Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Sim ! excelente texto ! foram usados argumentos detonando as instituições Democráticas, angariou vários simpatizantes, toda vez que era interpelado, aumentava o insurreto, falava tanto em liberdade, concomitante arapongagem, não coabita ! vergonhoso!

    Responda
  2. Márcio Marques Alves

    Há formas sutis e subliminares de se matar uma democracia. No nosso caso, somos um tipo de democracia que jamais de fato nasceu e se consolidou na prática, pois sempre fomos governados por uma aristocracia (que só é liberal naquilo que lhe convém), mas não dispensa favores de Estado. A violência no Rio de Janeiro por exemplo, é um forte indício de que a dita "democracia" no Brasil, jamais contemplou os pobres. Mesmo em governos que se dizem progressistas como o atual.

    Responda
  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Nas campanhas, tudo que foi falado sobre o risco que esse Sr. representava contra a democracia foi e está se confirmando com as investigações. Todos deverão ser punidos com pena máxima. Essas punições não elimina o risco futuro, seus seguidores continuam a apoia-lo, percentual alto. Basta surgir outro aventureiro autoritário, para em seu nome, cooptar esse legado, candidatos não faltará. Esse povo, muda? Não sei. Precisa mudar.

    Responda
  4. Matheus Battistoni

    O jeito moderno de matar a democracia é impedir a apuração pública dos votos, mesmo com três leis aprovadas pelo Congresso Nacional determinando a impressão dos votos. O resto é cinismo hipócrita, coisa de bandido

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Idéias não matam a democracia, censura sim

    2. Fábio Nogueira

      Matheus, o que mata a democracia são comentários e ideias como as suas...

    3. Matheus Battistoni

      Os deputados federais não questionaram? Aprovaram três leis determinando a impressão dos votos! STF golpista nao cumpre, dando desculpas esfarrapadas. Queria mais o que, Gilles?

    4. gilles qerq jeal colas

      E os deputados estaduais, federais e senadores eleitos pelo mesmo voto não impresso? Não me lembro de nenhum deles ter questionado a lisura do processo. Nem mesmo os de partidos aliados do ex-presidente. Gostaria de saber sua opinião a respeito.

    5. Matheus Battistoni

      O mundo inteiro imprime os votos. Tem três leis determinando a impressão para a apuração pública dos votos: uma sancionada pelo FHC em 2002, outra pelo Lula em 2009 e outra pela Dilma em 2015. Tá no Google no site oficial do Planalto. Parem de mentir

    6. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Coisa de b4nd. ido é atacar sem ter provas. Impressão de votos, ideia de jer ico.

    7. Tadeu Roberto Corbi

      Outro jeito de matar a democracia é postar mentiras como a sua. O voto impresso foi rejeitado em dez de agosto de vinte e um. Mas vc prefere continuar mentindo. Típico.

  5. Luís Manuel da Silva César

    Sou português, vivo no Brasil, por causa dos meus filhos gémeos brasileiros, já vai pra 4 anos, estive nas guerras da ex-Yugoslávia, ferido em combate, acho que tenho autoridade de falar de assuntos brasileiros e... democracia. Foi uma tentativa de golpe. Sem perdão pra todos eles, que se faça justiça. Doa a quem doer. Parabéns pelo artigo ao jornalista.

    Responda
  6. Marcelo Fernandes

    CA DEI A para os golpistas!

    Responda
  7. Carla C Oliveira

    Sem anistia para golpistas!

    Responda
  8. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O Brasil não passou a ditadura de 64 a limpo. Militares ainda são formados sob inspiração da "guerra fria" e da subserviência aos EUA, não enxergam os "novos" inimigos e ainda falam no "perigo comunista". Passa da hora de rever os currículos das academias militares, caso contrário estaremos criando corvos que se alimentam do tecido social. Nosso passado de referência de milhares valorosos, Rondon, Lott, Horta Barbosa e tantos outros que podem ser influentes para as próximas gerações!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Militares valorosos ***

  9. José Cardoso

    É como alguém tentar por tudo contratar um matador, mas não conseguir. Aí vai na casa da vítima quando ela não está, e quebra tudo. Esse cara será processado por danos materiais e invasão de domicílio, não por tentativa de homicídio.

    Responda
  10. André Silva de Oliveira

    O plano para erodir a democracia por dentro e de modo gradual está no livro Como as democracias morrem e envolve três etapas: a) captura-se os árbitros do jogo (as instituições de controle como o Judiciário, etc.); b) invertem-se as regras do jogo (mudança na legislação eleitoral para beneficiar os incumbentes); e, por fim, c) se nada disso der certo, interdita-se os principais jogadores da oposição (acontece a todo momento na Venezuela bolivariana, agora foi com Maria Corina Machado).

    Responda
  11. FLAVIO CALICHMAN

    Ele e todos os cúmplices tem altíssima periculosidade e o processo contra eles tem de ser da mais alta qualidade, absolutamente transparente, sólido, livre de tropeços e de eventuais causas de nulidade futura. Contraditório fartamente assegurado, provas que sejam irrefutáveis e a condenação final no máximo que a lei previr - na prisão , claro.

    Responda
  12. Wilson Junior

    Todos os que acamparam, bloquearam, rezaram, todos os que concordaram com eles, podem em outubro deste ano, legitimamente, sem golpe, começar a mudança, basta votar em candidatos a vereadores e prefeitos ligados à direita.

    Responda
  13. Rafael Faria

    Concordo com o colunista. Mas esse texto no caderno de Economia?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      No fundo do golpe está o dinheiro. Com o ainda apoiado golpe de 16 pela Folha e jagunços, tivemos reforma previdência, trabalhista, pedaços da petrobras por joias, eletrobras pro mais rico, dono das americanas, gasolina pra dar 300bi de dividendos, maiores juros do mundo, e por ai vai.

  14. renato soares

    Neste país cometer crimes é o menor dos problemas. Imagine-se um réu condenado em todas as instâncias em que foi julgado, receber um passaporte de liberdade de uma corte suprema tupiniquim e se candidata à presidência da república. É, por aqui o crime compensa.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Excelente, Tadeu.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Quando o paciente chegou ao hospital, o segurança deu seu parecer sobre a gravidade do caso. Depois a recepcionista também o fez e o mesmo fez o enfermeiro. Aí veio o médico, examinou o paciente e deu o diagnóstico. Mas, para alguns, vale mais a palavra do seguranca, da recepcionista e do enfermeiro que a do médico (stf).

  15. Jose de Paula

    Já passou da hora do Jair ser enjaulado. Estão esperando o quê? Ele, foi o grande mentor

    Responda
  16. Giovanni Mangraviti

    De vários comentários de leitores depreende-se a definição tupiniquim de evidência jurídica: são fatos que quando se referem a crimes do ídolo da bolha adversária chamo de "prova", quando a crímes do ídolo da minha, de "narrativa ".

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Giovanni, para ter respostas, precisas se informar e seguir o dinheiro, vou te dar umas dicas. Olhe quem virou ministro do golpista, rachadinha das joias, Bolsonaro, depois de prender Lula, e apoiou na segunda tentativa. Olhe quem está no partido União Brasil de corruptos, com vários que foram processados, agora amigos colegas. Olha quem foi aos EUA trabalhar em empresa de gang ster processado em 3 países no mundo, para defender justo as empresas que ele tinha condenado. Não busque na Folha.

    2. Giovanni Mangraviti

      Gilberto Rosa, uma coisa é a "prova" no sentido jurídico, outra é a evidência que nossa inteligência identifica. Confia na justiça tupiniquim? Então, se Lula é ladrão, por que não está preso? Se não é, por que foi preso? É só baseado nas "provas" desse tipo de justiça que devo confiar? Devo acreditar que petrolão ou vídeo de planejamento de golpe, por não serem "provas", também não são indícios suficientes para minhas conclusões?

    3. Gilberto Rosa

      Ambas existem, a diferença é que a narrativa não tem provas, somente interesses e convicções. Para identificar isto, precisa se informar, ir além das manchetes, e por mais de um meio, aprendendo a identificar quem nos enganou antes, pois voltará a nos enganar. A nossa bilionária elite do atraso, continua firme e forte, com Lira e a grande imprensa.

    4. Giovanni Mangraviti

      Francisco, no mundo de hoje, só tupiniquins e similares têm sua população dividida em duas bolhas desse tamanho, uma com 48% da população, outra com 47%, cada uma delas idolatrando seu bandido de estimação.

    5. Francisco Filho

      Isso não é exclusividade tupiniquim. Acontece desde que o mundo é mundo.

  17. Lenilson Menucci Machado de Lima

    “Não se conhece documento público”. Que ginástica retórica. Se houvesse um documento público teria havido golpe, ora pois. Além da reunião com os tais ministros, assessores e militares, temos a minuta do golpe materializado na casa do Torres. A Folha abriu mão de jornalistas inteligentes e sagazes a troco de que?

    Responda
  18. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Documento público com ordem direta. Diz vtf. Parece aquele personagem Pedro pedreira do Milani. Só faltou o - sem chorumelas. A folha quer transformar a coisa num programa humorístico de circo . De segunda. Vtf quer parecer cartesiano, não quer que se repita o - não tenho provas , mas tenho convicção . Que moço de boa índole.

    Responda
  19. Alberto A Neto

    Freire poderia resumir, assim. Jair realizou a "guerra de posição", mas não executou a "guerra de atrito". Da República das Empreiteiras dizia-se o mesmo, de modo a não ser aplicável a "teoria do domínio do fato". Aos olhos de Freire há verossimilhança à República das Milícias&Milicos. Por quê? Porque no caso das repúblicas antípodas, não houve nenhuma comprovação, ou flagrância, de "ordens diretas" para testificar "atos de ofício". Há fragrância no ar de outra pizza à moda a caminho.Tst tst ts

    Responda
  20. Angelo Batista Goulart

    Até o presente momento não estão compreendendo , o porque da indignação do grupo do poder do ex-presidente Capitão jair bolsonaro ter articulado um golpe de estado , sendo os 4 anos de seu mandato ele , incitou o ódio , a perda da nossa soberania, crimes contra a saúde , destruição total das conquistas sociais , apreço total aos clubes de tiro , Bolsonaro não escondeu de ninguém o que é e para que veio!. Apoiado pela midia corporativa e o capital financeiro , a classe média branca !

    Responda
  21. ADILSON CORTEZ

    Uai...a Folha esqueceu de publicar o editorial sobre o golpe tramado pelo Jair?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ué ! Vc não leu o - eh preciso tomar cuidado para não se cometer injustiça com o Bolsonaro! - procure no -o que a folha pensa-

    2. Hernandez Piras

      Já publicou distraído! Se você não leu, é para continuar sua própria campanha de desinformação contra a imprensa livre.

  22. Jorge Luiz

    Trabalharam incessantemente pela destruição de áreas cruciais. Falsos patriotas cuja pátria verdadeira é apenas um condomínio milionário na Flórida..

    Responda
  23. roberto foz filho

    De moderno não houve absolutamente nada. Velha retórica de 1935.

    Responda
  24. Ricardo Batista

    Esse prego não trabalhava nunca. Só maquinações, motociatas e fake news. Nenhum projeto de país, só projeto de poder. Felizmente, suas tramoias sempre malogravam. Raios, raios duplos! Kkk, pegue aquele pombo, Muttley.

    Responda
    1. Ademar Barros

      Kkkk, Muttley, ótima lembrança!

  25. Roberto Pimenta

    O que o colunista ainda quer? Um documento assinado, com firma reconhecida, decretando um golpe de estado? As provas apresentadas (e certamente outras que virão) já comprovam amplamente, inclusive com video, toda a articulação de um golpe de estado, que acabou não acontecendo. Devido processo legal e cana pra todos os golpistas.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Com uma ou outra visitinha do Vinicius o Infugível certamente poderá contar.

  26. Daniel Vitorazzi

    Em relação ao programa esqueceste de mencionar o super armamento da população, notadamente de seus apoiadores, com calibres e armas em grande quantidade, não para defesa pessoal, mas sim guerra.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Muito bem lembrado, Daniel.

  27. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Setecentos mil motivos para encarcerar este genocida.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Ta demorando demais.