Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Ué , então porque na época dos militares eles prendiam civis que se reuniam para discutir e vislumbrar um novo regime, chamado Democracia ? Então eles podiam prender e torturar aqueles que simplesmente manifestavam contrariedade, e agora não podemos prender aqueles que comprovadamente planejaram um Golpe de Estado? Dois pesos e dias medidas aqui não

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Pode, mas é precisamente porque eles faziam isso que você chama o período de "ditadura".

  2. Ivan Bastos

    Se o golpe tivesse dado certo, minha vida iria piorar demais. Assim, eu fui ameaçado por este Capetão. Talvez tivesse de viver os últimos 1/3 da minha vida no Uruguai, pois aqui seria insuportável com uma ditadura violenta, sob um déspota não esclarecido.

    Responda
  3. Ivan Bastos

    As preliminares fazem parte do sexo, assim como o planejamento do golpe faz parte do golpe.

    Responda
  4. Carlos Rogerio Camargo

    Que papelão, Joel, longa manus da defesa do coiso. Por coincidência, o artigo divulga a tese dos advogados de defesa do coiso, como divulgou Walter Maierovitch hoje, no UOL. A pergunta mais importante, porém, é: a quem essas pessoas estão servindo? Quais seus objetivos? O Joel, claramente, não tem competência para pensar a mesma coisa que os advogados do coiso.

    Responda
  5. luis silva

    porque esse jornal nao fala doque o lula fala e só fala de Bolsonaro que naõ é mas nada em nosso país fala que lula fala ninguem acho que esse jornal deveria fala do presidente atual que rombou 230 bilhoes ,e seus gstos que sao os maiores de toda epocas isso vcs nao falam ,porque?

    Responda
  6. Paulo Favero

    Sr filósofo, faltou um elogio por não terem dado um golpe! Ainda há tempo!

    Responda
  7. Edson José Neves Júnior

    Só li o título e constatei que o moleque tenta, de todo jeito, causar polêmica para sair da sombra do pai, Eduardo Giannetti. Não levem em consideração, é apenas uma revolta infantil para chamar atenção.

    Responda
  8. Pery Pedro

    É disso que o artigo trata. Planejar golpe, fazer manifestação apoiando golpe, pedir golpe, não é crime. O Lule apoia a ditadura do Maduro e a compara com a democracia alemã. É um direito dele. É diferente de tentar dar um golpe, entenderam? Na Turquia houve tentativa de (auto?) golpe recentemente. Tanques nas ruas, militares prendendo centenas de pessoas, tiros e tanques nas ruas. Não tinha um repórter cobrindo no meio dos golpistas. Aqui houve depredação e invasão. Só isso.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Roubar um celular para tomar uma cervejinha vcs espumam de ódio, mesmo sendo uma fala distorcida. Agora planejar instaurar uma ditadura cheia de milicos igualmente corruptos ao ladrão de jóias não é crime. Vcs se perderam completamente no personagem

    2. Daniel Liaz

      Deve exigir uma quantidade de energia mental fenomenal ficar negando a realidade óbvia e craça. E ainda passar vergonha fazendo comparações sem pé nem cabeça.

    3. Marcus Machado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Marcus Machado

    No caso em questão, quando a ação já envolve convocação de ministros e generais, táticas de manipulação de fake news, uso da Abin para monitorar adversários e ministrs do STF, não se trara de mero "plano". O golpe de Estado já estava em curso.

    Responda
  10. Tiago GAdelha de Moraes

    A maior parte dos que comentam não faz a mínima ideia do que são atos preparatórios, atos executórios, desistência voluntária, arrependimento eficaz, etc. Mas mesmo que seja afastada a configuração de tentativa, de acordo com CPB, ainda sobrará boa pena pela ocorrência de organiz. c r imi n o s a (Lei12850), praticada por funcionário público (pena máxima de 8 anos podendo ser aumentada de 2/3).

    Responda
    1. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      Ô causídico, atos preparatórios, atos executórios, desistência voluntária, arrependimento eficaz, nada disso salva o meliante. Está tudo tipificado.

    2. Daniel Liaz

      Não entendo pessoas como o Pery. Fazer tanto esforço e gastar tanta energia pra defender seres do nível do Bozo & Cia

    3. Marcus Machado

      Pery, tem um video expondo as divisões de tarefas usando inclusive o aparato público.

    4. Pery Pedro

      Organização criminosa não cabe porque não houve divisão de tarefas, apesar de haver hierarquia. Acho difícil colar mas, em tempos que milhares tem prisão provisória eterna, ele pode ser enquadrado em qualquer coisa.

  11. joao sergio gonçalves

    Talvez poucas vezes na triste história desse nosso pais houve uma comparação tão inconteste com um personagem: MÍNIONS. Lamentável.

    Responda
  12. WILSON FILHO

    Só falacias, ninguém quis dar golpe nenhum, principalmente o ex-presidente. Quem sempre quis dar o golpe no Brasil foi e será a esquerda, desde os anos 30, 60 etc, e estão conseguindo agora, pela a funesta ajuda/atuação da AC. Simples assim.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      O teu lalau de estimação foi condenado em três instâncias, quer mais? Ainda têm mais, os filhos são uns zeros a esquerda.

    2. gabriela luna

      Contém ironia?

  13. Henrique Monteiro

    Joel, Joel, que coisa feia! Está jogando sua reputação na lata de lixo! Acorda!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Está só mantendo a rePutação de jagunço, não escolhe e não decide, só faz o serviço contratado.

  14. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Deveriam estar presos todos que participaram dessa reunião desde que ela veio à tona. Aliás, esse pretenso articulista só continua podendo escrever essas idiotices porque o golpe, com "n" atos executórios, não se concretizou.

    Responda
  15. Thiago Ferreira

    Realmente Joel, utilizar todo o aparato institucional pra planejar golpe não é nada mais que isso, planejamento. Não há tentativa alguma. É algo suepr normal em qualquer democracia pujante! Por favor né, vamos parar de tapar o sol com a peneira. Bolsonaro tem que ter sua morte política decretada.

    Responda
  16. Thiago Ferreira

    Realmente Joel, utilizar todo o aparato institucional pra planejar golpe não é nada mais que isso, planejamento. Não há tentativa alguma. É algo suepr normal em qualquer democracia pujante! Por favor né, vamos parar de tapar o sol com a peneira. Bolsonaro tem que ter sua morte política decretada.

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Tem que ter sua morte política decretada. Mas tem que ter cadeia? Os antibolsos que aqui comentam são tão hilários quanto aqueles que o criticam. De fato, os extremos causam tragédias. Pobre Brasil!

  17. Valter Junior

    Como a folha permite tamanho descalabro. "Os atos do dia 8 foram a reação desesperada e improvisada dos golpistas justamente por terem sido abandonados por seu chefe supremo, que fugira para Miami sem dar o golpe. E ninguém mostrou que Bolsonaro tenha colaborado diretamente com esse plano B." Os atos foram incentivados, planejados, solicitados por Bolsonaro. Há vários vídeos que comprovam isto. Bolsonaro fugiu para Miami tentando criar um álibi. Mas publicou mensagem apoiando os golpistas...

    Responda
  18. Francisco José Bezerra de Menezes

    Exagerado é fazer essas manobras para aliviar os crimes da turba bolsonarista.

    Responda
  19. Marcelo Siqueira

    Contorcionismo falastrão pra passar pano aos golpistas. Lamentável a Folha abrigar essa criatura.

    Responda
  20. Hermogenes Moussallem

    Penso que no momento em que os chefes das forças armadas foram consultados sobre a adesão, isso por si só configura uma TENTATIVA, mais que uma simples conspiração. Se não olharmos a coisa dessa forma, jamais qualquer conspiração por um golpe seria punível.

    Responda
  21. Alexandre Machado Kleis

    Raciocínio perfeito.

    Responda
  22. Luís Cardoso

    Bolsonaro e sua gestapo já tem advogados de sobra com alucinações na tentativa fracassada de sua defesa e agora surge um filósofo de boteco se arvorando como mais um advogado dos golpistas. Recolha-se à sua suíte de extremistas de direita que compõem este folhetim que não por acaso apoiou materialmente a ditadura de 1964/85 e aguarde. Os golpistas serão julgados dentro do devido processo legal, diferente do que fez o amigo de vocês, o Moro, na Lava Jato.

    Responda
  23. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Não considerar grave ameaça o presidente da República se reuniu com os chefes das três forças armadas com uma minuta golpista para articular um golpe de estado é querer desconsiderar a realidade.

    Responda
  24. marcelo ottoni

    "Só planejou"... pode???

    Responda
  25. Rodrigo Flexa

    Passando o pano pro golpista.

    Responda
  26. Gilberto P Santos

    O articulista poderia ter uma boa resposta à dúvida caso fosse auxiliado pelos mutantes pré-cognitivos capazes de, como resultado de experiência genética, prever o futuro. No filme Minority Report – A Nova Lei, o denominado departamento de polícia pré-cr ime identifica e impede os assas sinos antes de agirem.

    Responda
  27. João Vergílio Gallerani Cuter

    Interpretação é o que não falta. Quando falta, alguém surge com a teoria do "domínio do fato", e aí cabe qualquer coisa. Como esquecer, né? Marcou demais. A interpretação jurídica, no Brasil, saiu dos trilhos porque nenhum juiz tem motivos para não "interpretar" sem escrúpulos. "Se eu não fizer, juiz ao lado, que não pensa como eu, fará o contrário do que eu faria." A Lava Jato matou a possibilidade do bom senso interpretativo. E o bom senso é o único lastro da boa interpretação.

    Responda
  28. cristina lanzini

    Na sua filosofia faltou considerar que além de planejados houve financiamento …. E portanto, execução.

    Responda
  29. José Cardoso

    A reunião ministerial filmada não é uma tentativa de golpe. Está mais para uma diarreia cerebral, com cada qual dando sua contribuição, dentro do clima paranoico insuflado pelo presidente. Mas a falada reunião de 24 de novembro com o alto comando, onde supostamente foi feita uma proposta concreta, tendo inclusive recebido apoio da marinha é uma tentativa. Se tivesse recebido também o apoio do exército teria chances de prosperar, daí a frustração do Braga Neto.

    Responda
  30. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Desde o primeiro pleito que o elegeu, Bolsonaro vem alegando suposta fraude com relação às urnas eletrônicas. Houve ainda a reunião com os ministros, quando ocorreu a incrivel fala do General Heleno. E ainda a reunião com os embaixadores, o ataque à Polícia Federal, a quase explosão de um caminhão perto do aeroporto de Brasilia e a concretizada depredação violenta dos prédios dos três poderes e cooptação de militares para adesão ao golpe que se frustrou por circunstâncias alheias a Bolsonaro

    Responda
  31. Hermogenes Moussallem

    Acredito que legislador nenhum no mundo estava preparado pra uma mente tão velhaca, tão maquiavélica quanto a de bolsonaro. Ele age sem deixar digitais. É sempre dúbio, diz as coisas sem dizer, é ensaboado, ele vai afrontanto, sofismando, invertendo tudo, devolvendo adjetivos endereçados a ele com tanto cinismo que até ficamos atordoados. Precisamos encontrar uma maneira certeira de o parar. Ele tem um enorme poder de persuasão com uma massa de incultos ou assemelhados a ele.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Perigosíssimo, seu poder de necrose do tecido social é espantoso

  32. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Desde o primeiro pleito que o elegeu, Bolsonaro vem alegando suposta fraude com relação às urnas eletrônicas. Houve ainda a reunião com os ministros, quando ocorreu a incrivel fala do General Heleno. E ainda a reunião com os embaixadores, o ataque à Polícia Federal, a quase explosão de um caminhão perto do aeroporto de Brasilia e a concretizada depredação violenta dos prédios dos três poderes e cooptação de militares para adesão ao golpe que se frustrou por circunstâncias alheias a Bolsonaro

    Responda
  33. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Desde o primeiro pleito que o elegeu, Bolsonaro vem alegando suposta fraude com relação às urnas eletrônicas. Houve ainda a reunião com os ministros, quando ocorreu a incrivel fala do General Heleno. E ainda a reunião com os embaixadores, o ataque à Polícia Federal, a quase explosão de um caminhão perto do aeroporto de Brasilia e a concretizada depredação violenta dos prédios dos três poderes e cooptação de militares para adesão ao golpe que se frustrou por circunstâncias alheias a Bolsonaro

    Responda
  34. CHARLES MARTINS

    No mínimo, os fatos que o articulista entende como meros "atos preparatórios", devem ser interpretados como instigação aos graves crimes consumados no dia 8. Não se pode ver uma complexa realidade de modo simplista.

    Responda
  35. Carlos Mello

    Inacreditável! Por que só na Folha vejo esse tipo de texto?

    Responda
  36. Ladislau Leite de Oliveira

    Não acredito que o colunista ainda tem dúvida. Seria uma piada.

    Responda
  37. RODRIGO NAFTAL

    Joel. Concordo em parte com vc. Contudo, a partir do momento em que há um planejamento em curso orquestrado pelo mandatário do Poder Executivo e pelos seus ministros, há.sim.a.tentativa de golpe.

    Responda
  38. Laudgilson Fernandes

    Joel mete uma melancia no pescoço, vai ficar mais bonitinho. Formação de quadrilha neste país é crime. Aquela reunião filmada só trouxe a prova necessária. A ida para o EUA foi justamente a senha para o início do golpe. Simbolicamente a não entrega da faixa presidencial era o mote para o não reconhecimento do novo presidente. Se ele não tinha a intenção, desmobilizava as viúva da ditadura, assim como vc, da frente dos quarteis.

    Responda
  39. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Ei, Folha: só por que eu mandei o arti cu lista utilizar do penico vocês me censuraram?

    Responda
  40. claudio castro

    O autor esperava o golpe se concretizar para o cometimento do crime. Barrabás!!!

    Responda
  41. Alexandre Marcos Pereira

    As investigações em curso, que ainda não elucidaram todos os fatos, já trouxeram indícios concretos de que Bolsonaro tentou impedir a transição de poder após as eleições presidenciais. Delações e provas indicam reuniões entre Bolsonaro e comandantes militares para discutir a viabilidade de um golpe, além da preparação de uma minuta com esse objetivo. A Polícia Federal realizou operações e prisões relacionadas a essas investigações, indicando uma tentativa séria de subverter a democracia.

    Responda
  42. Pedro Guimaraes

    O Joel está errado. Como o crime é formal, o iter criminis é diferente do crime material.Ao minutar um golpe do estado, não se estava mais na fase de preparação do crime, mas na primeira fase da tentativa. Se tivesse assinado o decreto, o golpe estaria consumado e não haveria mais a ordem jurídica.

    Responda
  43. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Se depender do Joel, podemos já ir nos conformando com a impunidade.

    Responda
  44. Wil Leon

    Intentona... não vale nada.

    Responda
  45. Marcus Salmeron

    Como pode um escriba como o infeliz Joel não ver crimes em incitação, planejamento ou tentativa de golpe? Todas essas ações culminariam no mesmo efeito: o fim do Estado Democrático de Direito. Ao tentar diferenciar conceitualmente tais instancias, Joelzinho, o mínimo, o faz por absoluta covardia ou por total estultice. Quer se agarrar a um dos tentáculos autoritários do que sobrou da FSP.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Lindo. Queria ter escrito esse comentário. Obrigada, Marcus!

  46. Tiago GAdelha de Moraes

    Há uma possibilidade para condenação, sem ter que torcer a teoria do direito penal, que é enquadrar no crime de organização criminosa (Lei 12850): (X) associação de 4 (quatro) ou mais pessoas (X) estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas (X)com objetivo de obter vantagem de qualquer natureza, (X) mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos.

    Responda
  47. Carla C Oliveira

    Sem anistia para golpistas!

    Responda
  48. José Eduardo de Oliveira

    O Sr. daria um ótimo advogado de golpistas. Conversa com a turma lá, o Praga, o Virus Natalino, o Neocid e o resto da colundria verde-amarela...muita grana, muita joia e wiagra. afinal, a lei vale para quem a interpreta, não é, assim dizem os marra-dogs.

    Responda
  49. José Cláudio fernandes correia

    Sugiro, senhor colunista Joel Pinheiro, inteirar-se melhor do que houve nesses tempos que estão passando, por exemplo, leia a coluna de hoje de Hélio Shwartsman, seu colega aí de jornal, ou ouça diariamente Reinaldo Azevedo, Marco Antônio Villa

    Responda
  50. Cláudio S Silveira

    Srs. Golpe foi planejado. Crime existiu. Mas não foi executado. Pq? 1. Faltava apoio militar e dinheiro dos empresários. 2 . Bozo acreditou que poderia vencer as eleições. Acreditou nas suas próprias fakes. 08/ 01 a pólvora estava molhada, passou da hora. Levante popular que reconduzida Bozo foi apenas ataques aos prédios. Fraco para tomada do poder. Golpe tabajaras.

    Responda