Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Se comprovado o que está nesta matéria, o Bolsonaro vai pegar uma cadeia lascada.

    Responda
  2. orlando gomes de freitas

    Bolsonaro além de não ter respeitado a Constituição, atenteou contra ela diurtunamente, vulgarizou a cadeira Presidencial, e preparou o golpe , não conseguiu pela falta de apoio internacional e a luta incessante do STF. Que fique bem claro que nada devemos aos militares, que por omissão e ação, quase nos levam aos caos institucional.

    Responda
  3. Antônio João

    O capitão motociatas começou a carreira se gabando para a Veja que iria explodir quarteis, foi expulsado, não diretamente, mas a péssima avaliação do então militar foi dita com todas as letras pelos juízes militares.

    Responda
  4. João Paulo Zizas

    É nitidamente enviesada e revanchista a perspectiva do ministro Alexandre de Moraes sobre as tais condutas às quais ele quer atribuir traços dos crimes de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito. Elas por certo não podem ser consideradas puníveis, pois representam no máximo atos preparatórios -sem consequências palpáveis- de uma suposta agressão ao regime constitucional pátrio. E sempre vale reiterar que, na realidade, Jair Bolsonaro governou defendendo com rigor a Lei Maior.

    Responda
    1. Cristina Murta

      Incrível ler isso. Vou responder na mesma toada. O JMB só usou quatro linhas da constituição, apenas quatro. Ele sempre dizia isso, só não explicitou quais. Ainda estamos pesquisando quais seriam as quatro linhas a que se refere. Deve haver. Porque fora da constituição ele escreveu muitas linhas, dezenas, centenas, milhares.

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      Enviesada da perspectiva que o Bolsonaro queria prender o Alexandre de Moraes e agora ele está se vingando? Seria dessa perspectiva o enviesamento? Cabeça de bolsominion só tem meleca mesmo, hein?

    3. Roberto Silveira

      João Paulo enviesada é sua tentativa frustrada de acobertar os crimes. O golpista vai ser preso! A PF está fazendo o serviço direitinho, os crimes são claros, minuta de decreto e reuniões com comandantes militares estão claramente comprovados, e são atos executórios. Novas delações premiadas e novos documentos serão incluídos como provas. A cada dia se comprova mais e mais o envolvimento dele e de vários outros. Ele já tentou se desvincular da espionagem da ABIN jogando tudo no colo do velhaco.

  5. bagdassar minassian

    ... como, assim, não consegue ler texto no celular? hehehehe.

    Responda
  6. Julio Louzada

    Interessante um padre na lista golpista e nenhum pastor! O que será que aconteceu com o núcleo evangélico na hora do golpe? Afinou ou foi poupado das investigações posteriores?

    Responda
  7. wilson kfouri

    Um sujeito rouba um maço de cigarro e é preso e um presidente que repudia a vacina ,pratica charlatanismo indicando Cloroquina e consequentemente aumenta o número de mortes na pandemia,falsifica cartão de vacina,rouba jóias,promove o desmatamento,garimpo ilegal e narcotráfico na Amazônia provocando o genocídio do povo yanomani, dissemina fake news, promove a destruição do Supremo, Planalto e Congresso e tenta um golpe deve ficar solto?

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Pery, já que você é um advogado tão renomado e tinha tantas provas, porque você não ajudou o Moro e o Dallagnol na condenação, avisando a eles que ficar trocando msgs de texto pelo celular ia prejudicar a imparcialidade do julgamento? Aliás, em quais páginas do processo está a materialidade desse crime que você citou?

    2. Daniel Liaz

      Pery segue negando o óbvio

    3. Pery Pedro

      Um cara que promove fake news tinha que ser preso mesmo. Por exemplo, alguém que diz que ele promovia o tráfico na amazônia, enquanto o Monistério da Justiça deste governo recebeu o PCC de Manaus na agenda oficial. Quanto ao resto, a maior parte é verdade, mas não é crime. Já encomendar e receber centenas de milhares de reais em reformas no sítio que você frequenta, pagas pelas empreiteiras que ganharam licitações, é. Por isso foi condenado a doze anos, mas só cumpriu quinhentos e oito dias.

  8. ademir sampaio de campos

    Precisamos rever urgentemente o curriculum dessa academia militar. O tipo de gente que está sendo formada alí é uma vergonha. É uma verdadeira organização tabajara. A incompetência desses milicos é assustadora!!!

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esse "entorno" do Bozo eh mesmo safadinho, né? Pega o estrupicio facista, que só tinha boas intenções e disvirtua-lhe a mente pura , colocando ideias de golpe. Ainda bem que tem a folha pra livrar a alma do arruaceiro. Pra que serviriá a folha se não fosse pra purificar almas atormentadas por ideais corrompidos ?

    Responda
  10. wilson kfouri

    Majores, tenentes,tenentes-coronéis, coronéis presos, oficiais da secretaria de Segurança do Distrito Federal presos, ministro da Justiça e secretário de Segurança do Distrito Federal preso, presidente inelegível e com passaporte retido não são indícios fortíssimos que há provas suficientes que houve uma tentativa frustrada de golpe? É evidente que estão sendo colhidas outras provas para robustecer o julgamento e prisão dos golpistas envolvidos

    Responda
  11. ILIMAR KASPER

    FSP, cadê a opinião de Yves Gandra? O que ele diz disso tudo?

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Temos vários juristas defendendo o Bolsonaro, por exemplo: o Yves Gandra, o... o... o... quem mais mesmo??

    2. jose fernandes de lima junior

      Cirúrgico Ilimar, esse sim é o núcleo jurídico do bolsonarismo.

    3. Ernesto Pichler

      Já sabemos: os militares são sempre os salvadores da pátria. Aquele patriotismo "último refúgio".

    4. wilson kfouri

      Quem tem c tem medo e o Yves Gandra está quietinho pois foi um dos juristas que apoiaram o golpe e sabe que sua hora virá. Xandão nele!

  12. Fábio Nascimento

    Tramou, estudou a viabilidade, articulou, mas não tentou golpe, não houve violência ou grave ameaça. Por mais que eu pense que Bolsonaro merecesse ser preso pelo conjunto de sua obra (pandemia, urnas, joias, rachadinhas etc), a verdade é que não há elementos jurídicos para a sua prisão nesse caso. Seria bom se tudo isso implicasse sua morte política, mas, para ser honesto, penso até que isso o valorize no seu séquito. Sua frouxidão lhe salva.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Roberto, se ele vai ser preso por outros motivos, novas delações e novas provas, eu não sei; oxalá que sim, porque merece. Mas por ter mexido em minuta de decreto, duvido.

    2. Roberto Silveira

      Fábio o golpista vai ser preso sim! A PF está fazendo seu serviço direitinho, os crimes são claros, minuta de decreto e reuniões com comandantes militares estão claramente comprovados. Novas delações premiadas e novos documentos serão incluídos como provas. A cada dia se comprova mais e mais o envolvimento dele e de vários outros. Ele já tentou se desvincular da espionagem da ABIN jogando tudo no Heleno que quando estiver sendo processado vai entregar o chefe na bandeja.

    3. Pery Pedro

      Perfeito Fabio.

    4. Fábio Nascimento

      Zé, acho sinceramente que você tem problema cognitivo. Quem pratica um sequestro e dá errado tentou fazer. A diferença aqui é entre trama e tentativa. Enfim, não compensa discutir com quem não raciocina. Fica aí esperando a prisão. Se não der certo, fica como os bolsoafetivos: "só mais 72h".

    5. wilson kfouri

      Um sujeito rouba um maço de cigarro e é preso e vc acha que um presidente que repudia a vacina ,pratica charlatanismo indicando Cloroquina e consequentemente aumenta o número de mortes na pandemia,falsifica cartão de vacina,rouba jóias,promove o desmatamento,garimpo ilegal e narcotráfico na Amazônia provocando o genocídio do povo yanomani, dissemina fake news, promove a destruição do Supremo, Planalto e Congresso e tenta um golpe deve ficar solto?

    6. Ernesto Pichler

      Fábio está iludido. Se dou uns tihos em alguém e erro todos, não sou um criminoso? Tentou o golpe preparando-o, planejando, organizando, definindo quem faria o que (desinformação, prisão do Xandão...). Só não deu certo por haver melancias! Santas melancias!

    7. jose fernandes de lima junior

      Quer dizer então que se uma pessoa elaborar um sequestro ou uma cilada para assassinar alguém e o plano falhar , o crime não existe? Se um estelionatario aplicar um golpe mas na hora H, alguém der errado, não há crime? Me poupe por favor.

  13. Ernesto Pichler

    Preparação de golpe é crime. Não foi apenas uma sugestão de ideia, foi um organização, com a indicação de quem se encarregaria da desinformação, outros de prender o Xandão, datas marcadas, vandalismo realizado, mas, felizmente, temos melancias nas FFAA que impediram o crime em andamento.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      E com o agravante de ter usado recursos públicos e estrutura do estado para aplicação do golpe. Sem anistia.

    2. Fábio Nascimento

      Pior é que não é crime... só a tentativa é crime, por meio de violência ou grave ameaça. Essa tramoia, por mais tosca que seja, não basta para incriminá-lo.

    3. Ernesto Pichler

      Sem anistia!

  14. Hilario Guimaraes

    Mar ginal Heleno deixou sua marca no Haiti. O se nil sempre teve o seu nome ligado ao ban di tismo.

    Responda
    1. Paulo Braga

      É bom não esquecer que foi Ajudante de ordens do General Silvio Frota que tentou dar o golpe no Presidente da época o General Ernesto Geisel, Por não concordar com o candidato João figueiredo. Era ele (Silvio Frota) o candidato da linha dura.

  15. Hilario Guimaraes

    Tamanha a estupidez e falta de inteligência dessa cor ja que a qualidade de ensino nas ditas academias militares estão a merecer total reformulação

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A formação militar foi ditada pelo Comando Sul, que ficava no Panamá, durante a guerra fria. Tem que ser revista e democratizada.

  16. Hilario Guimaraes

    Tamanha a estupidez e falta de inteligência dessa cor já que a qualidade de ensino nas ditas academias militares estão a merecer total reformulação

    Responda
  17. Fernando Alves

    Estavam tão convictos. Agora, o discurso é...o que se sabe. Ah, vá!

    Responda
  18. André Antonio Santos

    Enquanto Lula, vencedor das eleições, montava seu ministério, articulava com o Congresso a aprovação do orcamento do ano seguinte (PEC da Transicao), o 'não eleito' e seu entorno entraram em modo despero. Essa profusão de minutas de golpe em novembro e dezembro só revelam o quanto esse pessoal é bizarro! É assustador saber que por pouco eles não foram reeleitos!

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Se não prenderem esses golpistas agora, ficará concretizado o vale tudo nas eleições brasileiras, iniciando agora nas eleições municipais.

  19. Darci de Oliveira

    O "núcleo jurídico " do golpe era constituido por verdadeiros juristas de Skol...

    Responda
  20. Maria Lúcia Bergami

    Trocentas imagens de Bolsonaro lendo no celular. Somente a minuta ele imprimiu.

    Responda
  21. RAULAND BORBA BATISTA

    O último moreno (jornalista) que conheci na espaço para este tipo falácias.

    Responda
  22. Custódio Contraponto

    Parece que FdSP censura comen tários maiores porque, muitas vezes, têm mais relevância e conteúdo do que seus colo nistas.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Concordo plenamente

  23. Alberto Henrique

    Cadeia pra esses gavabundos, é pouco.

    Responda
  24. Custódio Contraponto

    Acorda Brasil. Chega de lacrar sobre mentecapcia dos bolsonaristas. Enquanto isso os amigos deles, mili cianos, estão dominando a Amazônia e os militares, HOJE, sabotando o combate ao garimpo ilegal !!!

    Responda
  25. Ramurti Barbosa

    O TSE precisa aplicar nova punição a Bolsonaro de deixá-lo inelegível pra sempre. Não podemos correr o risco de nova tentativa de golpe, que pode ser bem sucedida na segunda tentativa.

    Responda
    1. Roberto Silveira

      Brasil quer a prisão por no mínimo 30 anos em regime fechado e sem saidinhas! A Papuda aguarda o inelegível e toda a turma golpista!

  26. JERONIMO JOSE Pereira

    Não pode existir cadeia para esta organização tabajara, devem ir para um manicômio, são incapazes de perceber a realidade, vivem no mundo da lua, sem qualquer conexão com a vida real, viajam na maionese.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Pode ser uma cadeia manicomial.

  27. João Ramos de Souza

    Na Roma antiga, quando se procurava autoria de algo ilegal, que injuriava ou vexava alguém, os romanos indagavam cui prodest (a quem aproveita?). Respondida a pergunta, achava-se o culpado. No caso da autoria da minuta golpista, os investigadores da Tempus Veritatis devem fazer a mesma pergunta. A resposta será necessariamente: Bolsonaro. A cambada que o cercava sabia que estava traindo a Constituição e conspirava para derrubar o Estado de Direito. Todos devem ser responsabilizados.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Gente com raríssima inteligência. Fenômenos!

  28. SERGIO saraceni

    Sem anistia.

    Responda
  29. Claudio Luiz da Cunha

    O que se sabe é que ele enganou muitos bozolinos, e será preso.

    Responda
  30. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Bolsonaro está mais sujo que pau de galinheiro. Evidências de suas tentativas de golpe é que não faltam. A PF está apertando o nó aos poucos; decerto para tortura-lo.

    Responda
  31. Custódio Contraponto

    Não se enganem. O golpe, que começou em 2016, não morreu. A banda podre dos militares continua, até HOJE, sabo tando as operações de combate ao garimpo ilegal na Amazônia, que está cada vez mais dominado por grupos cri mino sos. Essa gente está juntando BI LHÕES, e poderão financiar muita desinformação e a deputados chupetinhas.

    Responda
  32. Paulo Roberto

    Nem golpe soube dar!!!Mais sujo que pau de galinheiro!

    Responda
  33. CELSO MAXIMINO JOSE

    Na verdade Bolso naro nunca admitiu nada. Puro como uma criancinha de colo.

    Responda
  34. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Apareceu um agora, ainda assim é pouco! rsrsrsrs

    Responda
  35. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Estranho o desaparecimento, nessa coluna de comentários, dos robots do gabinete do ódio e dos entusiastas comentaristas do Bolsonaro. Ou esse povo está com vergonha de tanta presepada ou FSP decretou censura, o que não é bom em uma democracia.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Colombo, Serra, Ary, Matone, Coan etc. sumiram. Mas o moreno segue aí com suas pérolas.

    2. JOAO MORENO

      É que o ridículo de vocês é do esquema corrupto está maior do que o tamanho de uma baleia jubarte. Vocês conseguiram ouvir o depoimento dela?

    3. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Ou estão economizando a grana para pagar advogados.

    4. arley leite

      Se a folha decretasse censura seria para os progressistas, não para o vô mito, pelo menos é como tem se comportado ultimamente, saindo da sua devida imparcialidade para mostrar 'o outro lado'...

    5. marcos fernando dauner

      o sr. Colombo- engenheiro há cinquenta anos, está meio sumido .

    6. Custódio Contraponto

      Perfeita percepção.

  36. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Estranho o desaparecimento, nessa coluna de comentários, dos robots do gabinete do ódio e dos entusiastas comentaristas do Bolsonaro. Ou esse povo está com vergonha de tanta presepada ou FSP decretou censura, o que não é bom em uma democracia.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      o sr. colombo, engenheiro há cinquenta anos, anda sumido .

  37. Carlos Mello

    Existe alguma dúvida dona Folha?

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Sempre existirá espaço para dúvidas. Não foi assim que a serpente corrompeu Eva? Não era assim que a indústria do tabaco se expandia por décadas, mesmo após a constatação científica de seus malefícios?

  38. Ernesto Pichler

    Preparação de golpe é crime. Não foi apenas uma sugestão de ideia, foi um organização, com a indicação de quem se encarregaria da desinformação, outros de prender o Xandão, datas marcadas, vandalismo realizado, mas, felizmente, temos melancias nas FFAA.

    Responda
  39. JOAO MORENO

    Quem sofreu golpes foi o Bolsonaro durante seu governo e, mais ainda, durante a campanha eleitoral. O TSE e o STF cercearam sua campanha de todas as formas, e tudo fizeram para reconduzir alguém ao local do crime. Missão dada, missão cumprida.

    Responda
    1. Roberto Silveira

      Caramba tu amas pagar mi-co aqui, parabéns, missão cumprida com sucesso! Kk

  40. Luís Henrique Oliveira Nogueira

    O País não está perfeito, mas hoje está com certeza muito melhor que ontem... E com a perspectiva da iminente prisão do Clã e sua OrCrim fica a expectativa de ficar cada vez melhor. Quer os anti queiram ou não...

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Esse moreno é tão engraçado!

    2. Custódio Contraponto

      Acordemos. O golpe continua. A banda po dre das Forças Armadas está sabotando o combate ao garimpo ilegal, dominado por organizações criminosas. Terão BI LHÕES em ouro para financiar des-informação (Jovem Klan, por exemplo) e deputados milicianos e/ou alucinados.

    3. JOAO MORENO

      Vocês ouviram o depoimento da baleia jubarte? Ela confirmou que Bolsonaro a xingou de Dino?

  41. RAULAND BORBA BATISTA

    Bolsonaro passou todo seu mandato fazendo; armação, cama de gato e confusão premeditada, boi de fogo. Quem planta vento colhe tempestade.

    Responda
    1. Valerio Marques

      Joao Moreno, você está de sacanagem.

    2. Valerio Marques

      Joao Moreno, 700.000 mortos, cartão de vacinação falso, joias das Arábias, 1$ dólar por vacina, ouro pro pastor, compra de imóveis em dinheiro vivo e assim continua a lista de safadezas.

    3. JOAO MORENO

      Que eu saiba ele passou o governo todo recebendo golpes do STF, dos jornalistas e dos rouanets. Todos incomodados com um Presidente extremamente honesto e respeitador das leis. O ambiente agora é de ditadura da esquerda.

  42. Antonio Neto

    Tem até um padre na lista de suspeitos! Será um padre de verdade ou algum outro tipo padre Kelmon, o sumido? Se ele serviu na pantomima do último debate, será que participaria de uma intentona desastrada?

    Responda
  43. Mariano Aparecido

    Prisão imediata para esse generalzinho golpista sem pudor

    Responda
  44. Mariano Aparecido

    Se esse senhor consegue o golpe imaginaram a tortura que iria promover aos adversários . Ele é sadico

    Responda
  45. marcos fernando dauner

    o que se supõe é que tudo terminará assim : um terço calabresa, um terno frango, um terço paulista . estamos na sojalândia !

    Responda
  46. jose carlos toledo junior

    Tem que pegar esses generais patetas covardes do braga e ramos que eles entregam o satã rapidinho.

    Responda
  47. Mariano Aparecido

    Na folha deve ter algum amigo do gene Heleno. Pois passam pano

    Responda
  48. Mariano Aparecido

    General Heleno deveria ser preso imediatamente

    Responda
  49. Fabrício Schweitzer

    O mundo sabe que o inelegível passou quatro anos armando um golpe de estado. A Folha ainda não sabe? A minuta é só um detalhe.

    Responda
  50. Mariano Aparecido

    Vai publicar ou não?

    Responda