Luiz Felipe Pondé > Não se consola o luto por um filho dizendo que somos poeira de estrela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Penso que a distância mantida de grande parte da população brasileira, das universidades e dos intelectuais, é uma das razões do Brasil não ter megulhado no caos ideológico, que ferrou Argentina, Venezuela, Peru etc...
Está coluna de variedades (sobre um mesmo tema: como ser rea ça) está cada dia mais divertida. Sobretudo qdo se encontram comentários (felizmente em menor número) de pessoas que passam pano para o Rolando Lero. Parecem como outras que passam pano para o inelegÃvel, cada vez mais perto do xilindró. Tais pessoas costumam fazer tudo que o mestre manda, seguindo o som do berrante.
O extremo desdém do Ponde pela academia me cheira a um velho ditado que minha vovó dizia: quem desdenha quer comprar.
Conheço um português herdeiro de umas terras no Alentejo junto com os irmãos, mas sem dinheiro para transformar aquela bagaça em algo produtivo. Não vendem porque é de famÃlia, aquelas coisas. Como dizia o Mario Covas, os europeus precisam de um choque de capitalismo. Aqui no Brasil temos SA's que compram propriedades desse tipo, as preparam injetando capital e tecnologia, e depois as revendem com lucro.
Não se deve escrever crônicas no carnaval. Escute Imagine.
O intelectual serve para descrever o contexto, a realidade da situação. O técnico, com base nisso, para propor soluções. O polÃtico, para optar pela melhor solução entre as viáveis. O Ponde sabe disso, mas prefere covardemente bater nos intelectuais por algo que não lhes cabe fazer.
Você fala isso como se cada um tivesse um papel bem definido e organizado na nossa sociedade. Não é assim. Na maioria das vezes, o intelectual quer impor a solução dele ao polÃtico. E o polÃtico acata, sem lá discutir muito, para não parecer que é um sujeito atrasado ou preconceituoso.
Pondé, como sempre, colocando o "dedo na ferida". Expondo os problemas como eles realmente são. Parabéns!
Fui engrupido pela manchete, que não tem nada a ver com o conteúdo. Achei que ia tratar de ciência/religião.
Texto tão ruim que não merece comentário algum .
Tá, e daÃ? Então os intelectuais devem fazer o que no lugar de desvendar a realidade aprimorando conceitos e conhecimentos? Repetir a mesma coisa que a pessoas já dizem nas ruas? Chama minha atenção nos textos de Pondé seu aparente ressentimento com intelectuais, como se fosse um excluÃdo do clube. Acho que Marx tem um frase mais ou menos assim:
(2)"se toda aparência coincidice com a essência, toda ciência seria suplerflua" Ora, que oposição eh essa que Pondé cria entre o mundo dos acadêmicos e "realidade"? Então real eh apenas o que povo sente e pensa no dia a dia? Então fechemos a academia e vivamos essa realidade e pronto. Ou Pondé quer que academia seja uma mera caixa de ressonância dos paradigmas populares?
Pondé dobra a aposta para manter o ânimo dos seus seguidores conservadores sejam eles inteligentinhos com sinal trocado ou ignorantes a enésima potência. Vale tudo para manter seu nicho de mercado e para manter seu posicionamento estratégico…kkkkkkkkkkk
São tantos esses Don Quixotes que se entopem de livros nas universidades e depois saem como cavaleiros andantes para difundir o bem sem ter a mÃnima noção da vida real. Interessante também ver o número de Sancho Panças esbravejadores entupindo a seção de comentários nas mÃdias .
O Pondé não é de extrema direita, ele só não cantarola a virtuosa e falaciosa melodia esquerdopata, seja quem for que não se assemelhar ao discurso de sofá da esquerda agora tem que ser taxado de extrema direita, bolsonarista, olavista? Quanta falta de inteligência!!
Por que os europeus não vem buscar os descendentes de italianos e alemães e ingleses que estão aqui no Brasil fazendo estragos na nossa ecologia? Esses porcos vieram para cá, poluÃram os rios, e ainda tem a pachorra de dizer que nossa sociedade precisa de ser ensinada a pescar em vez de dar o peixe! As raças que empesteou o mundo, hoje teme os imigrantes... Como essa gente se sente mais civilizado do que o resto do mundo?
Adenor, tens noção do que escreveste? O que é, para ti, a "nossa sociedade", quem são os seus integrantes? O que é "nossa ecologia"? De que lugar falas, tu não poluis o meio ambiente, tens certeza disso? Quem são os que não poluem a "nossa ecologia", nem mesmo indiretamente? Puxa, penso que pisaste na bola!
Italianos, alemães e ingleses também imigraram para cá, assim como portugueses e espanhóis, qual o seu problema com eles? Vc não só parece temê-los, como odiá-los. A Folha tolera xenofobia, um comentário xingando imigrantes de porcos, incrÃvel. Não deveria me surpreender, a Folha adora o colunista, um misógino q ainda por cima despreza pobres.
Xenofobia, da mais obtusa, aliás. Esqueceste em que lÃngua escreves? Veio de onde?
Faltou incluir os portugueses....
O exemplo mais recente no Brasil foi uma patética ministra falar em "racismo ambiental" após mais uma tragédia ocorrida por excesso de chuvas (seja qual for o motivo) e falta de infraestrutura. Governos existem para entregar soluções práticas para quem paga impostos. O resto é, em grande medida, conversa pra boi dormir.
Rolando Lero, precisas te decidir quanto ao uso do tÃtulo professor doutor. Insensatez essa tua em criticar intelectuais, tentando se colocar fora da categoria. Farias um favor à classe intelectual saindo dela. Quer dizer que não existe civilização, oriental ou ocidental? Cairia bem pra ti a leitura do processo civilizador de Norbert Elias. Luizinho, diga que vais comprar cigarro e não voltes mais.
Citando o Olavo de Carvalho do Canadá, Ponde? Kkkk tudo bem. Qual seria a contribuição dos intelectuais de direita, nesse caso? Falar da inconsistência dos intelectuais de esquerda?
Nenhuma surpresa, se não tiverem apagado, encontra-se no YouTube Pondé elogiando o próprio Olavão. Farinha do mesmo saco? Mais ou menos, Olavo respondeu aos elogios chamando o colunista de "um B". Nem o Olavo respeitava o professor Pondé.
Genial! Desmascara esse bando de hienas ( que comem f3z3z e transam uma vez no ano ) parasitas que povoam as universidades públicas. Precisamos higienizar essas universidades e eliminar esses vermes parasitas!
Já estamos fazendo isso desde 30 de outubro de 2022.
E quanto mais Israel e USA bombardearem o oriente médio, e as indústrias bélicas venderem armas para milÃcias e exércitos africanos, mais e mais imigrantes invadirão a Europa. Acho isso bem concreto e facil de explicar aos não intelectuais europeus.
O que o Pondé está tentando dizer é que o discurso dos intelectuais não dialoga com "as massas". A questão não é desconstruir vestÃgios de evolucionismo cultural (que já foi desconstruÃdo na primeira metade do século XX pela Antropologia), mas de dialogar com a microperspectiva de um pequeno comerciante do interior da França, a qual está assentada na experiência concreta.
A classe operaria americana não se deu mal com a China, se deu mal com o conformismo americano de não inovar quando era quem tinha mais capacidade pra isso. Ninguém mais que a classe operária fenece nas mãos da extrema direita. O Trumpismo, o nacionalismo exacerbado não resolve a China, ganha votos e costuma levar a guerras mundiais.
A intelectualidade é arrogante e esnobe. Não é à toa que a classe operária branca nos EUA (que se deu mal na globalização com a China) seja trumpistas.
A velha Europa colonialista invadida pelos colonizados, ironia da História. Mas disso tudo sobreviverá uma Europa multirracial, multirreligiosa e multietnica.
Caso ela continue de pé, confere?
Bom passo no sentido decolonial, porém devemos ter cautela. Há uma tendência à miscelânea e, depois da confusão, ao descarte. A civilização pós-moderna está muito antenada.
Bom artigo trazendo uma crÃtica aos intelectuais eurocêntricos e demais.
Concordo totalmente, a Europa a meu ver é uma fraude na montagem da sua história, o real é isso que vc disse, o triste é que por aqui tem intelectual no supremo que revindica um Prêmio Nobel para o Chico Buarque, é o fim, todavia nada de estranho nisso a vermos pelo resultado das últimas eleições por aqui.
É melhor vc jair se acostumando com a democracia, o golpe faiô! Resta ver se vão prender só bagrinhos ou tbém o capitão Bozo, o imbrochável enviagrado. Perdeu, cara!
Barnabé, se o Bob Dylan ganhou um Nobel, o Chico merece dois, assim como o Gil e o Caetano. Vários outros compositores brasileiros mereceriam pelo menos um. Lamento se o Chico seja de esquerda e o finado MC Reaça, pranteado pelo Bozo, tenha sido de direita...
O que seria do inteligentao de direita Pondé se não existissem os inteligentinhos de esquerda ?! Quanto a tentativa de explicação do comportamento face aos imigrantes odiados pelos enraizados europeus, não vem ao caso. A verdade eh que foram lá mexer no vespeiro agora aguentem.
Além de ver sua confortável vida de europeu incluÃdo perturbada por pessoas cuja humanidade mal se reconhece, ter que lidar com alguém dizendo que sua visão de mundo está errada é insuportável. Quantas feridas...
Boa, boa, boa. Acabei de ler um arrazoado de um intelectual a afirmar que "intelectual não presta". Não devemos dar ouvidos a intelectual. Seguirei a risca a sua recomendação. Grande abraço
Ué?! Acabou de ler(saber)? Vc dormia e enquanto o intelectual estrupicio facista desgovernava o BR?
Não vou nutrir esperança de que este artigo sinalize o fim da preguiça intelectual e do desejo de causar por causar do articulista porque sei que no próximo ele volta à estaca zero, publicando o mesmo artigo dos últimos vinte anos para o desespero dos assinantes. Mas esse aqui foi bom.
Se a gente se esforçar um pouco pode dar alguma razão ao Pondé (tipo senso comum), mas ele perde totalmente a credibilidade ao citar Mathieu Bock Coté. Eu moro no Québec há anos e o MBC, como ele e chamado é uma espécie de Olavo de Carvalho québecois de quem todo mundo tira sarro, é sociólogo só no nome e é mais um propagandista da extrema direita disfarçado de jornalista
José, tem vÃdeo do Pondé promovendo o Olavo. O Pondé é como o MBC, ie, um sujeito que usa diploma, no caso de filosofia, para espalhar ideologia de extrema-direita, falando o que a classe média quer ouvir. Isso não é filosofia.
"Intelectuais", não se precisa se dizer mais nada.
Eh. Não se precisa se
O colunista é um "intelectual de carreira das universidade", como aqueles q chama de cegos, visto ser professor da PUC e da FAAP, além de se apresentar com gde orgulho como doutor pela USP. Devo presumir q o artigo é auticrÃtica? Se for, faltou muita coisa, cegueira é pouco para suas deficiências intelectuais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Não se consola o luto por um filho dizendo que somos poeira de estrela Voltar
Comente este texto