Lygia Maria > Cautela na regulação das redes sociais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo. Parabéns pela lucidez
Mamadeira de serviria como uma sugestão de limite. E tô dando um exemplo extremo.
Dona Folha está num ataque cerrado ao STF e levantando dúvidas sobre suas decisões sobre Bolsonaro e sua turminha. Parece que liberaram a temporada de caça. Nunca vi essa cautela e cuidado em nenhum outro momento, que me lembre.
Todos precisam ter direito a manifestar suas opiniões, e todos devem ser responsabilizados quando mentirem, fizerem apologia ao crime, oferecerem propostas de serviços e produtos de forma enganosa etc. Isso inclui que diz que tem que usar violência contra as instituições, promove lÃderes do crime organizado, usa IA para falsificar mensagens publicitárias, etc.
Todos devem ter direito a publicar o que quiserem. Mas têm que ser punidos quando a publicação se prova mentirosa. E no caso do originador de fakenews, seria razoável perder um dedo para cada uma que criou. A liberdade de perder dedos também seria preservada
Sugiro aos nossos aprendizes de dés po tas a lerem algo sobre como é porque a Internet foi concebida. Dica: foi para manter funcionando as comunicações, no caso de um ataque termo nuclear. Quem acha que pode controlar a Internet, melhor trabalhar para criar algo mais forte do que uma bomba h. Será que dá?
O Tribunal Superior eleitoral tem que fazer um completo DETOX do bolsonarismo que inalou fundo. Tudo o que os Ministros falam sobre a regulação da internet parece estar sob a influência do mau hálito do Jair. Chega de Jair, TSE.
A colunista movida por interesses escusos se esforça com pouca originalidade argumentativa e se utiliza de muito contorcionismo retórico para tentar provar que CRI. *me5 contra o estado democrático de direito, contra a saúde pública dentre outros, são inocentes exemplos da liberdade de expressão. Não podemos admitir que aqueles que atentam contra a democracia possam se utilizar da democracia para golpear o estado democrático de direito.
A questão não é liberdade de expressão e sim a qualidade da expressão,essa coluna é um claro exemplo de blá, blá blá,vazio,para justficar,as fake news ,discurso de ódio,etc em nome de uma pretensa impossibilidade de haver um julgamento justo,para divulgadores de falsidades de todo tipo jeito e qualidade com foi comprovadamente feito com o apoio e patrocÃnio de grupos religiosos,polÃticos e do governo passado
É um situação complicada acho que em nome da liberdade de expressão essa coluna da LÃgia Tém o direito de ser publicada,mas se o caso fosse sobre qualidade da expressão essa coluna é muito ruinzinha e mequetrefe al autora deveria ser punida.
Só de ver as barbaridades públicadas sobre as vacinas , inventam os maiores absurdos contra a vacinação, onde grupos não médicos ou profissionais da saúde, nem especialistas em imunização, ou aqueles que emitem opiniões distrocidas contra o estado democrático de direito de acordo com suas convicções poÃitcas pardidárias e ideológicas, onde muitos infrigem artigos do Código Penal vigente , merecem portanto uma lei para acabar com estes abusos explÃcitos e conspiratórios .
Excelente argumentação, Lygia!!
Tentar abolir com violência ou grave ameaça o Estado Democrático de Direito (art. 359L do CP). Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituido(art. 359M do CP). Atos preparatórios desses crimes ocorreram via rede: arregimentação de adeptos, contrainformação, incitação ao terror. A Lygia chama isso de liberdade de expressão! Pura conversa pra boi dormir.
Uma colunista de jornal importante que nunca leu a Constituição e nem o código penal no capÃtulo de incitação de crimes. Liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Regulamentação das fake news já.
Queria vê-la na Alemanha , ela escrevendo e defendendo o partido nazista, se não seria punida ?
E impressionante como as opiniões que vem de pessoas do Sul do paÃs, refletem um modo peculiar de enxergar o mundo! Uma coluna sem conteúdo, faz perguntas óbvias para marcar uma posição sem apresentar respostas, indicar caminhos. Isso sim é enxugar gelo! Pq o ministério público? Pq se trata de crime e essa orientação precisa estar lá! Ademais o poder legislativo, hj dominado por fisiologistas garimpeiros de verbas públicas, divulgadores de FAKE News, não tem interesse em regular nada!
Parabéns Ly, como a chamamos a conterrânea aqui em casa, esta mistura do STF com Ministério da Justiça não é desejável, basta lembrar a situação atual do Ex-Ministro da Justiça do Bolsonaro e a famosa minuta!
Acho que Luiz estava concordando com meu reciocÃnio!
Ora, STF e Ministério da Justiça cada qual com suas atribuições.
É uma iniciativa tão inútil como enxugar gelo. Mas faz com que algumas pessoas se sintam importantes. Se fosse para proibir mensagens falsas para valer, os templos e igrejas teriam de ser fechados. Os milagres relatados são evidentes mentiras.
Seria necessário punição exemplar tanto para o autor como para o veÃculo de disseminação. Um desmentido jamais apaga a mentira dada com destaque. A mÃdia corporativa costuma dar a manchete e depois retificar em notinha dentro do jornal ou nas cartas dos leitores. Isso é democrático??
Acho que eu descobri em quem esta moça votou .
Nas redes sociais se alguém quiser cobrar pelo serviço??? Vão falir e não vão conseguir jamais!
Como na medicina, melhor pecar por excesso do que por negligência. Depois que a democracia estiver arrebentada (Hungria, por exemplo), não há mais como retroceder.
Atentar contra a democracia nunca foi abstrato .E muita falácia em poucas linhas .
Só pelo começo do artigo já dá pra parar de ler. Diz: ministerio da justica nao deve se meter . Depois diz: quem julgará? Palavreado tÃpico gadolineo. Podia encerrar aÃ, a res já estaria satisfeita.
O conceito de liberdade de expressão do brasileiro é muito amplo e qualquer regra na nossa sociedade é mal vista. Na verdade esse sistema é pra ganhar dinheiro e poder, portanto acho que cautela não é a expressão mais acertada.
O argumento central 'eh preciso cautela na regulação das redes' está obviamente correto, mas poxa vida, quando se traz esses exemplos fica a impressão de estar mais preocupada com o espaço de atuação da seita leviana da extrema direita, digo,com a 'liberdade de expressão' daqueles que querem, como todos sabem, tomar o poder para instituir o reino da liberdade de expressão absoluta (sqn).
Não existe lugar que comprove mais o efeito Dunning-Kruger do que os comentários dos leitores da Folha. rsrs
O mencionado efeito pode ser descrito em uma linha apenas, mas os academicistas exibicionistas preferem fazer citações pouco usuais para se fazerem de intelectuais letrados. Vão se abraçar no Roberto Jefferson do mesmo jeito.
Perfeito :)))
Mensagem cifrada do Generali da banda do corneteiro arruaceiro
A FSP decresce o debate polÃtico mantendo em seu quadro essa senhora, bolsominion de carteirinha, que, aliás, quer tecer considerações sobre temas jurÃdicos, ou seja, diverso da sua área.
Decresce? Mais? Só mudando de nome , para jovem folha
A Senhora de Santa Catarina, segue o pensamento nazifascista/Bozo daquele Estado retrógrado brasileiro. A Folha não Falha: fascista.
Ah! Eu não sabia . Ela eh do quarto Reich?! Então tá explicado
Não entendi quando a senhora jornalista/professora do que a definição de “atentado à democracia é um conceito abstrato”! E ainda questiona “quem” seria responsável por definir o que pode ou não, a linguagem… Me perdoe, mas temos leis que definem o que é crime (inclusive atentado à democracia) e todo um sistema de controle e punição contra ara quem comete estes crimes. É somente usar as mesmas bases na vida virtual. Não entendo a dificuldade…
Artigos da Lygia (não tinha um I para pôr na primeira sÃlaba?) são sempre defendendo Is ra el ou a extrema direita.
Não existem direitos absolutos. No mais agora já se reconhece a necessidade de algum controle.
Absoluta só a ex tu _pidez da direita facista.
Já existe Marco da Internet e Código Civil. O que querem é limitar livre expressão de opiniões.
Já existe Marco da Internet e Código Civil. O que querem é a censura.
Mas que ridiculo, como qualquer jornal que precisa dar a informação correta, apurando fonte, deve falar a verdade ou então se retratar, assim deveria ser a rede social, fake é fake e retratação seria o começo nas primeiras mentiras, depois deveriam sair do ar como acontece com politicos cassados ou inelegiveis por um periodo de tempo até aprenderem, se não resolver banir, como já acontece em outras areas.
E o gado petista achando lindo a instauração da censura no Brasil.
E são tão tapados que não conseguem nem pensar que uma hora o bife vira e os censurados serão eles mesmo.
Censura onde ? Ggrandes democracias mundiais já fizeram a regulamentação: Reino Unido, EUA, Canadá, França, Portugal..
Qualquer pessoa bem informada sabe o resultado de implementar uma KGB, uma Stasi, uma Gestspo ou um DOI-CODI. Da casa grande não pode sair algo diferente.
Ah sim LuÃs, realmente, conhecemos os princÃpios populistas instilados na esquerda, que fala macio enquanto sequestra liberdades individuais, desde Lênin, a primeira arma de destruição em massa da história. O populismo, camarada, é irmão gêmeo do fascismo, assim como todas as linhas não republicanas, e consolidar a casa grande é o grande objetivo dessas doutrinas. Leia Giovanni Gentile e pare de repetir termos automaticamente. Pode vender seus direitos, ainda é um paÃs livre.
Esquerda e direita podem ser cotejadas, mas um projeto populista como é o do PT e de seus aliados (com todas as suas imperfeições) jamais poderá ser comparado com o da extrema-direita de orientação neofascista de Bolsonaro (cito o nome pois ele nunca teve ligação com um partido). A humanidade já nos mostrou que barbárie não se compara com a civilização.
Francisco, não cultivo mitos, sejam de esquerda ou direita, pois o culto à personalidade não rima com república, embora não cansemos de cometer esse erro no paÃs dos provincianos. Chiliques, camarada, não são uma boa argumentação e, para sua informação limitada, dois errados não fazem um certo. Quanto à ABIN, seu mal uso se deu por todos os governos que passaram por ela, sejam os cultivadores da Stasi, que sequestram sua liberdade com um discurso macio, sejam da Gestapo, que fazem com violência
Exatamente! Era. O q faziam os generentos com a abin e rastreios alheios, durante a governociata de seu mito, e não tente dizer q não era do time.
Eu tbm faço isso. Quando não tenho nada a dizer, quando não estou bem informado ou não sei muito sobre um assunto, digo em tom grave, sem ser excessivamente solene: é preciso cautela! Kkkk se tivesse q escrever umbrático de jornal em pleno carnaval, usaria a fórmula mais uma vez.
Cautela minha querida ? Por muito pouco um regime ditatorial não foi implantado no Brasil, e ás redes foram responsáveis por essa quase tragédia ?
No regime petista anterior, no bolsonarista ou no regime petista atual? Cuidado com o cozimento em fogo lento.
Há estudos já consolidados sobre "como morrem as democracias" e sobre a "guerra hÃbrida", e a difusão de desinformação para minar a credibilidade das instituições democráticas. Assim, é possÃvel se partir daÃ, para se debater ponto a ponto os tópicos mais sensÃveis, passÃveis de polêmicas e ambiguidades. O debate deve ser feito de forma aberta, plural e democrática. Mas a guerra cultural não ajuda no diálogo, na verdade, nos torna mais intolerantes.
Na Nicarágua, nos primeiros dias da Revolução sandinista em 1980 o governo foi vacinar as crianças da costa mosquita. A Igreja Moravia, que pregava a resignação como valor supremo explicou aos pais que a vacina tinha um lÃquido mágico, que faria as crianças esquecerem Deus. (até que não seria má ideia uma vacina assim), de aplicação compulsória logo após o nascimento (rs). Os pais esconderam as crianças.
Então, qual a solução "mente brilhante'? Esperar a des graça acontecer para aà sim agir em defesa da Democracia? E o CN, com aqueles parlamentares da quinta série que só sabem lacrar nas redes sociais? O problema é mais complexo do que vc imagina....
Existe bastante diferença entre regular e censurar! O trânsito, por exemplo é regulado, existem regras a serem respeitadas, quem infringe essas regras é punido, e tá certo!. Ninguém censura as pessoas de dirigirem, se respeitarem as regras colocadas...Por q na Internet tudo pode?
Gostaria de ver esta defesa da lei contra execussões de criminosos já dominados, algo que acontece historicamente em nosso paÃs. Isso é crime cometido por agentes públicos, mas não incomoda muitas sensibilidades.
Aplicar a lei, ainda que a justiça seja agonizantemente lenta. Esse é o problema. Censurar não é a solução.
A articulista poderia ter desenvolvido mais o tema, dando ideias sobre como fazer esse trabalho, pois só criticar é fácil. Além disso, omitiu a mora do Legislativo em tratar do tema, a quem caberia de direito, o que ocasiona um nocivo ativismo judicial, que é exorbitante justamente porque tem que decidir sem que haja uma lei pra aplicar.
Parece que tem gente mal informada escrevendo artigos na Folha. Ou é adesão à livre circulação de inverdades?
No desespero a folha topa QQ parada. A alma liberal dela está se descolando do corpo em coma na uti
Onde essa colunista obsessiva e oportunista quer chegar? Falta somente se filiar a algum partido de extrema direita e começar a cooperar com a logÃstica de algum golpe militar/evangélico contra a democracia brasileira. O discernimento ela já perdeu tem muito tempo então não terá como ficar envergonhada.
É exatamente este o ponto. A construção do texto e sua finalidade de diminuir o feito que foi a defesa sistemática e essencial do poder judiciário que garantiu a consistência do processo eleitoral e colocou você, a mim e a colunista dentro da ordem democrática que estamos hoje é oportunista no mÃnimo. Leia o texto você e seja mais responsável.
Leia a matéria, talvez tenha argumentos válidos para criticar. Jogar lama deixa as mãos sujas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Cautela na regulação das redes sociais Voltar
Comente este texto