Mercado > Capitalismo é incompatível com democracia, diz italiana que pesquisa austeridade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Gregorio Amarante

    O voto é só um detalhe bobo, provavelmente uma invenção da burguesia. A Democracia em seu explendor é na Coreia do Norte, Na China ou Cuba!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      O esplendor do voto pode ser ilusório. O capitalismo controla de tal maneira as instituições que tanto faz que se vire no partido A. B ou C, pois nenhum destes poderá implementar mudanças que atinjam os interesses dos que controlam o capital.

  2. Giovani Ferreira Vargas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. victor lag

    Bla blábláblá blá-blá-blá mimimimimimi sindicalista comunista travestido de grande verdade. Apenas mais uma utopia totalitária

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Engraçado só existe democracia onde existe capitalismo, e todos os países socialistas não são democráticos. Essa professora parece que não lê jornal.

  4. Bruno Meneguello

    O texto parece um folhetim de DCE, com uma semiótica marxista que não usa a palavra comunismo mas que subentende o tempo todo. Para mim o ápice é dizer que quem vota na direita está errado... Democracia não é a esquerda no governo, participação popular na economia não é a esquerda no governo.

    Responda
  5. Araguaci Faustino da Silva

    Então a austeridade foi implementada na Itália, Reino unido e nos EUA? Então foi bom demais. Porque ela não citou nenhum desses pais socialistas, onde tudo deu errado? No caso da Argentina, que ela citou, o que acabamos de ver foram políticas monetárias expansionistas, onde se imprimia dinheiro a vontade. Deu no que deu. Aí o coitado do Milei tenta consertar e leva toda a culpa!!!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Chamar o Milei de 'coitado" é demais!...

  6. José Cardoso

    '...há muito mais potencial para sistemas econômicos alternativos do que estamos acostumados a pensar.' Um potencial que nunca se realiza não é potencial de nada, apenas uma utopia. Nesses últimos 100 anos já era para alguns, dos mais de cem países do mundo, florescerem com sistemas alternativos e inspirarem os demais. É como a pergunta do Enrico Fermi sobre os ET's: é muito provável que existam dado o tamanho do universo, mas afinal onde estão eles?

    Responda
    1. José Cardoso

      Toledo, a China tem um sistema econômico capitalista com um governo autoritário, e sindicatos controlados. Copia Taiwan, Coreia, Japão e Singapura quando esses países decolaram. É um modelo interessante mesmo, mas não sei se vinga fora do extremo oriente.

    2. jose carlos toledo junior

      ual. tem gente que esquece a china.

  7. MARIO EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    O Capitalismo é ruim? Talvez, concordo que em muitos aspectos é sim. Mas, é como se diz. "É o que temos para hoje". Que sejam apontadas outras possbilidades. O Socialismo? Mais radocalemnte ainda, o Cominismo?

    Responda
    1. Antonio Julio Menezes Neto

      Sim, o socialismo e futuramente o comunismo são as alternativas.

  8. Nicola Bartolomeu

    Curioso ela mencionar o Mussolini como exemplo de controle do capitalismo por líderes carismáticos, porque a crítica que ele e Lênin faziam ao capitalismo é bem semelhante a dela ;D

    Responda
  9. Evandro Botteon

    Excelente entrevista

    Responda
  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Homo Sapiens é um fabricante de ilusões. A direita mente para o povo, ganha eleição, não entrega a ilusão e tenta o golpe. A esquerda ilude o povo, ganha eleição, entrega parcialmente e hora ganha e hora perde a eleição. Seja o que for o pobre continua pobre e o rico cada vez mais rico. A autora parece apontar a razão.

    Responda
  11. EMANOEL TAVARES COSTA

    Como se vê, os editorialistas da folha precisam ler o livro da professora (coisa que pretendo fazer) e abandonar o discurso neoliberal que o tem caracterizado sempre que analisa o panorama socioeconômico brasileiro.

    Responda
  12. Marcelo Bondioli

    A democracia ocidental é pão e circo. Povo pensa que manda em alguma coisa, mas no fundo quem dá as cartas é a Elite Capitalista.

    Responda
  13. Paulo César de Oliveira

    Nem todos os países capitalistas são democráticos mas todos os países democráticos são capitalistas. Então, onde está a incompatibilidade entre capitalismo e democracia? Quais seriam os exemplos de países democráticos e não-capitalistas?

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Sua pergunta faria sentido se existisse algum país Não capitalista hoje, com exceção de Cuba

    2. Diego Rodrigues

      Sua pergunta só faz sentido no sentido de uma democracia formal, onde há eleições e leis mas que o rumo econômico e social escapa ao poder dos eleitores. Claramente dá pra ver que ela está falando de democracia no sentido amplo, pessoas empoderadas nas decisões que afetam sua vida na esfera econômica, como banco central, como ela exemplifica. Acho que é isso.

    3. Paulo Sarmanho

      Vide os EUA , O maior exemplo de democracia dos capitalistas, Seis e meia dúzia protagonizam as eleições a séculos e que aliás nunca vi nenhum democrata de algibeira mencionar a tal polaridade.

    4. Marcelo Bondioli

      * não elegeu presidentes. ..

    5. Marcelo Bondioli

      A democracia ocidental é uma mentira criada pelos donos do Capital para manter as massas sob controle. Fingem que o comando está nas mãos do povo, mas são os donos do Capital que mandam de verdade. É só pensar nos EUA: dezenas de partidos, mas no fundo o que impera é o bipartidarismo democrata/republicano, que com pouquíssimas exceções elegeu presidentes vindo de famílias da elite americana. Não me recordo de nenhum presidente americano que tenha vindo do povão ou estudado em uma universidade c

    6. Marcelo Bondioli

      Você está usando uma falácia para defender o capitalismo.

  14. Marcelo Magalhães

    Excelente livro. Imperdível!

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.