Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Severo Pacelli

    Melhor conviver com alta desigualdade social e pobres lotando igrejas em busca de prosperidade ou com medo do fim do mundo...sei. Pobres já vivem no "fim do mundo" e apocalipse seria a salvação para eles, um alívio para suas dores. Bora engordar bolsos de religiosos do "bem".

    Responda
  2. neli faria

    Nem mulheres pastoras conhecem a Bíblia. Quem conhece as Sagradas Escrituras sabe que ninguém aplica seus ensinamentos no mundo hoje. Se for para levar a bíblia ao pé da Letra: não se misturam o profano com o Divino. E não pode ser político. Não pode ter tatuagens, não usar roupas com fios diferentes. Mulheres? Não podem ser pastoras. Também não pode abandonar os pais: mãe e avós. Seguir o Livro onde é conveniente? Não está certo. Mas, siga a Palavra de meu Jesus:amai-vos uns aos outros.

    Responda
  3. Joaquim Branco

    O problema da pastora √© achar que quem n√£o decora o n√ļmero dos livros, cap√≠tulos e vers√≠culos n√£o conhece a B√≠blia. Ora a Baby disse a algo que os evangelhos n√£o dizem: quanto ao dia e √† hora ningu√©m sabe, nem os anjos dos c√©us, nem o Filho, sen√£o somente o Pai. Este vers√≠culo foi usado pela Ivete, corretamente. Pior, a pastora ainda tenta atribuir os problemas do trio el√©trico da Ivete a essa resposta. Desconhece outra fala de Jesus sobre os mortos no desabamento de Silo√©, Lc treze, quatro.

    Responda
    1. Joel Domingos

      No que tange ao castigo nesta mesma vida, a perícope da cura do paralítico de Betesda fornece prova indubitável: João, 5:14 Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior. A morte de Ananias e Safira em Atos 5:1-11 e a de Herodes (12:23) são fatos incontestes de que o Pai pesa a mão nos pecadores soberbos e venais.

    2. Joel Domingos

      Como dizia S. Agostinho, "a pessoa que seleciona na B√≠blia o que quer e rejeita o que n√£o quer, na verdade, acredita em si e n√£o na B√≠blia." √Č uma f√© customizada, com um deus tamb√©m customizado. S√≥ que a teoria na pr√°tica √© outra. O Pai de Jesus √© o mesmo Deus do AT.

    3. Joel Domingos

      Eis o que o Senhor Jesus falou acerca do Deus de Abraão, seu Pai: "Mateus 8:11 - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;" "Marcos 12:26 - E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?" Hebreus 11:40 é mais uma prova de que o Deus do AT é o mesmo do Novo.

    4. Joel Domingos

      *Mateus (32 e 33)

    5. Joel Domingos

      O verso 2 do cap. 24 de Mateus, de fato, faz alus√£o √† destrui√ß√£o do templo. Mas o referido cap. se desdobra em v√°rios subtemas, conforme explano a seguir: Os vv. citados de Mateus (33 e 33) tratam do mesmo assunto que voc√™ citou (36), todos do cap. 24, que se inicia com o subt√≠tulo "O serm√£o prof√©tico; o Princ√≠pio de Dores". Do verso 29 ao 35, subt√≠tulo: "O serm√£o continua: A vinda do Filho do Homem"; do 36 ao 44, subt√≠tulo: "O serm√£o continua: Exorta√ß√£o √† vigil√Ęncia". Descabido seu coment√°rio.

    6. Joel Domingos

      No que diz respeito à passagem de Gálatas que eu citei, ele se refere à vida terrena. Em nenhum momento aquela perícope faz alusão ao juízo final. Eu nunca usaria um texto fora de contexto. Afinal, fui eu quem mencionou, inicialmente, a regra de ouro da hermenêutica: "Texto fora de contexto é pretexto para heresia."

    7. Joel Domingos

      No que diz respeito à passagem de Gálatas que eu citei, ele se refere à vida terrena. Em nenhum momento aquela perícope faz alusão ao juízo final.

    8. Joel Domingos

      O verso 2 do cap. 24 de Mateus, de fato, faz alus√£o √† destrui√ß√£o do templo. Mas o referido cap. se desdobra em v√°rios subtemas, conforme explano a seguir: Os vv. citados de Mateus (33 e 33) tratam do mesmo assunto que voc√™ citou (36), todos do cap. 24, que se inicia com o subt√≠tulo "O serm√£o prof√©tico; o Princ√≠pio de Dores". Do verso 29 ao 35, subt√≠tulo: "O serm√£o continua: A vinda do Filho do Homem"; do 36 ao 44, subt√≠tulo: "O serm√£o continua: Exorta√ß√£o √† vigil√Ęncia". Descabido seu coment√°rio.

    9. Joaquim Branco

      Joel. Nos versículos citados, Jesus se refere a destruição do templo de Jerusalém que viria a ocorrer no ano setenta. Quanto ao Deus pune, não esse Pai que Jesus vem nos apresentar. Tanto que você usou versículos do AT, exceto gálatas o qual você usou fora do contexto pois ele se refere à salvação ou a condenação após a morte.

    10. Joel Domingos

      Existem evangélicos e pseudoevangélicos, Joaquim. O próprio Senhor Jesus advertiu-nos contra os falsos profetas e os lobos em pele de cordeiro. Há o joio e o trigo. A parábola é perfeita, como é peculiar ao Mestre da Galileia, porquanto é difícil distinguir entre um e outro: são muito parecidos, mas há diferenças. Entendedores entenderão.

    11. Joel Domingos

      Caro Joaquim, a Baby não disse o dia nem a hora em que o Mestre haveria de voltar: ela ateve-se até a uma recomendação para que nos preparássemos e não fossemos pegos de surpresa. Avisou que o fim está próximo. Confira: "Mateus, 24:32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas."

    12. Joel Domingos

      Vc lançou este msm comentário respondendo a um meu, bem abaixo. O problema, Joaquim, é que as falas da Ivete após o episódio com o trio elétrico induzem-nos a pensar que ela se arrependeu do que falou. Logo, não cabe o paralelismo com o evento da Torre de Siloé. Todo texto há de ser interpretado dentro de um contexto. E o contexto da Ivete é outro diante da mudança de atitude dela, citando o próprio Deus como móvel de sua "transformação" (palavras dela).

    13. Joel Domingos

      H√° in√ļmeras passagens b√≠blicas nas quais pessoas sofreram na pele pelo que fizeram. Ex.: o dil√ļvio, a destrui√ß√£o de Sodoma e Gomorra... E ainda advert√™ncia de cunho geral: "G√°latas 6:7 - N√£o erreis: Deus n√£o se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso tamb√©m ceifar√°." √Č b√°sica a regra de hermen√™utica: "Texto fora de contexto √© pretexto para heresia."

  4. Joel Domingos

    Nas sociedades "desenvolvidas" como os pa√≠ses escandinavos, onde religiosidade √© rara, os √≠ndices de depress√£o s√£o alt√≠ssimos. O consumo de antidepressivos e outros psicotr√≥picos cobre a maior parte de suas popula√ß√Ķes. Os √≠ndices de alcoolismo tamb√©m s√£o enormes. Eles n√£o bebem: entornam. √Č uma felicidade falsa, fabricada com qu√≠mica. Sem falar que os crit√©rios para aferi√ß√£o do IDH s√£o renda, educa√ß√£o e sa√ļde. Definitivamente, isso n√£o √© sin√īnimo de felicidade. "Nem s√≥ de p√£o viver√° o homem."

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Melhor conviver com alta desigualdade social e pobres lotando igrejas em busca de prosperidade ou com medo do fim do mundo...sei. Pobres já vivem no "fim do mundo" e apocalipse seria a salvação para eles, um alívio para suas dores. Bora engordar bolsos de religiosos do "bem".

    2. Daniel Guedes

      A fonte dessa profunda pesquisa sobre a Escandinávia é qual??? Revista Oeste?! Jovem Klan?!

  5. Joel Domingos

    Ateus querendo ensinar √† humanidade o que √© melhor para ela... Em termos de lugar de fala, nada t√™m a ensinar. S√£o minoria. Mal atingem 8% da popula√ß√£o do planeta. Como podem querer dar as cartas a uma imensa maioria te√≠sta? Perderam, man√©s? Os ateus existencialistas t√™m idea√ß√£o suicida, como Kant, Nietzsche, Sartre, Cioran, Camus, Flusser¬Ö Nunca houve na hist√≥ria da humanidade civiliza√ß√£o ate√≠sta. A esp√©cie humana tem ¬Ī 300.000 anos. (continua)

    Responda
  6. Joel Domingos

    Foi o senso comum, de m√£os dadas com o conceito de divindade e de religi√£o, que nos trouxe at√© aqui. Se se pode chamar a experi√™ncia socialista no mundo de Estados ate√≠stas √© uma demonstra√ß√£o de que n√£o funcionou. O Materialismo Hist√≥rico-Dial√©tico, sobre a qual repousa toda a doutrina marxiana n√£o se concretizou, ao prever a extin√ß√£o do Estado e do capitalismo e instaura√ß√£o da sociedade sem classes com o comunismo: "fai√ī". Agora, como j√° dizia Gilberto Gil, "a f√© n√£o costuma 'fai√°'".

    Responda
  7. Joel Domingos

    No que se refere a uma suposta inadequação do espaço e do momento e evento utilizados por Baby para exercitar sua fé, miro-me no exemplo paulino: "1 Aos Coríntios, 9:20 [...]. 21 Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." (continua)

    Responda
  8. Joel Domingos

    (continuação) Àqueles que criticam os cristãos por estarem em lugares impróprios, já vi esse filme. Os nobres da realeza de Nabucodonozor agiram de modo semelhante contra o servo de Deus Daniel: "Daniel, 6:5 Então, estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus." Já dizia o sábio Salomão: "Nada de novo debaixo do Sol."

    Responda
  9. Joel Domingos

    N√£o obstante Marx ter se apropriado do termo "burgu√™s" com cunho pejorativo, ele mesmo um burgu√™s. Nunca bateu um prego pra ningu√©m. Jamais foi prolet√°rio, termo caro ao jarg√£o marxiano. Sempre foi sustentado por Engels, que tinha uma consider√°vel fortuna como herdeiro de um rico industrial alem√£o (seu pai). Os cart√Ķes de visita que Marx imprimira para sua esposa diziam esplendidamente em perfeito franc√™s, a l√≠ngua da aristocracia √† √©poca: "Mme Jenny Marx, n√©e [nascida] Baronesse de Westphalen".

    Responda
    1. Daniel Guedes

      Suas "críticas" à Marx são rasas como um pires. Marx foi um gênio da filsofia, sociologia e economia. Um lutador pelo socialismo e o fim da desigualdade e opressão. Qualquer intelectual sério considera profundamente suas teses. Ninguém quer saber se Jesus pregou prego entre um "milagre" e outro, dos quais não existe nenhuma evidência. A verdade é que o marxismo melhorou a vida de muito mais gente que o cristianismo. Se vc não trabalha 16 horas por dia num galpão insalubre, agradeça a ele.

  10. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Cara filha de Baby, desculpe, mas Carnaval não é o lugar mais apropriado para se preocupar com Bíblia ou pregação...

    Responda
  11. Fl√°vio Lico

    Imagina só metade do que essa família toma no café da manhã...

    Responda
  12. andre s cardoso

    Esses radicais religiosos s√£o realmente um saco. Extremante ignorantes sobre a hist√≥ria do mundo, se vangloriam por essa ignor√Ęncia e pela obedi√™ncia a seus "pastores". Ali√°s, quem precisa de pastores deve ter c√©rebro de ovelha, cabrito e afins. Nas sociedades realmente desenvolvidas, a religi√£o tem um papel muito pequeno e muito particular para cada indiv√≠duo. N√£o existem l√≠deres religiosos milion√°rios ou envolvidos na pol√≠tica.

    Responda
  13. Bob Pereira

    As pessoas piram e viram pastores.

    Responda
  14. neli faria

    Leia e aplique as Sagradas Escrituras.Deus da vingança? Não existe! Se olhar às ruas, perceberá que crianças da Fauna e da Flora ficam doentes. Também o Ser Humano. Todo ser vivo fica doente. Alguns têm o privilégio de envelhecer, outros cumprem a Missão dada por Deus antes. A morte e ou doença, não é vingança divina.Acontece com todo Ser Vivo.. Ivete Sangalo: uma mulher com muita Luz Espiritual! Veja o bem que ela fez,e faz, para muitos.!Portanto, ela é uma pessoa de Deus.

    Responda
  15. neli faria

    Quem é essa senhora para julgar e apenar a Ivete?Quem conhece as Sagradas Escrituras, sabe que Cristo não se julgou sem pecado para atirar a pedra na pecadora. Cristo, o meu Jesus, mandou amar uns aos outro;Cristo não pregou ódio, vingança. O deus da vingança? Não existe! O que existe é o caminho, com espinhos ou não, que a Pessoa,qualquer uma, passa pela Terra. Amai-vos uns aos outros e não destile ao próximo a ira, raiva.Ame o próximo, como a si mesmo. Deus te abençoe,Ivete Sangalo!

    Responda
  16. vicente oliveira

    Se juntar todas n√£o soma 1,

    Responda
  17. Joaquim Rocha

    Sara Sheeva acha que entende alguma coisa de religi√£o. At√© hoje s√≥ deve ter lido o velho testamento da velha e datada b√≠blia "sagrada". A √ļnica parte que interessa, o novo testamento, a parte da bondade e do amor de Jesus ela nunca leu, ou se leu n√£o entendeu. Coitada, mal sabe que, com suas declara√ß√Ķes, sua alma deve estar sendo direcionada para aquele que n√£o deve ser nomeado. Ivete teve uma atitude muito digna. Podia ter detonado a cabe√ßa de vento mas n√£o o fez.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Dá pra distinguir muitos lobos em pele de cordeiro sim. A maioria dos pastores e bispos neopentecostais é um exemplo claro para todos. Serve outro senhor, aquele lá de baixo.

    2. Joel Domingos

      Existem evangélicos e pseudoevangélicos, Joaquim. O próprio Senhor Jesus advertiu-nos contra os falsos profetas e os lobos em pele de cordeiro. Há o joio e o trigo. A parábola é perfeita, como é peculiar ao Mestre da Galileia, porquanto é difícil distinguir entre um e outro: são muito parecidos, mas há diferenças. Entendedores entenderão.

    3. Joaquim Branco

      Joel Domingos, realmente o AT não é ultrapassado, porém precisa ser lido à luz do NT, algo que os ditos evangélicos pouco fazem, pois nãos lhes serve ou interessa.

    4. Paulo Augusto

      Tanto faz novo ou velho testamento: ambos s√£o escritos sobre um folclore religioso, repletos de barbaridades.

    5. Joel Domingos

      O Antigo Testamento não é um livro velho e ultrapassado. Jesus chancelou-o: "Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Inclusive, recomendou lê-lo: "João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" O Antigo e o Novo Testamento são etapas do plano divino de salvação da humanidade, mediante revelação progressiva.

  18. Emanuel Mello

    Psiquiatra sofre

    Responda
  19. Hamilton Magalhaes

    Eu responderia a ela: o passado da tua m√£e a condena.

    Responda
    1. Joel Domingos

      De que outra forma ela fazia dinheiro?

    2. Hamilton Magalhaes

      Pois é! Se ela continuasse fazendo dinheiro da outra forma não teria migrado para a arca do tesouro.

    3. Joel Domingos

      Interessante. O Senhor Jesus n√£o agiu com esse rigor e severidade que percebo no seu coment√°rio relativamente a Baby do Brasil. Na per√≠cope da mulher ad√ļltera, assim o Mestre da Galileia se manifestou: "Jo√£o, 8:7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre v√≥s est√° sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. [...] 11 E ela disse: Ningu√©m, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu tamb√©m te condeno; vai-te e n√£o peques mais."

  20. Paulo Augusto

    Esse deus deve ser muito solitário, já que ninguém pode brincar com ele....

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Tão gente fina que te condena ao inferno só por mero gosto. Claro, se o inferno existisse...

    2. neli faria

      O Meu Deusão é gente fina.

  21. Joel Domingos

    N√£o estou tirando conclus√Ķes precipitadas nem julgando. Apenas analisando fatos e juntando pe√ßas. Ivete √© te√≠sta, embora represente seu deus com caracter√≠sticas distintas das do Deus crist√£o. (continua)

    Responda
    1. Joaquim Branco

      A resposta da Ivete mostra mais conhecimento bíblico do que o fanatismo da Baby: quanto ao dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Quanto a pastora quis atribuir os problemas no trio da Ivete as suas falas, Jesus tem a resposta: e aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

    2. Joao Cellos

      Joel, entenda que nem todo mundo compartilha das suas convic√ß√Ķes religiosas. Para mim, por exemplo, a sua cren√ßa n√£o tem nenhum valor. E nem por isso eu quero lhe convencer de algo. Aprenda a conviver com quem pensa diferente e segure a sua vontade de doutrin√°-los. Povo crente, povo chato!

  22. Joel Domingos

    (continuação) Houve o incidente com Baby, no dia 10, onde Ivete proferiu um tipo de blasfêmia. Mas quando no dia 13, após alguns contratempos e transtornos na sua aparição no carnaval, ela pensou em desistir, dizendo então: "Eu tive que obedecer as regras do universo; e eu tive que obedecer porque eu sou uma pessoa obediente às regras lá de cima. Eu não sou maior do que as regras lá de cima." Dia seguinte, falou que não desistiria, mas com outra ótica: (continua)

    Responda
  23. Joel Domingos

    (continua√ß√£o) "O que vou fazer √© repactuar a roda porque eu vejo um portal de oportunidades inacredit√°veis. E n√£o estou falando s√≥ para mim, estou falando para a gente porque sozinha eu n√£o vou a lugar nenhum". E agradeceu a Deus: "[Agrade√ßo] a Ele, o maior de todos, o que transforma e por isso que eu falei ontem. Porque Ele me soprou uma transforma√ß√£o e eu vou transformar porque ser√° melhor para mim e para voc√™s." Cada um tire suas conclus√Ķes: "O temor do Senhor √© o princ√≠pio da sabedoria."

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Ter temor a um deus fictício é o princípio da decadência...

  24. Olga Maria Biaggioni Diniz

    Eita dor de cotovelo brava! Ivete alegra as pessoas de todos os matizes inclusive o religioso. Falta do que fazer? Faz palavras cruzadas, l√™ uma boa autora, faz mais sess√Ķes de terapia,... Larga do p√© de quem n√£o lhe deve nada, e nem a conhece!

    Responda
  25. Marina Ferreira Pacini

    Falta de trabalho d√° nisso. Muito tempo livre pra encher os pacov√° dos outros.

    Responda
  26. Larissa Bertani

    Haja paciência hein.

    Responda
  27. claudio conde fernandes

    Incr√≠vel com as pessoas levam supersti√ß√Ķes a s√©rio. N√£o vejo diferen√ßa nenhuma entre ficar orando e andar com um p√© de coelho no chaveiro.

    Responda
  28. Paulo Araujo

    A melhor resposta para a ignor√Ęncia √© o sil√™ncio...

    Responda
  29. Joao Cellos

    O prazer do religioso não é crer, mas sim querer convencer o outro a crer. Sempre estão querendo ditar como todos devem se portar, independentemente de professarem ou não a sua religião. Povo chato.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Isso aí é óbvio, né, João, de que nem todo mundo compartilha das minhas crenças religiosas. Não é preciso ser muito inteligente para chegar a essa conclusão. Isso já restou claro no meu primeiro aparte ao seu comentário. O que quis explicar é que o proselitismo não é exclusividade dos crentes: partidos políticos, correntes filosóficas e congêneres o fazem. Todos exercitando um direito garantido pela Constituição Federal de liberdade de expressão e manifestação de opinião, pensamento e crença.

    2. Joel Domingos

      Mas Leonardo, religioso é gênero do qual evangélico é espécie. Noutro falar, os evangélicos estão incluídos no conceito de religioso. Assim, não obstante não ter se referido especificamente aos evangélicos, nós estamos inseridos no conceito de religioso, pois quem mais tem o desejo de convencer o outro a crer somos nós. E por amor ao próximo. Pertinente, pois, o meu aparte.

    3. Leonardo Oliveira

      Em nenhum momento o Joao se referiu especificamente aos evangélicos, Joel.

    4. Joel Domingos

      O proselitismo n√£o √© caracter√≠stica √ļnica dos evang√©licos: o marxismo tamb√©m √© proselitista, afinal, se n√£o o for, nunca conseguir√° eleger seus candidatos. Proselitismo, para quem n√£o sabe, "√© atividade ou esfor√ßo de fazer pros√©litos". Na sua defini√ß√£o, segundo o Houaiss, pros√©lito n√£o √© s√≥ relativamente a religi√Ķes, mas a partidos pol√≠ticos, doutrina, sistema, ideia...