Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
Bolsonaro queria um golpe de estado antes da Apocalipse de Baby Consuelo acontecer, a terra é plana.
Ou, quem é o Golbery desse Incitatus? Ou ele foi seu próprio Golbery, já que recos seguem qualquer Brancaleone e a tropa toda é mesmo composta por Incitatus? Mistérios...
Imaginemos que este movimento preparatório de um golpe de estado tivesse sido feito pelo MST e seus aliados de esquerda. Tivessem quebrado os prédios dos três poderes. Alguém teria dúvida que os lÃderes deste movimento deveriam estar presos? Po que com Bolsonaro e seus militares golpistas propõem que seja diferente?
Senhor colunista, ingênuo o senhor não é. Então o planejamento por 4 anos de um golpe não é prova suficiente ? Uma bomba no aeroporto, tentativa de invasão da sede da PolÃcia Federal, falas de Bolsobaro, de generais. A Festa de Selma!
Marco Poliseli tem certeza que o governo atual é de extrema esquerda, assim como, a terra é plana. Bolsonarista é hilario em alguns casos.
Na hora em que o calo aperta, todos os "direitistas liberais" que "possuem ojeriza ao Bolsonarismo" correm para proteger o deus Jair deles.
Existe um paralelo diante da polÃtica interna brasileira, a guerra no exterior, o paralelo serve tanto para a abertura polÃtica como seu "fechamento". Isso ocorre desde as eleições para Presidente que ocorreram com a queda do muro de Berlim e URSS.
Bolsonaro broxou quando discutiu o golpe com o alto comando das forças armadas e recebeu o não. Então entrou em depressão e fugiu para Orlando. Não vejo interesse do Supremo de condená-lo, pelo contrário. Só o querem fora das eleições. Ninguém o quer transformar em vÃtima, particularmente a esquerda. Que é um golpista não há dúvida, que queria dar o golpe também não, só não teve apoio armado e desistiu.
Concordo contigo em parte. No entanto o supremo não possui a bala de prata, a prova inequÃvoca que não deixaria dúvidas quanto a culpabilidade. Não faltasse isso já estaria preso.
Vade retro!
Esse é um pedido de anistia, como perdoaram os assassinos de 64, o milico Mou_rão que tinha conhecimento de tudo está tentando um golpe no congresso pedindo anistia para os terroristas de janeiro, pois sabia que a PF chegaria nos seus amigos milicos golpistas.
Não existe nenhum outro ato mais parecido com "terrorismo" que um Golpe de Estado. Assim, basta aplicar, por analogia, a Lei Antiterrorismo.
Se o golpe fosse concretizado não teria dúvida que o colunista o apoiaria incondicionalmente e com todos os seus recursos escritos pois intelectuais não possui. Como fracassou, você hoje tenta engrossar o cordão daqueles que tentar livrar a cara do gorila que assumiria a testa da ditadura. Ou pelo menos tenta atenuar as penas. Capachos cumprem esta função na sociedade e à frente das portas.
Que tamanho injustiça contra o Joel..O colunista sempre foi uma voz da direita democrática.critica a Bolsonaro. Desde à época em que o inviajavel "apareceu" como força da ultra direita. O fato de Joel fazer uma reflexão sobre eventual enquadramento no ex+mandatário no crime de tentativa de golpe, em nenhum momento significa apoio a Bolsonaro. O mundo não é binário
Se a intenção genuÃna fose apontar os defeitos de redação da lei, penso que o artigo seria redigido de forma diferente, não fornecendo uma tese pronta, ainda que falha, à defesa, mas contrapondo eventuais argumentos que tentassem se aproveitar das falhas. O artigo me parece sutilmente... capcioso.
Ao que parece o articulista está tentando defender seu emprego em um jornal cada mais conservador. Foi devido a conivência de boa parte da imprensa com as atrocidades da ditadura que permitiu a volta do autoritarismo militar ao poder. A FSP está muito mais preocupada em vender assinaturas para os ultraconservadores do que defender os princÃpios democráticos.
Uma interpretação possÃvel.
Impressionante! Até o grande jornal concorrente do Rio, que sempre foi mais conservador do que a Folha, não embarcou nessa tese esdrúxula. Realmente, deve ser a necessidade de vender assinaturas e agradar o governo de SP.
Então faltariam o elemento violência e o inicio da execução para configurar o crime? Mais que a que vimos? Meu Deus, a dinâmica do crime ou dos crimes iniciou com planejamento (reunião, minuta etc) e foi até o quebra-quebra. Logo, houve sim violentos atos executórios, cujo desfecho final (o próprio golpe) só não viera à tona porque o atual governo não caiu na armadilha (agravamento do caos) em decretar atos exepcionais. Só golpistas assim não vislumbram.
Se tivesse havido um golpe de Estado, o Joel poderia ser alçado a um dos intelectuais do regime!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkk
Joel aponta que a lei é pouco clara, que dá margem a interpretações que por sua vez permitem à defesa dos acusados construir seus argumentos. Não se trata de defender o Bozo e sua cambada. Eu li a lei. Ele está certo. Sugiro que leiam também.
Pouco importa , nessa hora, que vc ou o "filósofo" leiam a lei. O que importa eh a interpretação de juÃzes. Acredito que vcs não defendem Bozo, mas defendem algo que o levou ao trono. Portanto são mentores intelectuais.
Imaginemos: um tarado planeja estuprar alguém; covarde, incita outros tarados a estuprar com ele, cevando a violência. O primeiro tarado, digamos, desiste ou foge, depois de atiçar ainda mais os machões. Eles então emboscam a vÃtima, a imobilizam, deixam-a nua, mas na hora h percebem que não definiram a ordem da fila... Para um Joel da vida, o primeiro pode gozar férias em Miami, sem problemas. É isso?
Infelizmente, não é pelo Joel, mas pela lei. A não ser que haja outras provas, é isso.
A extrema direita é um crime, os bolsonaristas são extrema direita, Bolsonaro e seus milicos da extrema direita, fardados e de pijama, planejaram um golpe de estado militar aos moldes 64, com prisões e provavelmente torturas e assassinatos.
E a extrema esquerda que está aà não é?
E as blitz nas estradas, com a PRF parando só carros de eleitores petistas para evitar/dificultar seus votos ? Foi só planejamento ? E o descumprimento da ordem judicial para desmontar os acampamentos, com tanques e soldados enfileirados à frente, com ameaças de General ao Comandante da PM ? E o encorajamento (filmado) de General aos golpistas para que aguentassem “mais 72 horas” ?
Ta aà os votos antecioados de Kassio Nunes Marques e Andre Mendonça no julgamento de Bolsonaro no Stf.
Adoro os comentários do Joel. Sempre muito bem fundamentados, vai direto ao ponto, com muita lógica e raciocÃnio crÃtico. Parabéns.
É. Tem gente que se sente iluminado com qualquer coisa. Que tristeza!
Na minha juventude meu pai pagou um avião para puxar uma faixa "vote no macaco Tião" pelas praias do Rio, era uma gozação com a ditadura e a democracia bastante imperfeita ainda imposta pelos militares, é desalentador que décadas mais tarde a Folha venha a publicar gente com um QI simiesco e desagregador pior que a dos piores jornalistas vendidos da época.
Realmente, a leitura não é o forte de muitos assinantes da FSP, que querem, apenas, que seus desejos sejam satisfeitos e suas vontades confirmadas. Joel escreveu um texto criticando a lei que, da forma que está, pode impedir a punição ao golpismo e essa turma obtusa aparece com suas bobagens infantis. DifÃcil...
Joel é aquela coisa. De onde menos se espera é justamente de onde não sai nada
Um exercÃcio de filosofia rasteira fazendo malabarismos verbais para tentar justificar a absolvição do inominável, no fim das contas apenas tratado como um “covarde”. Patético!
Minha Nossa Senhora! Que argumento tacanho. Tão tacanho e tosco quanto o coiso mencionado. Filósofo, hã?
Necessário mesmo desenhar que nossa democracia sofreu grave ameaça? O uso de recursos do estado para monitorar desafetos não diz nada? A ameaça pessoal a membros do judiciário e do exército não diz nada? A tentativa (em parte bem sucedida) de cooptar as FFAA não dizem nada? O uso efetivo de fake news maliciosos sobre as urnas por parte de membros de órgãos de governo não é prova do intento? A elaboração de uma minuta golpista não é prova da execução em curso? Precisava registrar em cartório?!
Você adjetivou o argumento. Agora, qual o seu? Que elementos você tem a sua disposição mostrando que Bolsonaro, em vez de desistir, tentou o golpe, por meio de violência ou grave ameaça?
Então as quadrilhas presas pela polÃcia em planejamento de grandes operações criminosas (assassinatos, assaltos, tráfico internacional de drogas) devem ser soltas, pois estavam apenas ARQUITETANDO O CRIME...
Crime é roubar galinhas?
O Bolsonaro sabe que foi eleito pela facada do pt em juiz de fora, daà virou lÃder da metade do Brasil que é contra a Corrupção instalada pelos governos do pt confirmada com a soltura dos seus corruptos, agora, poder de golpe ele nunca teve, isso é coisa de general de pijama, o grande Golpe na verdade foi dado com a eleição desse governo medÃocre atual e estão tentando se justificar com essa falsa defesa da Democracia aplaudidos pelos que o elegeram escondendo o real fato que estamos na Ditadura
Eita Barnabé. Vira o disco amigo. A mesmÃssima ladainha terraplanistas de sempre?!
Pergunta que não quer calar: a peça de defesa do Bozo está sendo preparada pela FSP ou é apenas um suporte para o seu advogado de defesa?
Não. A folha apenas luta pelo liberalismo, por isso não tem escrúpulos
Que texto ruim, se vc planeja já está conspirando.
É uma vergonha Bolsonaro e seu clã de malfeitores ainda não estarem presos, isso precisa ocorrer o mais breve possÃvel, pois se não irão pipocar golpes a todo instante, tudo o que Bolsonaro fez foi golpe, analisem cada ato das eleições e do pós eleições. O golpe só não ocorreu porque Biden não deixou, e obrigou o militares a se calarem, senão estarÃamos mergulhados no inferno, e ainda vêm com esse discurso, vamos aos fatos. Sem falar da certeza dos bolsonarista que Lula não subiria a rampa.
Texto pautado e macarronico, um acinte ao senso crÃtico. Adonde a fsp quer chegar?
O Philosofo da Folha parece ter se esquecido de escovar a história e ver, no currÃculo do elemento tornado presidente pela Lava Jato, o desenho tosco que planejava explodir a adutora do Guandu, em nome de sindicalismo verde oliva. Pelo raciocÃnio, lá também não houve crime, mas apenas intenção subjetiva...
O que faz um articulista de jornal quando exerce o livre exercÃcio da imprensa travestido de viciada interpretação da matéria; quer enganar todos ao mesmo tempo ? A cidadania indignada, atropelada pela realidade ignóbil dos fatos quer reparação, não parolagem.
Quando soube que perdeu a eleição é fato que Bolsonaro ficou atordoado (trancafiado, sem aparição), prevendo que o pior estava por vir.
Quer dizer que grave ameaça depende da ciência do ameaçado?! Então tá! Nossa democracia foi ameaçada e nós, e todas as instituições democráticas, sabÃamos disso. Joel tem problema de cognição ou é mau caráter?
Ele agiu para consumar o golpe quando tentou convencer militares a participar. Se tivesse convencido militares em quantidade suficiente, o decreto seria uma mera formalidade.
Quer Justificar o Injustificavel, O que monstra o Video é Incontestável e o covarde já está fazendo oque normalmente faz, distribui a culpa aos auxiliares, e que os mesmos assumam a culta em seu lugar.
A leviandade com que a Folha vem tratando a tentativa de golpe me faz perguntar o que ela esperava faturar caso ele se concretizasse. Ninguém rasga dinheiro.
A tentativa de cooptação das FFAA em apoio aos atos planejado já configura tentativa de golpe. Tá claro?!
Sr, escrever um texto sobre um tema desse sem dar uma mÃnima pesquisada? O sr sabe quais são os indiciamentos contra Bolsonaro e de que forma são qualificados como crimes? Sabe, bastava ter assistido o Jornal Nacional pra ter uma mÃnima noção. Foi um achismo jurÃdico atrás do outro, moldados num contorcionismo passapanista vergonhoso.
Joel sendo Joel. Desde sempre. O salário deve ser muito bom!
Poi Zé, minha Clara Chiara, mas o articulista não tem vergonha alguma em passar pano - é fato histórico aqui nesta coluna. E em vários órgãos adjacentes. Nem adianta cobrança moral pelo ato contorcionista, pelo que já pôde ser observado...
Gostaria de ve-lo preso, mas Joel tem razão, conjectura não é crime. Artigo muito lúcido.
Que pergunta desnecessária e infantil. KKKK . É claro, planejou e tentou, não executou por advertência recebida dos governantes dos EUA e da Europa Simples, assim..
O extremos são folclóricos. Da mesma forma que um fala que comunista come criancinha do outro lado tem os paranóicos que acreditam os EUA estão por atrás de tudo. Vão se tratar gente.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
As leis no Brasil são frouxas. Se aplicam aos pobres miseráveis. Qual a diferença entre intenção à s claras e o fato consumado? Parece que o quê aconteceu em BrasÃlia não decorre desta intenção. Todos que estavam naquela sala, naquele dia, eram participantes de um golpe de estado. Não se consumou por falta de comando e covardia de frouxo aloprado.
Com exceção de alguns jornalista brasileiro, a maioria é responsável pelo aparecimento de Bolsonaro como presidente! Sem o golpe na Dilma Rousseff, ninguém saberia quem é Bolsonaro, a não ser os cariocas acostumado com as milÃcias! O jornalismo brasileiro, fez muito pelo impeachment da Dilma.
Só um mente curta para fazer uma pergunta cretina como essa. KKKK
Perfeito Adenor, lá inventava-se um crime do zero, aqui finge-se não ver um crime evidente. Nosso quarto poder é um dos principais responsáveis pela bagunça permanente em Banânia.
Ótimo! Então, segundo interpretação que o autor do artigo deixa, das próximas vezes deixaremos que o golpe se concretize para depois discutirmos sua validade. Isto se estivermos vivos dentro dos porões de uma nova ditadura.
Fabio. Se a intenção foi a de cometer um crime, deve sim, ser punido, pois, o crime só não se ocorreu por falta de oportunidade ou outros fatores alheios à vontade do criminoso.
Se você planejar o assassinato de alguém, escrever cada detalhe do plano num papel, mas não matar e nem tentar, seja por medo de ser preso, seja por medo de fracassar, não importa o motivo. Você deve ser preso?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto