Opinião > Ensino sem celular Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A primeira coisa a fazer é chamar quem entende do assunto e elaborar as normas. Na minha opinião eu baniria qualquer toda forma digital. Existem inúmeros estudos que comprovam os malefÃcios na educação. Há uma entrevista no YouTube com Reinaldo Azevedo e Miguel Nicolelis em que ele alerta para isso.
Como professora de ensino fundamental, acredito que o uso de celulares em sala não deve ser permitido. Sem eles, a interação dos alunos entre si e com o professor tem sido muito melhor. A educação para o mundo digital pode e deve ser feita em aulas especÃficas e por meio de outros recursos que a escola tenha, como também por meio de estudos e pesquisas que os alunos possam desenvolver em casa, continuamente, em seu dia a dia.
Quem tem mais de 35 anos passou toda a vida escolar dependendo de um "orelhão", primeiro a fichas telefônicas, depois a cartão, no pátio da escola para se comunicar, quando estritamente necessário, com o mundo exterior. A geração atual não aguenta ficar meia hora sem ver dancinhas ridÃculas na tela do celular ou postar stories toscos fazendo biquinhos. Valha-me Deus!
Muitos inteligentinhos adoram dar pitacos na educação ou ensino escolar. Criticam q o modelo de ensinar não se alterou em séculos, q falta tecnologia em sala de aula, mas NUNCA enxergam q cultos evangélicos continuam no mesmo modelos há milênios, portanto, não precisam tecnologia pra atrair fiéis hiperconservadores e crÃticos da escola. Se realmente existe ensino e aprendizagem há de ter concentração mÃnima de alunos e professores; o celular sabota aula, palestras, shows, até cultos.
Até que enfim li alguma coisa interessante sobre o assunto, a meu ver a imprensa pode contribuir muito com essa discussão do uso do celular, realmente é preciso evitar radicalismos. Em relação à educação é até engraçado, pois perde a oportunidade de discutir questões sobre, uso de novas tecnologias digitais, fake news, desinformação, leitura em dispositivos digitais, etc., ao proibir o uso, ou seja, quando não sabe o que fazer proibe, por isso que defendo a inserção de midia-educação na escola.
Que é muito engraçado você ao andar com um carrinho topar com um funcionário do supermercado todo encolhidinho teclando num celular entre as gôndolas num lugar em que não é visto pelas câmeras, é. Tanto quanto é engraçado permanecer ali na sua órbita alguns minutos e ver que ele simplesmente não nota o tempo que passa sem que ele perceba. Mas sempre há quem note. Além da gente.
Primeiro, a regra. Depois, a exceção. Infelizmente, celular e tablets viraram uma praga em escolas de postos de trabalho, e o controle é visto quase sempre como algo tirânico, justamente porque as pessoas se envolveram de tal modo com os aparelhos, que não se percebem viciadas, mormente os jovens.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ensino sem celular Voltar
Comente este texto