Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giovani Ferreira Vargas

    O autor deve estar enganado... Mudou o presidente. Com o Lula, ninguém mais morre de Covid. É um excesso de amor por todo lado!

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Mundo paralelo. A pandemia acabou. A doença ficou, assim como a gripe espanhola ficou. É cara de pau os negacionistas, os anti vacina, os defensores do enfrenta o vírus nessa de comparar os 3 mil mortos por dia no auge. Aliás, morre mais gente por causa dos anti vacina.

  2. Rogerio Lima Afonso

    Cabem ainda a Gripe SuinaH1N1, evitável por vacina e a Leishmaniose e Malária, da ocupação silvestre sem meias nem peias...junta-se aos seus 'des', a desrazão.

    Responda
  3. HELIO A LOUREIRO

    Eu tbm gostaria de lembrar que a turma “do bem”, “do amor”, já governou o país por 15 anos nos últimos 21 anos. A Covid-19 é recente, mas todas as outras causas são antigas. Então, pfv, explica por que o governo “do bem”, “do amor”, ainda não debelou essas causas??

    Responda
  4. José Cardoso

    Ninguém fica pra semente. As pessoas morrem de um jeito ou de outro. O importante é nascerem bebes em quantidade suficiente para repor o estoque.

    Responda
  5. Marisa Coan

    Acho que vc se esquece que a vergonhosa situação do Brasil em saneamento básico fica sempre para o próximo presidente, governador ou prefeito resolver. Que nosso Judiciário e nossos políticos consomem descaradamente em salários e ajudas de custo mais penduricalhos, uma grana, que daria para resolver todos estes problema em pouco tempo. E foi Bolsonaro quem mais investiu nisso nos últimos governos, cumpanhero.

    Responda
    1. Francisco Filho

      Passando vergonha por aqui, Marisa? Se não sabe o que fala, melhor não falar bhest eira. Salários + ajuda de custo do judiciário nacional todo não daria nem pro saneamento das capitais do Sudeste. Esse seu mi mi mi tá sem timing.

  6. Joao Batista

    Mais uma vez o Vinicius se refere ao Governo anterior como o das trevas, passa a mão na cabeça do Giverno Lula que não vacinou adequadamente contra a Dengue e relaxou com a Covid

    Responda
    1. Francisco Filho

      João Batista e Marisa, já que não entendem nada de epidemiologia de doenças transmissíveis, melhor economizar essa vergonha. Os cabeças ocas que vcs estão acostumados a dialogar não frequentam esse espaço na FSP.

    2. Marisa Coan

      Bagdgassar, não é não! No ano passado, no início do ano havia, sim, oferta de vacina japonesa e o Lula não quis comprar dizendo que não iria comprar e esperaria pela vacina nacional. Foi publicado pela mídia, inclusive a do consórcio.

    3. bagdassar minassian

      Oi, João, a vacina contra dengue é nova, recente, estão em fase de produção em maior escala. É processo demorado.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Covid

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      As vacinas já estão sendo aplicadas. Agora se a pessoa não quer de vacinar contra cobid não tem o q fazer. Vc deve ter o mesmo pensamento de um determinado governador. Pena.

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vc ja se informou minimamente sobre isso? Se tivesse, saberia que simplesmente não há vacinas pra dengue à venda agora. A fábrica japonesa não tem grande capacidade de produção. Ao contrário do genocida, que quando a Covid ja estava matando brasileiros, ignorou 11 ofertas de venda de vacinas.

  7. Joao Batista

    A Folha bloqueia quem não concorda com o Vinicius. Temos de dizer amém ,isso não é ser um jornal pluralista e democrático

    Responda
  8. Joao Batista

    A Folha pratica censura ao bloquear comentário que vá contra o protegidinho dela, Vinicius Torres Freire. É uma vergonha essa censura que a Folha pratica para com seus assinantes que não sejam Lulistas

    Responda
    1. Marisa Coan

      Comigo também, é censura prévia.

  9. Gilberto Rosa

    O que mais mata no Brasil é o juros, que consome mais de dois trilhões de nossa economia, valor que deveria ser gasto em saúde e educação, nos tornando um pais muito melhor. Infelizmente temos uma imprensa corrupta e colunistas hipócritas, que defendem os juros, chantageiam governo por cortes e criticam as consequências, como se não soubessem as origens.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Para entender os doi trilhões dos juros, vale ler o artigo A Farsa do Déficit, do professor Dowbor, no Le Monde Diplomatic.

  10. Fernando Felipe

    É um alento constatar que existem jornalistas inteligentes e bem informados e que, com perspicácia, são porta-vozes de pessoas que, como eu, não têm coragem, entusiasmo, nem talento para aproveitar o Carnaval como oportunidade para LEMBRAR (ainda que o Carnaval exista também para esquecer…) de apenas uma das mazelas da Humanidade. P.S. comentário de quem, enquanto estudante de Medicina, enfrentou uma horrível epidemia de meningite em 1975.

    Responda
  11. José Augusto Bernabé

    Quem será o próximo Homicida que será escolhido pelo Consórcio Nacional de Imprensa? Será o Mordomo ou o dono da casa? Tanto para a boca quanto para a caneta não há papel higiênico que vai conseguir limpar o que a imprensa ativista fez com o Brasil.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Melhor vc jair se acostumando com a democracia, o golpe do Bozo falhou. Nem todo papel higiênico do país vai limpar a m dos bozistas. Haja cadeia para tanto golpista!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Jura que esse é o único "argumento" que vc conseguiu pensar pra defender o genocida?

    3. Valeria Cavalcanti Rolla

      Na falta de um ministério da saúde que cumprisse o seu papel de informar a população diante da maior epidemia do último século, a imprensa foi preencher essa lacuna, graças a Deus! Imagina todos os cientistas sem dados para raciocinar?

  12. Roberto Carneiro

    Não esqueçamos as mortes (reais e cerebrais) por bolsonarice, peste que afeta quase metade dos brasileiros. Esse mal vai ser difícil de extinguir.

    Responda
  13. Maria Pirlin

    Nada como os fatos para colocar as coisas em perspectiva e proporção. Obrigada.

    Responda
  14. Carla C Oliveira

    Bem lembrado!

    Responda
  15. Raphael Câmara

    Lembraram agora das mortes por outras causas?! Será que é para tentar esconder a inépcia da atual gestão no combate à dengue?! No governo passado parece que ninguém morria de outra causa que não do corona vírus! E ainda tínhamos de aturar o obituário mórbido diário que acabou em primeiro de janeiro do ano passado

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      É que juntaram tantos pneus pra orar e não recolheram. Resultado: aumento da dengue...

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Vai ver, os ETs vieram ajudar.

    3. Maria Pirlin

      Isso é que é miopia voluntária. O cultivo obsessivo da ignorância. Que lástima.

    4. Francisco Filho

      Comentário sem noção, “parece que ninguém morria de outra coisa no governo passado”. Ou precisa ler mais ou tem déficit de compreensão.

  16. Gustavo Michelin

    Como assim? É culpa do Bolsonaro?

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Sim

    2. Regina da Silva Mariano

      Tem muita culpa sim. Insuflou o negacionismo científico nas cabeças ocas da nação!

    3. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Provavelmente. Já que outras vacinações estão com metade do público graças ao excrementissimo.

    4. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Provavelmente. Já que outras vacinações estão com metade do público graças ao excrementissimo.

    5. Francisco Filho

      No texto não se fala desse governo ou do anterior. Fala do nosso fracasso como nação. E que além da saúde, também produz muitos iletrados como alguns que aqui comentam.