Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto

    Eu paguei 500 pra tomar a Qdenga na clinica!

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    É preciso pensar o que vai escrever para não escrever. Sem graça e sem riso.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Opá Manoel! Essa caçoada no articulista foi engraçada!...melhor escrever para pensar em não escrever sem pensar...

  3. S RGIO DA SILVA

    Caro Ricardo, por alguns comentários parece que muita gente te lê, não para desopilar mas para ficar mais raivoso. Realmente, Rir é o melhor remédio. E como disse outro lusitano também crítico da vida com humor: "Aqui jaz nesta singela sepultura, Alguém que se safaria da doença, Se não morresse da cura." Du Bocage.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pertinente o teu resgate, Sérgio... Bocage era ótimo...! Cabe, também, a lembrança do filme "O amor é contagioso" (Patch Adams, representado por Robin Williams).

    2. Francisco Blazquez

      É só uma piada, como a da terraencima.

    3. Francisco Blazquez

      Sim, outra frase que ouvi entre os próprios medicos: os pacientes se curam 10 por cento graças ao remédio, 20 por cento graças ao médico e 70 pc graças a eles mesmos.

  4. José Bueno

    Tanta bobagem, sem graça alguma, ainda mais tão mal escrita, só poderia resultar numa discussão irrelevante. Não há contradição entre a irrecudável contribuição da medicina, que se desenvolve criticamente por uma rigoroso procedimento científico, e a importância do riso, receitado por bons médicos, para a saúde das pessoas! Grsças a Deus? Sim, que age pelos cientistas, médicos

    Responda
    1. José Bueno

      Não é emocionante o sorriso das crianças atendidas pelos Médicos Sem Fronteitas para aliviar as dores provocadas pela miséria ou bombardeios? Ou pelos Médicos da Alegria nos hospitais? E a alegria dos médicos que voluntariamente se arriscam para conseguir o sorriso destas crianças?!

  5. José Cardoso

    Valeu. Aprendi que Portugal tem um premio nobel de medicina. E por ter criado a cirurgia conhecida como lobotomia!

    Responda
  6. fabiana seppe laforga

    Sugiro ao Sr, quando encontrar alguém com apendicite, contar uma piada para ver se sara. Mas talvez seja melhor achar alguém que tenha mais graça, a sua pode não chegar para resolver o problema. Depois conte se deu certo!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Meu diagnóstico é que seu fígado está ruim. Meu falecido pai, médico, levaria o paciente para operar o apêndice e também contaria uma piada. Era um ótimo médico, razoável piadista e bom leitor. Certamente entenderia o humor no texto do RAP.

  7. Francisco Blazquez

    Os médicos que têm senso de humor riem de si mesmos, são aqueles que têm consciência dos limites de sua ciência e dos seus próprios limites, assim como os outros profissionais o fazem e estes são os mais confiáveis.

    Responda
    1. S RGIO DA SILVA

      Opa, eu quiz dizer meio-parentes Blazquez, inclusive filhos de um senhorzinho Francisco. Saudades.

    2. S RGIO DA SILVA

      Bom dia. Conheci alguns meios parentes Blaquez. Abraço de uma Áreas.

  8. Regina Maria Croisfelt

    Fracassou o golpe do Salazar do Pereira, no Brasil. Triste e acabrunhado, o colunista preferiu amenidades. Saudades do Salazar, em qualquer lugar. Depois do ouro levado, Portugal nos retribui com decepções

    Responda
  9. LUIS PASSEGGI

    Por favor, continuem os comentarios! Eles são a prova que o riso é o melhor remedio. Se não é, também, mal não faz.

    Responda
  10. Alexandre Assis

    Eu dizia a um amigo médico que a medicina é uma ciência empírica. Ele ficava bravo comigo, mas é verdade. Muita tentativa e erro, e muito comportamento de manada (um médico vai, outros vão atrás). Estudos supostamente científicos mostram conclusões opostas, acho que depende de quem os financia, talvez? Algum leigo sabe responder o que é pior, açúcar ou adoçante? Ovo é veneno ou remédio? Para miopia, é melhor óculos, lentes ou operar? Depende de quem opina. Legisla-se sempre em causa própria.

    Responda
    1. José Bueno

      O sucesso da medicina é porque os seus fantásticos e irrecusáveis avanços resultam da base crítica científica, que vai selecionando as evidências e os procedimentos no decorrer da prática clínica. O bom médico se atualiza, diariamente, lendo ou participando de discussões e diagnostica, prescreve ou realiza procedimentos diante de cada caso. A midia nem sempre ajuda, vendendo manchetes como conclusões seguras de resultados parciais de pesquisas ou suposições ainda frágeis.

    2. Francisco Blazquez

      Estudos cientificos mostrarem conclusões opostas é da natureza da própria ciência. Newton dizia que a gravidade é uma força, Einstein diz que não é, é uma curvatura do espaço-tempo.

  11. LUIS PASSEGGI

    Por favor, continuem os comentarios! Eles são a prova que o riso é o melhor remedio. Se não é, também, mal não faz.

    Responda
  12. Custódio Contraponto

    Que Deus abençoe os médicos, mas, infelizmente, tornaram-se uma classe que se acha acima dos mortais, o que combina com a tacanha mentalidade do bolsonarismo, com suas crenças racistas e elitistas (e suas práticas corruptas).

    Responda
  13. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Resolvi: em vez consultas com médicos vou ler o RAP.

    Responda
  14. Raymundo de Lima Lima

    (Ao mediador ou censor, é tudo verdade o que está sendo analisado por este humilde leitor)

    Responda
  15. Raymundo de Lima Lima

    Depois q Conselhos Médicos do Brasil colocaram a ideologia (extremista-direita) acima da ciência, perdi a confiança nos médicos.Tal desconfianda se juntou ao médico q fui consultar, e ele tentou fazer a cabeça minha e d minha esposa a votar no "mito", e no seu ministro salvador da economia,aquele q nunca publicou um livro. Sentindo dor, ainda consegui perguntar a ele se aquela conversa fazia parte da consulta paga, e da formação diagnóstica.

    Responda
  16. Francisco Blazquez

    Vale para os médicos veterinários, ou só para os médicos? Porque os bichos não riem e mesmo assim os médicos veterinários os curam. Talvez a crônica só se aplique aos animais que não riem, inclusive os humanos. Ou aos que não têm senso de humor, como alguns médicos. Com certeza um animal sem senso de humor vai mesmo precisar muito mais de um médico.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Sr. Schmidt, na realidade a exceção confirma a regra do RAP. As hienas, que riem, nunca vão ao médico veterinário.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      "os bichos não riem". Para confirmar a regra temos as hienas.

  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Saindo de casa as dez da noite pra pegar no plantão até amanhã a noite. Riso né ? Quando alguém da sua família estiver grave chame ninguém não . Fique rindo. Vai q seu familiar melhora. E não né venham dizer q é humor. Não se faz humor com a vida dos outros .. vam.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O RAP não está fazendo humor com a vida de ninguém. Está fazendo humor com os médicos. Mas essa "nobre classe" acima do divino parece que não entende nada de humor e não aceita nenhuma crítica. São os deuses salvadores da humanidade. É lógico que, adoecidos procuremos ajuda dos médicos, de preferência os bem humorados.

    2. Raymundo de Lima Lima

      O Sr. Mário deveria desviar a atenção ao humorista RAP, que agora filosofou, para os pacientes que curados sempre agradecem "a Deus". Geralmente se esquecem de agradecer aos médicos.

    3. Hernandez Piras

      Toda ocupação humana tem seu lado ridículo. Todos podemos ser objeto de riso. Quer imunidade contra piadas, vire santo. Aliás, o senhor já cuspiu muitos ditos preconceituosos por aqui para ser tão sensível.

  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tentou ser engraçado. Não conseguiu. A gente fazendo das tripas coração pra salvar quem sabe um parente seu e o Sr de ba na qui ce. Vou nomear o inelegivel pra cuidar da sua família. Cada uma viu.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Meu pai foi médico e certamente riria da crônica do RAP. Com ele aprendi a fugir dos médicos sem humanidade e sem humor.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Parece que, aos médicos, também falta humor.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Depois q Conselhos Médicos do Brasil colocaram a ideologia (extremista-direita) acima da ciência, perdi a confiança nos médicos.

  19. Celso Luiz Alves

    Uma saúva de palmas pro comentário do GALDINO FORMIGA.

    Responda
  20. Joana Coloma

    Penso que só não existem mais médicos, enfermeiros, auxiliares, psicólogos... humoristas, porque já têm profissões muito exigentes. Mas algumas das melhores pessoas que conheço, e das mais cómicas, trabalham com pessoas em sofrimento

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Daquelas que perdem o cliente, mas que não perdem a piada. E fazem bem.

  21. Galdino Formiga

    Escrever sobre Medicina necessita assessoria científica. Ou então o texto é somente uma piada.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas o texto é só mesmo uma piada. O escritor é humorista. Mas que tem muita verdade sobre médicos e medicina, tem.

    2. Galdino Formiga

      O conhecimento médico é independente do conselho, que é um órgão de classe administrativo.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Depois q Conselhos Médicos do Brasil colocaram a ideologia (extremista-direita) acima da ciência, perdi a confiança nos médicos.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Contar o q chiara ? Vá a um hospital e veja o q a gente passa. Na hora q for seu parente a Sra chame por Deus

    5. Chiara Gonçalves

      Eu conto ou vocês contam?

    6. carlos jardim

      Concordo …no mínimo algum parente/amigo próximo pra consultar e não forçar a barra.