Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Pelo fim das nomeações por políticos aos Tribunais de Contas e do Judiciário, principalmente a partir da segunda instância até o STF.

    Responda
  2. José Cardoso

    O STF só tem algum respaldo social devido ao recente confronto com o Bolsonaro. À medida que o tempo passar, vai cair na vala do descrédito se continuar cultivar a fama de proteger corruptos.

    Responda
  3. jose prado

    Mas um tribunal que é ao mesmo tempo investigador e julgador poderiamos esperar o quê? Petistas esquecen , convenientemente, de nencionar esse fato! Fato, não suposição!

    Responda
  4. José Renato Altoé

    Esse ataque ao STF é tipicamente bolsonarista. Deve-se lembrar que o Judiciário julga de forma técnica-jurídica, embora muitas vezes as decisões das Cortes Superiores tenham, inafastavelmente, repercussão de cunho politico. Certo é que as decisões não têm obrigação de agradar a opinião pública, e nem devem.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O judiciário "de verdade" só tem juízes concursados no primeiro grau. Nos tribunais, um terço dos juízes ingressou sem concurso (vagas destinadas à OAB e ao MP). O Supremo é tribunal político, com juízes indicados por um político (o presidente) e sabatinados por outros políticos (os senadores), sem nenhum concurso.

  5. Vinicius Branco

    Impressionante como cresce, assustadora e desavergonhadamente, o apoio ao amigo dos amigo do meu pai. Somo mesmo um pais macunaímico!

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Quando a imprensa apoiando a lava jato definia a pauta tava tudo bem né.

    Responda
  7. José Ricardo Braga

    O viúvo da Lava Jato não quer investigações de seus atos. Luz do sol, Marcus Melo, é o melhor desinfetante. Evitá-la, o que você quer, é apenas suspeito...

    Responda
  8. Marta Vainchenker

    Esse não é o mesmo colunista que afirmava e reafirmava com citações abstratas a normalidade e saúde institucional do país durante todo o governo anterior? Parece bastante mais inquieto e terreno agora.

    Responda
    1. Mário Godoy

      Esse é o mesmo “cientista político” que dizia que o golpe era impossível e, na oportunidade que tem, fingiu que a tentativa de golpe não aconteceu. Pode se chamar de covardia intelectual?! Ou tem um lado muito claro?

  9. Paulo Sales

    O STF sempre toma decisões atrasadas. O motivo, não tem coragem de faze las quando precisa.

    Responda
  10. Carlos Eduardo Cunha

    A corrupção corria solta até a LJ começar a buscar evidências e denúncias , sempre comprovado pelas verbas encontradas em contas aqui e no exterior. Não tem cabimento eliminar estas justas punições , geralmente ainda bem aquém do que conseguiram com seus procedimentos irregulares .

    Responda
  11. orlando gomes de freitas

    O homem é suas ciscunstancias, infelizmente a situação levou o Tribunal a tomar decisões ljminares que talvez fossem levadas a plenário em outra ocasiao. Devemos entender que as decisões monocraticas urgentes do STF nos proporcionaram segurança contra a tentativa de golpe.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      “ excluo aqui as partes interessadas, que o aplaudem”

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Onde está o PSol e outros partidos decorativos para solicitar a revisão em plenário destas decisões no mínimo polêmicas? Quem estreou essa breve foi o habeas corpus de Dirceu, a partir daí cristalizou-se a certeza de que havia algo errado. E os outros magistrados? Calados ou coniventes??

    3. Wagner Tavares de Goes

      O país onde os fins políticos justificam os meios jurídicos é ditadura. A Constituição nas democracias não pode ser relativizada.

  12. Manoel Cardoso

    Entre o STF e suas decisões monocráticas é uma nova ditadura no Brasil, eu apoio o STF. Amem!

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Onde está o PSol e outros partidos decorativos para solicitar a revisão em plenário destas decisões no mínimo polêmicas? Quem estreou essa breve foi o habeas corpus de Dirceu, a partir daí cristalizou-se a certeza de que havia algo errado. E os outros magistrados? Calados ou coniventes??

  13. neli faria

    Enquanto as autoridades civis, Executivo e Legislativo, se omitiram na pandemia, o STF salvou, com suas decisões, milhares de vida! O STF , pelo trabalho hercúleo do Ministro Alexandre, nas eleições, salvou a Democracia. Pode-se criticar decisões monocráticas de um ministro hoje, mas, nas eleições e na Pandemia, a Corte enalteceu a Constituição Nacional.

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    Se não fosse o STF hoje seríamos uma ditadura sob Bolsonaro.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      excluo aqui as partes interessadas, que o aplaudem)

  15. Webe Queiroz

    Oportunidade ou oportunismo...

    Responda
  16. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Impecável!

    Responda
  17. Alberto A Neto

    "A imparcialidade só merece a nossa gargalhada". (Nelson Rodrigues)

    Responda
  18. Caleb Salomão Pereira

    Crítica necessária, mas o articulista faria melhor se perseguisse maior precisão terminológica ao descrever a decisão monocrática de Dias Toffoli. Não houve anulação, mas mera suspensão das obrigações, criando a oportunidade para verificar se as alegações das empresas têm procedência: procuradores federais da Lavajato e o juiz responsável pelos acordos teriam coagido os empresários detidos.

    Responda
  19. Alexandre Pereira

    Sensacional!! Um senado covarde abre uma brecha nos pesos e contrapesos, deixando a nação à mercê de uma de suas instituições e, pelo visto, auto-regulação saiu de cena faz tempo. Nossa jabuticaba institucional que chamamos democracia.

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Como sempre, excelente, marcus andré

    Responda
  21. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Um reparo a favor da verdade: Tóffoli não anulou multas; suspendeu temporariamente o pagamento. Pode não estar correta a decisão, mas ninguém anulou multa.

    Responda
  22. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna. De fato, as decisões monocraticas parecem ter convertido os ministros do STF em demiurgos jurídicos em contextos que lembram o macarthismo. Isto precisa parar sob pena de corroer toda a legitimidade do STF.

    Responda
  23. carlos campos

    Empresário finge q paga as multas , aproveita pra dizer q ficou difícil continuar empreendendo, manda funcionários embora, sem pagar direitos claro e depois, incentivado por grandes bancos, passa a ganhar dinheiro em aplicações fora do país, tudo abençoado pelo "deus"mercado, onipotente, onisciente e c/seu máximo pregador, paulo guedes,ungido pelas elites e grande mídia. Errados tão Lula, Haddad q insistem em gerar empregos e acabar c/a desigualdade, esses inimigos dos coitadinhos da Fiesp.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      excluo aqui as partes interessadas, que o aplaudem

  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Quando as agendas divergirem e o monstro se voltar contra os progressistas haverá muita gritaria e muito estrago terá sido feito. Isso se não se concretizar o pior cenário e houver uma ruptura institucional. A falta de auto contenção dos ministros é tamanha que causa incredulidade.Não há nenhuma postura institucional ou sequer resquicio de grandeza

    Responda
  25. Luiz Henrique Frosini

    Mais um colunista que apoia a criatura facista. Sugiro que se informe melhor sobre a decisão do Tofolli e não distorça a realidade.

    Responda
  26. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Tu tá certo cara pálida. Tem que colocar multa para quebrar as empresas Brasileiras com fez moro que quebrou a indústria naval e a de contrução pesada

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Que nada, o melhor é deixar os corruptos com os recursos roubados, assim as empresas vão se desenvolver e gerar muitos empregos.

    2. Carlos Figueiredo

      excluo aqui as partes interessadas, que o aplaudem