Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAQUES BRAND

    Direita democrätica? Estamos em falta, freguesa. Mas já fizemos o pedido. Volte outro dia. P. S. Importante esse contraste, dona Sylvia. O brucutu do Cretáceo e o sapiens da pedra polida, em troca tensa de pauladas. Tomara que a Farialima leia em peso essa crônica.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Ele morreu salvando os demais. Bem diferente de alguém que a gente conhece que a primeira coisa que faz é jogar a responsabilidade de tudo nas costas dos outros. E foi modelo de estadista na pandemia. Civilidade que nós não temos por aqui, embora nunca tenhamos descido tão baixo quanto na era bozoloide.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Direita civilizada é outra coisa. Mas bom lembrar que Chile tem grande desigualdade também. Um diplomata italiano contou (ouvi) que ao ir para o Chile descobriu que Berlisconi é os milionários italianos eram fichinha perto dos chilenos. Sendo que a Itália era uma das maiores economias da Europa e tem muitos feudos econômicos.

    Responda
    1. Marcelo Augusto Pires

      Sim. Há muita desigualdade no Chile. A elite do país estudou, em sua maioria, em 3 ou 4 universidades, então, conhecem-se há muito tempo. Em Santiago, há regiões chamadas de poente e oriente. Uma é dos ricos e outra é dos pobres. Uma frase comum é "quem nasce em poente não vai a oriente" ou vice-versa. Os pobres lá vivem melhor que os pobres no Brasil, mas há desigualdade construída por classes estabelecidas há gerações.

  4. José Cardoso

    Tanto a direita como a esquerda chilenas são bem mais bem educadas que as nossas. Mas às vezes me dá a impressão que é um verniz civilizatório. Como a crosta terrestre do país sobre falhas geológicas. As manifestações do 'estalido' foram muito violentas com várias mortes em pouco tempo, parecendo um repentino terremoto.

    Responda
  5. Iveo Soares Jr Soares

    Piñera foi a continuação do neoliberalismo no Chile: reduzido à exportador de vinhos, cobre, frutas, pescado e madeira. A expansão da silvicultura (em que pese a usurpação das terras mapuches e outras) em larga escala e com espécies exóticas (ricas em terebintina) não teria sido um dos resultados atuais dos mega-incêndios chilenos?

    Responda
  6. Antonio Julio Menezes Neto

    E os jovens que perderam a vista, nas manifestações de 2019, por causa da trucu lência da polícia de Piñera? Deveria ser denunciado em Haia.

    Responda
  7. Marcos Gandelsman

    Só não devemos esquecer que Piñera construiu sua imensa fortuna justamente durante os anos da ditadura chilena.

    Responda