Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Olavo Felipe

    O patr√£o de Zorba n√£o leu Alan Kardec!

    Responda
  2. Petr√īnio Alves Corr√™a Filho

    Desde que os nossos "ténicos" (isso mesmo: "ténicos) deixaram de prestigiar os "dribladores indisciplinados" como Romário e Marcelinho Carioca, para darem preferência aos "educados pernas de pau", o nosso futebol foi para o beleléu. A CBF contribuiu muito para esse desatino com sua incompetência e "problemas particulares".

    Responda
  3. Francisco Mendes

    Tostão já disse algumas vezes que o craque é aquele que faz o que é difícil e complicado de forma fácil e simples. Impressionante como ele faz isso com as palavras.

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tostão tinha q virar técnico e provar suas teorias na prática

    Responda
  5. Raul Cunningham

    Rubem Braga

    Responda
  6. Raul Cunningham

    Tost√£o, n√£o faz coment√°rios sobre futebol, vai muito al√©m; escreve verdadeiras cr√īnicas, em estilo muito bom, mostrando seu grande conhecimento geral de literatura, cinema, filosofia e psican√°lise.E dunno de compara√ß√£o ao grande Rubem Abrah√£o.

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Tostão, mesmo eu sendo corinthiano, estou com o palmeirense Nicolelis: IA não é inteligência e nem artificial.

    Responda
  8. Joaquim Rosa

    Nada se cria, tudo se copia. Como diria chacrinha. Ou nada se cria, tudo se transforma, segundo Antoine Lavoisier. Se bem que colocar chacrinha e Lavoisier na mesma frase é uma heresia.

    Responda
  9. Pedro Cardoso da Costa

    Tost√£o escreve sutilmente e coloca posi√ß√Ķes sobre o tema l√° na frente. Presumo. Falou do Tit√™s e suas inven√ß√Ķes. A imprensa contribui porque valoriza e inventa intelectuais do futebol, chamando-os de te√≥ricos, como se a teoria fosse mais importante do que o resultado objetivo em campo. Depois, Tost√£o arredonda sobre criar uma personagem e conviver na mesma pessoa. Tite creditou-se um te√≥rico e at√© sua imagem em campo √© dessa personagem. Dedinho no queijo e um futebol horroroso em campo!

    Responda
  10. antonio mateos

    Chamar Tost√£o de jornalista esportivo √© desmerec√™-lo - ele est√° situado em um plano bem acima dos melhores (mas meros) jornalistas. Ali√°s, a s√ļtil e elegante cr√≠tica ao tit√™s (de resto j√° feita pelo Muricy e tantos outros) coloca √† mostra a indig√™ncia dos nossos treinadores: √† falta de criatividade t√©cnico-t√°tica v√™m com linguajar pretensamente cient√≠fico.

    Responda
  11. José Cardoso

    Só discordo do patrão do Zorba. Os livros dizem várias coisas sobre a vida após a morte. Desde que não há nada até que há muita coisa. A resposta certa seria: aprenda a ler e leia um que te agrade. Hoje seria ainda mais fácil: basta procurar no youtube a respeito. Em pouco tempo os algorítimos selecionariam material para reforçar suas crenças.

    Responda
  12. Filipe Quintans

    Meu medo √© que o Tost√£o, que h√° anos escreve sobre nada, um dia decida falar bem do Flamengo e entre em combust√£o espont√Ęnea.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Caro Felipe, escrever sobre o "nada" não é pra qualquer um.

  13. Jo√£o Aris Kouyoumdjian

    Brilhante Tostão. Como amante do futebol, agradeço a tecnologia por permitir que acompanhe a Premier League. Quanto ao futebol brasileiro, já joguei a toalha.

    Responda
  14. Nelson Damasceno

    Mas n√£o d√° pra repetir Tost√£o, Rivelino, Reinaldo etc., ou temos que inovar com essa turma de pernas de Paul.inho, Lucas, Pedros da vida!

    Responda
  15. Antonio Pimentel Pereira

    Agora √© copa com quarenta e oito sele√ß√Ķes, cart√£o azul, rs, que coisa feia. Sobre o botafogo, tem um grande defeito, n√£o joga os noventa minutos cm sua estrat√©gia, √© tudo ou nada, encontrar essa frieza n√£o √© f√°cil, mas mts clubes incorporam no seu elenco, palmeiras, real, boca, atl√©tico mg, vivem o jogo inteiro e podem virar a qualquer momento, o botafogo ainda n√£o encontrou esse time, taime. Rs

    Responda
  16. Antonio Pimentel Pereira

    Tite foi o √ļnico profissional do futebol a criticar essa bola pl√°stica horr√≠vel, t√° de parab√©ns pois o ingleses inventaram o futebol, mas os alem√£s as bolas brancas de couro pra a noite e as preto e branco pra o dia, √≥timas,vide copa setenta, mas agora o ingles wenger e frances infantino querem transformar o futebol em outro esporte, no fla x vas vegeti sofreu pra botar essa jaca da penalte pro gol sem conseguir, gol hj √© sempre originado de jogada bizarra, t√≠pica dos ingleses.

    Responda
  17. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    O excelente Tost√£o se superou nesta brilhante cr√īnica... recordou at√© Zorba , o Grego...ele √© , sem d√ļvida, uma "avis-rara" no meio desse p√Ęntano de indig√™ncia intelectual que √© nossa imprensa esportiva!

    Responda
  18. Nivaldo da Costa Pereira

    O futebol brasileiro abandonou sua principal virtude, o improviso e a criatividade individual. Est√° at√īnito. Seus bons jogadores sonham com a Europa. Seus t√©cnicos descobriram-se ultrapassados e de fato s√£o. A maioria da cr√īnica esportiva n√£o sabe escrever ou pronunciar em bom portugu√™s um par√°grafo composto. O futebol tupiniquim, enfim, √© hoje o para√≠so de atletas e treinadores estrangeiros "bonzinhos" em seus pa√≠ses de origem.

    Responda
  19. BERNARD SOIHET

    S√≥ por citar Zorba, o Grego - personagem inesquec√≠vel de Nikos Kazantzakis - essa cr√īnica j√° merece a camisa 10! Nota 10!

    Responda
  20. Antonio Carlos Orselli

    Vou reiterar o que digo, h√° muitos anos, sobre as colunas do craque: Mais um gol do Tusta!

    Responda
  21. Carlos Henrique Durso Carneiro

    A lucidez do Tostão destoa da imensa maioria dos que se acham jornalistas esportivos. Parabéns Tostão!

    Responda