Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Vi pouca coisa da transmissão. Mas quando o Escobar apareceu de camisa preta, calça preta e agasalho preto, pensei no pior....

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    A Globo decidiu substituir jornalistas profissionais por amadores totalmente despreparados para cobrir um evento da importância do carnaval. Esses amadores, autointitulados influenciadores digitais - seja lá o que isso signifique - transformaram a cobertura do carnaval em uma sequência interminável de cenas patéticas, falas incoerentes, deslumbramento provinciano e tudo vazado na mais total ignorância do tema tratado. Os telespectadores e o carnaval merecem coisa melhor.

    Responda
  3. Wil Leon

    Federação do que? Não apitam nada. Nem diploma universitario precisa para militar em jornais.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Antes de exigir diploma para "militar em jornais (argh!), estude a língua portuguesa, especialmente no capítulo Concordância. "Federação do que? Não apitam nada." Quem "apitam"?

  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A fenaj vai se posicionar sobre veículos de imprensa que apoiam o g olpe ? fsp por exemplo.

    Responda
    1. ALBANO SILVEIRA MACHADO

      A FENAJ precisa se posicionar sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Em 2016, condenou o golpe contra Dilma. https://fenaj.org.br/congresso-mundial-de-jornalistas-condena-golpe-de-estado-no-brasil/

  5. Leonilda Pereira Simoes

    É claro que o nome oficial da escola de samba Vai-Vai tem "Grêmio Recreativo...", mas ao comentar imagina-se que isso é claro, só que em nenhuma transmissão, em mais de 40 anos, ninguém se referiu à escola no masculino. Os jornais não usam assim nem revistas ou sites de notícias. O consagrado é "a" Vai-vai (e "escola de samba" consta no nome oficial, se é para usar este argumento para dizer que está certo). Ninguém usa "o" Portela, certo? É uso consagrado o feminino, não o masculino.

    Responda
  6. ALBERTO JORGE DOS SANTOS

    Inacreditável, não consegui assistir o desfile completo de uma Escola sequer, terrível os narradores, os jornalistas e até um pouco menos os comentaristas! Com certeza os patrocinadores já devem estar correndo atras da devolução do dinheiro investido! Também se formos ver, nada mais nos surpreende, se no quadro de narradores tem um, que para algo espetacular ou fora do comum o lance ou o autor é chamado de "ridículo", o que esperar?

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Jorge, renovação no visual apenas. Mas já está valendo.

  7. Uanderson Aquino

    Quem e Karine Alves? Colocam desconhecidos na transmissão depois reclamam da audiência

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Quem e Karine Alves? Mas estava ótima, uma bela e agradável ótima renovação!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Ela é jornalista esportiva, grupo que sempre atuou nas transmissões. Mas não corrigiu, logo na primeira escola, a forma de se referir a ela, a Vai-Vai, pois Escobar (tb esportes), disse "o Vai-Vai". Ambos cariocas, como outros na transmissão, nem notaram que estavam se referindo de forma errada ao nome da escola. Em mais de 40 anos nunca se usou o artigo masculino para a escola, ficou estranho demais. No Rio eles não diriam "o Mangueira", claro. "Só" não se prepararam direito, não viram vídeos.

  8. renato leitao

    Assisti só duas escolas do segundo dia. Péssima transmissão fui dormir.

    Responda
  9. Leonilda Pereira Simoes

    Os apresentadores chamaram o tempo todo a Vai-Vai de "o" Vai-vai. Eles nem se informaram sobre como se referir à escola? No Rio chamam a Portela de "o" Portela?, "o" Mangueira? Se erram no básico e o Ailton Graça, que conhece todo mundo em SP, não corrigiu os coleguinhas nos intervalos, é do se. Isso é descaso com a escola, com a cidade, com os sambistas. Faltaram jornalistas experientes, que fazem bom trabalho, não comediantes sem graça nas arquibancadas. "A" Globo errou feio.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Karine Alves? Mas estava ótima, uma bela e agradável ótima renovação!

    2. Aline Melo

      Mas o correto é "O Vai-Vai". Inclusive se vc entrar no site da escola vai ler: "A escola sempre deve ser tratada no Masculino “O Vai-Vai”, em referência ao Grêmio Recreativo, evolução do Cordão."

    3. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Grêmio Recreativo Escola de Samba da Portela, ou da Mangueira etc,,,Por isso chamaram de o Portela, o Mangueira etc...,pois trataram pelo primeiro nome. Simples!

  10. REGINALDO FERREIRA

    Lamentável a declaração do dirigente da emissora.

    Responda
  11. Helio Cardoso

    Se já foi dito que o desfile é o maior do mundo, justifica uma cobertura jornalística plena.

    Responda
  12. Valter Luiz Peluque

    A Fenaj está preocupada com o jornalismo na cobertura do carnaval , mas não se preocupa com as omissões e vieses políticos e econômicos escandalosos da emissora.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A federação divulga notas e informações sobre economia, política etc constantemente, que podem agradar ou não empresas etc.

  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eita, não sei nem o que está acontecendo, mas se for contra a Globolixo, tem meu apoio.

    Responda
  14. Luis Aneris

    Saudades da TV Manchete

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Saudades da TV Manchete aliada da ditaura?

    2. Jorge Oliveira

      Karine Alves e Alex Escobar ESTIVERAM ÓTIMOS um carnaval maravilhoso nota10! Saudades da TV Manchete racista aliada da ditadura?

  15. geraldo henrique

    tem mais é que mudar sim, esse sindicato esta fazendo seu trabalho de puxar a sardinha para eles mas tentativa de mudancas é sempre bem vinda ,ate porque nosso jornalismo nâo é là aquelas coisas né.

    Responda
  16. neli faria

    Não vi, nenhum segundo, a Globo. Nada contra, mas, pelo Horário minha tv está desligada. Vi um pouco pela Band. Para a Federação: o erro foi naquele julgamento, do STF, que deixou qualquer pessoa fazer função de jornalista sem ter diploma.

    Responda
  17. lucia caetano

    Realmente, as entrevistas feitas após os desfiles de cada escola foram sofríveis.

    Responda
  18. Adão Cruz

    Realmente nunca vi uma o cobertura tão de informação como neste ano, sem falar que o apresentador Escobar e a Karin são muito ruim como locutores!!!!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os apresentadores, não locutores, não são ruins, mas demonstraram que não estavam preparados para informar e se referir corretamente a pelo menos uma escola, a Vai-Vai, se referindo a ela direto como "o" Vai-vai. Foi irritante e nunca aconteceu antes. Outras coisas, como não identificar personagens importantes em algumas escolas, só atrizes e modelos, também ocorreram.

  19. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Carnaval na Globo ?? Num vi não.

    Responda
    1. Luis Aneris

      Viu sim . Se não estaria fora do mundo. A transmissão foi um desatre. Sou a favor da transmissão de mais de uma emissora. Monopólio nunca. Saudades da TV Manchete, Band.

  20. ester lima

    Fenaj, vai arrumar o que fazer. A Globo faz o que quiser, vê quem quer!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Críticas cabem em todas as situações. A Globo errando em uma festa popular, que leva cidadãos comuns fazendo arte e a emissora com desdém pela informação, deve se destacado, sim. Quem assiste tem de criticar para melhorar, senão no ano que vem vai ser tão ruim quanto este. Ou pior.

  21. João carlos Gonçalves de souza

    O final da globo está próximo . Tava parecendo carnaval amador do interior.

    Responda
  22. Jef Ferreira

    Ufa ! Finalmente esta org ia está chegando ao fim . A partir de amanhã o Brasil volta a fazer parte do planeta terra com todos os seus problemas sociais, econômicos , políticos , etc.

    Responda
  23. Regio Lacerda

    ...a falta de "informações cruciais" foi tanta que a minha esfera cognitiva sofreu um abalo irreparável...nao como será daqui pra frente...

    Responda
  24. Alcides alcantara

    Esse Alex Escobar pensa que arreganhar os dentes é fazer jornalismo.

    Responda
  25. mizael dias

    Meus ovos para ambos.

    Responda
  26. fausto almeida

    mas o que é isso? fenaj está dando uma de cfm? este e aquela o que fizeram de bom para o povo brasileiro durante a pandemia? daqui a pouco essa entidade vai querer proibir que ex jogadores comentem partidas futebolísticas.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      fenaj kakkaka não querem largar o$$0?

  27. alexandre telles

    Quem quiser a cobertura jornalística vê depois, no jornal nacional.

    Responda
  28. Wirben Márcio Lages Ferreira

    Quando um tal de Boninho, que nem parece filho do Boni, torna-se o manda-chuva da "Grobo", os influencers, sei lá de que, tornam-se pepitas para a emissora. A vida está burra, muito burra!

    Responda
  29. Leandro Eustáquio da Silva

    Eu que não estou nem aí pra isso

    Responda
  30. NIEMEYER FRANCO

    Fácil. Falem pra Fenaj no próximo carnaval "levantar" outra emissora tipo Band, SBT, Record... Põe pra competir, se outra ganhar, bola pra frente. Depois que surgiram Datena, Ratinho, Bacci, Neto , sei lá mais quem, as outras melhoraram em quê?? Cada um assiste ao que quer. Fenaj se recolha ao seu ar condicionado.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Uma federação nacional de jornalistas tem de protestar quando o trabalho noticioso é entregue a pessoas sem curso superior, influencers, pessoas sem preparo para a informação. Quando estas pessoas erram, como entrar no meio do desfile oficial e atrapalhar o andamento da escola, a Fenaj tem, sim, de criticar. Se os CRMs não apareceram na pandemia, não quer dizer que outros órgãos de classe têm de deixar de atuar a favor do jornalismo profissional, que não é lugar de comediantes ou influencers.

  31. jose prado

    Reação corporativa! Estimulada pela concorrência!

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      federação nacional de jornalistas omitiu de falar dos massacres do povo palestino, quer questionar o carnaval. Que absurdo FNJ ?

  32. Dirceu Barros

    Isso da Globo tem um nome: Decadência.

    Responda
  33. Jane Medeiros

    É óbvio que haveria perda de informação e da qualidade da cobertura do evento com a ausência de jornalistas gabaritados para fazer a cobertura do Carnaval. Fátima Bernardes que participou anos da transmissão dos desfiles declarou que se preparava muito para o desafio, visitando semanas antes os barracões das Escolas do RJ e se informando sobre o enredo e demais preparativos de cada Escola. Lamentável, a Globo nivelando por baixo!

    Responda
  34. marcos machado

    É um tema muito pertinente e se reveste da mais alta consideração, eu vou comentar, porém antes, farei algo infinitamente mais importante: vou ca gar.

    Responda
  35. Lucinio Nones

    A Globo quando questionada sobre seus erros não responde, igualzinho aqueles que ela contata quase que diariamente para dar-lhe explicações e eles silenciam.....Que feio.

    Responda
  36. Dirceu Hernandes

    ".... deixou sem informações cruciais sobre a festa....". Agora não sei como decidir algumas coisas, sem essas "informações cruciais."

    Responda
    1. Albert Niches

      Boa!!!! O fim se aproxima... Que coisa mais sem graça, esse tal de Carnaval.

  37. Alcides Castro

    Problemão. Ñ conseguirei dormir essa noite

    Responda
  38. José Geraldo Cordeiro

    A pior transmissão em 50 anos de sambodromo. Som ruim, muita falação e falta de detalhes das alas.A transmissão começava com 20 minutos de desfile

    Responda
  39. José Geraldo Cordeiro

    A Liesa deveria zelar pelas escolas dando uma transmissão decente

    Responda
  40. José Geraldo Cordeiro

    A pior transmissão em 50 anos de sambodromo. Som ruim, muita falação e falta de detalhes das alas.A transmissão começava com 20 minutos de desfile

    Responda
  41. Bernardino Soares

    Alguém me belisca, não estou entendendo. O carnaval não pode ser feito sem informações jornalísticas. Mas a política pode???? Tô confuso.

    Responda
  42. Ricardo Andrade

    Na política, então, cabe nota de repúdio à Globo e à Folha!

    Responda
  43. Manoel Cardoso

    Não consigo opinar porque tempo é ouro e aí falta tempo pra ver esse tipo de carnaval mesmice.

    Responda
  44. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    A cobertura está muito ruim, muito chata!! Não dá para ver muito tempo, cansa…

    Responda
  45. Joaquim Rosa

    Um evento mequetrfe, uma transmissão mequetrefe. Muito coerente. .

    Responda
  46. ramon perez

    Realmente foi uma transmissão sofrível E aquele clone do Elton John então? So encheu linguiça e o nosso saco

    Responda
  47. Luiz Brito

    Lamentável a transmissão . Não escalaram gente competente como a Mariana Gross e outros. O jeito foi trocar de canal

    Responda
  48. Ivan Bastos

    A entrevista da jojo todinho não se falou da escola Mocidade. Inacreditável.

    Responda
  49. Ivan Bastos

    A cobertura foi um li-xo. Inacreditável.

    Responda
  50. Aimar Polinaro

    Passou da hora, de mudar de emissora para a transmissao.

    Responda