Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO NAFTAL

    Impressionante. Como o antiamericanismo contamina a visão da esquerda, inclusive do admirado Juca Kfouri. Sabe qual a diferença dos EUA e Israel com a Rússia? Tentei na terra do czar Putin fazer uma manifestação pacífica contra o governo? Navalny pode tentar te explicar.eljor. Tenta na Rússia ou na faixa da Gaza.defender a causa LGBT? Entendeu a diferença? São questões incomparáveis. Mas o EUA apóia a Arábia Saudita? Certo, mas compare os aliados de Putin.

    Responda
  2. Paulo Henrique

    Parabéns pela coragem e lucidez do artigo.

    Responda
  3. Marcelo Innecco

    Com petição: não chama a tensão? Óbvio, chama à tensão. Com petição existe como petição também em outros idiomas. À toa, a toada não é. Se bar em inglês também corresponde à barra (como às barras da cadeia), ir ao bar com petição quem paga? Essa me parece sua pergunta, Kfouri. E coa.

    Responda
  4. PAULO ROBERTO HASSE

    Esqueceu de comentar que quem iniciou as barbaridades foram os terroristas , que assassinaram mais de mil civis além de sequestrar três centenas , dos quais ainda mantém presa a metade ? Por que não os soltam como primeiro passo para negociação séria de paz ou trégua ?

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Mataram .1000 e em resposta já se matou 50 vezes mais ,a maioria mulheres e crianças que nada têm a ver com o Hamas.

    2. Paulo Henrique

      Falar que tudo começou em 7 de out é simplesmente desconhecer os fatos (para ser educado). Para começar qualquer negociação seria preciso retornar aos limites territoriais de 67.

    3. Roberto Brandão

      Quem iniciou a barbaridade ? Colonos israelenses fazem isso diariamente a anos na faixa de Gaza e na Cisjordania.

  5. Berenice Gaspar de Gouveia

    Perfeito. Ou vale para todos ou para ninguém. O resto é hipocrisia e manipulação

    Responda
    1. Luís Santana

      O Hamas e o governo de Israel são igualmente sórdidos e estão se lixando para os civis de ambos os lados. Mas Israel é o queridinho do Ocidente e tem licença para matar. E para desenvolver bomba atômica sem qualquer restrição. Os atletas israelenses não vão ouvir seu hino na Olimpíada, porque, mesmo com todo o dinheiro disponível, não conseguem formar atletas competentes em modalidade alguma.

  6. DANIEL ROUSSO

    Por que não inclui outros países na sua listinha? Irã, promotor do terrorismo em nível mundial, Coreia do Norte, China, Arábia Saudita, Mianmar, Yemen, Síria, Libia, Sudão, Nicarágua e muitos outros.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Boa.

    2. Luís Santana

      Israel é o queridinho do Ocidente, nada acontece com ele.

  7. Anselmo Sum Dutra

    Excelente texto, Juca! A WTA e a ATP também cometem o mesmo erro histórico, manchando suas biografias.

    Responda
  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Verdade. Is rael e Estados Unidos deveriam sofrer as mesmas restrições por causa de atitudes bélicas.

    Responda
  9. Gilberto Rosa

    Que maravilha de coluna, como sempre, o último dos moicanos na Folha. Adoro ver ele no ICL notícias no youtube, não é a toa que é o site mais visitado de jornalismo na internet, chega a audiência de 3 vezes mais que a CNN, muito fera lá.

    Responda
  10. Helio Marcengo

    Sempre foi assim. Guerras e mais guerras. E a chorrupissao temperando todos os eventos , esportivos ou não. Israel revidou a um ataque cov..arde que matou + de 1200 pessoas. Só que está exagerando na forma e na força. A Rússia invadiu por interesses diversos. É diferente. Mas voltando aos jogos olímpicos, política e falca..truas contaminaram o evento. Se é que um dia foi limpo, puramente olímpico. Quanto a Juca, tem que parar de chamar quem não gosta do PT de bolsonaristas.

    Responda
  11. Marco A Moreira

    Muito bom artigo. Como apresentado a hipocrisia, corrupção e outras ações indignas fazem parte dos comitês do COI. Da mesma forma a hipocrisia atinge os bolsonaristas no âmago da alma tal qual os Lulapetistas na defesa de suas democracias (aspas) totalitárias.

    Responda
  12. Rafael Guarda

    Na lista então faltam a exclusão da China, do Irã, Coreia do Norte, Iraque, uma boa parte dos países da África, alguns da América Central, o Paraguai que invadiu o Uruguai e a Argentina. Até o Brasil que com seu imperialismo invadiu o Paraguai e o Uruguai.

    Responda
  13. Andréa Haddad Gaspar

    Maldade, desumanidade, crueldade, revanchismo, nacionalismo, extremismo, vitimismo, é disso o que se trata o sionismo. Hipocrisia, cegueira, individualismo, egoísmo, ganância, é disso o que se trata a seletividade dos países do Ocidente que estão desesperados por estarem perdendo sua hegemonia. Fracasso total da humanidade.

    Responda
  14. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Os ingressos para a abertura estão sendo vendidos a 1.700,00 euros ! Isso de abertura de graça é balela . Não se consegue uma estadia lá , durante os jogos , que não se pague muito caro e à vista para fechar , sem direito a reembolso

    Responda
  15. Sebastián Roland

    Excelente. Além disso, onde está a punição política para todos os países que se calam diante do genocídio perpetrado pelo Estado de Israel? Dando-lhe dão apoio tanto militar como diplomático. A oligarquia de Putin é condenável, também. Mas, isso não quita o fato de que a OTAN é uma organização bélica e de guerra, onde as exigências da indústria armamentística estadunidense se impõem em detrimento das verbas públicas nos Estados membros, travando uma verdadeira guerra social contra todos os povos

    Responda
  16. JAYME KOPELMAN

    Kfouri, hipo crisia é coisa séria, e, como tal, deve ser evitada sempre. Fale-nos sobre a Olimpíada de 72 em Munique (justo na Alemanha). Quem atacou quem? Qual foi o país alvo? Quantos foram mortos? JK

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pois é. Tudo a ver com o velho testamento. E nada a ver com as cruzadas, as inquisições, o extermínio de indígenas, os pogroms, etc. etc. etc. Viva o novo testamento.

    2. Gilberto Rosa

      Ora, a olimpíada em 72 foi usada como palco de disputa de uma guerra desigual, não tem nada a ver com a hipocrisia do COI, a menos você acredite que o COI possibilitou o atentado. Se o Coi tivesse proibido Is ra el de participar em 72 pela segregação, como fazia com a Africa do Sul, o atentado não teria acontecido.

    3. Eduardo Rocha

      Em 72 o estado de I* foi vítima. Hoje é o agressor. Como diria Gerson, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A vítima passar a ser o agressor é a logica da barbárie (que tem tudo a ver com o velho testamento).

  17. José Cardoso

    Talvez porque a Rússia tenha invadido um país independente que não o atacou? E que os demais revidaram ataques em seu território com mais de mil mortos? Acho que o Juca precisa conectar seus 2 neurônios.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Talvez aquela criança sem os braços e pernas mas ainda viva em Gaza te sensibilize! Mas desconfio que não!

    2. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      No seu caso, isso é impossível, pela total ausência de neurônios.

  18. JAYME KOPELMAN

    Kfouri, Comente para que os mais jovens sejam informados, como foi o atenta do perpetrado contra atletas israe lis na Olimpíada de Munich, em 1972. Quem cometeu o crime? Qual foi o país alvo? Hi po crisia é coisa séria, né? Justo na Alemanha, veja que coincidência. JK

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se o Coi tivesse proibido Is ra el de participar em 72 pela segregação, como fazia com a Africa do Sul, o atentado não teria acontecido. Enquanto ocorria o horrível atentado, milhares mais morriam na pale stina, incluindo crianças.

  19. Antonio Araújo

    Ai, meu Senhor, lá vem Juquinha com a mesma ladainha de sempre e esse ar de autoridade moral suprema. Finge não entender o mundo e fica com conversinha de conto de fadas. Difícil...

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Gilberto Rosa

      8 mil crianças, mil mutiladas segundo a cruz vermelha, é ladainha inoportuna para alguns.

    3. Flavio Camilo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Jacques Toron

    Acho que todos deveriam participar independente do que seus governos pratiquem, a excelência olímpica é o que importa, não a política. Quanto a Rússia e Is rael sua premissa é falsa porque Is rael é a vítima atacada , seus cidadãos foram sequestrados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Fingir não saber que 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a cruz vermelha, além de hipocrisia, é desumanidade gen ocida com justificativas espúrias.

    2. Flavio Camilo

      Imagina o Brasil atacado e sua mãe e irmãs tomando bomba na cara... Mas tua família não tem nada a ver com a guerra... Ah mas alguns brasileiros atacaram primeiro...

    3. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Sequestro de cidadãos não dá direito a nenhum país de assassinar milhares de cidadãos inocentes de outro país.

    4. Jean Arakawa

      Premissa falsa é pouco… hipocrisia moral do colunista cego pela ideologia, isso sim.

  21. NIvalde Castro

    Parabéns pelo artigo. Bem fundamentado e qualificado.

    Responda
  22. Luis Ernesto Aguilar

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  23. Jorge PAULISTANO

    Business..apenas isso, todo o resto é discursinho para ter mais engajamento, que se traduz em mais patrocinadores e telespectadores.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Justo o contrário, ele é dos poucos corajosos na Folha que sempre mostraram os absurdos de Bolsonaristas e de apoiadores do genoc ídio em Ga za, majoritariamente o mesmo grupo. Kfouri perde seguidores, mas não perde a honra e coragem, que sempre mostrou ter.