Opinião > Mundo se tornou um barril de pólvora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A nova Roma EUA e a nova Cartago governada por Putin, tocam fogo no mundo e apoiam seus amigos criminosos. lsreI, Arábia, SÃria, Venezuela... Século XXI, a ciência avança e o ser humano retroage.
José! Lembre-se que, se não fosse o medo dos EUA com a bomba atômica, a Rússia transformaria a Europa no que são hoje seus aliados, tratados na coleira a chicotadas. Veja a invasão da Ucrânia, um paÃs independente que Putin não tolerou a insolência de querer ser livre. Imagine se a Rússia tivesse o poderio americano, o que seria feito das nossas crianças?
Maria! Que outros paÃses você gostaria que estivesse em pé de igualdade com os EUA: a Rússia? a China? a Coreia do Norte? o Irã? Será uma boa ideia? Falar em igualdade aqui é fácil, não tem consequências, só que eu consigo imaginar como seria. Faça esse exercÃcio mental por um instante, sem preconceitos!
Enquanto os estados inteligentes fazem politica econômica nos temos bolsonaro e lula. Perdidos.
Parabéns! Tanto Bolsonaro quanto Lula se conduzem mal nas relações internacionais, guiando-se por suas ideologias, sem respeito ao que pensa a maioria do povo brasileiro. Acham que são monarcas e não presidentes!
Presenciamos mudanças na geopolÃtica e economia global. O setor de armamentos e a economia cibernética são prósperos, junto à economia da fraude. Leis no ocidente valem só no ocidente. Há nada a fazer a não ser atentar aos riscos e se precaver nas ondas gigantes. Imprevisibilidade domina. Nossa polÃtica local, e conflitos, são como uma luta entre aves, cobras, lagartos e aranhas que habitam um grande quintal primitivo e mal conservado.
O Senhor da Guerra (USA) não gosta de crianças.
Quem ama crianças é o Putin e o Hamas!
Parabéns Maria, quem ama crianças é o Pútin com sua guerra contra o povo da Ucrânia e o Hamas, que sequestrou, entre outros, mulheres e crianças! Se eu disser que concordo com a Maria, a Folha publica?
Parabéns Maria, quem ama crianças é o Pútin com sua guerra contra o povo da Ucrânia e o Hamas, que sequestrou, entre outros, mulheres e crianças!
E o senhor Rússia e senhor China não gostam de liberdade e democracia.
Excelente artigo, obrigado.
Para desapontamento do editorialista e contrário à sua tosca recomendação, estamos seguros que a importante atuação diplomática do governo Lula e Itamaraty não será pautada pela eventual pressão interna de um grupo de antidemocratas. Não sabemos a serviço de quem estes bolsiminianos e sua midia estão servindo, mas sabemos que Lula continuará conduzindo nossa polÃtica externa pela defesa dos interesses econômicos do Brasil.
Lula está indo á Ãfrica para estreitar nossos laços culturais e ocupar espaço de nosso comércio e indústria na economia de mais de cincoenta paises africanos. Este espaço foi abandonado pelo (des) governo anterior, acompanhando a polÃtica mÃope etadounidense. Agora, vamos ter que disputar, por exemplo, os interesses do nosso agronegócio com os chineses, que estão investindo muito na Africa.
Presidente Eisenhower dos estadunidenses, com a autoridade de comandante militar herói da segunda guerra mundial, no seu discurso de final de governo, disse que a maior ameaça à paz mundial, naquele momento, era o complexo industrial-militar de seu paÃs. Vemos que conhecia por dentro. Infelizmente, o presidente general Einsenhower tinha razão, a ameaça continua!
Ah entendi, então a China e Rússia são as mocinhas de bem do planeta e os EUA o lobo mau? Gente, por favor, nos poupem.
Acho engraçado que a maioria dos comentários falem sobre o imperialismo dos EUA e sobre a escala da violência e do armamentismo, mas ninguém sugeriu uma solução. Vou perguntar uma coisa: quem gostaria que a Rússia ou a China ou a Coreia do Norte estivesse no lugar dos EUA, mesmo com todos os defeitos que lhe atribuem? Quem foi o estadista comunista onde devemos recordar como exemplo para a população? Lenin? Stalin? Mão? Pol Por? Fidel Castro?
Eu gostaria de Multilateralismo e não vejo a hora de outras nações serem iguais aos Eua. AÃ, eles se contém um pouco. O Senhor da Guerra não gosta de crianças.
Nem Freud explica esse louco amor que essas pessoas tem por esses regimes e paÃses. São as viúvas de Mao Tsé Tung.
Jorge, o presidente Eisenhower dos estadunidenses, com a autoridade de comandante militar herói da segunda guerra mundial, no seu discurso de final de governo, disse que a maior ameaça à paz mundial, naquele momento, era o complexo industrial-militar de seu paÃs.
O mundo anda doidão. Não é lacração. Temos um comediante à frente de um governo altamente corrupto (corrompido, inclusive, pelo filho do Biden e sua indústria de guerra), que foi conivente com neo-n4 zis tas promovendo chacinas, que por sua vez deu ao proto-ditador russo ocasião para a guerra, e esse comediante está vendo sua nação ser triturada, e de quebra afundando a Europa, e nós, sábios de plantão, achamos que o certo é beber do ódio vendido na imprensa.
Biden é ridÃculo .
Editorial propositalmente omite informações cruciais. São mais de 800 bases militares estadunidenses distribuÃdas pelo planeta. Só esse dado é suficiente para se compreender o que está acontecendo. Metade das 20 maiores empresas fabricantes de armas estão nos EUA. O percentual da defesa no PIB é de 13% e só perde para a indústria bilionária da saúde(18%). O planeta se tornou um barril de pólvora, mas pertencente ao império que fomenta os conflitos com interesses econômicos.
Como é bonito testemunhar a humanidade se desenvolvendo. Dinheiro, poder, luxo e ostentação. É nóis (sic).
Não é coincidência, é o crescimento da extrema direita e sua visão nacionalista doentia e xenófoba.
Tão ruim quanto seu oposto.
TSFINALMENTE AGORA "O QUE A FOLHA PENSA" está próximo de uma análise mais sensata sobre a insegurança mundial, do qual nos aproxima, com guerras terrivelmente absurdas na Ucrânia se defendendo da Rússia, de Israel exterminando com o povo palestino em Gaza, pra matar o Hamas entre outras 'barbáries guerrilhas' nos paÃses africanos e asiáticos. Realmente o Mundo não 'pára' com a violência entre os povos, que compõe a Humanidade!!!
Importante o alerta da Folha. O mundo está se transformando rapidamente e nossa polÃtica internacional precisa estar atenta a isso. Acabou o tempo de conforto gerado pela globalização. A violencia está reocupando seu lugar. O Brasil precisa se preparar para o que estar pra vim.
O grande e maior problema mundial chama-se iunaitsteites, paÃs que se põe como polÃcia do planeta, suscita derrubadas de governos, amplifica as guerras e espalha o sofrimento e a morte mundo afora. Some-se o militarismo e o direitismo e, pronto, aproximamo-nos rapidamente do terceiro conflito mundial.
Quem foi que iniciou está escalada militar no momento? Foi os EUA quem invadiu a Ucrânia? Quando o mundo achava que com a integração econômica ninguém pensaria em invasão, surgiu um novo Hitler, só que agora a Europa já está em alerta. Além do mais essa euafobia já cansou, né? É fácil estar no Brasil e criticar quem segura a batata quente!
Antes deles foi a Inglaterra, antes a França, antes outros impérios. Mais problemático ainda são os povos que insistem em bater continência para bandeira estadunidense ao invés de investir no desenvolvimento de suas crianças.
Guerra só serve para as fábricas bélicas, só isso. Os motivos são inventados e criados
Um aspecto interessante é que desde o inÃcio da era atomica fala-se que o final dos tempos está próximo, que o relógio do juÃzo final se aproxima cada vez mais das zero horas, que há um enorme risco de confronto entre as potências, que o aquecimento global vai inundar áreas costeiras e aumentar a fome , mas no entanto o mundo segue seu curso normal sem nada de excepcional acontecendo. O que acontece? O nosso grande estadista, defensor dos pobres e da igualdade está por trás de tudo isso
Os editoriais desta folha são, quase sempre, escrito por pessoas desqualifidas para análises reais, e só destilam ideologias direitistas conservadoras e irreais. O causador de todos os problemas é o imperialismo ianque, por sinal em decadência.
Concordo. Tenho visto comentários mais bem elaborados, e mais informativos, que os textos com pretensões "literárias" dos colonistas da Fo lha. Por isso, penso, é que eles censuram muitos comentários.
Em decadência? Vinte e cinco trilhões de dólares de Pib, taxa de desemprego de quanto porcento, decadência é o Brasil com alto Ãndice de criminalidade, déficits estratosféricos e polÃticas de direito humanos para criminosos e não à s vÃtimas.
É assunto de europeus, árabes e asiáticos. Como na WW2, envolver -se com uma ação pÃfia, mas permanecendo longe das intrigas.
Melhor comentário.
Isso é novidade?
Trata-se, na verdade, da ganância imperialista pelo mundo da produção e do consumo; uma vez que o capitalismo - um regime que busca lucros acima de tudo - promove destruições em massa, do planeta e, por conseguinte, de toda a humanidade.
O capitalismo da china nao conta pq pegam a grana dos jck ma e jogam nas universidades e conforto pros estudantes.
Pena que ate agora o capitalismo foi o único sistema que deu certo. Ate China e Russia aderiram. Vc conhece algum lugar em que o comunismo prosperou?
São cinco mil anos assim, pérsia, grécia, roma, frança, Inglaterra, portugal, espanha, urss, agora estados unidos, china , coreias, até o ser humano descobrir como morar em outro planeta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Mundo se tornou um barril de pólvora Voltar
Comente este texto