Wilson Gomes > Bolsonaristas amam a democracia, mas não gostam de conviver com ela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Aliás, eles não gostam de nada que não esteja no entorno da enorme pança de seu chefe. O seu passado de atleta o levou ao seu presente pançudo parasita. E há muito tempo ele vem comendo o Brasil e os brasileiros, literalmente. Tudo bem, o pior é que regurgita, solta peidos e claro depois vem o enxurreiro mais pestilencial vindo de um ex-atleta.
..e também existem aqueles que falam em defesa da democracia má defendem ditafores..
Errado também. Mas estamos falando desses que questionam a democracia do nosso paÃs. Por que a mudança de foco? Me parece atitude de quem não quer encarar a verdade.
Professor Wilson Gomes, uma versão atualizada de Don Quixote De La Mancha, que imagina ver alguma bela Dulcinéia escondida na população brasileira, e que consiga entender os seus textos. Haverá alguma, que tenha folheado um manual básico de Teoria Geral do Estado. Eis aà um dos notáveis articulistas da Folha, ao lado de Conrado Hubner Mendes, pregando para a galera de ouvidos moucos.
Mas até a Coreia do Norte se diz democrática, se auto-intitulou República Popular Democrática da Coreia. Como a maioria dos religiosos, crê, mas não pratica.
O fato de que o STF anulou todas condenações da turma do atual governo, ignorando um caminhão de provas, tem um peso enorme na percepção de perseguição politica e na tese da "ditadura do STF" e ajuda a explicar parte das aparentes contradições. Muitos devem pensar: "Bolsonaro é criminoso, mas Lula tb é e anularam tudo". Bolsonaro ser golpista e ser perguido não são excludentes. A parcialidade do STF acirra as posições. Nesse caminho não é absurdo imaginar uma ruptura de fato no futuro.
O que houve foi anulação dos processos por falhas. Como dizem os que foram contra: não houve julgamento. Os investigados têm todo o direito e devem apontar quaisquer falhas processuais que julgarem pertinentes. Agora negar os fatos todos criminoso vai negar, pra não tentar se livrar. O problema é que atacam pra se defender, e muita gente cai nessa.
Respeitar as regras do jogo exige considerável avanço civilizatório. Talvez o futebol tenha sido a maior contribuição dos ingleses ao mundo, por acostumar o povo a esse princÃpio. O próprio Bolsonaro, no final das contas, se manteve dentro das 4 linhas. Mas abusou de reclamar do juiz, o “dono absoluto do espetáculo”.
Não saiu da constituição, não mandou prender nem censurar ninguém. Mas sem dúvida ameaçou, o que amedrontou muitas pessoas, inclusive os juÃzes.
O Bolsonaro se manteve dentro das 4 linhas? Você estava fora do Brasil irmão?
Gostam de democracia mas não querem seguir la, vejo que não sabem o que é democracia.
Segui la*
Esses fatos mostram claramente a necessidade de punição exemplar a todos os golpistas sem exceção. A cadeia é o caminho para que atenta contra a democracia. Sem anistia para essa co$$rja !!!
E vcs falam dela o tempo todo mas têm um presidente que baba ovos para ditadores da sinistra e nem sabe o que significa democracia.
Marisa Conceição, isso não muda o fato de que cometeram crimes, tentaram dar o golpe, precisam ser investigados. Não são esses que eram a favor da tortura por terem se movimentado contra o governo? Que diziam não ser ditadura? Até agora não vimos tortura!
Excelente! Parabéns! Eles amam a democracia sem saber o seu real significado, acreditam que é o mesmo que ditadura, que também não sabem o que é.
Que aconteceria se o golpe tivesse dado certo? Uma nova eleição? kkkkkkkkkkkk Se tivesse nova eleição Lula seria candidato? Se Lula é eleito novamente teria um novo golpe? Sorte nossa que estrelas não significam inteligência, se não que fariamos numa guerra?
Excelente artigo. A questão central é como manter sistema representativo democrático com liberdade partidária, programas de governo definidos, eleições transparentes, ampla participação do povo no processo e na gestão. O Brasil tem sido fértil em criar regimes para preservar privilégios das oligarquias, do grande capital nacional e estrangeiro e das castas que controlam os Poderes da República. A preservação desse sistema funciona pela terceirização dos cargos eletivos aos grupos populistas.
Bolsonaristas, com seu rancor à s instituições democráticas e banzo de ditadura militar, não escondem seu baixo apreço pela democracia. Uma pergunta mais pertinente é se brasileiros (de qualquer partido ou matiz ideológica) amam a democracia. Desconfio que não. Não há tradição democrática no Brasil e seus benefÃcios — representatividade, direitos polÃticos, liberdade — são meras abstrações para a maioria.
E tão repetida a palavra Democracia foi banalizada a um tal ponto que passamos a acreditar que ela tenha sido ameaçada. Quais são os 5 pilares básicos da Democracia?: nÃveis aceitáveis de igualdade na distribuição de renda, na saúde, na educação, na segurança e na informação de qualidade. Quando esses pilares existiu no Brasil? Nunca. O que está sendo defendido são os princÃpios civilizatórios. Ou alguém ainda acredita que a extrema direita acredita em tais princÃpios?
Continuo: Se algum dia for exigido que a palavra Democracia seja praticada de acordo com os 5 pilares básico que lhes são inerentes, e caso ocorra qualquer ameaça no sentido de derrubá-la, aà sim a Democracia estará sendo ameaçada. Até lá a defesa dos princÃpios civilizatórios é fundamental para não sermos engolidos pela barbárie representada pelo fascismo.
Que democracia o senhor fala? A que combate impiedosamente a Corrupção e o crime organizado ou a que adere a Corrupção soltando corruptos e criminosos e prendendo as vÃtimas como essa daqui? Corrupção é uma questão de Caráter, adere quem é a favor e combate quem é contra.
Essa viuvez lavajatista enche a paciência de tão chata e repetitiva.
O combate tem que ser feito dentro dos ritos legais e não por "vontade" de juiz. Quem comete crime com a desculpa de estar combatendo crime, é mili ciano.
E desde quando um PaÃs que tem um chefe de polÃcia como ministro do supremo é democrático?
Para defender a democracia, Alexandre de Moraes se tornou, na prática, em chefe da polÃcia polÃtica. Pode rastrear deslocamentos, quebrar sigilos fiscais e bancários, ordenar escutas telefônicas, vasculhar mensagens e e-mails, ordenar buscas, apreensões e prisões por tempo indeterminado. Suas decisões não necessitam ser referendadas e não podem ser revisadas por ninguém. Nem Lavrenti Beria tinha tanto podere. Se Beria mandava prender e Stalin mandava soltar, Beria soltava.
Um exemplo histórico de juiz com poderes semelhantes ao de Moraes foi Roland Freisler, magistrado de Berlim que presidiu os julgamentos dos acusados de atentar contra a vida de H, explodindo uma bomba na Toca da do Lobo como parte de uma tentativa de golpe(Operação ValquÃria). Moraes não está em boa companhia.
Alguma das pessoas abaixo consegue citar uma democracia ocidental que tenha alguma figura do poder judiciário com os mesmos poderes de Moraes? Na prática, o Ministro atua como polÃcia, promotoria, juiz e executor penal. Teoricamente o pleno do Supremo poderia revisar os seus atos mas, novamente na prática, nunca o faz. Esse tipo de situação não eh normal.
Você é o complô vivo dos argumentos presentes no texto.
Calma, serão! Aliás, como tem sido no STF, no TSE e agora com apoio da PGR. Detalhe: negar as provas já mostradas a população é como negar o efeito da vacina para o término da pandemia de covid.
Qualquer juiz , provocado por inquérito policial, pode autorizar esses atos. É o que faz Alexandre, a pedido da PF. Sobre revisão, existe sim , senão teu mito estaria vendo o sol nascer quadrado.
TÃpico bolsonarista escancarado. Um pobre coitado ou pago para repetir a bobajada do bozó , assim com ó, e dos zeros a esquerda. De qualquer forma, Teria pena de vc se desse a mÃnima.
Os extremistas de direita defendem o paÃs de um tal de comunismo, que mal sabem o que significa. Lutam a favor e contra ao que lhes parece algo nebuloso, impreciso, indefinido, a democracia. Passam longe da racionalidade, na medida que devotam uma crença orgânica a um lÃder, devido a sua mediocridade e autoritarismo. São os que necessitam de heróis que lhes deem um sentido a suas vidas. Agem impulsionados por sentimentos ligados a violência, ódio e ressentimento.
Não limite o vÃcio a bolsonaristas. Nosso maior ditador, Getúlio Vargas, é “heroi da pátria” e cultuado pelo paÃs afora. E o STF, para “defender a democracia”, apoiou-se em seu Regimento Interno, que paira acima da Constituição, para inventar competências que na Constituição não há…
Me parece, então, que precisamos de educação. As crianças precisam saber distinguir entre democracia e autocracia, o que não é difÃcil. Precisam entender conceitos claros de democracia, como eleição ou imprensa livre. Temos q usar o momento atual (e mundial) pra esclarecer certas coisas.
Engana-se caro Wilson. Não, os bozistas não amam a democracia. Primeiro por que não conjugam o verbo amar, mas sim o 'mitar'. Segundo que é muito pra cabecinha deles entender o que é democracia e terceiro que jamais se deve dar um mÃnimo de razoabilidade à quem piamente crê em terra plana, ET's e adoração de pneus. Imagine se o caminhão-bomba tivesse concluÃdo sua missão num aeroporto em operação plena!
Descreveu precisamente a mentalidade de um bolsonarista.
Precisamos da democracia da informação, enquanto tivermos uma grande e bilionária imprensa corrupta, apoiadora de golpes, tipo militar como 64 ou polÃtico midiático, como 16, vamos ter parte do povo sendo ludibriado contra seus interesses, a favor de interesses bilionários de nossa elite do atraso, bem representada pela Folha, que salvo em raras colunas, joga contra o povo de 64 a 16, com privatizações fraudulentas, reformas trabalhista e previdenciária, juros e por ai vai..
Por sorte já temos o ICL notÃcias no youtube.
De qual democracia eu não gosto? A da. Enezuela ou a da Nicarágua? Qual ditador que prende os adversários o Bolso adulava mais?
Sim, ainda me lembro quando recebemos os ditadores da Hungria e da Polômia, no aeroporto, apesar dos protestos do presidente do Chile, que tambem é de esquerda. O segurança do ditador até bateu em uma jornalista da Globe. mas, como foi com amor, deixamos para lá. O bolso e seu apoio incondicional à Hungria e à Polômia sempre incomodaram.
Esqueceu a Hungria, a Polônia e a Russia. A ideia fixa na Venezuela e Nicarágua faz isso.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Favor reler o texto
Aos alguém querendo atacar o pensante ao invés da ideia?
Pery sempre nos brindando com a forma de pensar manipulada, dá pra ver a assinatura do Demétrio em tudo que continuamente repete.
Como todo esquerdista asqueroso, não aceita contraditório e não publica meus comentários. Bolsonarista não existe. Antes éramos FHCistas, Alckmistas, Serristas e Aecistas. Qualquer um que possa confrontar o seu Ãdolo Lula, o verdadeiro mal que assola o Brasil.
O "mal" que faz o paÃs avançar para a civilidade como nenhum outro governante nunca fez.
A Ultra Direita que ama a Democracia de 4 linhas, mote ilustrativo de Bolsonaro, O Pensador, não sabe, mas a Democracia foi inventada quase 5 séculos antes de Cristo, pelo legislador Sólon, para combater a ,,, Ultra Direita concentradora das terras agricultáveis. Logo são inimigas de origem A Ultra Direita não é democrata, mas plutocrata, governo dos ricos, mesmo quando o fascistinha e um pé rapado.
O que é Ultra direita? Quem acha que o povo não deve pagar jatinho pra combater o racism0 nem sofá de controle remoto nem reforma no sÃtio do amiguinho? E ultraesquerdista? Quem desvia mais de seis bilhões?
O que é Ultra direita? Quem acha que o impeachment não foi golpe? E ultraesquerdista? Quem desvia mais de seis bilhões? Partido que tem dezenove pr3 sos em três instâncias com amplas provas já é ultra esquerda? Ou o número mágico são treze?
Existem aqueles que consideram a investigação e possivel punição - espero que ocorra para o bem da nossa democracia - perseguição politica, assim como aqueles que também consideram persegui ao politica as investigações da lava jato , e' brasil meu caro e nunca mudara!
Logo, abaixo o(a)s camisas amarelas!
MagnÃfica análise ,só acrescento em um ponto ,o Bolsonarismo : Não entendem há democracia ,essa é a realidade .
Os bolsonaristas alegam gostar da democracia mas apenas quando é um instrumento para fazer valer a ditadura deles. É o mesmo discurso com a liberdade de expressão: alegam que todo mundo tem direito de dizer o que quer - mesmo cometendo crimes. Daà quando um deles é espinafrado, querem processar o "espinafrador" - aà não vale a liberdade de expressão.
Há uma ditadura do Judiciário, pois o STF não deixa que se cumpram as três leis que determinam a impressão dos votos, como se faz no resto do mundo. Contra ditadura não há golpe, há luta pela democracia. Se o Congresso aprovou e o presidente sancionou, o TSE tem que cumprir, senão é caso de intervenção do Senado ou dos militares convocados pelo presidente. Tá na Constituição.
Continua rezando para pneu. Quem sabe adianta. E não esquece dos ETs.
Não existe bolsonarista. Existem pessoas, como eu, que vêem em Bolsonaro a maior arma para extirpar o esquerdismo anacrônico que trava o Brasil há décadas. Se surgir outro com mais força eleitoral, não hesitaremos em apoiá-lo. Aà seremos Joãozistas, Josésistas, wilsistas, colombistas ou o que quiserem. No fundo, somos brasilistas. Entendeu?
São "brasilistas" fascistas, entendemos isso.
Que tal debeismentalistas.?
Lembro de ter lido um comentário, não recordo se aqui mesmo nessa Folha, onde um auto entitulado libertário bradava contra a democracia e a favor da liberdade, que a seu ver eram incompatÃveis... Acho que é o lance da "minha liberdade" que o ente mitológico e seus pares tanto invocavam. Minha sim, a dos outros é obstáculo a mesma, por conseguinte, opressão!
Democracia é um negócio complicado, temos que aprender com nossos próprios erros e o presidente não é um ditador eleito, que uma vez empossado decida tudo sozinho, sem consultar os demais poderes. Muita gente parece ainda não ter entendido isso e a cada eleição espera por um salvador da pátria. Alguém já disse que isso talvez remonte a D. Sebastião, o encantado, que um dia iria retornar para redimir a nação. Espero que essa mitologia tenha cura!
Tanto o Lils como o JB apenas falaram!
Imagino que tenha sido o Lula, o próprio e não o governo, se não me engano passando pano para a ditadura venezuelana, e creio ser essa uma imensa bobagem a ser dita! Só que ao menos enquanto governante da nação não chegou a relativizar ou agir no sentido de enfraquecer nossa democracia, e nesse sentido já são anos-luz de diferença do Sr Jair Messias!
Tem um presidente que recentemente falou em relativismo da democracia. Lembras quem?
Muito bom texto Prof. Wilson. Ainda vale a pena ter a folha por causa de alguns escritores. Raros!!!
Quanta imbecilidade Â…
De fato, cantar e rezar para pneu é uma imbecilidade.
Realmente, o bolsonarismo não prima pela genialidade...
de defesa da democracia também falava um documento, mui apreciado e evocado nos anos de jair messias e publicado no dia 13 de dezembro de 1968: em seus prâmbulos, ele julgava assegurar a "autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana, no combate à subversão e às ideologias contrárias às tradições de nosso povo, na luta contra a corrupção". chamava-se ato institucional de número 5.
Tentar comparar bolsonarismo com lulismo é o mesmo que confundir jaca com jacá. São coisas distintas, apesar de alguns acharem que são iguais. Um lado quer o autoritarismo, defesa do capital e desrespeito as minorias e o enfraquecimento das leis trabalhistas. O outro lado, defesa da democracia, respeito as instituições, programas sociais e proteção do trabalho. Democracia dá trabalho, tem regras, por isso muitos querem a autoritária mesmo sendo por via do golpe.
Concordo e subscrevo! (com sua permissão ;))
Sinto, mas não possui a profundidade necessária e infelizmente generaliza. Muitos fatores contribuÃram para o estado de polarização que nos encontramos, desde o aparelhamento e corrupção promovidos pela esquerda até o ativismo, condescendência e desrespeito à s liturgias pelo próprio judiciário. Daà a percepção perene da falta de idoneidade das instituições, que catalisou idiotas úteis e coroou a incompetência do governo passado. Os dois lados e as instituições desconhecem o que é uma república.
Silvia, compulsão não constitui um argumento. Leia com atenção e verá que não é uma comparação mas uma constatação. Da mesma forma que a esquerda corrupta levou a direita incompetente ao poder, essa permitiu a recondução da quadrilha ao planalto. Independentemente de quem receba o pixuleco ou o penduricalho, pagamos e pagaremos por isso. Pode levar seu polÃtico de estimação para passear. Não esqueça o saco plástico.
Tentativas desesperadas e infrutÃferas de estabelecer comparação impossÃvel. Vocês não se cansam disso! Além de nem resvalar no absurdo dessa tentativa. Vai ler a Pan, você encontrará muitos outros descontentes como você, Alexandre.
Socraticamente, prefiro a república, Dilmar. Ciência não é definida por votação, sendo sujeita à inflexibilidade da razão, apesar das grandes distorções da academia hoje em dia. Sem dúvida, concordo que polÃticos, assim como fraldas, devem ser trocados de tempos em tempos. Nosso problema é alternar entre fraldas usadas, fornecidas pela oligarquia vigente. Democracia? Talvez na versão do terceiro mundo, para aqueles que se contentam com as migalhas de suas majestades.
Geilson, os dois são muito ruins e traçam uma ameaçana seu próprio modo. Um é bruto no discurso e um incompetente, o outro, fala macio mas não passa de um gangster patrocinado pela oligarquia. O paÃs não estará bem com nenhum dos dois.
José, volte quando sair do primário. Até lá, fique com a folhinha.
TÃpico bolsonarista envergonhado.
Não dá para comparar Lula e Bolsonaro. Com todos os erros estratégicos, verborragia, condescendências de Lula, seu governo é democrático. Bolsonaro está em constante luta contra as instituições da república, gerando cizânia, atraso roubando o futuro e liberdade do povo em seu projeto ditatorial.
Democracia tem algo em comum com a ciência: não se baseia na premissa de que seus agentes sejam imparciais e exemplares. Antes, admitem as limitações humanas e contam com mecanismos de correção. Na ciência temos experimentos ou observações controladas, com metodologia replicável e a crÃtica/avaliação pela comunidade acadêmica. Na democracia, eleições regulares e alternância de poder - não gostou, vote diferente e faça campanha! Até hoje não inventaram alternativas melhores...
José Roberto: Malafaia não está rosnando: está crocitando, corvejando
Enfim, de que democracia estão falando?! De nenhuma. As palavras não têm significado para boa parte dos brasileiros, só servem para acompanhar o berro impulsivo da manada. Consideram que um segundo de reflexão exige um esforço cansativo, é uma chatice. A diferença com os animais é que estes são também impulsivos, mas são controlados por um mecanismo de sobrevivência. Os animais não dão tiro nos pés, como boa parte de nossa elite econômica e dos empresários bolsonaristas.
Malafaia está tão descontrolado que apesar de rosnar o tempo todo ele deve estar é com medo de que descubram provas contra ele.
Igual a Folha; Democracia desde que eu mande e Paulo Guedes comandando a economia.
O termo bolsonarista é um tanto exagerado. A base disso é econômica. A estratégia é alimentar bem as bases militares e a elite econômica do paÃs que não quer pagar impostos nem salários decentes e que mandam seus recursos pra fora do paÃs. O resto é massa de manobra principalmente aposentados de classe média e alta saudosos da ditadura.
Não é muito mais que apenas a classe média e alta saudosos da ditadura. Muitos pobres e remediados se sentem melhor acolhidos em seus anseios por certo discurso conservador, ou mesmo reacionário, do que a nossa esquerda, ao menos em sua maioria, está disposta a admitir. Não adianta falar em nome do povo sem se dar ao trabalho de ouvi-lo...
A estratégia é dar dinheiro a militares e policiais para eles ficarem na defesa dessa turma de descendentes de escravocratas
Texto perfeito! É preciso o criar um "dicionário de terminologia bolsonarista". Democracia: autorização do gado para Bolsonaro dar um golpe. Código-fonte: palavra indefinida, apenas um pretexto para dar o golpe. STF: o inferno. Alexandrede de Moraes: o diabo em pessoa.
O Brasil parece um disco arranhado , os militares depuseram o rei , apoiaram a ditadura de Getúlio deram o golpe em 64 e agora alguns deles sonharam de novo . Parece que para eles que nós os civis não conseguimos resolver nossas diferenças e eles vem para por ordem.
Por ordem? Militares brasileiros? Hum. É sério ou ironia? Porque deixou dúvidas, sério - se for piada, gostei.
Por "ordem"? Çei.... (apud Benassi)
realmente a pratica democratica é um aprendizado diario e no inicio da historia pressupoe que temos muito a praticar e aprender
Ele aprendeu na escola que a Revolução salvou a pátria do comunismo. Que merda de escola ele estudou?
Fiquei curiosa. Você é novinho, ou estudou em escola particular?
Em qualquer escola pública brasileira. Como todos nós hoje na faixa dos sessenta-setenta anos experimentamos. Nossos livros de história eram listas de generais e marechais...
A partir da 5a série a coisa realmente mudava, professores de história e geografia falavam em ditadura, golpes, exploração, direitos humanos e suas violações, os problemas de paÃses subdesenvolvidos exportadores de matéria prima como o nosso, etc. Seriam os malditos esquerdistas nos doutrinando com ideologias espúrias a nossa Ãndole pacÃfica e cordial. Daà os bolsonarostas bradarem por escola sem partido - tudo OK com nossas inocentes professoras do primário, nos ensinando o certo!
Estudei em escola pública. Nas primeiras séries, nos anos 70, tinha professora que explicava por que não podia ter voto direto para presidente, governador e prefeitos de capitais. Nossos sábios governantes (curiosamente sempre generais) estavam muito preocupados em não deixar o povo decidir quem os governava com base em demagogia...
Nas escolas militares ainda se fala isto
Todas falavam isso...
Perfeito
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Bolsonaristas amam a democracia, mas não gostam de conviver com ela Voltar
Comente este texto