Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Jr

    As vantagens competitivas alemães eram domínio de tecnologias avançadas e mão de obra com elevada produtividade. A mentalidade dos consumidores mudou de produtos robustos e duráveis para produtos acessíveis que se toca em menos tempo. Junto com um razoável avanço da tecnologia chinesa, essa mudança do consumidor reduz a primeira vantagem. O aumento insano de regulação na Europa nas últimas décadas, acaba por reduzir a vantagem que a mão de obra é capaz de oferecer.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    que falta faz a Mutti .

    Responda
  3. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    A Alemanha não poderia nunca ter aberto mão do gás russo. Agora está ai sem gás barato, com a economia e empregos em queda livre, e apoiando o genocídio dos palestinos que é tão inaceitável quanto o genocídio dos ucranianos. Scholtz com sua falta de inteligência atolou a Alemanha nessa situação. É inacreditável.

    Responda
    1. Vania Garcia Rodrigues

      Empregos em manufatura estão em queda livre. No geral, há falta de mão de obra.

  4. JOAO CARLOS DA SILVA

    A atual geração de líderes europeus é patética, tornaram-se escravos dos interesses americanos. A falência é o resultado lógico.

    Responda
  5. Alexandre Cunha

    Mas existe uma coisa excelente lá, o combate a criminalidade. Aqui estamos na ré.

    Responda
  6. jose prado

    Fabricas estão fechando no mundo inteiro inclusive na China! O artigo é apocaliptico e merece desconfiança!

    Responda
  7. Antônio Augusto Soares

    O país envelheceu em tudo: idade de sua povo, valores sociais, valores políticos, ímpeto industrial, e por aí vai.

    Responda
  8. Felipe Oliva

    Scholz permitiu que a CIA destruisse a fonte de gás barato da indústria Alemã, Nord Stream 1 e 2, que eram 50% de propriedade da Alemanha. Depois permitiu a perda de indústrias da Alemanha para os EUA atraídas pelo gás barato, e subisídios do Inflation Reduction Act e agora permite que os Franceses destruam o acordo assinado com o Mercosul-UE que seria uma tabua de salvação para a indústria Alemã. Vão perder tudo o que conquistaram após a WW2 em um mandato eis o risco de votar em incompetentes.

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      A falta de inteligência de Scholtz sempre me admirou. Como pode uma pessoa com tão pouca inteligência ter chegado a ocupar cargo de tanto poder na Alemanha? Eleger um boneco com sorriso infantil permanente no rosto teria dado no mesmo para a Alemanha; e teria salvo o salário que pagaram ao Scholtz.

  9. João Leite Leite

    O culpado dessas crises é o governo americano que fomenta guerras e destruição de países que eram fortes consumidores como Iraque, Síria, Líbano, Afeganistão, Ucrânia e muitos outros. Não atacou o Irã ainda porque sabe que o Irã tem potencial para causar grandes estragos ao poderio americano.

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    até o Sebastian Vettel virou "maluko beleza"

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Suicídio foi o que cometeram as nações norte-ocidentais ao poluirem tanto o planeta pelo seu desenvolvimento, oito vezes mais percapitos que os habitantes do hemisfério sul. Agora perdem o fim do poder pela queda do petrodólar sustentando em colonialismo financeiro mundial seus salários altos para produções básicas. Basta!!!

    Responda
    1. Paulo Jr

      Sobre sua frase "Agora perdem o fim do poder pela queda do petrodólar sustentando em colonialismo financeiro mundial seus salários altos para produções básicas" eu fico em dúvida sobre o que quer dizer 'perdem o fim do poder', pois se o fim do poder for perdido, então, o poder continua, certo? Também não entendi o que é 'a queda do petrodolar', já que a Alemanha não tem produção de petróleo, mas de todo modo, as quedas do preço do petróleo só ajudam as economias europeias em geral.

  12. Paulo Henrique

    É só voltar a comprar gás russo e cortar as relações com os EUA. Colocar a responsabilidade numa chamada "dependência chinesa" chega a ser engraçado.

    Responda
  13. PAULO CURY

    posso ajudar no terceiro quesito kkkk

    Responda
  14. Paulo César de Oliveira

    Crise imaginaria. Basta acabar com.a Guerra na Ucrânia, retomar as compras de gás russo barato e fazer os alemães voltarem a se reproduzir. Muito mais fácil do que lutar contra o Exército Vermelho e os Aliados ao mesmo tempo.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Se trouxerem Rússia para a União Europeia e a transformarem num país rico, haverá mais um grande mercado no leste para os produtos industrializados alemães.

    2. Paulo César de Oliveira

      Se trouxerem Rússia para a União Europeia e a transformarem num país rico, haverá mais um grande mercado no leste para os produtos industrializados alemães.