Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Louzada

    Meto ato preparatório não se enquadra como tentativa, muito mais fácil de definir em um crime ordinário que em um golpe de estado! O último é fato atípico de nosso regramento, que bom, por isso mesmo os limites entre mero planejamento e tentativa estarão sob o escrutínio do STF e não de um juiz de primeira instância.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Agora a censura nem diz que censurou.

    Responda
  3. Jorge Severo

    O bicho tem pele de tigre, rabo de tigre, dentes de tigre: tá na cara que não é girafa. Que que desenhe?

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Essa tentativa de normalizar Bolsonaro não é diferente do que a Folha faz, destacando fatos erroneamente. A gravação da reunião comprova que a intenção era real, já a ligação entre Bolsonaro e os atos de 8/1/23 pode ser comprovada pela movimentação de sua entourage, retirando o policiamento ou incentivando os sediciosos. A própria fuga antecipada do palco dos acontecimentos.

    Responda
    1. José Bernardo

      Possivelmente o uso de numerais, Alberto. Não se sabe porquê, a Folha censura...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      8/1/23

    3. Alberto Melis Bianconi

      Alguém diga ai qual foi a palavra nesse comentário que justificou sua censura?

  5. adenor Dias

    Se Bolsonaro fosse um democrata, tinha se manifestado contra o golpe antes! Uma vez que não fez, encabeça a lista dos golpistas. Eu não acredito na prisão de EX presidente, mas que nós simples eleitores fiquemos de olho na turma que apoia o jeito Bolsonaro de ser! Nas próximas eleições, aparecerá novos Bolsonaros...

    Responda
  6. Eduardo Nogueira

    Usou aparato público para obter informações, achacou os militares, mobilizou a máquina pública com fins pessoais para cometer o crime, houveram atentados em dezembro e houve o atentado em 08/01, decorrentes de ações indiretas de sua militância, o cara planeja, conclama, viabiliza, só não fez pq é covarde, mas sempre tem quem passe um pano...

    Responda
  7. Alberto Melis Bianconi

    Devemos absolver o Coringa só porque se veste de palhaço?

    Responda
  8. Luana Santos

    Caro, Joel. Isso não é passatempo filosófico, isso é contorcionismo sofista. Enquanto isso, Bolsonaro convoca ato na Paulista a fim de tentar mostrar popularidade e se livrar da cadeia porque até mesmo ele está ciente de que cometeu crime

    Responda
  9. Fábio Nascimento

    Joel expressou exatamente a mesma opinião que eu pus em um comentário ontem ou anteontem. E, aqui como lá, vem um monte de gente com problema cognitivo dizer que ele está "defendendo o indefensável", "passando pano" e tarameladas semelhantes. Eu jamais defenderia Bolsonaro por afiliação ideológica - pelo contrário, gostaria que tivéssemos leis claras o suficiente para enjaulá-lo pelo menos desde as patacoadas que fez na pandemia.A defesa aqui é da sobriedade na interpretação da lei e dos fatos.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Luiz, não existe isso de "literalidade excessiva". Não se trata de interpretação concorrente da lei, porque ela é inequívoca: precisa de violência ou grave ameaça. A questão não é de literalidade, mas dos fatos. O que eles dizem? Que ele tramou um golpe. É histórico, é reprovável, escancara que ele é golpista, mas não servem para puni-lo por aquele tipo penal.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Literalidade excessiva na interpretação da lei em caso tão grave e evidente de ataque à democracia levará à impunidade.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Tá.

    4. Pedro Luis S C Rodrigues

      O que mais tem aqui é analfabeto funcional

    5. Alberto Melis Bianconi

      Que realmente que se acredite nisso? O motivo pelo qual estás passando pano para Bolsonaro é irrelevante.

  10. Deborah Teixeira

    Eu discordo desse argumento de q ele não tentou. Ele tentou, sim. O estado de sítio só poderia ser decretado diante de grave ameaça ao país. E os golpistas tentaram explodir uma bomba no aeroporto de Brasília, tentaram promover apagões e arruaças na Capital federal. O 8 de janeiro foi o plano B ou mero exaurimento da tentativa de golpe. Não tenho dúvida de q ele tentou e só não conseguiu por fatores externos ao planejado como, por exemplo, a bomba no caminhão ter sido encontrada.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Fábio, o limite da lei não é a lei que traz. A lei fala que é proibido tentar, mas é o pseudo filósofo que veio dizer que planejar não é tentar. E para fingir que não apoia Bolsonaro, pede que se mude a lei. Corajoso igual seu mito. Se fosse simples definir o limite da lei, não precisaríamos de juízes etc... Para o filósofo mequetrefe, só haveria culpa se Bolsonaro liderasse com um megafone o oito de janeiro.

    2. Fábio Nascimento

      Certo, basta mostrar como Bolsonaro ou seu entorno ordenaram a explosão. O problema é este: ele planejou e provavelmente torcia para que o caos viesse e ele baixasse o decreto. Mas ele próprio não fez grave ameaça ou ato violento. Infelizmente, ele jogou com o regulamento debaixo do braço. Fez todo tipo de absurdo até o limite da lei. Ele e a lei são frouxos.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito, mas o filósofo de Banânia finge que tudo o que se tem é uma reunião aloprada.

  11. Alex Varella

    Um golpe consumado não seria punido, pois o golpista estaria no poder e não se auto-puniria. O resto é querer passar pano, sr. Jornalista.

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Ele falou em tentativa, não em golpe consumado. Aprenda a ler primeiro

  12. julio alves

    Eu havia parado de ler qualquer coisa assinada por esse moço. Eu gostava de ver o Sakamoto, com a sua cordialidade, bater nele no UOL. Hoje resolvi ler para saber por onde andava o nível do sujeito: cada vez pior. A Folha realmente optou por manter a baixa qualidade da extrema direita nos seus quadros. , A essa altura, passar pano num cree mee noso era só o que faltava. Agora não falta nada

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Pessoa que gosta do Sakamoto, um cidadão com limitações cognitivas severas, já diz a que veio

  13. maria araujo

    Houve o planejamento e a tentativa. Como o timming já havia passado, ele não emitiria o decreto. Mas, o 8/1 foi a solução final encontrada para, diante da situação criada, houvesse ação por parte da FA. Isso também fazia parte do plano, as FA assumiriam e ele voltaria dos EUA. Foi traído pelo receio (antes do pleito) e pelas FA em 8/1. A materialização da tentativa é bastante farta e coerente com o planejamento.

    Responda
  14. SILVIA TAHAMTANI

    Pelo amor de deus...ficar arrumando desculpas para defender o indefensável é inadmissível. O DNA do cois@está em tudo. Me poupe!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo e subscrevo. Tô na sua fila, xará:)

    2. Maira Martins da Silva

      É isso mesmo, Silvia, o Joel fica arrumando desculpas para defender o mito. Usar os militares (armados) para desacreditar as urnas não é usar de violência? Instigar o povo a ficar acampado e invadir os poderes não é usar de violência? Nós poupe!

  15. Gerson Maia de Carvalho

    Sr. Fonseca, você estava acampado nos qua rtéis protestantando ?

    Responda
  16. ENOQUE SAMPAIO

    E lá vamos nós do novo: 1) tentativa de impedir a diplomação de Lula, com destruição de ônibus, ataque a sede da PF e buemba no aeroporto; 2) paralização de todas as rodovias do país, com a clara anuência das polícias e absolutamente nenhuma consequência para os caminhoneiros (além da eleição do trovoada); 3) ataques diários por quatro longos anos às urnas eletrônicas, ao TSE, STF; 4) declaração e incitação pública de desobediência à ordem judicial; Basta ou quer mais?

    Responda
  17. ADONAY ANTHONY EVANS

    O STF à época do julgamento do Mensalão, inovou nossa jurisprudência, acatando a tese emprestada do Direito Alemão, da Teoria do Domínio do Fato, pelo Ministro Joaquim Barbosa para condenar José Dirceu. A Alemanha sentiu em milhões de vidas, quanto custa a leniência com golpistas. Onde a Folha arruma esses articulistas? Tá demorando pro caçador de holofotes Ives Gandra aderir à tese. Ex Ministro Marco Aurélio, rival caçador, já aderiu.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pau que bate em J de José Dirceu, bate em J de Jair, em J de João e até em J de Joel. O nome disso, senhor filósofo do Tatuapé, é Democracia.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O que me veio a mente foi o debate na imprensa, intenso nesta Folha, de um crime ad hoc para condenar Dilma. Aqui teríamos uma intenção sem crime, lá tínhamos um crime sem intenção. Um direito aloprado é sempre engraçado.

  18. José Bernardo

    Joel centra seu argumento de que não houve tentativa de golpe no fato de que o pretenso chefe do golpe teria "fugido" para os EUA; acho que ele não viu, ou deliberadamente omitiu se viu, a entrevista em que bolsonaro acusa Lula de ter estrategicamente saído da "cena do crime" ao se ausentar de Brasília no oito de janeiro. Clássico "acuse-os do que você faz", na confissão mais clara possível da própria estratégia, usada igualmente por Anderson Torres com suas "férias"...

    Responda
  19. Paulo da Silva batista

    De acordo com o colunista seria legal os acéfalos pegar 17 anos de cadeia,e o chefe gangue for absorvido,isso não vai ser possível,uma coisa puxa a outra, seria uma desmoralização total do STF ,aí poderia fechar as portas.

    Responda
  20. Denis Borenstein

    Pipocando os advogados de defesa q nem são advogados, mas apoiadores. O ex PR era servidor público e portanto a pergunta é irrelevante. Ele não era um participante qualquer. Ele era e fazia parte do governo. Usou e abusou da máquina estatal. Ou o colunista é um ignorante ou um mal intencionado em seus argumentos. Seja como for, uma demissão iria bem. A Jovem Pan parece ser um bom local para este sujeito.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      A Jovem Pan é aqui

    2. José Bernardo

      Denis, não há porque demiti-lo - ele está contratado para isso, seu "pensamento" espelha e ecoa exatamente o que a folha "pensa".

  21. Paulo da Silva batista

    De acordo com o colunista seria legal os acéfalos pegar 17 anos de cadeia,e o chefe gangue for absorvido,isso não vai ser possível,uma coisa puxa a outra, seria uma desmoralização total do STF ,aí poderia fechar as portas.

    Responda
  22. Claudio Luiz da Cunha

    Fsp tentando passar pano, como sempre.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    Parabéns ao articulista pela tentativa de justificar a impunidade do Chefe, enquanto a legião de Manés covardemente manipulados por ele pegando quase vinte anos de cana per capta. Como filósofo, precisa voltar ao Grupo Escolar.

    Responda
  24. Ricardo Knudsen

    A lei sobre golpe de estado é de fato mal feita. Mas Bozo incorreu em outros crimes. Por ex., corrupção passiva implica em “solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.” Bozo solicitou a ministros e generais para dar-lhe vantagem indevida, usando seus cargos públicos para mantê-lo ilegalmente como presidente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Lembrando q Al Capone foi preso por sonegar impostos. Crimes não faltam na carreira presidencial do Bozo.

  25. Anete Araujo Guedes

    Sob as ordens do inelegível e militares de alta patente, tentou-se fraudar as eleições, instalar o caos em Brasília, como uma bomba a ser explodida no aeroporto, estradas bloqueadas etc. Caos instalado, as forças armadas seriam chamadas para impor a ordem e, em ato contínuo, se apossarem do poder. Ao ser bem sucedido um golpe não necessita ser punido, mas engolido, como ocorreu em 64. Se fracassado, resta punir os planejadores e mandantes com os rigores da lei. Ditadura e impunidade nunca mais!

    Responda
    1. ENOQUE SAMPAIO

      Irretocável

  26. Décio Ceballos

    A barbárie do ato goulpista teve dimensão coletiva, consequência desses planejamentos. Tem incautos que participaram condenados a décadas de cadeia. Isolada e individualmente eram notáveis pés de chinelos.

    Responda
  27. Sérgio Silva

    Há a questão da embriaguez emocional e do transtorno monumental da fatalidade.

    Responda
  28. edilson borges

    pensa nm cara pego com 5 saquinhos de pedra, que não está vendendo nada. é quase certo que seja enquadrado por tráfico, ainda que está claro que se está planejando vender algo. faz analogia.

    Responda
  29. Carlos Victor Muzzi Filho

    O filósofo poderia buscar em “Minority Report”, com Tom Cruise, a inspiração para solução do problema. Quem sabe a inteligência artificial não será capaz de, detectando a intenção criminosa das pessoas, impedir a prática do crime? Seríamos o mundo perfeito, no qual os crimes seriam apurados na origem, o pensamento humano, e prontamente punido. E quanto maior a gravidade dos atos pensados, maior a pena!

    Responda
  30. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. SIMONS SILVA

    Artigo sob encomenda da Folha de São Paulo? Tenha o mínimo de honestidade intelectual!

    Responda
  32. Vicente Valcarcel

    Me lembro quando o PCC planejava um atentado contra o moro e tinha jurista falando que planejamento não é atentado em si. Não quero entrar nessa discussão, mas pelo amor de deus essas atividades precisam ser punidas.

    Responda
  33. Sergio Silva

    O Bozo é um dissimulado. Planejar é estratégia e tentativa é ação. O Bozo fez os 2, contudo por ser um dissimulado, delegou a segunda parte e os seus comparsas fizeram o mesmo . Foi daí que surgiu o 08/01.

    Responda
  34. Paulo César de Oliveira

    Punir cogitação de golpe iria criminalizar conversas de boteco.

    Responda
    1. Ediney Fortes do Prado

      O texto é claro: conversas de boteco não são preparação do ato em si. Teria q ter um plano, estratégias, minutas e articulações para ser preparação. E a tentativa seria colocar o plano em andamento, mesmo q não desse certo.

    2. Francisco Filho

      Parabéns pelo comentário! O mais sem noção do dia que se inicia.

  35. Marcos Benassi

    Não discordo de sua conclusão, prezado: que se mude a lei, vá lá. Mas a miríade de atos no contexto gorpista, que incluem a ativa preparação e divulgação de noticiário falso, o desmantelamento institucional envolvendo o constante constrangimento de Servidores em suas atribuições, isso me indica que, menos do que mudar a lei, importa cumpri-la. As instituições foram KHagonas, os deputados, viciosos e aproveitadores e o STF, não fôra Xandão Meganha, acostumado a bbbaandido, tinha murchado.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Caro Benassi, ainda vou aprender sua elegância e conseguir responder apoiadores de pneus sem rosnar ;) abs!

  36. RICARDO QUEIROZ

    Ta aí os votos antecioados de Kassio Nunes Marques e Andre Mendonça no julgamento de Bolsonaro no Stf.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente. Tirante a parte que, de leve, admite que o Bozo é criminoso. Mas que pode estar "dentro da lei". Hahahah!

  37. Felipe Vasconcelos

    Esse debate é necessário, e que bom que o Joel o fez. Ser um intelectual livre-pensador é para os corajosos. Todo intelectual "orgânico" de partido é um covarde, porque ele prostitui a sua capacidade de pensar na intenção de legitimar as ações do seu partido.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Apontar as limitações e necessidades de mudança do nosso ordenamento jurídico não é "debater o sexo dos anjos". Não creio que a intenção do autor seja inocentar o Bolsonaro. As investigações da PF continuam, e o STF ditará a decisão final. Lula, que é um líder carismático de projeção internacional, já foi preso. De certa forma, isso abre um precedente para a prisão do Bolsonaro. Mas a prisão mais importante seria a dos generais. Veja-se os sucessivos golpes militares desde o séc. XIX.

    2. Marcos Benassi

      Bem, prezado Felipe, abandonar o constante passa-panismo depois que todo o trabalho é feito e o mal-feito, desmacarado, não é exatamente coragem ou brilhantismo intelectual. Ou será que você se refere ao Conrado Hübner? Ao RuyCastro? Ao... sejamos amplos: àqueles que não tergiversaram consistentemente como o Joel?

  38. Paulo César de Oliveira

    Há que fazer distinção entre idéias e palavras, de um lado, e ações, do outro. Se fossemos criminalizar idéias e conversas, muito papo de boteco acabar no presídio. Imagine um esquerdista discutindo reforma agrária num churrasco e defendendo a ideia de que as grandes propriedades deveriam ser expropriadas e entregues a agricultores pobres. "Mas os proprietários não iriam aceitar isso!", observa alguém."Quem resistisse seria fuzilado", responde o primeiro. Pronto. Tá configurado o crime.Ruim.

    Responda
  39. Felipe Vasconcelos

    Talvez seja por isso que a lei foi aprovada no Congresso e sancionada pelo Bolsonaro. Uma lei mal formulada que lhe dá uma brecha jurídica para não ser responsabilizado pelos seus atos.

    Responda
  40. Laerte luiz Nascimento

    Que lou cura este texto!! E um disparate !! Alguém irá acreditar no foi dito no texto ??

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Muitos, Laerte. Infelizmente. Aliás, vários estão aqui comentando.

  41. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Vá lá que pague meia dúzia de tostões como assinante deste jornal decadente . Mas isto não dá o direito de quererem me empurrar goela adentro um texto deste tal de Fonseca , adorador de mitôMAMO .

    Responda
  42. André Antonio Santos

    Muita coisa oculta ainda será revelada! Creio que a Polícia Federal está buscando as provas de financiamento do deslocamento e hospedagem dos Kid Pretos. Se ficar demonstrado que Bolsonaro sabia desse movimento, temos configurado a tentativa e não apenas a preparação do golpe. É esperar pra ver!

    Responda
  43. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Este tal de Fonseca já iniciou a carreira se sujando . Que vergonha , seu Fonseca ! Vc acha que está lidando com gente como vc ? Tenha respeito por quem paga seu salário . Não compactuo com adoradores de mitôMANO

    Responda
  44. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    “. E ninguém mostrou que Bolsonaro tenha colaborado diretamente com esse plano B.” . Que conversinha é esta , seu Fonseca ? Querendo atenuar as barbaridades do seu amorzinho, o mitôMANO ? Tenha um mínimo de decência , meu filho . Vc é muito novo para se sujar por tão pouco . Tenha um mínimo de decência

    Responda
  45. Paulo Gonçalves

    O ato em si de monitorar um Ministro da Suprema Corte ou qualquer um do povo sem ordem judicial já é uma violência.

    Responda
  46. André Costantin

    Bah. Esse articulista expressa bem a suposta ingenuidade imparcial da FSP.

    Responda
  47. Joaquim Branco

    Foram tomadas várias medidas preparatórias para o golpe, dentre elas: a tentativa de usar as forças armadas para desacreditar as urnas, a trocas dos comandantes militares legalistas, o incentivo ao uso de atos públicos para pressionar o TSE, a própria reunião em si, etc. O golpe só não ocorreu porque o ex não teve apoio suficiente: interno e externo. Ora, se nisso não há crime, só os bagrinhos sem noção que vandalizaram as sedes dos poderes serão condenados?

    Responda
  48. IAN SILVA GALV O

    Fazer uma conversa de bar combinando golpe seria realmente difícil de classificar como crime, mas uma reunião ministerial?! Usou-se dinheiro do contribuinte e a máquina pública para a reunião golpista. Isso é execução. General falou de golpe com o ex-presidente em horário de trabalho, não é só conversa não. É o ato em si.

    Responda
  49. Samuel Fagundes

    Falta de vergonha na cara, tem que ser muito lerda pra escrever um artigo desse

    Responda
  50. Aristides Silva

    Fragmento do quarto parágrafo: "Tentar seria emitir o decreto combinado e colocar todo o esquema em andamento". Só faltou dizer da necessidade de publicar no Diário Oficial. Philosofia, quero uma pra viver!

    Responda