Elio Gaspari > O golpinho de Jair Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Esse Villas Bôas tem até erro de português no nome. E fica ameaçando os civis. Desejo-lhe vida longa.
Para entender porque o golpe não se consumou tente assistir o interessante filme "O IncrÃvel Exército de Brancaleone", de mais ou menos 1960. Para nossa sorte o Exército com o qual Bolsonaro e a direita e sua grande mÃdia contavam, é a cara do Exército de Brancaleone.
Acho incrÃvel como até mesmo o Elio Gasperi, de longe nosso melhor comentarista/historiador se abstém de citar a visita relâmpago que fez uma general do SouthCom - o comando do exército dos EUA encarregado da América do Sul, mulher e negra, à s vésperas da posse. O recado aos generais foi curto e grosso: não ousem dar um golpe!
Excelente, como sempre! Sou atraÃdo pelos textos do Gaspari pela maneira que traz a história no detalhe, apregoando de alguma maneira não só realidade e vida aos fatos, como o clima, a atmosfera. Muito obrigado!
Neli, fique com a luz do Gaspari. Ela me impede de enxergar a realidade do nosso aqui e agora muito complexo para que o analista recorrentemente se apoie em situações do nosso passado. Fique com o arquivo todo do jornalista. Recorro a outros mais apropriados para as minhas considerações sobre um quadro polÃtico de enorme gravidade e complexidade. Golpinho é uma forma leviana de retratar os fatos da historia recente.
Perfeita análise! Trata dos golpes que foram, infelizmente, sucessos, como da República, o da Rússia, de trinta,de primeiro de abril. Apontou os fracassos. Em suma, golpinho fracassado ...! Isso, não quer dizer que os insurretos devam sair assoviando uma marchinha, tipo general da banda: devem responder pelos atos praticados e serem severamente apenados.
Golpinho = só a cabecinha
Ordem escrita para dar um Golpe! KKKK
Felizmente o Golpinho morreu no nascedouro, mas pelo começo do que está sendo revelado o perigo de ser um Golpe de verdade foi grande. Brilhande a revisão histórica dos Golpes do passado no Brasil e do mundo.
Sua memória de elefante já é arquivo morto. Você devia descartá-lo porque serve somente para preencher a sua coluna. Blá, Blá, Blá. O tÃtulo da matéria - Golpinho- é vergonhoso. Que lamentável o analista polÃtico dos velhos tempos da história brasileira querer tratar a gravidade do lixo tóxico depositado e gravado na história recente como um convescote a céu aberto, ligeiro, nas salas do palácio presidencial . Gaspari, se manca. Os leitores da Folha não merecem ser tratados como idiotas.
Corrijo-me abaixo, insurretos. Pisei na bola e marquei gol contra . Peço perdão por isso.
Se a senhora se considera, eu não. Elio é uma luz , na análise polÃtica. Ele trata dos golpes que foram, infelizmente, sucessos, como da República, o da Rússia, de trinta,de primeiro de abril. Apontou os fracassos. Em suma, golpinho chinfrim fracassado ...! Isso, não quer dizer que os inssuretos devam sair assoviando um chorinho: devem responder pelos atos praticados e serem severamente apenados.
Livre pensar é só pensar. Executivo e Legislativo se renderam às ambições dos ministros do STF. O ex-presidente está ameaçado de condenação por tentativa de golpe de Estado. O atual presidente está fragilizado por condenação de corrupção e continua refém do STF, que pode retomar processos quando quiser. O núcleo punitivista do STF silenciou o lulismo e o bolsonarismo. O poder de chantagem dos ministros do STF extrapola a democracia, ofende a Constituição e assombra a sociedade.
Sr. Claudio S. Silveira: é exatamente isso que procuro chamar a atenção. O STF está com poderes absolutistas, o que é perigoso para toda a sociedade, especialmente para os movimentos sociais populares e combativos. Da mesma forma que o canhão aponta agora para um lado, ele pode virar e apontar para outro. É preciso conter a sanha dos ministros do STF: menos poder polÃtico e mais compromisso com a Justiça escrita na Constituição.
Sr. Hamilton, imagina que fosse o MST, atacando 08/01 e planejado golpe? Quantos já estavam presos?
... STF... assombra a sociedade. Nossa, tô com medo!
Aguarda que o STF decide a parada.
Golpinho = não é nada disso que vc está pensando.
Todas geniais! Parabéns, Maria Lucia Bergami.
Golpinho = baton na cueca
Golpinho = mulher meio grávida.
Por isso que perderam, pois nunca lutaram por liberdade, mas sim, por ditadura, corrosão do Estado Democrático de Direito. Agora, precisam pagar pelos crimes de lesa pátria lá na Papuda. Que prevaleça a democracia, mas, sem anistia.
Essas coisas acontecem porque prevalece ainda aquela mentalidade de republiqueta de bananas, não só no Brasil, mas em toda América Latina.
BOLSONARO lÃder do FRUSTRADO GOLPE foi muito esperto !!! Quando viu que tudo deu errado FUGIU para os EEUU abandonando seus seguidores e tratou de vender as joias sauditas !!! Voltou cheio de dólares e tratou de reformar sua mansão em MAMBUCABA-ANGRA DOS REIS adquirindo dois JET SKY!!! Seus seguidores por pura BURRICE apodrecem na PAPUDA !!! E o ESPERTALHÃO curte o verão em MAMBUCABA !!!
O colunista, embora, trazendo um punhado de informações, algo certamente acumulado em anos de pesquisa sobre a atuação dos militares, especialmente no golpe de 64, não estava exatamente inspirado ao escrever a coluna de hoje. Tentou reduzir o tamanho da articulação do golpe gestado, mas, não concretizado. Diante de algo tão sério, procurou reduzir a dimensão das ameaças sobre a democracia no Brasil, articuladas por aquele PR, a cúpula do seu governo e a participação dos militares! Lamentável!
O articulista está sendo pejorativo. Nada mais.
Perfeito! Como toda imprensa golpista, desse 2016, agora tenta banalizar a barbárie contra a Democracia! Se o golpe tivesse se concretizado, a matéria seria aplaudindo o golpe e seus autores!
... ladrões de banco brutos-rudes-cruéis quando nåo conseguem levar o ouro, não conseguem implementar o roubo com eficácia não se pode dizer roubinho de banco, ladrõeszinhos de banco., usualmente eles não triunfam porque as equipes especiais da PF confron tou! Arsenal e as ferramentas que portavam /usavam eram letais, não arminhas! Nåo triunfaram porque foram confrontados pelas nossas irmãs e irmãos do estrangeiro ( EEUU, UK e da UE). Nós pedimos ajuda e eles voaram para cá,obrigado!
Continuo me perguntando pelo sentido do "golpinho" do tÃtulo: afora a clara incompetência dos envolvidos, se tivesse dado certo poderia, pela massa, confusa mas letal, de componentes ideológicos e religiosos envolvidos, ter efeitos ainda piores do que sessenta e quatro...
“Golpinho” porque mal concebido, mal articulado e, por isso, mal sucedido. Coisa de amador preguiçoso, o que o cidadão sempre foi desde os tempos de quartel.
O sentido é pejorativo.
Gaspari é amigo da caserna, tenta reduzir a gravidade do Golpe.
Entrem no site do instituto vilas boas para ver a nata do atraso que está lá.
Golpinho? Termo intencionadamente malandro, tosco, de quem participou de todo enredo que levou Temer, Guedes e Bolsonaro a presidência. O patrão, bilionário banqueiro, parasita de juros, ainda lucra muito, e continua apoiando Lira nas manobras do congresso, enquanto massacra o governo no jornal, da mesma forma que fazia antes, chantageando o governo com Lira, centrão e imprensa.
Gaspari esqueceu de citar o golpe que ele próprio e a Folha fizeram parte, o golpe de 16, sem este, não terÃamos Bolsonaro.
Tivemos bozo por conta do 'nós contra eles'. Essa é a realidade. Soberba que não adota estratégia que não seja a figura pessoal do lula. Por conta disso, aà está o pior legislativo federal da história. É o contragolpinho.
Perfeito.
Bacana elucubrar sobre quem seria o 1º a ser torturado se o Golpe militar tivesse deslanchado. Mas ouso dar um FURO JORNALÃSTICO: o golpe aconteceu !! Sim, o Brasil caiu de 6ª para 11ª economia mundial, nossa indústria de base foi dizimada, o Centrão não tem o menor pudor em chantagear abertamente e dizer que o orçamento da União é deles !! Sim, o golpe foi dado, e hoje voltamos à PolÃtica Café-com-Leite (ou Soja-com-Carne). O golpe foi um sucesso: quase 1 Trilhão para especuladores estrangeiros
O impacto da presença de Lula nos encontros internacionais tem sido relevante para o nosso paÃs e para o mundo. Enquanto as lideranças estrangeiras sabem que estão lidando com uma das maiores potências atuais ( em território, população, economia, cultura), nossa 'elite' continua pensando como se tivéssemos a dimensão de uma paróquia.
Sim. Mas o importante é lula presidente. Daà o mundo está salvo.
Estamos todos cansados de generais bem intencionados, que acham que sabem o que é bom para o paÃs. Desde 1989 vêm interferindo na vida polÃtica da nação, quando sua única função deveria ser a proteção contra ameaças externas. É preciso fazer tudo que seja necessário para que voltem para a caserna e não saiam jamais de lá, a não ser para combater eventuais inimigos externos. É uma baita covardia combater supostos inimigos internos com armas e salários pagos por todos os cidadãos brasileiros.
1889
Deveriam ter sido julgados e presos pelo que fizeram durante a Ditadura. Sentiram-se à vontade para tentar voltar à mamata. Que, agora, sejam julgados e presos.
Elio comete erro crasso. O menoscabo - 'golpinho' -, repete a pueril avaliação de quem banalizara a escalada à direita, como Lula e PT fizeram em 2018, de ignorar a evidência factual óbvia ululante. Um "mau militar' capitaneava a volta dos filhotes da ditadura; a bordo duma "chapa-militar" de devotos da linha-dura e da tortura. Não fosse o reconhecimento de Joe Biden após a proclamação oficial do TSE e o golpe teria logrado êxito! Imagine, Elio: Donald "Tramp" no lugar de Joe Biden. Tst tst
Vejam a que ponto chegamos: o oficial legalista que, assim como o general Santos Cruz tempos atrás, honrou sua farda e foi um verdadeiro patriota foi ofendido pelos pusilânimes. Que são os verdadeiros titulares do xingamento, visto o desespero ante a perspectiva (que felizmente se confirmou) de perda de poder. Seria cômico se não fosse trágico...
Perdão por alguns termos que usarei; porém foram utilizados pelos grotescos personagens e fazem parte da matéria. Mas vejam a que ponto chegamos: oficial que honrou sua farda (assim como Santos Cruz tempos atrás), sendo legalista e verdadeiramente patriota é chamado pelos pusilânimes de "c _ _ _ _". Quando, na verdade, os "c _ _ _ _ _ " são os próprios, ante a perspectiva (que felizmente se confirmou) de perderem o poder. Seria cômico se não fosse trágico!
O golpe não se consumou, dizem os defensores do gabinete do ódio de Bolsonaro. Talvez desapontados com a perda da chance de usar agora da liberação de suas armas para "cuidar de pelo menos trinta mil brasileiros", como prometido publicamente pelo ex-tenente reformado. Ainda há tempo para eliminarmos esta ameaça a todos brasileiros.
Sargento Pincel o único milico de respeito nesse paÃs. Ah, e o Pé-com-pano também.
Muito boa rachei o bico
Vejo muitos alegarem que: como golpe se não teve tanques na rua. Pois bem, isso é usado para derrubar um governo. O golpe que estava sendo formatado era pra se manter no poder a custa da ruptura democrática. Fico com minhas dúvidas quanto as FFAA caso efetivasse o golpe, rebelaria ou cumpriria as ordens do chefe maior? Acho que cumpriria. Por o golpe em prática foi tentado várias vezes, faltou seus admiradores dar sequência Brasil a fora para justificar possÃvel adiamento das eleições .
É bom que não se subestime esta tentativa de golpe! Por pouco não se consumou. Teve método , na constituicao de seus núcleos, um bem ativo, o da desinformação atacando as urnas eletrônicas. Acompanhemos o desfecho já que conspirar é ir contra a Lei!
Digo: seis núcleos
Tem um general citado, que é o segundo golpe fracassado. Daqui a pouco terá o fracasso do terceiro e pedirá música no Fantástico,até sugiro: general da banda! Tem que ter mais Aulas de Direito Constitucional e Administrativo nas Escolas Militares. Eles devem saber que polÃtico é transitório, eles, servidores públicos:civis ou militares, são permanentes e por serem permanentes, devem colocar o Dever Funcional acima da paixão por polÃtico, portanto, devem cumprir a Constituição Nacional.
Endosso, Carlos. A existência de tribunal Militar em tempo de paz demonstra um privilégio para servidores públicos. Cometeu ilÃcito funcional, responda a pad como o civil e vá responder na Justiça Comum. E a Morte Ficta? premia o mau militar, aquele que desonrou a farda. Quebra o princÃpio da isonomia em relação ao mau servidor civil. É demitido sem nada, após responder a processo disciplinar. Francisco: duvido que tenham ensinamentos Constitucional e Administrativo nas escolas militar.
Tem é que acabar com escolas militares, hospitais militares e principalmente justiça Militar. De lambuja com as pensões militares. Capeloes militares, viagra e prótese para militares. Tem que aproveitar e dar uma geral nesse cancro.
Eles sabem de tudo isso, não eh por ignorância não. Eh porque foram incensados ao longo da república e apoiados pelos gados seculares, justamente pra "resolver o problema " dos polÃticos corruptos. Só reforçaram .
Emparedamento ao STF pelo general villas boas,minúsculo de propósito?Duvido!Se os Ministros tivessem temido o mero tuÃte, não teriam anulado o processo do lula,idem acima!, por questão processual, entendendo que o feito deveria ser processado em BrasÃlia e não no Paraná. Quem se verga uma vez, nunca volta ao normal. Falar que os ministros tenham temido o general que nem da ativa era, é menoscabar o passado de pessoas tão Ãntegras e que sempre pautaram pela defesa da Constituição.
Francisco, continuando, mesmo que as pessoas Ãntegras fossem militares! Embora não me tenha referido a eles.Ou o senhor acha que é somente Ãntegro o povo da esquerda?No Serviço Público, militar e civil; empresas privadas ou não, como em todo seguimento da sociedade, em todos os estados brasileiros, existem pessoas Ãntegras e não Ãntegras.
Ricardo: sim, mas, estava doente e ele foi para a Reserva;depois pegou um cargo de confiança... Francisco: os Ministros do STF, alguns, à época, colocados pela dupla Dilma e lula, que votaram contra o Habeas Corpus:Rosa Weber, Fachin,Fux, Barroso; Alexandre de Moraes . Pessoas Ãntegras que jamais seriam subservientes a um mero tuÃte. Quem se verga uma vez, nunca volta ao normal.Celso de Mello votou a favor da concessão do hc.
Era da ativa, sim. Era apenas e tão somente o comandante do Exército, cargo que só transmitiu no inÃcio do governo Bolsonaro - para o general Leal Pujol, aquele que não quis dar a mão a JB durante a pandemia. :-)
Quem são "essas pessoas tão integras"?
Liberdade é o mantra desta turma cujo trombone é Bolsonaro. Para que? Para serem racistas, homofóbicos, pedófilos, escravocratas e darem carteiradas sem serem questionados. Direitos trabalhistas para domésticas, respeito aos direitos das minorias é coisa de comunista na cabeça desta gente. Por isso tantos ainda apoiam Bolsonaro.
Exatamente. Essa gente não perdoa ver seus semi-escravos voando no mesmo avião com passagem parcelada e invadindo a farra da universidade grátis antes exclusiva deles. Reclamaram até do povo estar endividado, como se até se endividar fosse privilegio exclusivo deles aaarrgh
moléstia moral
"Golpinho" que custou muito caro aos nervos e emoções de milhões de cidadãos amantes dos ideais democráticos! Não bastou 64? Era necessário mexer em algo traumático, em que os autores saÃram impunes após danos irreversÃveis? Não havia brincadeira mais interessante? Só que "nada será como antes". Havia uma outra sociedade e uma pedra no caminho, Alexandre de Moraes!
Gaspari não está do lado certo da história. Adota expressão diminutiva com propósito de reduzir a gravidade.
Golpinho de Bozo? Eh disso que o gado gosta, eh isso que o gado quer.
"A História ensina que pessoas que lutam pela liberdade jamais serão vencidas." Eis o motivo da vitória de Lula e da democracia!
Há (muitas) controvérsias. Franco na Espanha, Krutchev na Hungria, Brejnev na Tchecoslováquia, Assad na SÃria, Xi em Hong Kong, a lista é longa.
Democracia! Foi o motivo que me levou a votar para o lula no primeiro turno: queria que ele ganhasse ali para o capetão não ter vontade de golpear entre o primeiro e segundo turnos.
A Folha poderia dar um terço desse espaço para o Coronel da Reserva Marcelo Pimentel JS, ele começaria explicando que o tweet foi postado por Villas Bôas, mas redigido em grupo por toda a alta cúpula das Forças Armadas. A mesma alta cúpula que tinha conversas com Michel Temer antes do golpe em Dilma. A mesma que jamais puniu Jair Bolsonaro por fazer discursos polÃticos paras as tropas, a mesma cúpula que gestou por 72 dias os golpistas nos jardins de "seus" (nossos) Quartéis.
quem precisa de um exército desse?!?
É uma grande satisfação ler Gaspari na Folha em um domingo de manhã!
Me impressiona ver como foi por pouco que não ficamos com um doido como ditador. O principal herói foi Freire Gomes, mas aqui Gaspari nos relata que Tomás Paiva também foi decisivo.
Sempre soube que o VB era um completo imbé.cil. O resto, as velhas de oliva, não preciso nem falar. Tinha muita gente na esquerda que o respeitava. Nada como um dia após o outro.
Pergunta retórica: cadê a OAB?
Pobre Brasil. Elege um hipossuficiente como Bolsonaro, tem oficiais-generais venais e ambiciosos, todos incompetentes, e depois volta ao corrupto do Lula e sua gangue, esse sim competente para subornar, atrasar e ficar no poder até morrer.
Ficar até morrer? Se assim o povo brasileiro o quer, porque não? Vai para o 4o mandato, sempre eleito pelo povo brasileiro.
Dagmar: pergunte para os Desembargadores e Ministros do STJ que ratificaram a sentença de primeira instância.O STF anulou porque o feito deveria ser processado em BrasÃlia e não no Paraná. Não foi processado porque ocorreu Prescrição: maior de setenta o prazo prescricional pela metade. Votei para lula, porque quod nullum est ,nullum producit efectum.
Tente provar a corrupção de Lula. Moro revirou a vida dele no avesso. Não encontrando NADA, teve condenar por convicção e pela controversa doutrina de "domÃnio do fato". O próprio autor dessa doutrina disse q a mesma não se aplicava ao processo contra Lula. Se vc não pode provar, não espalhe fakes. É crime.
Ainda bem que o estadista voltou para matar a fome do povo!!!
Pobre Brasil? Que nada, o BR conta com sua inteligência.
E o PT, hein? E o Lula? kkk
Pobre comentário. Quanto malabarismo retórico para acobertar o vira-latismo polÃtico. O paÃs melhora por "sorte" quando Lula é presidente e descamba por "conjuntura externa" quando o candidato em que você votou governa. E você vai vivendo a ilusão de que o PT é um partido de corruptos...
Tomara. Deus de ouça. Lula e o PT por mais sempre. Nada de PSDB e assemelhados.
Não podemos esquecer, que foi uma imprensa corrupta, como a Folha e seus colunistas, que por desejo da elite do atraso de se apropriar de bens do estado, como, petrobras da gasolina, eletrobras, reformas e juros, isulflou a população verde e amarela levando ao golpe 16, Temer, Guedes e Bolsonaro. Fazem de conta que não alimentaram o monstro, por sinal, continuam alimentando Liras na defesa de seus interesses.
Lá vem essa história de "generais que não falam"... Não falaram quando um bando de lunáticos acampou na frente dos quartéis pedindo golpe de Estado. Não falaram ao tomar conhecimento de um golpe de Estado em andamento. Não falaram quando um de seus colegas de farda impediu o cumprimento de uma ordem do presidente para o desmonte do acampamento, com a ameaça de blindados. Não falaram quando o general Vilas Boas ameaçou o STF para impedi-lo de conceder habeas corpus ao Lula. É uma gente bem calada
Não se deve desprezar a inércia, conceito forjado provavelmente por Galileu. Por isso a conspiração contra JK fracassou, assim como a do ano retrasado. Sem a força da imprensa e sociedade civil (que houve em 64, e não houve agora) o grande paquiderme armado fica praticamente imóvel.
A Folha de São Paulo precisa explicar porque glosou meu comentario a respeito do comentário do Sr.José Cardoso que não é nada ofensivo.Pelo contrario apenas concordei com o seu pensamento e acresci detalhes que o periodo entre os acontgecimentos de 1964 e os recentes permitem.
Os militantes digitais, que ainda neste momento de estão dando um trabalho imenso de tentar trazer a guerra de narrativas para cada tuÃte e cada feed no Instagram, pensaram que bastaria roubar uma página do manual de Gramsci e a falta da imprensa coesa de outrora poderia ser suprida via WhatsApp. Eles fazem barulho, mas só o barulho não ganha.
....
. O algoritimo deste jornal é muito estranho.
Verdade absoluta
Verdade absoluta.No entanto ,nos dias de hoje com internet e midias sociais,o papel da imprensa ficou relativizado.Vide 2013 onde de bom para o pais e seu povo nada trouxe a não ser mais confusao.
Verdade absoluta.No entanto ,nos dias de hoje com internet e midias sociais,o papel da imprensa ficou relativizado.Vide 2013 onde de bom para o pais e seu povo nada trouxe a não ser mais desacertos.
Obrigado pela aula de historia.......meu pai dizia não existe nem ceu nem inferno o ceu e o inferno e aqui na terra viu vb.
E o Paulo Guedes, não devia estar preso?
Guedes, Pazuello, Ricardo Sales, Campos Neto…. A lista é bem grande. A Papuda ficaria lotada.
Tem muita coisa pesada contra ele, dinheiro em paraiso, irregularidades em fundo de pensão...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O golpinho de Jair Bolsonaro Voltar
Comente este texto