Bruno Boghossian > Medo da prisão está na origem e no desfecho da trama do golpe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não contavam com a minha astúcia! Só que ao contrário do colorado, o Chapolin verde amarelo (ou verde oliva) não se deu propriamente bem no final
Os devotos das seitas, à direita e à esquerda, seguem rezando o credo do Don Sebastião que escolheram para chamar de seu: o amigo das Empreiteiras e o filhote da Ditadura. O colunista enfia o pé na jaca ao identificar 'um medo' aos 40' do 2º tempo na origem do "putsch" do Alvorada. Bruno faz cara de paisagem à escalada golpista desde 01/10/18. A urdidura concatenada do golpe só não foi ultimada porque Biden batia o martelo no Império Norte e já reconhecia em 30/10/22 o Don Sebastião da esquerda.
A experiência está mostrando que o medo era genuÃno. Sempre haveria um pretexto para a perseguição à turma devido ao seu confronto aberto com o lulismo e seus aliados do STF.
Pobres heróis e mártires incompreendidos! (Contém muita, mas muita ironia)
Em se tratando de inteligência bolsonarista, sempre demos sorte. Muita sorte, desde o primeiro dia.
A pregação golpista antecedeu e sucedeu cada dia da passagem de bolsonaro pela presidência, como expressão de um projeto de perpetuação no poder; o medo da cadeia certamente havia e foi instrumentalizado naquela reunião, mas não creio que estivesse na origem da trama como, ao menos no tÃtulo, o artigo sugere.
Eita, caro Bruno, faltou um complemento ao "bem acima da média": média Bozolóide, supinamente baixa. Agora sim, o Bozo tá certinho.
Acho que não ,na realidade era pura incompetência ,a vitória do Bolsonaro foi uma supressa pra ele mesmo ,e como não sabia dialogar ,partiu para essa ideia de ditadura.
Brasil, sempre surreal. Bolsonaro será preso pelo medo de ser preso pelos crimes e corrupção de que é acusado. Todavia, aparentemente, não pagará pelos supostos crimes, mas apenas pelo medo de ser preso pelos crimes. Confiou em impunidade por golpe de Estado, mas não confiou em impunidade pelos supostos crimes. Paradoxal.
Um rei soube que uma pandemia levaria vinte mul de seus súditos. Ao contrário do ex-presidente, que morou na Flórida, preocupado com seu povo, foi procurar a morte. Ela disse que só levaria 2 mil. Um mês depois vinte mil estavam mortos. O rei voltou: "A senhora parece meu conselheiros, não cumpre." "Não majestade. Só trouxe 2 mil. Os outros morreram de medo de morrer."
Eu entendo que não é bem isso. A ex-presidente da BolÃvia foi presa em mar/21, e antes daquela data Bolsonaro já mostrava o seu desejo pelo golpe. Se observarmos com cuidado, Bolsonaro, desde o primeiro dia no cargo, trabalhou para instaurar o golpe. Se cercou de milatares. Demitiu aqueles que não pactuavam com suas ideias. Tentou desqualificar o STF. Interferiu na PolÃcia Federal. Facilitou o acesso a armas, que beneficiou seus apoiadores. Cooptou as polÃcias dos estados. Espalhou fakenews.
Cadeia para turma .PT no máximo e um partido de centro esquerda o resto é conversa pra mansar o gado!!
A entrevista do falecido Gustavo Bibiano, em março de vinte, no Roda Viva antecipou muita coisa.
Ao dizer que o STF recebeu propina para fraudar as eleições, o inelegÃvel sinaliza que mede o outro com a sua própria régua. Quem se habituou a praticas de crimes de peculato ou rachadinhas, acusa o outro, mirando a própria imagem no espelho, de fazer o que ele faz.
Concordo plenamente com seu comentário, Anete. Acertou bem no centro do alvo.
Bogo. Pegue suas colunas desde o oito de Janeiro. Não me venha de chorumelas. Ontem a outra colonista TB tentou tirar da reta. Se liga
Mais uma mentira para ludibriar, pois o filho já falava em jipe, cabo e soldado. Sempre esteve internalizado
Dois ou três erros a menos e estaria na presidência, não é possÃvel queimar votos como ele fez, vamos ver se o Lule não queima os que ele tem hoje.
Eu entendo que o jornalista está tentando compreender a natureza da mente de Bolsonaro. É interessante a abordagem. Usar o fantasma da prisão da outra governante no momento em que deixa o cargo como guia da narrativa foi perfeito. Só ficou devendo no desfecho. A complexidade de Bolsonaro como liderança que tem sua origem no conservadorismo merece um desfecho melhor.
É um covardão... Além de negacionista, armamentista, anti-ciência, terraplanista, prepotente, antipático, homofóbico, a favor do garimpo, contra o meio-ambiente, larápio, ignorante...
LuÃs Inácio dispunha do "Exército do Stedile". Jair Messias dispunha do "Meu Exército". Nas horas H dos dias D ambos medraram. Deu chabu de um lado e doutro! Caso Tio Donald, conhecido dos democratas por "Tramp", fosse o chefão do Império do Norte, a República dos "filhotes da ditadura" lograria a "intervenção dentro das quatro linhas', à base do artigo 142 da CF/88 - "a solução castrense' -, cujo sinônimo é "um autogolpe". Faltou pouco à trama o êxito. Foi só por um triz que o golpe deu errado.
Que insistência em comparar incomparáveis!
" Inteligência acima da média " das amebas. Talvez ...
Darci, por que tanto ódio em se coração. Por que chamar as pobres amebas de idi otas?
Ele é um fraco...
Se ele tinha medo da prisão não foi o exemplo boliviano, isso só foi para estimular sua claque, pois já tem nas costas muitos crimes comuns e de responsabilidades para responder na justiça. O golpe de Estado era simplesmente para não responder a esses processos, mas como a tentativa de golpe fracassou, terá mais esse para responder perante a justiça, desrespeitou o código penal e a constituição. Claro que com o poder ditatorial queria enriquecer as custas do Estado como qualquer ditadura.
Quantos anos de cadeia deve receber uma pessoa que praticar genocÃdio,charlatanismo, falsificação de vacina,roubo de jóias, disseminação de fake news,tentativa de golpe e formação de quadrilha?
A questão não é quantos anos pegaria, mas quanto tempo ficaria. Sou pessimista quanto à prisão do ex-presidente, que morou na Flórida. Se ficar preso, será por pouco tempo e poderá na cadeia pedir a um gost writer que escreva o My Camph verde-amarelo.
Além de importunar baleia e garotas venezuelanas??
Só pelas mais de 700 mil mortes na Covid já merecia ao menos 50 anos. Todo o resto envolve dinheiro, mentiras, negócios escusos, mas tratar a vida da população que o elegeu como nada é tÃpico de ge no c i da. Não merece a liberdade, pois tirou a vida de pessoas que tinham muito o que aproveitar, inclusive pressionar para toda a famiglia dele também ser presa.
O cerne da matéria reside na falta de coragem do ex-presidente em tomar decisão. Sua debilidade o levaram a situação que hoje se encontra. O desalento e frustração tomaram conta de seus apoiadores e penso nada irá mudar esse quadro.
É impressionante como a loucura povoa a mente de gente ociosa. Por isso temos o eloquente ditado "mente vazia, oficina do diabo."
Gente: não agridam o diabo assim. O Deus do Velho Testamento, que promete o apocalipse ao final do novo, é muito mais perigoso.
Mente vazia, oficina para o Bolsonaro!
A resposta do fracassado inelegÃvel de que somente suas respostas estavam sendo gravadas é o máximo da covardia, o f d p estava preparando o argumento de incriminar todos. A extrema direita só protege seus filhotes, os demais são “ossos do ofÃcio”.
Que falta faz um Zé Dirceu: o "general do PT" que matava todas no peito! Sem dar nem um pio. Já o Jair Messias, considerado "um Lula da direita" pelo cientista polÃtico Jairo Nicolau no livro "O Brasil dobrou à direita", agora tem um Antônio Palocci para chamar de seu. Qual a diferença? O ex-metalúrgico que se misturava à s betoneiras das empreiteiras não era um "cretino fundamental". Compreendia o óbvio ululante do básico: nunca produzir provas contra si mesmo; materiais ou indiciárias. Jamais!
Isso mesmo MaurÃcio.
Alberto, o mau caráter, porque inocente não é.
Seu comentário está cheio do cinismo e da mau-caratismo que encontramos no entorno de Bolsonaro. Julgam a todos pela visão estreita que têm da realidade, e seu julgamento é puro ressentimento. Não, o que o bolsonarismo fez não envontra ne huma comparação na nossa história recente. Não dilua a gravidade da ameaça à democracia em uma pretensa mesmice histórica. Engula a novidade do golpe e repense suas escolhas.
É incontável o número de investigadores, incluindo a suposta grande im p re n sa investigativa, que foram mobilizados durante anos! Não conseguiram achar sequer uma moedinha suspeita nos bolsos do Lula. Na falta sequer da moedinha, lembrei-me que se entregara à polÃcia dizendo que fazia isto para sair da prisão com a prova de sua inocência. Me orgulho do nosso Presidente.
Nesses episódios em que cita a Guaidó boliviana, nosso mais novo golpista sempre terminava com um exercÃcio de futurologia em que só tinha 3 opções: "Estar preso, ser morto ou a vitória". A vitória já era, agora ele pode escolher entre as duas restantes. Pois esconder-se dentro de uma cama box com aquele panceps desenvolvido está fora de cogitação.
Existe ainda a quarta: a impunidade. Se o ministro Alexandre não for cauteloso, pode perder a mão e dar o pretexto que a defesa precisa. Xandão tem de ter cuidados para não dar pretextos à defesa.
Não vejo a hora, deste tras te ir para cadeia.
Ele mesmo disse: "Que porra de inteligência que eu tenho?! e em outro momento confessou: "eu não tenho inteligência." Supersincero.
Eu sempre soube que esse sujeito era bandido. Quando ele era deputado, roubava descaradamente na cota de combustÃveis. E usava o dinheiro do auxÃlio moradia para "comer gente".O
A trama de golpe, bem sucedida ou não, fatalmente o levaria a prisão. Cavou a própria cova.
Bolsonaro na realidade teme a prisão é se caga de medo de mais delação. Como já sabe que cedo ou tarde vai ser preso daqui pra frente vai se fazer de vÃtima principalmente pros alienados evangélicos que fingem não enxergar as camadas do extremista.
....." alienados evangélicos".....mas o lula recebeu milhões de votos de evangélicos, esses continuam alienados?.....dica: não generalize sobre o povo de Deus, além de ser tolice, pode chegar no momento no qual voce iria preferir que uma montanha caisse sobre voce, e por fim, no fundo trata se de escolher pelo extremismo de direita ou de esquerda.
A frase - aqui todos tem inteligência acima da media - vai ser lembrada como a mais idiota da republica
o pior de tudo é que , passados um ano e meio do pleito, ainda há milhões de adeptos do dito cujo, espalhados por esse enorme paÃs .
Respondendo ao Ricardo Lobo. O pior, companheiro, é quando os há em nossa famÃlia.
Mas essa acabou sendo uma radiografia da sociedade brasileira. Há uma fartura de fascistas nas nossas vizinhanças, tomara que seja por falta de cultura e educação. Se for Ãndole, melhor abrir o olho.
Sociedade doente, vive de raciocÃnio pronto das redes sociais. Mesmo quebrando este ovo de serpente; bolsonarismo, estamos fadados ao fracasso como sociedade, como disse o Papa, loucura “ seguir um herói sem história “.
Isso fala muito sobre o que somos como sociedade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Medo da prisão está na origem e no desfecho da trama do golpe Voltar
Comente este texto