Elio Gaspari > O golpinho de Jair Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Arnaldo Simal

    O sonho do ex-presidente era ter no Brasil os mesmos poderes que o Maduro tem na Venezuela, que ele tanto criticava. Mas essas críticas eram parte da sua estratégia de narrativa dúbia e ambígua para dissimular.

    Responda
  2. Arnaldo Simal

    O sonho do ex-presidente era ter no Brasil os mesmos poderes que o Maduro tem na Venezuela, que ele tanto criticava. Mas essas críticas eram parte da sua estratégia de narrativa dúbia e ambígua para dissimular.

    Responda
  3. Carla C Oliveira

    Incrível como esses golpistas usam as palavras com sentido inverso. Falam em liberdade quando armam o golpe. Falam em vontade popular quando pagam para os golpistas acamparem na frente do QG. E por aí vai...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Orwell ilustrou isso perfeitamente em 1984, que foi escrito com mira firme no stalinismo e nos simpatizantes britânicos de seu tempo. O general exalta os mesmos valores que trabalha para demolir, porque seu conceito de revolução é o de uma substituição da ordem. Assim, a retórica dele é inversa ao seu pensamento privado.

  4. Samuel Gueiros Jr

    Havia s ABIN Agência Brasileira de inteligência e com Bolsonaro a ABIN paralela, ou melhor, a Agência Brasileira de Incompetentes. Até o PCC usa tuneis secretos mas a turma de Bolsonaro usava vídeos gravados. Ainda bem que foi como ele dizia no seu discurso 'pela última vez'!!!

    Responda
  5. HUGO ALVES

    Kkk...desde quando Geisel foi exemplo de militar?

    Responda
    1. ricardo borges

      Foi e muito. Só para você ter uma ideia, foi o único oficial na história a ser convidado para comandar a AMAN ainda como coronel - todos os demais foram generais. Abriu mão desta distinção e veio comandar uma unidade de Artilharia em Osasco, onde acabou perdendo um filho na linha de trem que passa em frente ao quartel. Como presidente, foi o artíficie da volta dos militares a sua funções e retomou a autoridade do presidente da República, ao demitir o ministro do Exército, que apoiava o porão.

    2. andre lunardelli

      Geisel chamou para sí a responsabilidade pela redemocratização. O jogo de xadrez ao qual Gápari se refere foi quando ele derrotou o general Sílvio Frota (linha dura, postulante a ser o ditador, que tentou impedir a abertura).

    3. Maria Lúcia Bergami

      Sim, golpista, ditador, tanto q reconheceu seu igual ao dizer isso.

  6. flavio augusto orsi de camargo

    Tem milhares de civis também em silêncio mas se o golpe tivesse prosperado não iriam ficar parados. O resultado seria com certeza desastroso.

    Responda
  7. Jose Silverio Lemos

    Brasil gasta muito dinheiro com esse pessoal e o que recebe em troca? fofocas, golpes, mamatas, conspirações, arrogância, etc. Queria velos é num front como na Ucrânia, aí sim, veríamos suas machezas!

    Responda
    1. luis TELLES

      E isso que vc muito bem observou serve para toda classe política. Deveria ser a próxima pauta depois de colocar na cadeia a turminha do bozo

    2. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Eu também, prezado José Silverio! Administrar pintura de meio-fio e limpeza de grama é moleza, poderia até contratar uma pequena empresa. Queria ver esses futriqueiros, inclusive, o valentão Braga Neto, no meio de um tiroteio, aliás, poderia treinar em um morro infestado de trafikantes.

  8. Mauricio de Oliveira e Silva

    Até então eu pensava que seria um Golpe Tabajara. Mas com as recentes divulgações do inquérito da Polícia Federal, eu tomei um susto. O golpe já estava em curso havia uns dois anos! E só não foi posto em prática devido aos Generais da ativa, inclusive corroborando com este artigo. Incrível.

    Responda
  9. FLAVIO CALICHMAN

    Sem reforma profunda nos currículos da AMAN e das congêneres na Marinha r na Força Aérea; sem rigorosas proibições de atividades políticas de fardados na ativa e, sim, na reserva; e acima de tudo, sem severas punições aos envolvidos na quartelada, prisão inclusive, quantas sejam suas estrelas, teremos novos VB's, Helenos e Bragas Netto. Chega, merecemos futuro melhor.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Rapaz que serve no exercito quando o perguntei o que achava do oficio. "Muita corrupção" foi tudo que disse. Nada mas seria necessário acrescentar. Brrr

    2. Dimas Floriani

      Tem que ser FFAA profissionais, de carreira, de caráter técnico e não alistamento compulsório. Desideologizar os curricula, como você diz. A visão dos militares brasileiros é da guerra fria, com inimigo interno. Qualquer ato liberal é interpretado como comunista. Mostrar que militares na política é um desastre, e confundem planejamento estratégico bélico, com planejamento social. Vide o caso insano de Pazuello como sinistro da saúde. Mandar e obedecer em qualquer circunstância!

  10. Marcos Araujo

    Cida Villas Boas pela destacada atuação durante a tentativa de golpe deveria ser investigada, e constatada sua participação nefasta, pagar por seus erros. O marido já está pagando em vida

    Responda
    1. Dinalva Rosa Maurício

      É mesmo um absurdo esposa de general se intrometer em assuntos de Estado. Quem essa Senhora pensa que é? Foi eleita para representar quem e o quê? Parece piada.

  11. José Fernando Marques

    Essas últimas palavras do general VB, citadas por Gaspari, expressam uma visão das coisas que inverte o sentido dos fatos (os golpistas "lutavam pela liberdade"). Essa visão infelizmente tende a persistir, a sobreviver na sociedade. Exige atenção. O preço da verdadeira liberdade - constitucional, democrática - é a eterna vigilância das instituições, da população e da imprensa.

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Liberdade para delinquir. Esta palavra com um sentido passe-partout foi sequestrada pela direita e extrema-direita, mas com efeitos nefastos em várias dimensões sociais e se tornam trágicas como no caso das invasões às terras indígenas, na grilagem de terras, no financiamento de atos golpistas. A liberdade como propriedade privada, em nome da "livre" iniciativa. A direita e extrema direita têm horror à igualdade e à fraternidade!

  12. Jose Roberto X de Oliveira

    Se naquela época do twite do General Vilas Boas com ameaça ao STF o então Procurador Geral da República o denunciasse por ameaça aos Poderes Constituidos nossa história talvez fosse outra. Na vida pública as decisões entre o certo, o ético e o errado, covarde impactam a população do país

    Responda
  13. Rafael Gallina Delatorre

    É o golpe Tabajara. Interessante reconstituição. Fica evidente que não houve planejamento de golpe nenhum. Apenas o atiçar para que alguém faça alguma coisa. Qualquer coisa. Alguns fizeram, o povo de janeiro foram uns, a tal minuta outros, a arapongagem pela A bin outros. O Ex não tem capacidade nem coragem pra nada. Todos devem pagar pelos crimes que cometeram, não pelos que não cometeram, senão serão mártires.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Concordo, em parte, com você. O golpe foi mal planejado, mas foi planejado, sim. E isso é um crime sério contra o Estado. Seria sem consequências se fosse um grupo de tiozões conversando numa barraca da praia. Mas foram as maiores autoridades da República. A punição tem que ser exemplar. Sem anistia desta vez.

    2. Felipe Araújo Braga

      A Revolução Russa foi uma reação ao Czarismo: um regime onde a maior parte da população passava fome e era absolutista e feudal em pleno século XX. Já o Golpe Militar no Brasil foi contra um regime democrático e eleito que queria melhorar as condições de boa parte do povo brasileiro. O autor está comparando uma revolução com um golpe militar.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sem anistia. Baratas tontas merecem chineladas.

    4. Renata Maria Santos Ribeiro

      Rafael você conseguiu expressar o que ando pensando, com as palavras que não encontrei. Concordo contigo. O novelo da tal "trama golpista" para mim só mostra baratas tontas desesperadas esperando que alguém fizesse alguma coisa, como você mesmo disse. Não podemos transformar baratas tontas em mártires.

    5. Eduardo Rocha

      Houve sim o planejamento do golpe. Mas a covardia e estupidez do entourage do Bozo, somado com o senso de realidade dos comandantes de tropa, impediu o pior. Falo de senso de realidade porque nenhum milico tem apreço real à democracia e à República. Lugar de cachorro é no quintal e de milico é no quartel.

  14. Marcos Araujo

    O general Braga Neto foi nomeado interventor de segurança no Rio. Pelo cargo, se informou de tudo sobre as milicias. Acabada a intervenção se aliou aos milicianos, Bolsonaro et caterva. Merece alguns anos de prisão

    Responda
  15. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Sobre ditadura o autor conhece, afinal escreveu 5 livros sobre a última e talvez a mais nefasta ditadura que tivemos, que gerou esse ser escrotal do tenente terrorista bolsonaro, que deveria ser expulso do Exército, mas foi aposentado como capitão, essa impunidade gerou esse ser corrupto dos cofres públicos e da alma de alguns brasileiros de intelecto limitado e carente. Ótima analogia e referência desta tentativa de golpe militar com as outras.

    Responda
  16. marcelo ottoni

    Soldadinhos de chumbo...

    Responda
  17. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Aí eu pergunto, Bolsonaro não estava no Rio-centro naquele dia?

    Responda
  18. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não é atoa que Bolsonaro ama o VB, os dois são responsáveis pela rebeldia de alguns generais que de perto apoiavam os plantonistas em frente de quartéis. Embora, sejam muitos os arquitetos do golpe, o principal deles é o sem noção Bolsonaro.

    Responda
  19. Tadêu Santos

    O GOLPINHO DO JMB FOI UM PLANO SEM PLANEJAMENTO, da mesma forma sua vitória em 2018, foi terrivelmente surpreendente, a presidência não estava nos seus planos, pois não visualizava, muito menos sonhava como algo possível, para a sua pequeníssima estatura de pí fio politiqueiro do baixo cle ro. Ele era nada! Daí a razão da péssima gestão 2019/22 (se é que se pode chamar de gestão) apenas fazendo campanha, "a única coisa" que apreendeu em 28 anos... "ESTAMOS ESCREVENDO A HISTÓRIA DO BRASIL"

    Responda
    1. Fernando Peixoto de Melo

      Mas tem uma coisa que deu certo: a estória da facada!

    2. Fernando Peixoto de Melo

      Mas tem uma coisa que deu certo: a estória da facada!

  20. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não é atoa que Bolsonaro ama o VB, os dois são responsáveis pela rebeldia de alguns generais que de perto apoiavam os plantonistas em frente de quartéis. Embora, sejam muitos os arquitetos do golpe, o principal deles é o sem noção Bolsonaro.

    Responda
  21. Rodrigo Correia do Amaral

    Não existe golpinho ou golpão. O que existiu foi um presidente eleito pelo voto popular, mas inimigo da democracia e da República. Ele não teve a sofisticação dos militares de sessenta e quatro, nem e o apoio da CIA, mas chegou perto de gerar uma convulsão social de consequências imprevisíveis. O lugar dele, dos futriqueiros de grupo de mensagens e dos poetas de redes sociais é na cadeia, por incitar a abolição violenta do Estado democrático de direito no Brasil.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A Cia atuou com Moro no golpe de 16, que virou ministro e apoiou na segunda eleição.

  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Élio conta histórias de um século, recortando uns poucos momentos. Deste último capítulo alinhava sobre meia dúzia de milicos traquinas. E estamos conversados. A milicada sempre servindo de base aos propósitos das elites civis carcomidas . Encerraremos por aí e seguiremos direto para o futuro..golpe

    Responda
  23. JAYME KOPELMAN

    Sei Elio, vamos botar ordem na casa. Eis a manchete que vosmecê deveria - assim esperávamos - ter empregado: O golpe do Jairzinho B. Vosmecê, como eu, fomos contemporâneos do Cantinflas e suas imperdíveis trapalhadas; mas ele era um cômico inofensivo. Já nossos generais não o são e como tais, devem ser considerados e sem emprego de qq diminutivo, por favor. Suas trabalhadas custam-nos muitíssimo caro. JK

    Responda
  24. Ricardo Ferreira

    O caráter golpista, muito disseminado no Exército precisa de um "basta" para ontem. E por isso, não podemos anistiar estes golpistas como querem alguns (como Mourão). Militares se julgam mais brasileiros que os demais, e se sentem no direito de impor a sociedade os seus gostos. Isso não é mais aceitável no Século XXI, e como se viu em 2022, a imprensa, a elite intelctual (vide o abaixo-assinado), o empresariado e os EUA, não aceitam mais viradas de mesa.

    Responda
  25. jose fernandes de lima junior

    Absurdo é continuar pagando soldo pra golpistas. Esses sim são um bando de vá ga bun dos . Exoneração e prisão para todos eles.

    Responda
    1. Agricio de Jesus Silveira

      Mas pensando bem, companheiro de luta prisão é pouco pra esses golpistas!

    2. Ricardo Ferreira

      É facinho acabar de uma vez por todas com estas conspirações. É só criar uma Lei, que casse as (generosas) pensões dos militares golpistas, que resolve.

  26. geraldo magela sobrinho

    Esse golpe tem tudo a ver com a organização tabajara.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      So se for pela incompetência desses militares nefastos. Por que o crime foi diabólico. E custou a vida de 700 mil na pandemia.

  27. Marcus Machado

    Ou seja, generais no Brasil sãi jm clube de velhos que, vira e mexe, estão armando alguma coisa com "suas tropas", como se planejassem uma pescaria. Deveria ter lei que proibisse claramente a soldados das "tropas" de obedecerem a certas ordens, como atacar instituições nacionais.

    Responda
  28. juarez araujo

    64 foi um golpe militar com muito apoio da sociedade civil:a folha de sao paulo,o Estadão toda esta fauna que hoje ataca a ditadura branda do brasil e até o triste do João Goulart empurrou os milicos contra a democracia.Ja o bolsonero quem o levou a sério ou ta morto ou ta preso ou ta arrependido.Ne mesmo?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Os golpes na AL tiveram foi o apoio da Cia, que também gerenciava TFP e muitos veículos de imprensa. Hoje controlam com instagram, face e google, sem estas ferramentas Bolsonaro, um zero, como ele mesmo admite, não teria do nada virado presidente.

  29. Custódio Contraponto

    O primeiro "apocalipse" que Bolsonero tentou para viabilizar seu golpinho foi na pandemia. Queria ver o CAOS para viabilizar o golpinho. Custou muitas vidas.

    Responda
  30. Marcos Roberto Banhara

    Provavelmente, quando este Senhor VB falecer em decorrência de sua doença (não a desejo, mas para todos a morte é certa), haverá alguém que colocará o vídeo de seu aliado JB, imitando a falta de ar das vítimas da COVID de Manaus! O twitter de VB é uma mancha no Supremo, o voto de RW, que decidiu o julgamento, é igual a CF/88: foi criada parlamentarista, mas alterada de última hora, para presidencialista (no voto, entende-se pela concessão da ordem, mas no final, votou contra)!

    Responda
  31. Custódio Contraponto

    A texto está bom. Mas essa de -"golpinho"- foi de lascar...

    Responda
  32. Custódio Contraponto

    Gaspari acertou quando disse que Bolsonero precisa de um Apocalipse para veicular o golpe. Só errou em demorar 4 anos para concluir isso. Já estava evidente, desde 2019, que o Nero queria dar golpe (como, de fato, prometia desde sempre), e se alguém acha que o show que ele deu durante a pandemia era apenas delírio, subestima-o: ele queria ver o CAOS para viabilizar seu acalentado GOLPE. Custou muitas vidas. Nero.

    Responda
  33. José Fernando Ziliotti

    Manchete sofrível essa da coluna de hoje. Se o golpe não se consumou pela incompetência do invencível exército de caxias (o app de comentário da FSP não aceita aspas, mas é dessa forma que os homens da força terrestre autodenominam-se), a anarquia já estava semeada. Nenhuma palavra acerca dos ultraliberais, Paulo Guedes e Adolfo Sachsida, ambos como múmias a aquiescer com tudo o que diziam os golpistas. Aliás Guedes tem conhecimento do assunto, ajudou Pinochet no Chile.

    Responda
    1. Thiago Rodrigues Miota

      Sim, ele precisa falar de tudo e de todos. Essa Folha hein, poderia dar mais linhas pro Gaspari. Vou reclamar

    2. Custódio Contraponto

      Exército de Duque de Caxias. Seria aquele mesmo Caxias que conseguiu destaque entre seus pares ao arrancar as orelhas de quilombolas fugidios ? Um grande exemplo, seguido por Ustra, que era classificado como inapto no Boletim do Exército mas que depois ganhou prestígio exercendo habilidade especial: torturar.

  34. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Esses cidadãos pacíficos amarelinhos que cantaram o hino nacional com saudação nazista, que fecharam rodovias sem deixar passar carro com doentes pros hospitais...

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Assassinos.

  35. Renato Vieira

    Esse cidadão é fissurado nesse assunto de golpe!.

    Responda
    1. William Rachid

      O Gasperi é um dos melhores "jornalistas-historiador" que li. Sugiro ler os livros dele sobre a ditadura. Pesquisou muito sobre o assunto.

  36. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Nas democracias consolidadas, como Inglaterra, França, etc, vê-se até convulsões sociais sem que nenhum militar apareça para dar sua opinião sobre nada. De fato, nesses países as Forças Armadas aparecem muito, porém em guerras. Aqui é exatamente o contrário. Nossas FAs só aparece em tramóias de botequim e nunca em situações de guerra. É necessário cortar os gastos das Forças Armadas, demonetiza-las.

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Bolsonaro, pelo contrário, destinou orçamento maior para as FFAA (Defesa) do que para a Educação !!! E nossa "elite" (que, desconfio, não lê jornais, mas se (des)informa pelo zap) não percebe que deixar a classe trabalhadora crescer pode até tornar os aeroportos menos "glamourosos" (eu prefiro passar menos tempo nesses hubs, mas há quem se delicie...), mas faz que a própria elite ganhe ainda mais dinheiro.

  37. Sergio Moraes

    Gasapari precisa trabalhar essa tara por fardados. Em seu mundo tudo foi, é e será decidido por generais e coronéis. Não há sociedade civil organizada. Não imprensa. Não há universidades. Não há povo. Somos todos bonecos de pebolim entre generais brincalhões. Seria lamentável como jornalismo, não fosse sofrível como visão de mundo...

    Responda
  38. Hilario Guimaraes

    Essa cambada inútil é preparada para caiar meio-fio, caule de árvores, fazer educação física e comer rancho. As respectivas esposas, tricô e discutir capítulos de novelas.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Essa frase final é muito machista, mas, p*tam*rda, concordo com você.

  39. JOAO PAULO DE NARDI MACIEJEZACK

    Bom dia, Admitindo que, de fato, tenha havido todo um preparativo para um golpe de Estado. Mas, afinal, houve efetiva tentativa de golpe? Por favor: Efetiva, pra mim 08.01 não se enquadra nisso, a menos que se diga que também tentaram dar golpe nos EUA. com a invasão do Capitólio.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      O planejamento de golpe por algumas das maiores autoridades da República não é apenas um escândalo, mas sim um crime tipificado. Não foram tiozões conversando em uma barraca de praia, foi o presidente da República, seus ministros e oficiais de alta patente. Sem anistia!

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Acorda, senão daqui a pouco vais cantar hino pra pneu. Esse discurso de que não houve golpe e portanto não há crime, já está batido.

    3. Mauricio de Oliveira e Silva

      Sim, houve tentativa de Golpe. Há pelo menos desde 2019, o Golpe já estava em curso, como afirma o relatório da PF. Não se dá um golpe de um dia para o outro e uma vez consumado, não há como investigá-lo mais, pois a administração pública passará a ser comandada por um gol pista.

    4. Luiz Candido Borges

      Sim, João Paulo, houve tentativa de golpe quando da invasão do Capitólio. O problema para o golpista Trump é que nos EUA essa instituição era desconhecida, ao contrário do Brasil. Mas não se preocupe: se o Trump voltar, a democracia americana vai pro espaço e haverá um grande alento para um golpe clássico no Brasil, com a milicada e os usuários de camisas da seleção como você fazendo a festa!

  40. Ivan Bastos

    Prender esses milicos atuais pode encerrar o ciclo de impunidade que vimos de 64. STF precisa fazer História nas condenações. E sem erro, para nunca ser revista.

    Responda
  41. Ivan Bastos

    Vilas Boas merece se arrolado neste processo e condenado, ainda está vivo e inspira golpismo.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Sua doença, é a sua prisão!

  42. ENOQUE SAMPAIO

    Só é golpinho porque naufragou no cais. Tivesse ido ao largo, a essa hora o país estaria confirmado como pária internacional, alinhado a Milei, Orban e congêneres da extreme right, e nós, aqui, de volta aos anos 1960. Graças ao bravo povo do nordeste isso não aconteceu.

    Responda
  43. Ricardo Candido de Araujo

    Cadafalso, Sr. Elio, esse deveria ser o destino de todos esses golpistas. Como não será, anote, um dia retornarão à nos assombrar.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se pensarmos assim, continuará assim. Eu acho que desta vez a coisa está bem encaminhada para mudar.

  44. AILTON SOUZA

    No fundo só tenho dó desses patriotas que batiam continência pra pneus e embarcaram em canoa furada estão presos na Papuda.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      São a prova de que ignorância mata. Merecem a jaula, não são capazes de viver em sociedade.

  45. Karen Sá

    Golpinho que iria perseguir, torturar, exilar e matar diversos adversários políticos da familicia bozonarista e dessa cambada de oportunistas gadistas...

    Responda
  46. Karen Sá

    Golpinho que iria perseguir, torturar, exilar e matar diversos adversários políticos da familicia bozonarista e dessa cambada de oportunistas gaditas...

    Responda
  47. Wilson Lima

    Conhecereis a verdade e dela te tornarás prisioneiro.

    Responda
  48. Felipe Araújo Braga

    Comparar 1964 no Brasil com 1917 na Rússia? Ridículo. Vamos lá: eu considero o Socialismo Real uma experiência histórica fracassada. Porém, 1917 na Rússia poderia ser sim comparado com 1789 na França e 1776 nos Estados Unidos. O autor precisa ter mais imparcialidade ao lidar com ciência.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Rafael, não deturpe as coisas: a Revolução Russa pode ter sido N coisas, mas foi uma revolução, ao contrário do Golpe Militar aqui, que foi exatamente isso, um Golpe. Qual o fundamento de chamá-lo de revolução? Então vamos comparar a Independência dos EUA com o Golpe Militar aqui?

    2. Rafael Gallina Delatorre

      Certamente a Revolução Russa foi um evento determinante pra humanidade, mas também teve consequencias contraditórias, como o Stalinismo. E foi iniciada por um golpe de Estado. O golpe de 64 também é chamado de Revolução por muita gente. Perdemos muito ao tratar as coisas como mocinhos contra ban didos.

    3. Felipe Araújo Braga

      A Folha está censurando meu comentário: a Revolução Russa foi uma reação ao Czarismo, um regime feudal e absolutista em pleno século XX onde a maior parte da população não tinha o que comer. O Golpe Militar foi a reação das elites à um regime democrático que queria melhorar a vida do povo brasileiro.

    4. Felipe Araújo Braga

      Czarismo

    5. Felipe Araújo Braga

      A Folha está censurando meu comentário.

    6. Felipe Araújo Braga

      A Folha censurou meu comentário! No caso, 1917 foi uma revolu ção (goste-se dela ou não) contra o Czarismo, um regime feudal e absolutista em pleno século XX, onde a população vivia sob servidão e passava fo me. Já 1964 foi uma reação das elites contra um suposto “Comunismo” que nada mais era do que medo de reformas sociais que dessem um mínimo de dignidade ao povo brasileiro.

    7. Felipe Araújo Braga

      Rafael, não tem comparação: o Regime Czarista mantinha milhões de pessoas na fome, era um regime absolutista e feudal em pleno século XX. O Golpe Militar em 1964, aboliu um regime democrático e atrasou o desenvolvimento do Brasil.

    8. Rafael Gallina Delatorre

      Foi uma comparação com golpes que foram golpes reais, um a esquerda e outro a direita. Pra desmascarar aqueles que abominam uns como o mal, e veneram outros. Entendi o que ele quis colocar.

    9. Geilson Silva

      Compara-se Revoluções com quarteladas. De fato a comparação não precede.

  49. Márcio Castro

    Enfim os milicos serão realmente enquadrados e responsabilizados???? Décadas de g0lpes sob silêncio desta mídia...?

    Responda
  50. Márcio Castro

    Enfim os milicos serão realmente enquadrados após décadas (ou séculos?) de golpes e trapaças???? Isso é revolucionário!!!!!!

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.