João Pereira Coutinho > A democracia só sobrevive num país de democratas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cara Paola, agora sou eu que discordo profundamente, uma sociedade só existe como tal se seus membros compartilham uma história comum e algumas crenças e valores comuns. Fora disso é apenas um bando. Estas concordâncias não impedem inúmeras discordâncias a serem negociadas de forma democrática. Me diga como p.ex podem conviver numa mesma sociedade, um grupo que quer viver numa sociedade democrata e liberal, com um grupo que quer viver numa sociedade fundamentalista religiosa? Sds, Alex
Não existe “virtude democrática pré-polÃtica”. Nem no ser humano nem nos deuses. E o “espÃrito democrático” é garantido sim por leis e instituições democráticas. É o funcionamento dessa contenção, à revelia de nossas intenções, que preserva a democracia.
Se considerarmos a democracia o processo através do qual uma comunidade decide sobre questões que afetam todos os cidadãos desta comunidade, ela será tanto mais efetiva quanto mais homogênea for a sociedade do ponto de vista de valores, crenças, nÃvel educacional e econômico e outros fatores. Por este motivo acho que a democracia é mais eficaz em coletividades com população menor e defendo a descentralização polÃtica e administrativa de Estados onde a democracia é disfuncional.
Discordo profundamente. A democracia deve ser contramajoritária e por isso a ideia de homogeneidade ressoa Carl Schmitt. Nada mais autoritário - e portanto antidemocrático e assustador - que a uniformização de "valores" e "crenças".
A tradição é fundamental. É o equivalente ao princÃpio fÃsica da inércia. Quando mais um povo esteja habituado a certas regras polÃticas maior a probabilidade delas persistirem. Isso contribuiu para conter o Bolsonaro nas 4 linhas. A Alemanha não tinha essa tradição na década de 30, habituada a uma monarquia militarista. E o costume secular russo de um dirigente forte transforma gradualemente a democracia pós comunista em ditadura.
João, excelente coluna. A evolução da democracia passa por uma participação maior da sociedade em todos os processos econômicos e decisórios.
O que é democracia para um povo que anda em trens, Brts superlotados,? Que residem em casebres nas periferias sem nada mais que a cama, a tv e um prato de comida(quando tem). Que é assediada por traficantes, milicianos e polÃcia? Que recebem salários irrisórios, aposentadoria para morrer de fome, educação nehuma, lazer apenas nos botecos? Democracia é algo além de abstrato, é totalmente desconhecida. Como defendê-la? Quem dá mais leva, esse é o voto do desesperado. Quem dita a democracia?
Seu ponto de vista é muito bem estruturado e mostra exatamente quem vai se socorrer da extrema-direita pela ausência de tudo o que foi citado. E em sua narrativa, a meu ver, está o "X" da questão - Educação (coloco o E maiúsculo). Com Educação (p'ra valer, p'ra todos), tudo muda.
Conceder o Poder ao que reunirem, legalmente, o maior número de votos, e manter regramento rÃgido e imutável que impeça e puna qualquer tentativa de mudança de rumos que não siga a legislação. O que não pode continuar é a facilidade com que cada interesseiro proponha e consiga mudar o sistema a favor dos seus interesses pessoais e polÃticos.
A democracia só sobrevive onde sobrevive. Mas, acima de tudo, só sobrevive onde dá certo. Concordo com o Coutinho. Para que a democracia sobre viva enquanto regime, precisa existir enquanto conjunto de valores (ou, se se quiser, virtudes). Mas há outros valores, outras virtudes, e aà está o busÃlis. Um regime que passa dez anos afundando um paÃs será odiado. Um regime que assume em 1933 e devolve a dignidade nacional em 1934 será cega e eternamente amado. Não tem segredo...
Com a absurda acumulação de renda na mão de uns pouco, nos últimos 4 anos, os 5 mais ricos do mundo mais que dobraram sua fortuna, enquanto a grande maioria perdeu. Este sistema não se sustenta, ainda mais quando estas fortunas possuem os meios de comunicação e internet, para criar seus fascistas, que são alçados ao poder para manutenção de privilégios pela força.
Enquanto não tivermos um imprensa democrática, não uma corrupta e bilionária impresa, da nossa velha elite do atraso, veremos o ciclo se repetir. Golpes, como o verde e amarelo de 16, junto com Moro, Aécio, Cunha e Temer, para depois colocar Guedes e Bolsonaro no poder, por privatizações fraudulentas e joias, gasolina por dividendos, reformas contra o povo, os maiores juros do mundo, um congresso eleito com vários Liras, jagunços da elite do atraso.
Com a queda do muro de Berlim e URSS, segunda guerra, quando tivermos eleições para Presidente da República, quais foram os ganhos democráticos ?
Que democracia vocês estão falando? Essa em que o povo apenas é usado para legitimar a alternância de poder com o voto "livre" ? Talvez a verdadeira democracia nunca tenha chegado perto do conceito grego - meus caros amigos incautos - o que temos é um sistema capitalista que sempre persegue a austeridade para manter o privilégio dos poderosos; e isso vemos todo santo dia.
Se há uma maioria antidemocrática consistente, não apenas grupos antidemocráticos puxando a polÃtica para lados diferentes, não há como a democracia sobreviver, é evidente. Mas não é possÃvel partir do conjunto de cidadãos individuais e concluir para a sociedade. Isso é ingenuidade liberal. Existem instituições especÃficas mediando. As vezes bem desenhadas, as vezes um desastre. O que pode permitir que minorias controlem as regras do jogo, contra a maioria, e costuma ser assim.
A democracia sobrevive em qualquer paÃs onde a economia é distributiva, revitalizando a confiança do povo em polÃticos e no sistema democrático. Simples assim. Realmente, não se pode banir alguém do jogo democrático, mas depois que eles corrompem militares, incitam e promovem insurreição e tentativas de golpes de estado e ruptura democrática, os paÃses não só podem como devem bani-los do jogo democrático. Com vcs eua e Brasil.
Não vejo porque não se pode banir alguém do jogo democrático. Se se pode banir do convÃvio social, prendendo, porque não se poderia cassar direitos polÃticos? Se isso é feito sob boas regras de direito, garantia de defesa etc...não fere a democracia. A democracia não precisa ser fraca, para o azar de quem se compraz em chorar lágrimas de crocodilo por ela.
Ainda bem que nós temos o Careca no supremo. Careca em maiúscula, obrigatoriamente.
Acho que chegou a hora de reler “Discurso sobre a servidão voluntária” de Etienne de lá Boétie.
Democracia é Democracia apesar de relacionarmos sempre com "maioria". Qual a maneira de os Politicos, as Assembleias, Congresso e Camara atingirem seus objetivos: cooptando a maioria dos votos! Como? Dinheiro! Beneficios, trocas, empregos, cabresto, etc... Isso não é Democracia! É Engodo! É roubo da personalidade do próprio Povo!
A maioria nazista e o posterior fechamento do parlamento se deram de forma totalmente ilegal. Primeiro cassando o mandato de todos os deputados de centro esquerda e esquerda com acusações falsas, e sem substituir os cassaados, o 1/3 dos nazistas virou maioria. Daà fecha o parlamenta e o incendia. Antes disso o clima de medo foi instalado, sindicalistas já iam para campos de concentração, chamados de reeducação. Sob silêncio dos grupos perseguidos depois.
Por sorte, Bolsonaro não era inteligente o suficiente para repetir, bem que tentou, mas era o baixo clero de baixo QI.
O difÃcil é saber como se formam os indivÃduos. Formam-se coletivamente, segundo as influências e pressões do contexto, sim. Por sua vez, o contexto é obra dos indivÃduos - ou de uma parte deles, a que logra influir sobre os outros e mesmo conduzi-los. O entendimento das relações entre pessoa e povo ainda está por se fazer.
Pois é, a rendição das elites à descompostura antidemocrática e ao discurso grotesco foi escorada pelos conservadores ditos moderados, aliás, os primeiros a serem comidos... eles queriam protagonismo e agora não conseguem mais recuperar o protagonismo nem no próprio campo conservador
Perfeitas as conclusões do autor! O problema no tempo que vivemos porém, é controlar os discursos indesejáveis à democracia nas Redes. Quando vemos que boa parte da população segue acreditando em "fraude nas urnas", "ameaça comunista" e "perseguição e injustiça" a práticas claramente criminosas atestadas em áudios, vÃdeos e trocas de mensagens exaustivamente noticiadas, vê-se que fica muito difÃcil educar a população dentro de parâmetros civilizados!
Eu fico pensando qual a ideia de democracia do João e da turminha dele: a democracia das elites né? A empregada servindo, o motoboy servindo. As elites nos Jardins e o povão nas perifas… e Is ra el? Ah, Is ra el fazendo o que quer. Os brancos acima de tudo! Essa a sua visão João!
Grato aos nossos irmãos nordestinos.
Sim sim, principalmente as democracias onde os votos, os judiciários e as armas são manipulados com anuência legal em benefÃcio da paz e a ordem através das práticas corruptas favorecendo a implantação de populismos socialistas. Progresso? Bem, isso é relativo.
E onde seria esse "populismo socialista" ?
Barnabehehehehé. É um Barnabé mesmo
hahahahaha. Desculpa :/
Hahahahaha! Seus comentários estão cada dia mais engraçados. Não perco!
O bolsonarismo, cuja ideologia é ditatorial, conseguiu reunir a parcela anti democracia do Brasil, atraindo um grande número de militares e pastores sem escrúpulos, endossado pela ignorância baseada em armas e deuses.
Dario, concordo com seu dito porém trocaria o "endossado pela ignorância..." por "endossado pela ganância..."
ACHO QUE NEM ONDE HAJA DEMOCRÃTAS, A DEMOCRACIA FUNCIONA DE FATO...! O sistema democrático no momento é o mais sensato, mas não é humanista como deveria ser por permitir o liberalismo equivalente a exploração do homem pelo homem, pela ingrata "mais valia" apontada por Karl Marx entre outras discrepâncias sobre liberdade e direitos humanos. Um outro mal, está na classe polÃtica partidária, que distorce princÃpios éticos em 'benefÃcios pessoais' e 'blindagens de cargos'. (Desviado p/ moderação)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > A democracia só sobrevive num país de democratas Voltar
Comente este texto