Hélio Schwartsman > Virtuosismo militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Nao há o que comentar , artigo esclarecedor que faz pensar na ainda pseudo Democracia que temos, no longo caminho a ser trilhado, principalmente no campo educacional e informativo, controlando as mentiras das redes e nunca mais elegendo um sujeito com ares de Ditador.
O congresso nada fez, locupletados com o dinheiro público, fizeram "vista grossa". Apenas o STF lutou contra os golpistas. Mais importante que mudar as FFAA, seria repensar o congresso, só servem para extorquir o executivo, não importa o projeto do presidente, com dinheiro se dá um jeitinho. Claro que para os golpista, após o golpe, o congresso seria domesticado com dinheiro e um pouquinho de pancadas.
Bom lembrar isso: o congresso brasileiro, não se manifestou sobre o golpe! Os congressistas aplicou um golpe na Dilma Rousseff, estava sem moral para se opor a outro...
Como estamos numa democracia, a culpa por esse congresso é do povo que os elegeu. E não me venham dizer que não sabiam!
Espero que o redator não esteja, no parágrafo final, desconhecendo cerca de cincoenta anos da história recente o Brasil e desprezando a fantástica contribuição de Lula ao efetivo aprimoramento das nossas instituições democráticas.
Estou esperando, Neli, que, daqui tres anos, cerca de noventa por cento dos brasileiros repetirá o reconhecimento já feito anteriormente do governo Lula. Agora, diante do sucesso do programa técnico e responsável de sua equipe para um desenvolvimento econômico e social que preserve o equilÃbrio fiscal e insira todos os brasileiros no orçamento. Em um ano, já vencemos algumas resistências e logo superaremos as tentativas de boicote, venham de onde vierem.
José: ao digitar treze, vade retro,Satana, nunca mais!, não deletei meu senso crÃtico e inteligência: lula é hoje o que sempre foi:oportunista , só pensa em si,em seu projeto de poder. Elegeu bolsonaro em dezoito, seu seguidor em São Paulo.
Meu Não José! Hoje, nas mesmas circunstâncias, diria: minhas crianças da Fauna e da Flora, meu amor ao Brasil não valem o SacrifÃcio que fiz: lula é um oportunista, como sempre foi. Ele tem como lema: aumentar impostos e torrar dinheiro público em propagandas para iludir os incautos. Mais de dezesseis anos de poder e nada plantou para o futuro.
Relembro, Nely, que o nosso Presidente Lula foi eleito pela maioria absoluta de votos dos brasileiros! E que, com um ano de governo continua com o apoio da maioria dos brasileiros.
Relembro que lula foi eleito com Menos de dois por cento dos votos. Se dependesse apenas de seus adoradores, hoje o Brasil estaria padecendo no Hades com o capetão.
José:quem salvou a Democracia foi o Ministro Alexandre e os menos de dois por cento que elegeram lula. E o lula não foi eleito por seu carisma. Foi eleito porque bolsonaro,minúsculo em homenagem a sua grandeza!, foi terrivelmente mau presidente. Se bolsonaro tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar , teria anulado como o fiz em dezoito. Votei para lula pelo meio ambiente.Ressalto que lula foi eleito com Menos de dois por cento dos votos, em segundo turno.
Xará, o Lula nos deve o que deixou de fazer nos governos anteriores e isso quase nos custou o fim da democracia. Chega de contemporização com golpistas. Os caras são golpistas. A receita do Hélio está perfeita e deve ser executada, além de acrescida do expurgo imediato de todos os ofÃcios que manifestaram apoio ao Bozo, começando pela punição do ex comandante golpista da marinha e todos os generais e oficiais que participaram e doou aram as tramas golpistas. Isso é o mÃnimo e a hora é agora!
O que transtorna muita gente é não poder encobrir que o ex-torneiro mecânico - ora vejam só quem- tem até hoje presença marcante e crÃtica em todos os momentos que conduzem a história recente desta potência gigante que é o Brasil. Não vê quem não quer.
É assim mesmo José Bueno? Instituições democráticas? Coisa ridÃcula. Ainda não aprendeu que a democracia é o ultimo refúgio de bandidos? Lamentável.
Se houve alguma fantástica contribuição, foi de Golbery de Couto e Silva. Oportunistas não contribuem, valem-se. E nada mais.
Militar sabe sim, a quem obedecer. Sabem que na convocação da GLO por qualquer dos três poderes, não podem atacar os outros dois ou não é democracia. Vamos ter que ficar com medo de convocar GLO por que os militares não sabem a quem obedecer? Que diabos de democracia é essa?
Uma mal-ajambrada, infelizmente.
Esse é outro dispositivo legal que precisa ser mudado para que fiquem claros os limites de atuação dos milicos e a quem obedecem. Claramente não pode ser apenas ao PR. Lula precisa descer do muro se queremos preservar a democracia e protegermo-nos dos golpistas.
O problema não está a quem obedecer, mas quem convoca e qual a legitimidade da convocação.
O dilema do min. Moraes no desenrolar do processo do miliciano é o timing em que as ações precisam acontecer para não desencadear um estouro da bo iada dos seguidores do coiso. A verborragia chula e tosca do coiso na tal reunião é a única maneira que os seguidores entendem. O coiso atirou no que viu e acertou no que não viu. Foi a maior surpresa da vida dele perceber a quantidade de defor ma dos de car áter iguais a ele que o seguem!
Penso que as próprias Forças Armadas deveriam se livrar desse tipo de inclinação golpista, mas acho que estou esperando demais daquela tosquera toda.
Não consegui publicar meu comentário. Queria destacar que tivemos militares virtuosos sim como o G TP. Civis lamentáveis que tiveram na reunião como o G uedes. Mas inacreditável o papel medÃocre de nossa imprensa, em particular, esta gl ória de jornal que até hoje tem dúvidas se a reunião de julho foi criminosa?
Pensei, que uma fuça que aparecia no lado direito era o G uedes, será que era o T arcÃsio.
Xiiiiiii, pelo artigo do Joelzito, há muita dúvida.
E o governador de São Paulo, esteve presente? Por que ninguém fala nisso? Vão poupar o miliciano carioca?
Análise apurada e direta ao ponto. Enquanto isso, Lira desfila desfaçatez na avenida como um reizinho das Alagoas. Enquanto o PaÃs não julgar os excessos do golpe de sessenta e quatro os fardados de todas as forças continuarão vivandeiras.
Exagero. Faz muito e todos os envolvidos já morreram. Tem é que profissionalizar as FFAA. Esse amadorismo leva à complacência e à busca de sentido em existir. Como não temos conflitos bélicos internacionais, essa milicada se entendia por não poder atuar para o qual foram treinados (ou pelo menos acredita-se que foram) e tentam auto justificar serem necessários.
E não nos enganemos. Parte do generalato que não aderiu ao golpe não o fez por apreço à Democracia, mas por saberem que o golpe não se sustentaria sem apoio internacional de boa parte da sociedade civil. Como disse o então comenadante do exército, seriam 20 dias de euforia seguidos de 20 anos de agonia. Agora cabe ao judiciário e à s próprias forças armadas julgarem e condenarem os militares golpistas com o máximo rigor, corrigindo a mácula que a anistia aos militares trouxe ao paÃs.
Cabe ao governo Lula tocar o projeto de reformulação das FA nos termos muito bem colocados pelo Hélio e acrescido do imediato expurgo de todos os oficiais apoiadores do Bozo e do golpe, começando pelo ex comandante golpista da marinha. Sem anistia. Lula tem a obrigação de executar isso se quer contribuir para preservar a democracia.
Muito provavelmente sim.
Reunião que nada, foi uma audição de imposição de ordens mequetrefes para mandar ministros calar a boca de assuntos que ele não queria ouvir e, além dos indefectÃveis palavrões, bradar o slogan que ele mais gosta "sou o chefe supremo das forças armadas", coisa que todo mundo sabe, mas só ele que não, que as FA não estão disponÃveis para presidentes aplicarem golpes!
Menos, Hélio. O Financial Times de 21/06/23 diz que Joe Biden foi avisado por fontes da CIA em 2021 e do Departamento de Estado em 2022 de movimentos bolsonarianos iguais a atitudes de Trump em 2020 e ao Capitólio. O jornal inglês anota que Biden atuou no bastidor, em pinça, do Pentágono à diplomacia presidencial. Para matar o golpe no Brasil. Biden ligou para lÃderes estrangeiros legitimarem as urnas eletrônicas e reconhecerem a proclamação do resultado oficial pelo TSE, imediatamente.
... como sempre, as tentativas de Golpe de Estado, no Brasil, sempre se caracterizaram como Ensaio Geral com perspectiva futura. Tão sólido e “tudo como dantes no quartel de Abrantes”, intacto permanecem todos os destacados setores fortemente e declarados apoiadores. É possÃvel caracterizá-los com a tradicional natureza do Escorpião, o da fábula, que tão bem os caracterizam.
O final do artigo contradiz as expectativas e sugere que o pr se tornará ele mesmo omisso. Não é necessário esclarecer nada do artigo 142 pois a constituição como um todo deixa suficientemente claros os papéis e atribuições. Além do mais, pelo nÃvel demonstrado na reunião, as academias militares deveriam exigir o nÃvel médio do ensino regular aos seus postulantes, que aà sim poderiam ao menos ler a carta magna.
Prezado José TarcÃsio, parece-me que o exame de Agulhas Negras deveria incluir uma prova de personalidade, só pra tirar os mais homicidas da fita. Se até em exame pra carteira de motorista a gente os aplica, por que não no ingresso à carreira de oficial armado?
Eliminar qualquer tipo de dubiedade a respeito é sempre salutar. Golpistas adoram revestir seus atos de legalidade e legitimidade. Até a ditadura militar fazia questão de manter um certo verniz democrático, permitindo as eleições que lhes eram convenientes e até o funcionamento do congresso, exceto quando este tentava fazer valer as suas atribuições. Lula tem que executar a reforma proposta pelo Hélio e expurgar todos os milicos bozoloides.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Virtuosismo militar Voltar
Comente este texto