Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULA FARIA

    Gostou, porque não é religião. É uma agremiação que busca o êxtase corporal e o difunde como sendo espiritual.

    Responda
  2. Felipe Vasconcelos

    Para alguns, buscar uma fé é mais fácil na pós-modernidade. A contestação de figuras de autoridade destituiu os gurus de seus pedestais (no caso, homens). A contestação das instituições religiosas enfraquece as religiões tradicionais do Ocidente e possibilita o sincretismo religioso com Oriente e povos tradicionais. E a tecnologia dos smartphones populariza aplicativos de mindfulness. Por fim, já vi igrejas pentecostais voltadas para o público lgbtqia+ (uma exceção, é óbvio).

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Não é a primeira vez que vejo alguém dizer que busca uma religião para aderir. Como sou ateu, não consigo deixar de achar engraçado e absurdo. E qual o critério para escolher a verdade revelada em que se vai acreditar? A simpatia espontânea! Pela arquitetura, pelo conteúdo revelado. Leio na Wikipédia que a fé é monoteísta e possui um Deus e uma Deusa principais. E daí? É transcendente...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não existe verdade revelada Fausto. Quando se olha de perto, toda verdade que se diz revelada revela-se uma fraude. Aliás, verdade é um conceito humano. Sócrates teria dito que o Verdadeiro, o Justo e o Belo é tudo a mesma coisa. Entendeu? O ônus de provar uma verdade é de quem a postula, não pode ser o contrário. Prova ai que papai Noel não existe.

    2. fausto almeida

      com todo respeito, gostaria de saber como você aderiu ao ateismo, e qual o critério utilizado para encontrar a verdade revelada em que não se vai acreditar. com a palavra alberto melis bianconi.

    3. Felipe Vasconcelos

      Hilário e absurdo são os jovens, que por rebeldia adolescente, buscam uma ideologia de transgressão do status quo. É há quem diga que o progressismo é a religião da justiça social para aqueles que não têm religião. E sobre Deus ou deuses, bem, cada religião tem a sua matriz histórica e cultural (embora possa haver intercâmbio), não é mesmo?

    4. Alberto Melis Bianconi

      Como não? É o mesmo Deus de todas as outras que, elas não sabem, é sempre o mesmo Deus. Uma mistura curiosa ou cômica de fé e conveniência.

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Entendi que o "caodaísmo" não tem um(a) Deus(a).

  4. José Cardoso

    O atual Vietnã foi colonia francesa durante algumas décadas. Vitor Hugo e Joana D'arc pelo jeito criaram raízes por lá.

    Responda