Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6
DifÃcil, quase impossÃvel concordar com essa argumentação. Jogar para baixo do tapete todas as insinuações, ameaças a democracia, desfiles de blindados , e dizer que o 8 de janeiro foi um plano B. Esquecer que no dia da tentativa de golpe quase tivemos um banho de sangue, segundo narrativas do próprio general que escurraçou ministros e a polÃcia militar, do acampamento, é no mÃnimo um estado de miopia. Não se garante um estado democrático com óticas mÃopes e nem com informações fragmentadas.
Considerando apenas as conversas divulgadas, realmente não se poderia falar em tentativa. O problema é quando elas são conjugadas com todas as ameaças que o ex-presidente fazia ao sistema eleitoral e à s instituições (vendo o acervo jornalÃstico, havia uma todos os dias, e aà está a elementar do tipo "grave ameaça"), desembocando no 8 de janeiro, cujo risco ele assumiu ao atacar as instituições sistematicamente (donde se extrairia o dolo eventual).
Os núcleos golpistas inicaram, sim, a execução e atuaram com unidade de desÃgnios para produzir o 8 de janeiro. O núcleo jurÃdico, ao concluir as minutas referentes a estado de defesa, de sÃtio e garantia da lei e da ordem. O ex-presidente, ao convocar embaixadores para ataques à s urnas e ao processo eleitoral, ao incitar reiteradamente os militares. O núcleo militar, tendo ciência dos fatos, se omitiu dolosamente permitindo a chegada das caravanas de executores das invasões violentas.
Não podemos esquecer que os sujeitos que cometeram atos de terrorismo faziam parte de um grupo com estreitas ligações com o núcleo polÃtico do bolsonarismo. A mera tentativa de explodir um caminhão, bem como os próprios bloqueios financiados e estimulados pelo núcleo de financiadores, são fatos que nunca poderão ser analisados de forma isolada. E nesse contexto, devem ser considerados atos de execução.
No dia 7 de setembro de 2022 ele colocou em ação parte do que foi discutido na reunião.
Está coluna é tão passadora de pano que dá náuseas. Até as emas do alvorada sabiam do que se tramava. Há tantas evidências, por pura sorte não explodiram caminhão com bomba no aeroporto do DF, a multidão nos quartéis, tudo orquestrado, filhos planejando durante quatro anos, tantas coisas. Joel, vc não tem vergonha de tanta desonestidade intelectual? A quem alugou o teclado?
Maria, minha querida, o que é que o Bolsonaro tem a ver com o caminhão que seria explodido no DF?
Agrava-se, profundamente, a incapacidade de interpretação de textos. A quase totalidade dos comentários é patética.
E várias cabeças adequadas ao chapéu. Impressionante.
Com certeza. Patético.
Favor quem não quiser ser criticado nao postar. Talkey. É pacabá
Pedante e pretensioso. Onde estão seus argumentos? Não os achei.
Não sabia que , a exemplo do carnaval, terÃamos comissão julgadora de comentários dos assinantes da folha. Sei que tem moderação, mas julgamento do comentário é novo pra mim. Vai ser pra sempre ou só durante os festejos de momo?
Jura que acredita na incapacidade de interpretação desse texto medÃocre? Ou você se atem apenas a sua interpretação literal, que é do seu interesse, visto que é um Bozopata amplamente conhecido, e esquece a interpretação subliminar do texto. Vocês são patéticos.
+ um controverso deste lix, quer dizer jornal, a tentar minimizar a ação criminosa do inominável, inviajavel, insuportavel e indefensável. Se não quisesse participar do golpe, bastava passar a faixa presidencial a Lula,e não fugindo pra Orlando ,dizendo ao gado q a eleição não estava resolvida, ele e o candidato a vice. Tb não teria incentivado o 8 de janeiro questionando o resultado das urnas. A folha e seus colunistas padrão, defendendo um criminoso q se acha uma ca ga da, vai entender!
Os crimes dos quais Bolsonaro é acusado são catalogados como crimes de perigo abstrato. Eles se aproximam muito da figura jurÃdica da tentativa nos crimes de lesão concreta, mas não se confunde. Da forma com que as figuras tÃpicas são descritas na legislação e da natureza dos crimes contra a Ordem Democrática (se esses crimes só se consumarem com a abolição do Estado Democrático quem os punirá?) o PrincÃpio da Lesividade tem de ser levado em consideração.
E em assim sendo, é indiscutÃvel que a concatenação de atos, relatados no Inquérito, inclusive com a convocação de generais para se discutir a possibilidade de implantação dos Decretos minutados, conformam a consumação do crime.
A cabecinha desse pessoal de esquerda é bem golpista, hem???
hahaha.. começou o "passa pano" dos que se dizem democratas mas nunca foram
Ele também, Dalton
Se isso se refere ao colunista, estás prá lá de equivocado.
Ainda bem que é filósofo, não jurista. Mas fica registrada a tentativa de defesa do indefensável escamoteada em exercÃcio intelectual.
Não há tentativa alguma de defesa. O colunista apenas não tem certeza quanto a elementos formais condenatórios.
As vezes bate até uma vontade do golpe ter dado certo pra ver o que aconteceria com a imprensa; mas essa vontade passa quando lembro que esse pais viveria um inferno sem precedentes. Bom que vocês ainda podem opinar, com o Jair Ditador talvez você tivesse que escrever um artigo defendendo que o Golpe era necessário para nos livrarmos do perigo do comunismo; ou pegar o caminho do aeroporto e se exilar na Europa ou nos EUA. Ainda bem que quem vai decidir são juÃzes e não filósofos ou jornalistas.
Ótimo artigo. Tem a coragem, de ser isento e ponderado em um momento em que isso é quase ofensivo. Só nao entendi como podem os manifestantes invasores e depredadores serem acusados de tentativa de golpe. Armados Com bÃblias e celulares? Patético.
Que falta faz a Cecy.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Delirante. Seus olhos ficam molhados qdo vê o bozó de tanta admiração? Procure ajuda imediatamente.
Uma olhada nos livros de história lhe ajudaria a ver como o apoio e movimentação popular pode levar a reveses estados considerados sólidos. Os daqui se prestaram muito bem a esse papel de pressão às FA e se brincar serão os únicos a serem condenados.
Patético é o seu comentário. Só um extremista de direita, sem noção, para adorar essa tentativa de passar o pano para o golpista psicopata.
E a quebradeira ? não ocorreu ? A bÃblia libera o vandalismo ?
Então, de acordo com esse argumento, qualquer pessoa que tentar matar, mas é impedido antes do ato, deveria ser inocentado. Quem tenta fazer um desfalque em uma empresa, mas é apanhado antes, deveria ser inocentado. Ou aquelas ''mulas'' que são pegos com drogas sem ter conseguido distribuÃ-la, não deveriam ser condenados por tráfico de drogas. Quem escreveu esta defesa do capitão de milÃcia deveria estudar um pouco sobre Direito; afinal de contas, toda fake news começa com argumentos assim.
Cada uma que eu só nos comentários daqui mesmo. Quer dizer que um advogado que dizer que seu cliente só ''planejou'' uma morte, não é tentativa de homicÃdio? E se mudarmos a palavra para ''tentativa de golpe'' ao invés de ''planejamento'', qual seria a diferença? Encontraram até bomba em caminhão de combustÃvel, senhor. Precisa explodir para enquadrar esses milicianos? ''Capice'' aà com um pouco mais de boa vontade e menos terraplanismo...
Pelo visto quem precisa estudar é o senhor.
Tentativa de homic8dio é crime. Planejamento não. Capisce?
Um absurdo. Tem que prende independente de ter motivo jurÃdico ou crime. E, no caso do Lule, soltar apesar de ter provas e condenação em todas as instâncias. É assim na Venezuela, na znicaragua e na Rússia, e e, todas as democracias amigas que fazem metro as custas de nossos contribuintes. O estado somos nós.
Teu lugar é na Papuda, golpista!
Você mente. Uma - e a principal - voz contra o golpe foi o Bolsonaro. Houve ministros e generais mais afoitos, mas ele conteve seus ânimos, "dentro das 4 linhas". Se você não gosta dele, ao menos deixe de ser mentiroso.
Ficar procurando firulas jurÃdicas para inocentar o mais culpado de todos os envolvidos no plano de golpe de estado contra a democracia é demais da conta. Todos os que estavam na reunião, toda a famiglia, todos os senadores e deputados que se esforçaram tanto para que isso desse certo, fora os empresários cooptados há tempos pelo inelegÃvel, devem pagar pelo que fizeram contra o paÃs. Se tivesse sido finalizado, a des gra ça completa, fora os anos de Nero, estaria instalada. Tem quem ache pouco.
O autor do artigo é isento ou só tenta se passar por enquanto abraça as teses da defesa bolsonarista? Dá para falar que ao ir para Miami, Bolsonaro estava fugindo do golpe tentado em 08 de janeiro? Tivesse o golpe triunfado, quem seria o grande beneficiário? DomÃnio do fato no dos outros é refresco?
Realmente, falou asneira.
No dia que venceu as eleições deu inÃcio ao golpe. Nunca trabalhou, não fez nada pelo paÃs, passou os dias fazendo fofoca com os generais e tramando o golpe para virar um ditador. Viveu da propaganda no cercadinho, das lives e nas motociatas. Não fez uma obra, retirou o dinheiro da pesquisa, contingenciou as verbas das universidades, causou a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Ele não foi um presidente do Brasil, foi um presidente para si mesmo, um autocrata.
Pery Pedre, 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança alimentar. Rede Penssan. Procure no Google.
Ao contrário do Lule, que trabalhou muito. E esse papo de insegurança alimentar vem da onde?
Se a questão eh assinatura, não assinar um decreto pode ser bom ou ruim. Não assinar para desfechar o golpe eh bom. Mas não assinar ordem para vacinar e provocar a morte de centenas de milhares eh assassinato em massa. Filósofo de araque , era o que faltava.
Sério que esse cara se acha filósofo, tenho pena dos professores desse indivÃduo na USP, devem estar arrependidos de terem perdido tempo instruindo esse inútil!!!
Esperava que alguém fizesse por ele e todos ali esperavam que ele mostrasse o plano e desse o start. Como eram todos incompetentes, ficou naquilo. DifÃcil algo mais sofisticado, digno de um golpe brotar dali.
É terrÃvel dizer isto e totalmente deprimente, mas ele faz colocações pertinentes em face das falhas e da má redação da lei, que provavelmente foi propostas. Clóvis Rossi provavelmente dirigiria sua indignação contra a lei, não contra o Joel; o problema não é o mensageiro, mas a mensagem
Vc diz: a princÃpio parece não ter tentado. Tentar eh assinar decreto. Vc se diz filósofo. Não sei se eh, mas eh metido a julgar , coisa de juiz, e isso vc não eh mesmo. O estrupicio eh tão perfido e maligno que essa firula não convence. Ferro na boneca.
Faltou estômago pra ler isso até o fim.
Pela privatização das ffaas
Clóvis Rossi deve estar dando voltas na tumba. Aliás. Esse menino sabe quem foi ?
Usou as estruturas do Estado em benefÃcio próprio. Confundiu o público com a privada, digo, o privado. E, em consonância com seu intelecto raso, tudo registrado em vÃdeo.
Deixe de falácias e sofismas, planejar um golpe já tentar um golpe.
Como assim??? kkkk.
Planejar já é
"O brasileiro, quando não é patife na véspera, é infame no dia seguinte". (Nelson Rodrigues)
Muito bem lembrado, e serve pro estrupicio e para o substituto de filósofo dele, depois que o pústula Olavo nos aliviou de sua presença no planeta
A tentativa de um crime é também punida com redução de um a dois terços da pena da consumação do crime. Mesmo se for assim, todos serão condenados á prisão, por uma boa temporada.
A tentativa falhou em concretizar o golpe, graças ao comandante do exército que se recusou e foi chamado de cagão, traidor, comunista etc.
Acredito que legislador nenhum no mundo estava preparado pra uma mente tão velhaca, tão maquiavélica quanto a de bolsonaro. Ele age sem deixar digitais. É sempre dúbio, diz as coisas sem dizer, é ensaboado, ele vai afrontanto, sofismando, invertendo tudo, devolvendo adjetivos endereçados a ele com tanto cinismo que até ficamos atordoados. Precisamos encontrar uma maneira certeira de o parar. Ele tem um enorme poder de persuasão com uma massa de incultos ou assemelhados a ele.
Joel, quando ele instruiu seus ministros para que estes espalhassem o discurso falso sobre a segurança das urnas eletrônicas, ele já teria posto em movimento as engrenagens do golpe. Ele jamais deu ordem para que seus seguidores desbloqueassem as rodovias ou que estes abandonassem os acampamentos de frente dos quartéis, pois isto já fazia parte do plano de geração do caos para que aà sim ele poderia publicar a minuta e o subsequente estado de sÃtio. Olhe para o big picture e aà não haverá dúvida
Quem sabe desenhando o joel entenda
Livros como o Povo Contra a Democracia trazem análises sobre as fragilidades do sistema em se proteger, sobre o estado inliberal, enfim, entendi o artigo.
Desculpe, Joel mas não concordo com uma única miserável linha do seu raciocÃnio. Quer dizer que o sujeito passa 4 anos tentando dar um golpe, reune parte das Forças Armadas, tenta cooptá-las para suas pretensões, elabora um planejamento de golpe, coloca parte do plano em ação (reunião com embaixadores, etc), e você ainda acha que o sujeito não cometeu crime? O que você queria? Que o golpe funcionasse? Talvez, nem você, estivesse aà bancando o isentão.
Adão, esqueceu de dizer q Bolsonaro foi na geladeira, tomar um copo de água. Mais um argumento q houve tentativa de golpe, sem dúvida.
Adão, como você, eu discordo do Joel, mas a tese dele leva em consideração a leitura textual da lei: emprego de violência e ameaça à segurança. Ele parte do princÃpio que não houve nem ameaça e nem violência no golpe, pois não terÃamos como conectar o dia 8 de janeiro com as ações do Bozo. Na minha visão o Bozo incitou a violência através de seus seguidores e ameaçou o STF inúmeras vezes através de seu discurso. Para isto o Joel passou o panoÂ…
Joel, a vÃtima nesse tipo de crime é a sociedade. É o tipo de crime vago reconhecido na doutrina.
O articulista faz muito bem o que se chama de "zetética". O golpe começou a ser posto em marcha desde o 1p dia da posse de Bolsonaro e o 8 de janeiro jamais aconteceria se não houvesse uma organização criminosa o engendrando. E, ao Bolsonaro, aplicar-á a teoria do domÃnio do fato. A decisão em última instancia é sempre polÃtica. Kelsen a qualifica como autêntica. Game over.
Tem gente retardada no mundo. Um golpista nunca é julgado quando o golpe dá certo!
Só q não existiu golpe nenhum, inteligência rara.
Quando sair a lista dos perseguidos e espionados pela Abin da MilÃcia Fardada com inúmeros articulistas da Folha, lembrem-se da gritante ausência do nome Joelzinho Neoliberalzinho. Passar pano gera pontos de fidelidade.
Tudo que o mi lici ano fez desde que sentou na cadeira da presidência todos sabem. O problema está na lei e no enquadramento dele na in sur reição e gol pe na forma tentada. É uma lei capenga, cheia de frestas. Parece que foi feita exatamente para impedir o enquadramento do trans gressor. Aà não tem jeito mesmo...Também com um congresso de ba ndi dos que lei pu nitiva poderia se esperar?
Ele não sabia de nada, só o cidinho e o Heleno e um bando. Mas, ele não.
Santo homem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro tentou ou só planejou o golpe? Voltar
Comente este texto