Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAKOTO SHIMIZU

    A sina de Lira é seguir o destino de Eduardo Cunha, Rodrigo Maia. Teve o seu período de glória inflado durante o desgoverno BozoNero, Lula faz bem de resistir às chantagens que ele tenta impor, alguém precisa dar um basta, que receba os corretivos necessários.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "O medo de perder poder é maior que o medo de morrer". (ditado bengalês)

    Responda
  3. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Infelizmente Luiz, Lula ou qualquer outro presidente não pode deixar de "negociar" com a maioria dos parlamentares. O nosso sistema político é simplesmente podre

    Responda
  4. Ademar Adams

    Lira, o novo herói da Folha, assim como foi o Cunha.

    Responda
  5. José Cardoso

    O poder do Lira não é dele, mas da casa. É como um líder sindical dos deputados, conseguindo vantagens para eles e ganhando prestígio com isso. Como o Lula tem origem sindical, tenho certeza que conhece perfeitamente a natureza do jogo. Só que agora por assim dizer está do lado do patrão, tentando limitar as exigências excessivas do sindicato.

    Responda
  6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Dona Dora, acho que é o contrário, Lira subestima Lula! Afinal quem teve 60 milhões aproximadamente de votos e é o presidente do Brasil?

    Responda
    1. Max Morel

      Quem tem mais a perder? Lira? Acho que não.

  7. Fernando Alves

    Mais uma defensora incondicional do são Lira. Nunca vimos nenhuma discussão sobre o mérito das medidas defendidas pelo Lira na FSP, só o louvor ao poder dele em desafiar, prejudicar e impor derrotas ao governo Lula.

    Responda
  8. Márcia Meireles

    Lira só tem um interesse, grana, está se lixando para o Brasil.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Nada de novo aí, ele subestima tudo, subestima a liderança dos outros, o tamanho da sua mediocridade pessoal, a carnificina dos Yanomamis e até a sua ex esposa.

    Responda
  10. José Augusto Bernabé

    Nada de novo aí, ele subestima tudo, subestima a liderança dos outros, o tamanho da sua mediocridade pessoal, a carnificina dos Yanomamis e até a sua ex esposa.

    Responda
  11. Luís Cláudio Marchesi

    Lula é refém de Lira. E o povo é refém desse Congresso. Pobre Brasil!

    Responda
  12. Marcelo Guimarães Freitas

    Queria saber das emendas de milhões para a cidade de onde o pai desse sujeito é Prefeito. Estivemos lá em 2022 e a cidade é um lixo.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      E os 8 milhões para Beija -Flor?

  13. marco martins

    Lula x Lira, a batalha do atraso Brasileiro, difícil definir qual dos dois faz mais mal ao país. Duas tranqueiras

    Responda
    1. Ademar Adams

      Tranqueira sim foi o teu Bozo!

  14. Christina Silva

    Este senhor é asqueroso. Apenas mais um que se acha o coronel

    Responda
  15. Rubens Ventura

    Lula não esqueça porque Dilma caiu.

    Responda
  16. Marina Pagano

    E lira subestima lula! O

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Bem, dona Dora, ao que parece a senhora comprou a versão do Lira, não? Porque, ao proclamar o óbvio ("entregou os anéis") e augurar cinzentamente, nos deixa de informar quais as movimentações feitas em nível executivo-parlamentar; comunicação governamental, evidentemente, é algo a ser feito ao público, não muda nádegas em nível palaciano. Se for só isso, o país está refém de presidente eleito indiretamente. E que porcaria de inzecuitivo, tocadô de harpa...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Benassi, dona Dora não percebeu que quanto mais tempo Lula compra, menos poder tem o Lira que se aproxima de seu próprio bota-fora. Que há uma porcaria de legislativo é inegável, mas tocar harpa, dependendo do repertório tocado, pode ser uma boa...

  18. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Cite um projeto deste Lira . Não existe . Que tipo de gente vota neste sujeito?

    Responda
  19. Antonio Catigero Oliveira

    Parece que as novas cenas do filme ''meu malvado favorito'', como foi com o Eduardo Cunha no golpe\2016, tem tudo para virar novo sucesso com a pressão$ política$ do candidato a primeiro-ministro...

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Últimos dez anos. Sem pesquisar. Quais foram os presidentes da câmara e do senado ? Sem pesquisar.

    Responda
  21. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O dia qbo Lira quiser trocar o ministro da casa civil é fácil. Se candidate a presidente da república. Vai poder fazer o q quiser

    Responda
  22. Samuel Fagundes

    Presidente dos sonhos do Lira era o boso. Não negociava, sucumbia a todas as chantagens para manter o cargo e não sofrer impedimento

    Responda
  23. neli faria

    Relembro que lula foi eleito com Menos de dois por cento dos votos. Se dependesse apenas de seus adoradores, hoje o Brasil estaria padecendo no Hades com o capetão. Votei para lula pelo Meio Ambiente, pelo Vice e pela Democracia.

    Responda
  24. neli faria

    Política é a arte da conversa. Infelizmente , o lula não tem maioria, então, não é ficar de joelhos perante a Câmara dos Deputados, deve é conversar. Ter uma melhor articulação política, o que, parece-me, não tem. Falta liderança do partido na Câmara, falta melhor articulação. Causa-me perplexidade ver o povo desembestado contra a Jornalista .Não tem que criticar a analista, deve criticar a falta de liderança do Governo, no Congresso.

    Responda
    1. neli faria

      Sr José: o presidente da República é o lula.Aliás, jamais votaria para lira,e votei para lula. Na hora de se beneficiar, o pt se uniu ao Centrão do lira para dar o Fundão de cinco bilhões. Repiso-me : política é a arte da conversa, da articulação. Falta ao lula, um bom articulador político. Talvez, nem ele o seja também. Recordo que no passado, nos seus dois governos iniciais, tinha uma boa maioria na Câmara e basta pesquisar o que houve.

    2. josé SOARES

      Pois Do a Neli, não vejo uma crítica da senhora ao ab je to Lira e seus asse clas fisio lógicos.

  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Dora é patética. A cara dos editores da Folha.

    Responda
  26. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Este tal de Lira deveria ser enviado à Papuda

    Responda
  27. Hercilio Silva

    Que inocência, não há um jogo zerado aí, sempre se quer mais. E tem de lembrar, um ex presidente da Câmara que se julgou poderosos demais, se deu mal no final. Ambos tem negociar. A colunista sabemos, gostaria de ver o governo de joelhos, aliás, gostaria que o governo fosse outro.

    Responda
  28. Adauto Lima

    Lula subestima o Lira que subestima as necessidades dos cidadãos que superestimam a credibilidade dos poderes que superstimam suas necessidades de remuneração e que colocam seu corporativismo em primeiro lugar. E todos subestimam o verdadeiro poder que se organizou a partir das penitenciárias e comunidades mas que agora já é internacional e faz o que quer quando quer e quanto quer.

    Responda
  29. Valdir Teixeira da Silva

    O país se render a um ser menor e provinciano como esse Artur Lira é um absurdo. O lugar desse cara é no xilindró.

    Responda
  30. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Lula só entregou os nove dedos da mão porque há muito já lhe faltava um. Ele faz tanta barganha com esse povo famigerado que termina se embaraçando nelas

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Poderia não as fazer?

  31. SUZANA ARGOLLO

    Acho bom é Lira não subestimar Lula.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      É com ch véio

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      José Bueno fez aman.

    3. José Bueno

      Viche ! O escalado de hoje é o Cabral! A tarefinha é chingar e desqualificar sem argumentos, vale tudo contra o andamento de qualquer projeto de interesse nacional... Amanhã tem mais. Quem, Carlucho?!

    4. Rodrigo Cabral

      Tá de brincadeira, né? Você quis dizer " Bom o Lula não subestimar o Lira"

  32. Hernandez Piras

    Acho incrível gente que se diz progressista, de esquerda, repetir o tempo todo que a "população" não sabe votar. Onde se manifesta essa ignorância, no voto para Presidente ou para o Congresso? "O povo não sabe votar" e "se deixa iludir por demagogos" sempre foi desculpa para o elitismo mais desabrido, inclusive, para golpes de estado. É na essência discurso antidemocrático.

    Responda
  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Madame liberal, não subestime lula. Ele saiu do seio do inferno e voltou ao trono. Lira , se quiser um dia ser mais que o mosquito da dengue(q faz estrago mas eh mosquito) deve estudar lula com cuidado. Veja por exemplo o marreco, era o rei da cocada preta, e hoje tá parecendo puleiro de galinha

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Só que esse mosquito chamado Lira pode travar o governo do amor. Bom fazer o que ele manda

    2. Hernandez Piras

      Quem desmontou o Senador Moro não foi Lula, mas a imprensa livre e a própria Justiça. Quanto à Lula, até parece que não foi ele que, para manter controle do partido, designou una nulidade política para a Presidência da República.

  34. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Presidente Lula não subestima o Lira. Sabe muito bem com que está negociando. O que precisa é o legislativo entender que não é o poder executivo. E as matérias ali enviadas são de interesse da nação e não do Lula. Penso, também, que o Presidente da Câmara não deva subestimar a força política do Presidente Lula. Melhor optar pelo entendimento, o contrário poderá ser o maior perdedor.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Então, Sr. Rodrigo, esse povo acha mesmo, já achou que o Lula ganhou três vezes.....

    2. Rodrigo Cabral

      Aposto também. No Lira. Só que quando Lula perde, vocês acham que ele ganha.... Então apostar com fanáticos fica ruim

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Se quiser apostar eu topo , lula vencerá.

  35. Claudio Luiz da Cunha

    Dorinha KLAN sempre torcendo pelo pior.

    Responda
  36. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Dona Dora parece que acha que Lira está correto. Não vejo critica dela aos desmandos dele. Sobram críticas nem tão veladas a Lula, cujo comportamento Dora recrimina. Lamentável essa passação de pano para o Lira.

    Responda
  37. EMANOEL TAVARES COSTA

    Lula não se iludiu. Sabia desde o início que tem ossos duros de roer. Vai em frente às pinceladas e não há outro caminho, pq, salvo os partidos de sua verdadeira base, não conta senão com interesses paroquiais. Se e qdo a população aprender a votar em ideias que a favoreçam essencialmente, a situação poderá ser outra.

    Responda
    1. José Bueno

      É verdade, os votos para as assembleias e câmaras são fortemente determinados por interesses paroquias. De camisas do time de futebol do bairro a mais uma ambulância, estas são necessidades mais imediatas e próximas que dão brilho ao político local. Por isso que a direita sempre vota contra projetos de educação de boa qualidade, programas sociais, e outros. Se o povo tiver informação e tempo para refletir sobre o que fazem de fato os seus eleitos...

  38. José Fernando Marques

    A sugestão faz todo o sentido, apesar de ser difícil pô-la em prática. A própria população devia se mobilizar. Os sindicatos não têm nada a dizer sobre o trabalho aos domingos e feriados sem acordo prévio entre patrões e empregados?

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Cabral, esse é o Parlamento mais reacionário que já existiu. A população devia, sim, se informar e se manifestar em relação a projetos de seu (de nosso) interesse, como o do trabalho aos domingos. E os sindicatos são quem pode dar o sinal para isso. Se a direita com a qual simpatizas conseguiu fazê-lo, no governo passado, com pautas apócrifas, por que não a esquerda agora com pautas justas?

  39. André Bartholomei

    O PT ainda não aprendeu que o candidato a presidente precisa, e muito, durante a campanha, pedir votos para seus candidatos no Congresso. Não adianta ter o Presidente sem ter minimamente o Congresso. E se quem chama votos é o candidato a presidente, esse candidato precisa pedir voto para os candidatos ao Congresso durante os debates na TV, nos eventos de campanha etc. E ser bem claro: "sem isso, não vai adiantar qiaze nada me eleger".

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Viola, não me surpreenderia nada se nas suas "reuniões" com Lula ele se sentasse sobre você. Assim, você poderia continuar a fazer o seu trabalho de sempre. É preciso ser um militante muito tosco para responder assim à crítica de um eleitor.

    2. Hernandez Piras

      Sim, André. Na campanha, vendem a ideia de que o "gênio político" pode tudo, que o chefe de governo é onipotente. Depois, elegem 10% da Câmara e querem ficar com todos os ministérios importantes, deixando meio ministérios aos aliados. O problema não é Lira, é a estratégia equivocada de conquista e exercício do poder.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Em nome do pt serei eternamente grato por sua douta orientação. Amanhã terei reunião com lula e vou transmiti-la a ele.