Marcos de Vasconcellos > Gigantes das finanças sangraram no ringue Voltar
Comente este texto
Leia Mais
To saindo do Santander e indo pro Sicoob!
Faltou dizer que em 2023 a caderneta de poupança rendeu mais que o Ibovespa.
Tem um detalhe importante ignorado na reportagem; os grandes bancos estão lucrando menos mesmo na verdade, como bem um participante comentou antes de mim, possivelmente pela expansão das cooperativas de crédito, as mais expressivas: Sicred e Sicoob. Nubank não parece mais fazer o efeito que fazia e o C6 também não vingou no interior do paÃs. O BTG lucrar mais que o Itaú, é o mesmo que não ser nada para o cliente bancário do varejo. Porém o que interessa, a redução do spread, isso passa longe.
Os lucros apenas caÃram, não houve prejuÃzo. O mesmo aconteceu com Vale e Petrobras. Quem sangrou para valer foi a Alpargatas. Pessoal: vamos trocar as sandálias velhas!
Boa notÃcia. Afinal, se a especulação está em queda, sobrará dinheiro para outros setores mais necessitados.
Não é bem assim que funciona meu caro. Embora eu concorde que no caso particular do setor financeiro nacional, o lucro é exagerado, o fato de outros bancos terem tido aumento nos lucros indica que a queda do lucro desses dois não foi por uma mudança estrutural, aliás, as margens de spread dos juros não não caÃram tanto, nem foram a causa dessa redução. Também não é correto dizer que a 'especulação está em queda' já que taxas de juros não são commodities para quem empresta o dinheiro.
São dois gigantes do mercado financeiro mas não é o conjunto de todo setor. A concorrência dos pequenos com a mudança de posse do dinheiro não explicaria um pouco? Os grandes bancos não dominam todo o setor financeiro. Seria bom detalhar essa questão, senão será mais um setor a pedir ajuda ao Banco Central e do governo.
Em mercado financeiro primeiro o fato, depois a explicação. No intervalo, especulação.
E terá mais com a expansão dos leilões de privatização do saneamento, modelo perverso e fadado ao fracasso.
O Santander provisionou parte do que não tinha provisionado em 2022, ou seja, a operação foi bem, mas as linha finais foram ajustadas. O Bradesco já tinha provisionado, poderia ter desprovisionado e gerado um lucro maior, porém preferiu não fazer, o motivo não sei, mas é bom pra quem acompanha de perto e sabe a hora de entrar e sair. O Itaú não estava tão exposto, não provisionou quase nada. Mas 2024 está aà para bater nos minoritários. O bb tem controle estatal...
Não só bancos privados sangraram, embora comparados a pares internacionais suas lucratividades/patrimônio lÃquido no Brasil sigam dentro das cinco maiores medianas do sistema bancário mundial. O Banco Central "independente" também roeu as cordas. Espetou na conta do Tesouro um PREJUÃZO em operações de swap, variação passiva e juros de R$ 36,7 BILHÕES. Para tapar o ROMBO do balanço 22/23. Campos Neto pediu um PIX ao Erário de igual valor no dia 15 de janeiro próximo passado.
Não vão publicar nada sobre o calote da XP? Uma reportagem dessa dá peninha do Santander e do Bradesco. Coitados!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos de Vasconcellos > Gigantes das finanças sangraram no ringue Voltar
Comente este texto