Hélio Schwartsman > Virtuosismo militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Marchar no 7 de setembro, pintar meio fio, cogitar de dar golpe ou não... Como sai caro isso! Sei que militares até fazem ações úteis em situações de emergência e coisas similares, mas geralmente são do sargento para baixo, com apoio de um ou outro tenente ou capitão. Os de alta patente, só colecionando medalhas e cogitando entre si o que vão aprontar ou não agora...
Fico pensando em uma Guarda Nacional...e por tabela, a extinção das PMs. Possivel?
O caminho para a reforma profunda das honradas forças é duplo: 1. da imersão estratégica na realidade da Amazônia, com investimentos brutais em ciência e inovação tecnológica e uma diretriz de absoluto respeito, cuidado e amparo as populações indÃgenas e não-indigenas. E 2. o da sustentação em logÃstica e segurança, em apoio à s operações de socorro nos desastres ambientais que vão se multiplicar, dentro e fora do paÃs.
Orra, Jacques, e qual milagre haverá pra que isso ocorra? Otimismo é uma virtude, mas...
Que bom que era o Brasil ingressar na OTAN.
"...Eu podia estar prendendo, podia estar cassando, mas estou aqui apenas pedindo dinheiro para o submarino nuclear e outros brinquedos caros, assim como manter nossa aposentadoria precoce com integralidade dos vencimentos do último posto da carreira..."
É rir para não chorar! O pedinte do transporte coletivo tem muito mais dignidade do que os milicos mamateiros!
Hélio, mais claro do que isto só dois disto. O congresso é hoje o grande inimigo do STF, pois, antes mesmo do "conhecereis a verdade" , investigação da PF, já havia planos para impedir o livre exercÃcio da lei, tendo como alvo Alexandre de Morais. Se Bolsonaro não entendeu João 8:32 do evangelho terá que se entender com o STF.
A Instituição funcionou, não apoiaram o inepto. Não havia nenhum plano ou inteligência como na época do Milagre Brasileiro. Garantiu o melhor para o paÃs, como sempre fez na República. O que é escrito na constituição é irrelevante, quem detém as armas tem o poder de fazer a mudança quando necessário. A punição a seus membros irresponsáveis deve ficar por conta deles mesmo, Justiça Militar, agora que não tem inepto influenciando a Instituição. Principal e mais democrática Instituição Brasileira.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Todos brasileiros têm o direito de aplicar para a carreira militar. Nem todos têm a coragem para enfrentar os riscos da profissão. Os incentivos são criados para atrair os talentos necessários. A mÃdia só divulga notÃcias negativas. Não dão valor para terem conseguido barrar a aventura que o Bozo queria e poderia ter conseguido com outras forças policiais mais mal pagas e mal formadas.
Mmmmm.... Ironia é coisa traiçoeira; se houver, o que eu louvaria, seria bom ter forçado um pouquinho mais a mão, pra ficar mais evidente.
Instituição que emprega maior volume de pessoas pobres no Brasil e as treina. Desde a proclamação da república defende o povo contra as oligarquias que controlam o paÃs. Movimento Tenentista foi o expoente. Milagre Brasileiro o maior sucesso. Sem o Exército serÃamos hoje pior do que a BolÃvia em pib/capita. Historiadores não são muito justos nas avaliações sobre os militares, porque a mÃdia não é neutra. Tem seus próprios interesses.
Principal e mais democrática instituição brasileira? Viagra, picanha, lombo de bacalhau, Heineken e uÃsque a vontade, aposentadoria militar integral com direito a promoção, clube militar, hospital militar, justiça militar, pensão para filhas solteiras, pensão para viúva de marido vivo, haja democracia! Pena que os reles civis não podem contar com isso tudo, afinal, quem mandou não usar farda?
Alguns podem argumentar que seguir a lei é um dever básico de todo cidadão e, portanto, não deve ser especialmente louvado, pois é uma expectativa mÃnima. Neste ponto de vista, cumprir a lei não é motivo para cumprimentos, pois é simplesmente fazer o que se espera de todos. Mas há situações onde há oportunidade ou tentação de transgressão. Nesse caso, há mérito no cumprimento da lei, pela demonstração de integridade e bom caráter. Assim, aqueles seguem a lei sempre, merecem nossos cumprimentos.
Eu sigo a lei, mas como não tenho armas nem poderes para transgredi-la à minha vontade, nada de elogios para mim!
O verdadeiro golpe seria o abocanhamento de posições em empresas públicas, cargos comissionados, empregos para as mulheres amantes, maridos, filhos, casos e cachos.
Poi Zé, Hilário, como disse o Dilmar, esse górpe começou em2019 , estendendo-se até o presente - ainda não foi possÃvel a limpeza completa, deve levar mais um ano, no mÃnimo.
Então já foi dado!
Além da pressão externa e da resistência oferecida pelo STF e sociedade civil contra a ruptura institucional, os fardados sabiam que entregar poderes absolutos a um ser errático poderia significar levar ao paredão muitos adversários e também os "traidores" que não aderiram ao projeto desde a primeira hora, incluindo militares de alta patente E, pelas investigações, a expressão "traidor" já havia sido incorporada ao jargão do grupo. Começa assim!
Se a sociedade civil se mobilizasse a favor de reformas no sistema judicial e nas Forças Armadas, incluindo Congresso, Judiciário e as mÃdias tradicionais, haveria menor desgaste do Poder Executivo. Não nos esqueçamos de que os polÃticos, esses golpistas, a mÃdia, os militares, o congresso e tantas outras instituições desta terra de coronéis são puro reflexo dessa sociedade autoritária e truculenta. Basta dar umas voltas com o carro, ou ler editorias deste jornal para chegar a essa conclusão.
Este abre a ribalta para uma questão ressonante até hoje, o fato de não termos, a sociedade brasileira, passado a limpo os entulhos de 64. Nado nos prejudica tanta, desde prismas eras, como a eleição indireta do Tancredo Neves, raiz de todos os desvarios recentes. A mÃdia personagem importante neste contexto, jamais fez autocrÃtica, a da Globo não vale, e sempre fica ao largo das consequências. Ótimo texto para ruminações .
Que fiquem ruminando os ruminantes bolsonaristas, pois eu prefiro refletir sobre os fantasmas que continuam rondando nossa democracia.
Sabiam das marucataias, tentaram ver um forma legal de impedir.. não acharam. E deu em nada.
Militares morte ficta,para aspas viúvos,famÃlia de militares expulsos das forças armadas, minúsculo de propósito, ganham pensão,morte contraria o princÃpio da Isonomia, trata servidor demitido diferente, e Interesse Público:dinheiro público com a famÃlia do mau militar. O STF julgou constitucional a lei que reduziu pensão para viúvos do inss e silencia quanto ao isso .Servidor público civil demitido sairá com ua mão na frente e outra atrás, militar expulso,o mau militar, recebe pensão.
Seguidores do coiso, na imprensa e mÃdias alternativas, o estão defendendo afirmando que não houve golpe. Se tivesse ocorrido estarÃamos amordaçados, no mÃnimo. Tentativa é crime, idêntica a tentativa de latrocÃnio se a arma negar fogo. Bem simples, não?
O sujeito que intenta matar alguém e arregimenta um assassino para tanto comete o crime na modalidade tentada, ainda que o sicário não execute sua empreitada.
Imprensa alternativa: defende o seu boiadeiro. seja bolsonarista , seja de esquerda.
Existe um paralelo diante da polÃtica interna brasileira, a guerra no exterior, o paralelo serve tanto para a abertura polÃtica como seu "fechamento". Isso ocorre desde as eleições para Presidente que ocorreram com a queda do muro de Berlim e URSS.
Poisé, tem um jornalistão aÃ, unha e carne com militares da ditadura, que vive falando que foram os tais "generais silenciosos" que salvaram a democracia brasileira.
A única razão pela qual as forças armadas não embarcaram com tudo no gol pis mo do coiso foi porque os EUA disseram que eles não teriam apoio, como em 1964. Nunca teve nada de virtude mesmo
Minha primeira resposta pelo jeito não será publicada. Aqui vai ela de novo. Senhora Neli, sugiro ler a reportagem da folha de 26/07/2022 com o tÃtulo "No Brasil, secretário de Biden defende democracia e controle civil sobre militares". Qualquer um com o mÃnimo de desconfiômetro saberia interpretar o que o secretário de defesa americano quis dizer.
Senhora Neli, leia a reportagem da Folha de 26 de Julho de 2022 com o tÃtulo "No Brasil, secretário de Biden defende democracia e controle civil sobre militares" em que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, comenta sobre o que o coiso já estava deixando cada vez mais claro na época. Ele disse publicamente que os EUA não apoiaria? Não. Mas qualquer um que consiga fazer uma ligação sináptica entre dois neurônios consegue concluir isto.
Como o Senhor sabe disso? Tem gente no governo dos EUA? Se tiver, peça para suspender os vistos para os maiores de setenta: quero conhecer Washington e me recuso a tirar visto.E como conhece o subjetivo dos que não aderiram o golpe? Tem esse dom? E se tiver, faça algo mais útil, por exemplo, se o Presidente Marcelo Teixeira do Santos vai me colocar nos Vips para os eventos no Santos.
Caro Schwartsman, endosso cada uma das palavras desse seu primoroso texto. Assino embaixo. A AMAN não tem nada de que se orgulhar: ao invés, deveria fechar por uns 5 anos para balanço e reformulação total de seu currÃculo e substituição plena de seus docentes. JK
Jai e, meu caro, nosso colega Sergio, abaixo, tá na mesmÃssima vibe. A qual louvo, by the way.
Generais de pijama só pensam naquilo, advogados só pensam que quanto mais ladrões ou corruptos, melhor, a mÃdia quanto mais crimes melhor, enquanto a Corrupção for a Paz do Brasil vai ser assim, uns defendem a Corrupção desse governo medÃocre e outros não, acontece que esses outros crescem a cada dia.
A questão é simples. Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado (fracassou graças a sua reconhecida incompetência e covardia), roubou jóias que pertencem ao patrimônio público brasileiro, adiou ao máximo a compra das vacinas e estimulou o uso de um medicamento comprovadamente ineficaz na pandemia e fraudou seu cartão de vacinas. E nem estamos falando das racahadinhas
Realmente, os valores da verdadeira democracia estão nas nações que o atual governo apoia incondicionalmente, como Venezuela, Cuba, Nicarágua, Irã,Palestina,etc
Apoiar ditaduras é feio, mas é algo que praticamente todas as grandes nações do mundo fizeram e fazem, de acordo com suas conveniências. Mas as poderosas fazem pior, chegando a apoiar viradas de mesa para porém ditadores no poder, novamente de acordo com suas prioridades. Pior ainda é instaurar ou tentar instaurar uma ditadura na própria nação, e é disso que estamos falando aqui!
Fumou algo mofado ?
Perfeito, Hélio! Agora, tem colega seu dizendo que não houve sequer tentativa de golpe e que o mero planejamento não configura crime. Então, na visão desse colunista, o exército não prevaricou. Só faltou arrematar dizendo que jogaram dentro das quatro linhas da constituição. Pode isso?!
Análise justÃssima. Não defenderam a lei e a ordem. Não deram voz de prisão. Não conseguem cuidar da saúde dos indÃgenas, o narcotráfico tem suas garras fincadas nas áreas de fronteira, não conseguem patrulhar as águas internacionais a evitar, por exemplo, óleo derramado. Eles e os ministros participantes deveriam ter representado contra a ilegalidade. Traidores do Brasil.
Sempre se discute o tamanho das Forças e ninguém faz nada. Uns 10 anos sem recrutamento militar obrigatório para jovens, seria o suficiente para redução do efetivo à metade. Por que não fazem ? Porque os que governam atualmente, estão mais preocupados com o rabo que com o futuro do paÃs.
Juntando este seu comentário ao do colega Kopelman, acima, dava uma boa emagrecida, Sérgio. É dieta que se deveria considerar.
Penso que se deveria reformular a "doutrina de segurança nacional", a partir da ESG. Este vejo como o embrião desta situação há décadas.
Forças armadas com no máximo 10 mil, proibidos de falar sobre polÃtica, por incapacidade de berço.
Não se pode confiar em milico, não se pode confiar em bolsonarista.
Não há milico bom. Os que não foram golpistas não puniram os celerados. Câncer da nossa sociedade.
Concordo com a tese de que não há muito o que elogiar. Só discordo de que o artigo 142 precise ser reformulado. Ele já é claro. As interpretações que recorrem à ideia de "poder moderador" são desonestas, golpistas, indefensáveis textual e historicamente. Aliás, reformulá-lo representaria uma concessão, uma absolvição desses juristas golpistas, como se, em última análise, a interpretação fornecida por eles fosse permitida por um texto a ser reformulado.
Se as força armada brasileira tiver vergonha, deve está com vergonha! Eu tenho vergonha de de gente igual a mim, que até hoje lamenta o golpe não ter acontecido! Se ouve nas ruas velhos que não levaria vantagem alguma com o golpe, lamentando o fracasso! Confesso que até torci pelo golpe, só para ver netos destes velhos no pau de arrara!
Se as força armada brasileira tiver vergonha, deve está com vergonha! Eu tenho vergonha de de gente igual a mim, que até hoje lamenta o golpe não ter acontecido! Se ouve nas ruas velhos que não levaria vantagem alguma com o golpe, lamentando o fracasso! Confesso que até torci pelo golpe, só para netos destes velhos no pau de arrara!
Texto perfeito! Omissão é crime. Apaziguar é jogar a sujeira para baixo do tapete, é covardia de quem não mede as consequências de seus atos. Trata-se do pavor de enfrentar uma questão antiga, que volta sempre a incomodar, ameaçar, mostrar suas garras, sempre tão cruéis. Basta uma oportunidade qualquer, para que surja das cinzas ou da escuridão dos porões, onde tantos foram calados, aviltados, espancados, torturados até a morte.
Posso assinar embaixo seo Hélio?
ET: a ausência do nome de Lira a lista dos primeiros a ser decapitados é notável. Inspira muitas conclusões que não são nada lisonjeiras para o brio alagoano da figura.
De fato, não cometer crimes é obrigação e não virtude. Todavia, esperar que militares tivessem denunciado companheiros de farda que cogitaram dar golpe é irrealÃstico. Existe um sentimento chamado lealdade e traidores não são bem vistos em nenhum lugar do mundo.
Questão de interpretação: se o militar é legalista, os traÃras são os fardados vivandeiros.
Paulo. Denunciar golpistas ou coniventes com golpes de estado, não é traição mas sim patriotismo.
Funcionários públicos, caros, imprestaveis e ditadores do terceiro mundo
Paulo, prezado, não são, eminentemente, colegas "de farda", mas de trabalho: são todos servidores públicos, embora preocupados não com o "público", mas somente com seus púbis. Além de haver um monte de civil na fita, é obrigação do servidor a denúncia da malfeitoria por parte de outros. E a ética militar manda não ser DumBão - obviamente, dito de outro modo. Mas a covardia é motivo até de corte marcial, né não?
Poi Zé, meu caro, não é difÃcil mesmo constatar a leniência ou beligerância enrustida dos jeneraus: foi a primeira coisa que me passou quando da confirmação documentada da ronião gorpista - vale também pros civis, evidente, mas os milicos... Seu compromisso com a hierarquia e a "ordem" é institucional, ou deveria ser. Imagino que um conjunto de demissões e prisões já permita uma mudança curricular, e que estas providências imediatas sejam semente pra reformulação futura. A conferir.
Marcos, estou aqui na torcida para que o tiro da sua puliça seja certeiro e acerte no meio do peito da instituição golpe, que inclui os militares, mas, uma voz me diz que se a nossa puliça e o nosso judiciário levantarem as asinhas, o congresso que foi gestado e eleito respirando o golpe cortará suas frágeis asinhas.
Meus caros, acho que dá pra esperar coisa melhor do que o presente: Salvador, em qualquer área a gente tem DumBão, convenhamos, mesmo nas de particular progressismo como a filosofia. O passa-panismo pode perfeitamente advir do contexto de trabalho, já que a famÃlia é de boa estirpe, é filho do Gianetti. Valdo, eu diria que o bagúio não é caso parlamentar, graças a Zeus: é de puliça, a PF, que levantou a espinha novamente, e de judiciário - e, de novo, Zeus, dou-lhe Graças: Viva Xandão Meganha.
Caro Marcos, não nos iludamos, as FFAA seguirão intocadas durante essa legislatura, pois boa parte do congresso foi alimentado e eleito pelo fio condutor do golpe, com muita sorte, faremos uma renovação no congresso em 2026, elegendo uma maioria de deputados e senadores republicanos e democratas dispostos a operar mudanças que fortaleçam nossa democracia e coloquem as FFAA no seu devido lugar.
Seria 'bão' como costuma dizer. Mas olha, parece que não só a formacão dos militares tem problemas. A dos filósofos mais recentes tem algo estranho... será a marofa batizada com estopa passapanista? O que explica o Hélio ter essa clareza institucional e o Joel, um filósofo bem mais moço, exercitar o neoliberalgolpismo em sua coluna? Reforma filosófica já!
Joe Biden deu uma declaração dizendo que os EUA não aceitaria um ataque à democracia no Brasil. Alguma declaração a favor de nossa democracia dos governantes da Venezuela e Cuba?.
E lógico que não. Venezuela e Cuba, como apoiadoras de Bolsonaro, nunca diriam nada contra ele e sua tentativa de golpe.
Nem dos Emirados Ãrabes e de Dubai, amiguinhos dos Bolsonaro
E?
Alguma declaração dos governantes da Rússia e China sobre a tentativa de ataque à nossa democracia?.
As forças armadas e as forças policiais possuem armazenamento em nosso nome. Não podem ser usadas para defender um projeto polÃtico. O projeto era privilegiar Ruralistas,,garimpeiros,,Faria Lima e uma penca de empresários reacionários apoiadores de Bolsonaro que lhes garantiria Estatais baratas e isenção de impostos mesmo que o Brasil como Estado se tornasse inviável
Hahahahah, e a vontade de pedir a algum milico que dê um tiro no descorretor ortográfico? "Armazenamento" foi Alta Traição! Hahaah!
Eh, infelizmente será exatamente isso. Um governo com suas preocupações polÃticas e administrativas não vai procurar mais essa sarna pra coçar enquanto tiver a perspectiva de paz com a caserna. E aà se alimenta o monstro, que lambe as feridas agora e Jajá está a toda rosnando e 'esticando a corda'
A conferir, Diego: lembro apenas que a questão chegou num ponto no qual não se trata de negociação do Executivo com milicos: é caso de polÃcia e de justiça (civil, não a dos próprios milicos, tão DumBona quanto os próprios). Deste modo, podemos contar com algumas agradáveis surpresas, creio.
Pela privatização das ffaas. Servem pra q ? Armas drogas minérios vem e vão fazendo a fortuna de privilegiados. Pergunta se querem voltar ? Si bucha volta. Vamos vender. É o melhor
Ôôô, caro Mario, e quem é que vai comprar essa porcaria? Além de ser questão de Estado, por óbvio (a manutenção da prerrogativa da violência por armas), é preciso ter mercado pra vender algo. Quem é que vai se meter nesse vespeiro? 8O% do nosso empresariado não aceita risco nenhum, imagina isso...
Os militares omissos apostaram nos dois lados, na vitória da democracia e também no golpe, pois, ao prevaricarem tanto apoiaram veladamente a inciativa golpista, como, por outro lado, assim como estamos vendo, parece que ficaram imunes à s garras da lei. Tenhamos claro que essa omissão foi criminosa, pois o golpe ou mesmo uma guerra civil poderia ter acontecido e destruÃdo o Brasil. Lembremos que foi por muito pouco que não tivemos outro final.
Verdade! Os militares que não assume que ajudou na tentativa de golpe, não se manifestou contra o golpe antes!
Coluna muito pertinente e oportuna. Discordo quanto ao Congresso ter sido cooptado por verba e benesses; talvez o Senado tenha calado por isso, mas na Câmara as coisas foram diferentes. Tenho como certo que Arthur Lira foi cúmplice de tudo que ocorreu naqueles 4 anos, de mãos dadas e passo a passo com o capitão. Nao é que ele se aproveitou, ele foi é parceiro e coautor.
Opa, sem dúvida; mas "o congresso", particularmente o centrônico, foi cooptado na base do dindin, não dá perspectiva de górpe. Pra esses, pouco importava, desde que continuasse a boa vida. E até acredito que, de tão incompetentes do ponto de vista polÃtico, parte substancial nem tenha atentado pra gravidade da situação...
As forças armadas imitarão as bactérias que entram em estado de dormência até que uma nova oportunidade de atacar apareça. Ficarão quietinhas nos próximos anos, mas não nos iludamos, sem uma grande reforma na formação dos militares e algumas mudanças na constituição, serão sempre uma ameaça oculta esperando o momento de agir.
Marcos, lembremos que bactérias são acéfalas, que isso jogue a nosso favor.
Outra semelhança microbiológica é a burrrice de matar o organismo em prol da própria multiplicação, caro Valdo...
Ótimo texto! É urgente essa reforma.
Aqueles que não aderiram ao Golpe agiram como o Servidor Público deve agir: cumprir a Constituição Nacional.O Silêncio foi omissão? Penso que fizeram bem em silenciar. Não era o momento de dar voz de prisão, aos insurretos, poderia causar mortes . E o plano fracassou, por si só. As Disciplinas de Direito Administrativo e Constitucional deveriam ser ampliadas nas escolas militares.
É inaceitável a postura do presidente Lula contemporizando com a milicada golpista. A receita é simples e é exatamente essa preconizada pelo Hélio, acrescida do imediato afastamento de todos os oficiais que de alguma forma manifestaram qualquer tipo de apoio ao Bozo. Existe uma tal lista de oficiais apoiadores do Bozo que teriam assinado uma carta de apoio e condenação dos comandantes que não aderiram ao golpe. Todos devem ser afastados e demitidos da respectiva força.
Não foi só preguiça. Os EUA deram sinais claros de que não aceitariam a tal "virada de mesa". Poderiam até arriscar o golpe, mas sustentá-lo seria improvável.
Por que somente poucos conseguem ver essa verdade que o Alexandre Avelar pontuou? Sem esse puxão de orelhas dos EUA o golpe teria ocorrido.
Se vc elogia milicos, a menos que seja um deles, é o último estágio da paralisia mental. Vc pensa ser gente, mas é um fungo. Mas embora oligofrênicos, eles têm um mundo paralelo a seu dispor: salários imorais pra fazer nada, sistema de saúde e legal próprio. Julgam-se Homo Superior. Têm armas, so shut up already. Só não deram golpe por preguiça. E se julgam donos do paÃs. Não estão errados, lo siento. As ameaças vão continuar.
A nossa República é formada por bacharéis e generais. Ora uns têm primazia, ora outros.
STF e STE, ou seja, Moraes esteve sozinho contra sedentos golpistas. E quer saber? Ainda acho q estão tentando algo contra a democracia. :(
Viva El Meganha, única herança decente do eixcroto do Temer.
Concordo, quem não sucumbiu a Bolsonaro, pecou por omissão. Significa que o golpe não os preocupava.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Virtuosismo militar Voltar
Comente este texto