Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Barbosa

    H√©lio Schwartsman, Etarismo Presidencial, fala da percep√ß√£o dos americanos acerca de Biden, lembremos que esta folha mandou embora por watzap um dos maiores jornalista vivo do Brasil, J√Ęnio de Freitas, aos 90 anos.

    Responda
  2. José Cardoso

    Nas grandes empresas familiares é costume o pessoal passar para o conselho administrativo antes dos 70. E colocar alguém da nova geração como CEO, ou contratar um executivo de fora. Acho que devíamos fazer o mesmo com os presidentes. O Senado é um bom lugar para os mais velhos.

    Responda
    1. José Cardoso

      O Senado e a C√Ęmara tamb√©m, tem raz√£o. Al√©m da Erundina tem a Benedita.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Se idade fosse critério Nikolas seria o melhor parlamentar do Brasil, no entanto, trata-se de uma das pessoas mais nefastas na política brasileira, enquanto Luiza Erundina aos 89 e um exemplo de boa representação no congresso.

  3. marco martins

    O problema n√£o √© a idade, mas as limita√ß√Ķes que ela imp√Ķe. √Č not√≥rio que o Biden est√° debilitado e d√° v√°rios sinais disso, o Lula na viagem ao Egito, mal conseguia discursar, o Lewandovisk foi al√ßado ao cargo mais importante da justi√ßa num momento delicado na seguran√ßa p√ļblica e n√£o d√° as caras pra nada, nem na primeira fuga de um pres√≠dio federal. √Č quest√£o de bom senso desses Srs perceber que n√£o tem mais condi√ß√Ķes. Mas quem quer largar o poder???

    Responda
  4. Nilton Silva

    Pena que o eleitor dos EUA n√£o vai ler a coluna.

    Responda
  5. Rubens gonçalves

    Voces viram o biden caindo na escada que subia ao embarcar no aviao presidencial. 4 quedas sucessivas. Isso nao e etarismo. Veja como ele caminha e seus pronunciamentos. A dificuldade em se comunicar. A kamala aris ainda vai ser a primeira mulher a ocupar a casa branca este ano.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      FDR estava confinado à uma cadeira de rodas; Regan era portador de Alzheimer, entretanto não cometeram nenhum erro ou crime, como o canastrão de O Aprendiz.

  6. neli faria

    Trump, escrevi aqui e ali, no segundo ou terceiro mês de seu mandato, que era o mais latino americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de Independência. Idade. Não tem nenhum Democrata que possa ser presidente? E a Kamala? Aqui? Sou contra a reeleição!

    Responda
  7. FABIO ARAUJO

    Jura???

    Responda
  8. Matheus Battistoni

    N√£o precisa pintar nada, o cara t√° gag√° faz tempo. √Č uma marionete

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Melhor um gagá bem assessorado, que um lunático, usuário de meth, manuseando os códigos do Armagedom?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      De quem?

  9. Eduardo Giuliani

    Melhor candidato √© RFK Jr. √Č independente, j√° est√° com mais de 10 porcento dos votos, e dever√° passar os outros devido a alta rejei√ß√£o. Muito boa a entrevista que deu ao Tucker Carlson. Conhece muito bem os desafios do governo na quest√£o de guerra, sa√ļde e representatividade pol√≠tica. Partido We The People.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      N√£o √© azar√£o. √Č Kennedy. Deve participar em todos estados. Estrat√©gia est√° bem montada.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O sistema deles com cinquenta e uma elei√ß√Ķes presidenciais n√£o permite que um azar√£o chega √† presid√™ncia. √Č moldado para que as coisas fiquem no mesmo c√≠rculo olig√°rquico.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Av√°!

  10. mauricio silva

    Pior sao os americanos maisv novos, diga-se suprema corte, deixar alguém que quis dar um golpe na democracia ser candidato e chegar a presidente pela democracia que se insurgiu... od EUA precisavam de um Alexandre de Moraes! Esse sim, sabe lidar com golpistas...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Mauricio, aqui no Brasil está funcionando, isto é ótimo, mas ao mesmo tempo abre precedente, o que gera problemas futuros. Lá já existiram xerifes e deu errado porque alguns abusaram do poder, foi cortado. Nos Eua não se criam esses problemas futuros, mas o país sofre com a desenvoltura de um vigarista. Sofremos quatro anos, as contas estão se acertando, temos coisas pra melhorar aqui também. Eles vão dar um jeito alguma hora lá também...

  11. Sam Duart

    Como se o concorrente desse senhor fosse um jovem universit√°rio. A diferen√ßa √© que os americanos tem que escolher entre um velho com Alzheimer e outro com del√≠rios paran√≥icos. Seria bom mudar os conceitos que temos para eleger representantes. Conceitos esses que tiveram origem com o surgimento da Democracia. Hoje em dia a idade avan√ßada n√£o √© mais sin√īnimo de sabedoria ou capacidade de lideran√ßa.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Muito menos a juventude. Não tem um critério melhor do que a idade? Como hoje em dia? Até pouco tempo atrás poucos chegavam a essa idade e nem estou me referindo aos assassinatos, esporte preferido dos estado-unidenses. No surgimento da democracia sequer se elegiam representantes, os próprios cidadãos decidiam em assembleia.

  12. Max Morel

    Falando nisso, o nosso presidente estará com oitenta e um anos na próxima eleição. Seria muito bom se houvesse um limite de idade para cargos executivos e legislativos, como há para ministros do STF. Acho que setenta e cinco anos está de bom tamanho para qualquer cargo desses.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceram de consultar o povo, manezada. Quem deve decidir essa questão são os eleitores. Por acaso querem proibir idosos de se candidatar? Se acham melhores do que os velhotes. Claro que só acham isso porque preferem um outro genocida qualquer pois o atual está inelegível. A prisão indevida não foi suficiente, agora querem restringir a idade. Depois é a esquerda que não é democrática. Lamentável, manezada!

    2. neli faria

      Concordo. Ser o Servidor P√ļblico deve se aposentar aos setenta e cinco anos, cargos eletivos tamb√©m. N√£o √© etarismo, os Servidores P√ļblicos n√£o s√£o aptos a continuarem a exercer a fun√ß√£o, por que pol√≠ticos podem? L√° ,nos EUA ,√© at√© defens√°vel a candidatura , os Ministros da Corte Suprema s√£o efetivamente vital√≠cio. Ou se aposentam ou deixam a fun√ß√£o ap√≥s a morte.

    3. neli faria

      Concordo. Ser o Servidor P√ļblico deve se aposenta aos setenta e cinco anos, cargos eletivos tamb√©m.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Para cargo eletivo n√£o cabe nenhum limite, sen√£o o dos votos dos eleitores.

    5. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

      Bolsonarista disfarçado, mas não esconde nem seu etarismo (apenas mais um dos muitos preconceitos e mentiras que essa turma dissemina)

  13. Hercilio Silva

    Trump é novinho né rsrs

    Responda
  14. benjamim picado

    para além de jamais haver ido à bahia, nasemar brinca de stalker. de comentários alheios. vale lembrar-lhe que o posto de eremildo no setor de comentários da folha já foi ocupado - mas ano que vem a vaga abre de novo. dica de grátis, visse?

    Responda
  15. José Ricardo Braga

    O Partido Democrata tamb√©m est√° desatualizado. Mant√©m fidelidades e modos de agir superados. Existe um exaurir da agenda do p√≥s-guerra (os EUA at√© j√° elegeram um presidente negro). Os Republicanos parecem ter tirado melhor proveito dessa atualiza√ß√£o. O Partido Republicano seria irreconhec√≠vel para um republicano t√≠pico que tivesse ficado ausente nos √ļltimos 30anos (um coma?). Um democrata que passasse pelo mesmo problema n√£o teria dificuldades.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os republicanos estão atualizados no que mesmo? O que você chama de atualização não passa de Trumpização, que por sua vez não passa do maior sinal da decadência do império. Estão tão exauridos dessa suposta agenda que sequer elegeram uma mulher para PR, coisa que já aconteceu em praticamente todos os países civilizados e em muitos nem tanto assim. Não seria difícil para ninguém identificar qual partido tem um elemento desses como líder político. Seria barbada, aliás.

    2. José Ricardo Braga

      Nasemar, recomendo que na sua viagem à Bahia perca este hábito de querer a janelinha... kkk

    3. José Ricardo Braga

      Nasemar, os republicanos inventaram a nova direita com o Tea Party.

    4. José Ricardo Braga

      A igreja cat√≥lica, com o papa Francisco, n√£o sofre tanto desta desatualiza√ß√£o com sua retomada, readaptada, do Conc√≠lio Vaticano II depois de sua derrota com Jo√£o Paulo II. Os democratas tentaram inovar com o identitarismo, mas ele √© apenas rea√ß√£o √† agenda inaugurada pela direita, n√£o traz inova√ß√£o. N√£o tem espa√ßo apenas √† direita nesses novos tempos, mas a agenda e os princ√≠pios tiveram altera√ß√Ķes significativas.

    5. Nasemar Hipólito

      A "atualização" do Partido Republicano foi render-se à onda mundial de renascimento de uma extrema direita populista (ou iliberal, como dizem) que, nos EUA, é o trumpismo. Tomara que os Democratas continuem desatualizados!

  16. benjamim picado

    sei que há revisores remunerados no jornal, mas não resisto ao comentário: na primeira página do site, o redator deu mais atenção ao verbo ("parece dar frutos") que ao adjetivo ("velho"), o que resulta no ridículo de supor que haja alguém que não considere biden um idoso. apenas no subtítulo do texto principal é que se modaliza o predicado ("velho demais"), o que qualifica melhor o enunciado. dica de grátis.

    Responda
    1. benjamim picado

      nasemar jamais foi a bahia. pois ent√£o v√°!!!

    2. Nasemar Hipólito

      "Dica de gr√°tis" est√° errado. O certo: "dica gr√°tis".

  17. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Luiz Idoso tamb√©m est√° velho, felizmente h√° excelentes gestores e pol√≠ticos na fila para a pr√≥xima elei√ß√£o. Felizmente essa altern√Ęncia entre o ruim e o horroroso vai terminar!

    Responda
  18. Felipe Ara√ļjo Braga

    O problema de Biden n√£o √© a idade. √Č a maldade: o cara apoiou Is ra el em todo o mal, abandonou o Afeganist√£o. Enfim. Biden n√£o √© uma boa pessoa. √Č, assim como eu, um cat√≥lico, mas est√° muito distante do que o querido papa Francisco prega.

    Responda
    1. Felipe Ara√ļjo Braga

      Então Nasamar, eu não tenho sangue em minhas mãos, ao contrário de Biden, Bolsonaro e pessoas que os apoiam, como você!

    2. Nasemar Hipólito

      Pelo que vc diz, acho que existem bem poucos no mundo que são tão "boas pessoas" e estejam tão próximos do papa como vc, né!

  19. orlando gomes de freitas

    Binden √© infinatamente melhor do que Trump, com os assessores bem preparados e inteligentes como s√£o, n√£o h√° com o que se preocupar. Eleger um lun√°tico como Trump √© perigo para toda a humanidade! Achar que um Presidente Americano possa falhar em raz√£o de sua idade √© puro preconceito e, principalmente ignor√Ęncia , dada a m√°quina governamental que d√° sustenta√ß√£o ao mandat√°rio supremo.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      O biden nao governa. Quem o faz e o deep state. O pentagono e a cia. Os americsnos nao tem democracia. La nao tem o sus

  20. Carlos Henrique Durso Carneiro

    Biden foi un√Ęnime. Conseguiu decepcionar tanto a direita quanto a esquerda. Seus eleitores t√™m bons motivos para o abandonar na reta final da elei√ß√£o. O etarismo talvez seja o seu menor problema.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Qual é o outro problema do Biden? Ter salvo a economia americana depois do desastre que foi a gestão Trump?