Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 6 Próximas
"Só planejou"? Por muito menos, essa corja qdo tomou o poder e impôs seu regime ditatorial com o golpe de 64, puniu (sabemos bem como) sem qualquer julgamento legal tantos que ousaram fazer menção de se organizar ou denunciar os desmandos do regime imposto. Estes mesmos agora clamam por suposta liberdade de expressão e negam seus crimes ao organizarem-se contra o estado de direito e regime democrático legalmente instituÃdos neste paÃs a grande custo. Imponha-se a lei, simplesmente. SEM ANISTIA!
Mestre, namastê.
O "Jenial Joel" deu nó em pingo d'água pra justificar 4 anos de um desgoverno flagrantemente golpista. Somente o fato de Jair e seus comparsas terem usado seus cargos e recursos públicos para fazer o que fizeram já deveria ser motivo de condenações a granel. E que assim seja!
Joel, com todo respeito, vai dormir. Para de enrolar. Foi crime sim.
Joel merece os parabéns, ele sempre consegue se superar, cada dia piora mais, não poderia deixar de defender o Bolsonaro e corja, é claro.
Como bem argumenta o competente, didático economista e mestre em filosofia Joel Pinheiro da Fonseca; “que se mude a lei”. Parabéns! Excelente texto.
Criar falsa polêmica sobre essa história plena de provas de delitos contra nosso paÃs é muita desonestidade intelectual. A tentativa de adulterar os fatos, por meio de interpretações inescrupulosas, prática que parece comum ao articulista "filósofo", dessa vez se depara com um vidraçal de evidências. Quem teima em não vê-las bate de frente, e quebra a cara.
E se o caminhão tanque explodisse no aeroporto de BrasÃlia? Essa narrativa de que não aconteceu nada e não houve golpe, portanto não há crime é esdrúxula! As reuniões eram os preparativos para o golpe que não deu certo por absoluta falta de capacidade do bando.
Você só fez o curso de filosofia e deu continuidade a trilha do seu pai- economista e interessado em estudos de teor filosófico. Todavia lhe falta trilhar o chão da realidade que lhe daria mais experiência, colhida nas trilhas dos embates da vida num campo polÃtico plural e sempre aberto ao vai e vem de quem pensa na busca de significados. Você atua na exterioridade para compor o seu construto de imparcialidade. Um jovem só bem intencionado, buscando um lugar como filósofo de uma nova geração.
Se um grupo de malfeitores é flagrado planejando um assalto, isso passa batido porque o assalto não chegou a ser executado ou existe uma punição? É exatamente o mesmo tipo de situação..
Chama-se provas circunstâncias. Não sou a favor de condenações sem provas. E exigo um julgamento justo. Mas, somente para lembrar, Lula foi condenado e preso com provas muito mais fracas que estas apresentas aà hoje.
Amoreeee as provas não são apenas o vÃdeo da reunião, não é mesmo? Abra teu olhar, junte ao vÃdeo as minutas de golpes que foram achadas com ajudantes próximos, as trocas de mensagens entre auxiliares e militares, os discursos inflamadas em TV incitando a massa a contestar as a eleiçõesÂ… e outras provas, que não vêm à mente agora. Junta tudo e aà você tem o cenário todo desenhado. Não lhe parece óbvio?
Sério isso ? FSP tocando berrante
Eu gostaria de saber se, para construir um prédio de apartamentos, é preciso fazer reuniões preparatórias, fazer planejamento, cotar preços e estimar gastos, desenvolver o projeto do edifÃcio e etc. Tudo antes de, na prática, por os tratores e os caminhões na rua e começar a construir. Há de se buscar interpretar a lei à luz dos valores e dos princÃpios da Constituição Federal para saber se “planejar golpe” é equivalente a “fazer golpe”.
Bolsonaro , planejou , articulou e colocou em execução um golpe , só a execução e que falhou por não ter sido acionado a G.L.O , na minha opinião nesta parte são no mÃnimo três crimes sem mi-mi-mi nenhum , a história de ajudante de ordem pró-ativo não cola de jeito algum nem a de minuta entregue em aeroporto ou coisas do gênero , como ele disse numa reunião não existe nenhum bolo aqui , pelo amor de Deus
Gostaria que o colunista responda o seguinte : se Lula fosse o proponente no lugar de Bolsonaro , como ficaria esta coluna ?
É pra isso que assino o jornal? Pra ter que ler um filósofo golpista trajado de democrata, justificando o injustificável. Foi o Olavo de Carvalho que mandou esse jornalista calar a boca, e parece que ele gosta disso.
O colunista parte da premissa, equivocada, de que só há tentativa de golpe quando as tropas recebem a ordem e os blindados começam o desfile. Eu entendo que convocar seus asseclas para se unirem à ação golpista já é parte de um golpe em andamento. Tivessem eles aceitado a convocação, não estarÃamos aqui debatendo quando o golpe começou.
Interpretação? Não, é um novo Golpe usando o marketing de uma hipotética vontade de golpe que feriria uma hipotética Democracia para implantar uma Ditadura Socialista. Só isso.
Havia dois sujeitos com nome de Joel. Ambos falavam bobagens. Embromarvam. Um, técnico de futebol. Pouco estudo. Muito inteligente. Suas entrevistas em inglês misturava lÃnguas se tornaram clássicas de "embromation". Muito inteligente. O outro, muito instruÃdo, formado em filosofia, professor universitário, Um erudito. Embromava sua defesa contra a democracia e o Estadode direito com textos dúbios, ardilosos. Muito ignorante. Ou de muita má fé. Trabalha nesse jornal
Incitação da malta desde 2019 e não reconh. da derreota redundou no 08/01 (execução do golpe). O relato do Gal. Paulo Ségio (reuniões periódicas com os demais comandantes p/lograr a vitória do mandatário) e o relato do Gal. Heleno (ABIN) configuram atos de golpe. Reunião com embaixadores e os constantes ataques às urnas tb foram atos de execução. A reunião foi apenas um ato intermediário de impulso ao golpe em andamento. Vc está errado.
Parabéns pela coragem de expor o contraditório. Gostando ou não, temos que discutir todos os ângulos da questão e não meramente seguir narrativas ou alimentaremos o que se deseja combater.
O "jornaleiro" tá querendo defender um criminoso, em que ele mesmo foi testemunha de todo mau que o dito criminoso causou ao paÃs e a democracia...a folha aos pouquinhos vai colocando textos defendendo Bolsonaro, deve ser por causa do dinheiro do TarcÃsio...
Concordo com o motivo que você expôs para a cada vez maior curva da FSP para a imbecilidade terraplanista.
Tem muito boi na folha...querendo vender a idéia de insentão...mas o passado lhe condena...
É possÃvel que a crise do jornalismo seja, ao menos em parte, explicada por textos como esse terem virado tendência, baseados na autoverdade, meramente opinativos, sem conexão com as teorias do Direito Penal, com a jurisprudência do STF, enfim, vazio de tudo.
O passo final do planejamento do golpe era o governo eleito ser induzido a pedir uma GLO para conter a arruaça do oito de janeiro. Os militares interviriam e ponto final, o golpe estaria completado com sucesso. Mas a decisão das autoridades empossadas foi pela intervenção no DF e mais nada. AÃ, deu errado para os golpÃstas. Mas o golpe foi tentado. O plano golpista foi até a penúltima página. Só perdeu porque os outros tomaram a decisão correta, Foi golpe do focinho à cauda. Falhou.
Até a ida dele para a Flórida fazia parte do esquema golpista. O golpe começou a ser articulado desde o primeiro dia de governo - o que foi a liberação e o incentivo para a compra de armas? O que foi o ataque a sede da PF em dezembro do ano passado? O que foi o discurso do Sete de setembro dos duzentos anos? A concentração na frente dos quartéis? E, assim por diante, tudo se amarra..
Cara, vivi para ver o Joel se passar agora por jurista especialista neste assunto. Chama o Cacá pra dar uma aula para ele.
Você ignorou o conjunto da obra, colonista. E o menino de vó vai deixar vovó, não adianta passar pano!
Um jornalista que se acha filósofo, tentando defender e inocentar um criminoso. Só faltou citar o "Pequeno PrÃncipe ".
O articulista esquece da multidão que teve a viagem patrocinada para participar do golpe. Isso já é execução do golpe.
Joel, linha auxiliar da defesa de Bolsonaro.
Planejamento faz parte da execução. Sem planejamento não se executa, se improvisa.
Redação nÃvel ensino fundamental. Nova escola filosófica, reduz pensamento a slogan “chacriniano”: vim para confundir não para explicar! Uma vergonha!
Este colunista age como se Bolsonaro fosse um santo, coisa que não o é. Bolsonarou não somente planejou o golpe como arregimentou e incentivou pessoas para tal. Tem que ser punido sim por todos os seus crimes e que apodreça na cadeia.
Claro que ele tentou um golpe. Ele nem governou. Passou quatro anos falando de golpe, ameaçando o STF, desacreditando o sistema eleitoral e incentivando seus incautos seguidores a uma ruptura institucional. Só não deu o golpe porque não houve adesão suficiente.
Que contorcionismo intelectual! Quanta bobagem. A régua da FSP anda muito, muito baixa.
Caro jornalista vc deveria se envergonhar em escrever esse texto. Você seguramente não é um democrata, negar o golpe e seu autor com todas as evidencias apresentadas é um desservico a nossa democracia. Não deu certo porque alguns importantes generais não mov imentaram as tropas na hora certa . Você envergonha os leitores da Folha.
Se você queria aparecer, nobre colunista da folha, meus parabéns! Você conseguiu virar quase uma unanimidade. Com exceção de pessoas de inteligência bovina, representantes da gadolandia, todos os cidadãos alfabetizados do paÃs sabem que você existe e terminam esse carnaval com uma dÃvida: desonestidade ou falta de inteligência? De repente rola uma boquinha na prestigiada revista oeste.... A folha desce mais um degrau. O fundo do poço tem um alçapão....
Sou o 367° comentário desimportante, mas como deixar de manifestar meu no jo com um colunismo marrom como este? Querendo causar? Mais um co varde escondido na ingenuidade? Sei lá...
Que ginástica retórica... A linha que, para o colunista, definiria a tentativa seria a emissão formal de um documento? Foi isso que eu entendi? Reunir todo o alto escalão de ministros e generais, em reunião fora da agenda, para tratar de viradas de mesa no jogo eleitoral em momento de eminente vitória do adversário não configura tentativa, mas planejamento... Hmmm.. OK. Fico imaginando como isso faz sentido na cabeça de alguém.
Que vergonha! Em que século vive o colunista? Pra ele, golpe só é golpe com tanques na rua, generais na TV… Será que já ouviu falar no livro Como morrem as democracias? Golpes hoje acontecem de muitas maneiras. Mas pro colunista, dizer numa reunião de governo que é preciso “virar a mesa” significa apenas jogar louças e talheres no chão… Tão inocente, né?
... mais um puppet-colunista a passar pano e capsciosamente diz '... tentou ou 'só' planejou?...'- meu, Estes colunista é malandro!...Muita coisa!...
Que vergonha, Joel! Mas, revelou afinal sua verdadeira face, a de defensor de nazistas golpistas. Já a condenação de Lula, sem provas, você admirou e aplaudiu. Pode espernear livremente, pois garantimos a Democracia, contra a vontade do seu mito(mano). Merece meu desprezo.
Sr. Fernando Alves, eu li a "maravilhosa" sentença do juiz parcial que condenou Lula. Se e quando fizer o mesmo, me diga em qual página da sentença estão as provas de denúncia apresentada pelo MPF contra Lula. Eu e várias outras pessoas ainda não as achamos. Por gentileza, colabore com a nossa "iluminação".
A Operação Spoofing e antes o Intercept que desmascararam a segunda fase do golpe, a prisão ilegal de Lula. Não tem prova p... nenhuma, Lula foi preso para que o menino de vó fosse eleito. Agora, Lula presidente 3.0 e o menino de vó vai deixar vovó!
A anulação das condenações de Lula pelo STF não se deu pela inexistência de provas, mas sim por questões processuais, especialmente a competência do foro. O STF entendeu que a Justiça Federal de Curitiba não era o foro competente para julgá-lo. Sua soltura ocorreu devido a uma decisão do STF, que, em 2019, alterou o próprio entendimento sobre a execução provisória de penas. Ou seja, o STF permitia a prisão de condenados em segunda instância, antes do trânsito em julgado do processo.
... almirantes, generais, coroneis, capitães, sargentis e praças, e milicianos desenharam tudo juntos, implementaram as ações e não triunfaram no Campo!... Foram confrontados pela PF, FBI, CIA E OTAN!... Implentaram as ações e não triunfaram!Suas devem ser drenadas( cassação de direitos civis, miliitares polÃticos,concessão de broadcasting,...,
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Caro colunista! Va fan culo.
O colunista já se perguntou se os golpistas fariam essa pergunta em relação aos opositores?
Complementando o artigo, não teria sido aquela reunião ministerial um mero programa humorÃstico gravado em homenagem aos humoristas nacionais? E a legião de invasores de 08/01? Não seriam apenas turistas ávidos por conhecer BrasÃlia que preferiram ficar acampados porque os hotéis são muito caros. E a invasão e a quebradeira não teria sido apenas um divertimento mais barato que outras atividades turÃsticas?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto