP e nem grupos de WhatsApp. Estamos no aguardo

  14. Pedro Luis S C Rodrigues

    Ao tornar obrigatoria a vacinação de covid para crianças até 5 anos, uma barbaridade inútil (crianças nesse grupo estão completamente fora do grupo de risco), dispendiosa (só atende a lobby de farmaceuticas), o atual governo perdeu o discurso de que sua defesa de vacinas era técnica e não politica. Praticamente nnehum país no mundo vem adotando essa vacinação nessa faixa etária, muito menos tornando a obrigatória. Mas se vc fosse inteligente seria cientista, não jornalista de ciencias

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Quem for cientista que se identifique

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Igno ran tão, o Zema está dispensando a apresentação da carteira de vacinação, não é da Covid ou dengue, eé de qualquer uma, pólio, bcg, tríplice, etc., qualquer uma, mané!

    3. Ricardo Fernandes

      Pedro, instrua-se. Onde tirou essa pérola de ignorância, que crianças menores de cinco anos não são vulneráveis à dengue?

    4. José Tarcísio Aguilar

      Pedro, a vacinação é totalmente defensável em termos racionais e científicos, sem necessidade de recorrer a políticas partidárias. Devemos pensar em política de saúde pública, a favor da vida. Os vírus são imunes às ideologias. Basta conhecimento de nível médio para entender toda a situação: desde os mecanismos de contaminação, retransmissão, taxa de mortalidade, métodos de validação das vacinas e seu funcionamento basico no organismo. Movimento anti-vacinas, esse nem Deus explica.

  15. Carlos Mello

    Sou mineiro e atualmente moro nos EUA. Aqui a criança sem vacina volta pra casa. Não tem essa de liberdade; sem vacina, sem escola. Se ser de direita é isso que esses 3 pa te tas fazem ou tentam fazer uh não irão longe.

    Responda
  16. José Roberto Franco Reis

    Bolsonarista de sapatênis....disse tudo, nem precisava ler o artigo até o final ( mas li). Esse Zema e o tal partido novo são umas das piores aparições da política brasileira dos últimos tempos. Possm de moderninhos mas exalam reacionarismo, preconceito e atraso.

    Responda
  17. Gaya Becker

    Mal o judiciário brasileiro apresenta as montanhas de provas que incriminam o mi li ciano e cúmplices e já desponta no horizonte outro men tecapto, igual ou pior do que ele, esse tal de Zema. Sempre tem um de mô nio de plantão atrás da moita. Parece uma saga interminável. É a expressão do in fer no. Credo!

    Responda
  18. Paulo Roberto

    Tomei a vacina da Qdenga, em rede particular se fosse de graça era melho!!!

    Responda
  19. Alex Sgobin

    Não poderia ser diferente: a direita só se alimenta da ignorância, e faz dela seu palco quando a vomita por todos os lados, formando enormes montes de sujeira e subindo neles.

    Responda
  20. Gregorio Amarante

    Quando o articulista fala e vaticina que a direita vomita ignorância sobre este tema, só esta mostrando o quanto é alguem de "extrema" e que já tem uma opinião pré concebida sobre quem pensa diferente dele. Eu e tantos outros que não somos como você progressistas, mas acreditamos na ciência e não compactuamos com Bolsonaro e afins não estamos neste balaio. Nos mantenha longe disto por favor! Vá agredir seus equivalentes.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Esses obscurantistas, que se alimentam da teorias da conspiração contra as vacinas, são equivalentes aos defensores de argumentos bíblicos, dogmas, anti-ciência.

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Exatamente, perfeito Com esse discurso colocando todos no mesmo balaio ele se iguala a muitos de quem critica.

  21. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Faça uma inspeção regressiva e verá que direita (particularmente a extrema) representa, geralmente, ignorância e intolerância. Para a vacina a marca notória é "comprar vacina com a mãe", célebre frase de um mini-Fuhrer tropical.

    Responda
  22. Dario Lima

    O vírus ZemaNicolas, que as vezes se apresenta como bactéria é a forma mais perigosa e que mais mata ou deixa com sequelas graves da ignorância em todo o tecido amorfo, golpista e fedorento do bolsonarismo.

    Responda
  23. Dario Lima

    O Brasil deve desenvolver uma vacina contra o bolsonarismo militar religioso, fazendo um "fumacê" nos quartéis, com doses extras para aqueles de MG que foram contaminados com ZemaNicolas a cepa típica do terceiro mundo.

    Responda
  24. jose prado

    Ultimamente as montanhas de Minas tem parido somente ratos!

    Responda
    1. Dario Lima

      MG é uma maravilha, os ratos se proliferam no Paraná, entre os mineiros nasceu o vírus da ignorância denominado ZemaNicolas cujo objetivo é a morte dos mais humildes, parte da população que esse vírus detesta, é uma cepa com semelhança genética com o NaziFacis.

  25. MAURO DEVANIR PAVAN

    Deveriam, esses urubus de plantão, serem obrigados a viverem sob o mesmo teto, separados da sociedade para não contaminar outros, pois pra essa doença, não temos vacinas.

    Responda
  26. Joaquim Rocha

    Zema e Nikolas: dois imb ecis negacionistas. São a vergonha da política brasileira. Achava que pior que eles só o bozo, mas estou mudando de opinião. São iguais.

    Responda
  27. Pedro Perini-Santos

    Patéticos, pueris, bobos, agressivos, mentirosos, irresponsáveis, bolsonaristas.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Com os bolsonaristas você foi redundante, Pedro.

    2. MARCOS PERINI

      Opa. Beleza? Zema é um Jeca Tatu com um quarto de cérebro sem vascularização.

    3. ricardo caselli moni

      Necropolitica

  28. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    O pior não são Bolsonaro e esse tal de Nikolas e todos os outros. Pior, muito pior, são as pessoas que elegem esses caras. São totalmente transtornados e delirantes, capazes de tudo em seu transtorno e delírio.

    Responda
  29. Ricardo Carvalho de Barros

    Já imaginou o agribusiness nessa? Nada de vacinas contra febre aftosa, brucelose, raiva, manqueira...

    Responda
    1. Jose Souza

      Que estranho: quer dizer que o gado é contra a vacinação?

    2. ricardo caselli moni

      Exatamente ! Aí eles vacinam

  30. Gilberto Simão

    Antes, pensava que o único objetivo da direita fosse o lucro por meio da exploração do trabalho alheio. Agora, penso que, além desse objetivo, a direita tem também, como meta, a morte em massa, pela simples satisfação da própria crueldade.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Isto tem nome e endereço : necropolitica

  31. Gilberto Simão

    Antes, pensava que o único objetivo da direita fosse o lucro por meio da exploração do trabalho alheio. Agora, penso que, além desse objetivo, a direita tem também, como meta, a morte alheia, pela simples satisfação da própria crueldade.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Leia o mbembe : necropolitica

  32. Jorge Severo

    Até Minas, que sempre deu bons políticos, começa a excretar pústulas, verdadeiras estultices.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Estultice e pouca : são necropoliticos

  33. Ricardo Carvalho de Barros

    Já imaginou o agribusiness nessa? Nada de vacinas contra febre aftosa, brucelose, raiva, manqueira...

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótima observação!

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótima observação!

  34. Ricardo Carvalho de Barros

    De volta à idade média com a direita abrutalhada.

    Responda
  35. Dorgival Pedroso

    Vacinação não é bagunça, é ciência, por mais que hoje em dia o chupetinha que é.

    Responda
  36. ARI JOSE ANTONIA

    Ignorância é em pleno século 21 obrigar alguém tomar vacina. O correto é fazer campanha explicando a eficácia e segurança das vacinas, mas sem obrigar. Especialmente a da covid que os cientistas desconhecem os efeitos colaterais a longo prazo. O início aplicação é muito recente, janeiro de 21.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      A estupidez humana é imensurável...

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Antônio ui, tu és um nojo.

    3. ARI JOSE ANTONIA

      Ricardo, essas antigas fabricadas no método tradicional, acredito que 10 a cada dez pais vacinam seus filhos. Tem longo histórico de uso com os efeitos já amplamente conhecidos. Agora, vc vacinaria seu filho saudável, de 2 anos de idade, contra a Covid?? A decisão é dos pais, não deve ser obrigatória...

    4. ricardo caselli moni

      Na infância não tomou BCG , pólio , etc. ? A ciência está aí para isto . Vcs são necropoliticos

    5. Gildázio Garcia

      Sr. Ari, é minerin qui nem qui eu, tómen? Quero ver o Sr. explicando para os bebês de poucos dias,"a eficácia e segurança das vacinas". Bom trabalho!

    6. Adriano Ferreira

      Ô Ari.... Poderia deixar a pessoa escolher, se ela não contaminasse outras pessoas. Aí morreria só ela e seria menos um beócio no mundo. Você se habilita?

  37. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Como educar as pessoas a cuidarem do seu lix o ? Evitar criad ouros do mosq uito ? E vacina sim ! Sobre os indigitados melhor ficar quieto. Não vai passar pela mode ração.

    Responda
  38. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Como educar as pessoas a cuidarem do seu lixo ? Evitar criadouros do mosquito ? E vacina sim ! Sobre os indigitados melhor ficar quieto. Não vai passar pela moderação.

    Responda
  39. Paulo Sales

    Usar as mazelas da população contra ela mesma e agravado por ser com intensão eleitoreira, é terrível. São pessoas repugnantes que usam questões de marco civilizatório vencidos, retrocedendo comportamentos sociais.

    Responda
  40. José Cardoso

    Vacinação é coisa séria. Sugiro ao Zema ler o livro 'Que Bobagem' do Orsi e Pasternak para se enquadrar. Não só levar a sério as vacinas, mas abandonar mitologias pseudo científicas como astrologia, homeopatia, acupuntura e psicanálise.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Id iota lê alguma coisa ?

  41. M Isabel D Enge

    Ótimo texto. É importante que a imprensa insista em ressaltar a imoralidade de toda ação que pretenda dissuadir ou impedir a vacinação contra qualquer doença. Saúde é direito, vacina é direito e, principalmente quando se fala em crianças (que, ao contrário do que sustentam certos sujeitos, não podem decidir por si mesmos), é criminoso limitar tal direito.

    Responda
  42. Luiz Paulo Barreto

    “ Aqui vive um povo que cultiva a qualidade, ser mais sábio que quem o quer governar!”. Como pode uma sociedade sã com da canção acima eleger excrementos? Sociedade doente, a qual levará a humanidade ao declínio e extinção.

    Responda
  43. Valdi Andrade

    Um no jo de governador , criança deve decidir ? Este seguidor de ge no ci da vai sumir para o li...xo da história

    Responda
  44. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Muito nojo desse Zé Ma.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Mane !

    2. Gildázio Garcia

      Sr. José, é ZemaNé ou BocóZema.

  45. Tersio Gorrasi

    No caso do coronavirus, diferentemente da maioria das vacinas existentes, a vacinação só é eficaz por um curto período, dadas as constantes mutações do vírus, de modo que todos precisam ser vacinados ad eternum, e devido a isso muitos preferem correr seus próprios riscos. Portanto, não há incoerência nem ignorância, e sim uma liberdade de escolha

    Responda
    1. José Marcelo Moreira

      Vacinas testadas funcionam. Não se vacinar é trazer riscos desnecessários para a sociedade.

  46. FLAVIO CALICHMAN

    Bolsonaro de sapatênis, é isto mesmo. Eu acrescento caipira fake. E quanto a Nikolas e Cletinho, são mesmo uma neandertais toscos. Todos gente que idolatra o Brasil Colônia dos bandeirantes, das monoculturas, de negros e índios "sabendo seu lugar ", das mulheres do lar e procriadoras (as diferentes eram bruxas queimadas pela inquisição), da exploração desenfreada e predatória de garimpo e quetais e do poder político da religião. Um nojo, um horror.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Obrigada pelo comentário! Com sua permissão, subscrevo na íntegra!

    2. ricardo caselli moni

      Foi longe e muito certo . Parabéns

    3. Gilberto Simão

      Nojo mesmo! Flavio, seu comentário foi excelente.

  47. Sergio Siqueira

    Níkolas , Cleitinho ,representam o que há de pior na política. Contra a ignorância, estupidez não há solução. O problema está na formação intelectual dos indivíduos. A falta de estudos e inteligência, sobrepõe o mal maior: seus eleitores são piores que eles.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      São além de idi iota necropoliticos

  48. Joao Pinheiro

    Com a derrocada iminente do Bolsonaro, esse Zema emerge como um possível sucessor e candidato à presidência. Por suas ideias estúpidas, sua ignorância geral, e pela defesa de interesses apenasmente pessoais, parece que ele está pronto.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Está pronto para aplicar a necropolitica

    2. Gilberto Simão

      Que DEUS nos livre!