Demétrio Magnoli > Israel na encruzilhada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Magnoli habilmente destaca a encruzilhada histórica de Israel, delineando a trégua proposta e os desafios polÃticos. Com sólida análise, ressalta a importância de Barghouti para a estabilidade e a crÃtica ao governo de Netanyahu. As referências à Guerra dos Seis Dias e a postura dos paÃses árabes adicionam contexto. O autor revela uma compreensão aguçada dos eventos, iluminando nuances e implicando a necessidade de uma liderança comprometida com a paz. Uma visão perspicaz e crÃtica.
Artigo irretocável, que se encerra com um sopo de esperança a todos e todas que desejam o final do conflito, a criação do Estado Palestino sob um governo que aceite a existência do Estado de Israel.
Agora que os EUA estão pressionando , o colunista começa tergiversar sobre seu apoio ao Bibi.
globo lixo ,vergonha mente sobre israel
A extrema direita se Israel implodiu um acordo próspero a 30 anos e continuam seu projeto da grande Israel , expansionismo sionista sempre desejou empurrar os palestinos para regiões do Egito , enfim ......já estão nos portões de entrada !
O Netanyahu já foi eleito várias vezes. Portanto representa o povo de seu paÃs. Sem dúvida, se a percepção atual foi de que ele está atrapalhando mais que ajudando será removido. Mas há sinais disso? Mesmo num paÃs bem menos democrático como a Rússia, é razoável dizer que o Putin representa a vontade de seu povo. Num Estado democrático mais ainda.
Ediney, mesmo o (censurado) não deixa de representar os palestinos. O fato de ser uma ditadura não significa que esteja lá apenas pela força bruta.
A democracia israelense tem q ser relativizada pq não inclui os milhões de palestinos que não votam, uns 20% da população, sem contar Gaza e Cisjordânia. Israel domina essas áreas mas os dominados não são cidadãos. Sobre a Rússia, as eleições são totalmente falsas, os opositores são assassinados, não há partidos, nem judiciário nem imprensa livre.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Opinião desprovida de fundamento, comparação esdrúxula
Cadê a censura da Folha?
Vc está comparando o povo de Gaza a uma doença a ser exterminada? É essa a sua mensagem racista e ge noci da?
O colunista faz malabarismos retóricos para não admitir q passou o pano para os crimes de Bibi e seus generais. "Bifurcação" na guerra, "encruzilhada" histórica. Para Bibi e seus generais não houve nenhuma bifurcação, o caminho segue diretamente para o objetivo inicial: ocupar Gaza e punir sua população pelos atos terroristas do Hamas. Outros paÃses tentam demovê-los do massacre, criar a tal bifurcação. Esperemos q consigam.
Há cerca de duas semanas o colunista difamou como ant isse mit as aqueles q denunciaram o ge noci dio em curso em Gaza. Agora reconhece q há um plano para isso, como anunciado por Bibi. O bombardeio indiscriminado de prédios civis, o corte de água, alimentos e energia, tudo caracteriza o crime, como descrito na lei internacional. Demétrio tem lado, mas não é o da lei, nem o dos direitos humanos.
Bombardeio indiscriminado? Camarada, fosse assim, Gaza já não existiria. Apesar dos esforços dos antissemitas organizados, genocÃdio está longe de ser patrocinado por Israel. Peça para o Hamas devolver os reféns e se entregar, que a guerra acaba, simples assim.
Fernando, denunciei seu comentário preconceituoso, espero q a Folha o apague logo, sua atitude não tem lugar nesse debate.
Eitan, pensei q desse para entender. É o mesmo de todos q defendem a lei internacional e os direitos humanos. Particularmente de civis, em gde parte crianças, presos e sem água ou comida, sedo bombardeados indiscriminanamente. Percebo q não é o seu lado.
E qual o teu lado ?
Israel não tem legitimidade histórica Israel nasceu de atentados terroristas também
Kkkkk. Ceeerto. A Judéia é obra de ficção. Conte outra.
Um artigo esclarecedor, sintético e realista, que aponta soluções possÃveis e necessárias.
Contorcionismo para dizer que genocÃdio é sempre só dos outros. A vida dos palestinos também importa. Fiquei horrorizado com os ataques bárbaros do Hamas contra inocentes judeus, assim como estou horrorizado com o massacre cruel contra a população palestina, que não têm nem para onde fugir.
Kara há muitos anos não leio uma coluna tão transparente e séria como esta, parabéns
A Folha não deixa criticar o colunista e apaga comentário que exponha seus malabarismos para livrar Bibi das acusações na Corte Internacional. Fazer o q, a Folha é realmente plural, muitas vezes a favor de seus colunistas.
Seria séria se o colunista admitisse que o plano de ocupação de Gaza não nasceu agora, e que ele errou ao defender que a denúncia de ge nocà dio, que está em curso desde o inÃcio da invasão, como forma de vingança contra os ataques t err oris tas do Hamas. A Folha censurou qdo eu disse isso, creio que não se pode expor o colunista, os amigos da redação não deixam. Vamos ver se agora fica, ou se será apagado novamente.
Ótimo artigo. Retrata a situação
Não me esqueci, veja outros comentários meus classificando o Hamas e seus ataques como terroristas. São criminosos q precisam ser reconhecidos como tais pela comunidade internacional. Mas isso não justifica, como vc deixa implÃcito, massacrar civis palestinos, crianças em gde parte, como forma de vingança contra os crimes do Hamas.
Esqueceu de escrever o q iniciou ? O que aconteceu em Outubro?
Falsa acusação de genocÃdio!! Magnoli, um artÃfice da direita envergonhada!
Tem também à esquerda desavergonhada
Se o plano proposto for levado a efeito, ataques terroristas vão mudar de lado. Aà os defensores dos terroristas vão entender quem é contra a paz em Gaza.
Papo furado de paz desde 48. Enquando faz de conta que vai dividiar, um lado continua expandindo continuamente. Que façam como na Ãfrica do Sul, um voto para cada um, como qualquer democracia, sem apartheide.
Gilberto, má-fé não é argumento. Deixe de ser cÃnico e se informe.
Sim, quem mora em Gaza não é considerado cidadão e vive entre muralhas, que exemplo de democracia cÃnica.
Cidadãos israelenses de fé muçulmana tem direito a voto, sim. Elegem israelenses muçulmano para o parlamento. Quem não sabe , informe-se.
1- já é um voto para cada . Para os cidadãos israelenses. Tem outra eleição da autoridade pa lestina 2 pôde também chegar a prosperidade da Ãfrica do Sul onde 30% da população tem o vÃrus HiV e um governo genocida que não acredita nisso.
Nem parecia o Demétrio até dizer que é uma acusação falsa que haja gen ocà dio. O que é hoje a vida de 8 mil crianças e mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha, com o desejo de anexação total dos territórios desde 48?
Ok, peça aos hamanÃdeos para devolver os reféns e se entregarem que a guerra acaba. Não? Pois é. Torcer para os alemães não poria fim ao nazismo, camarada. Infelizmente, o preço da covardia do grupelho é a guerra.
Surpresa pra vc! Eles não são cristãos! E ainda que fossem, que diferença faria?
Qualé a dificulidade dessa gentinha se comportar como verdadeiros cristãos?
É mesmo? Que novidade!
Arrigo brilhante.
Demétrio, cadê o pudor? Grande crÃtico de quem criticava o sanguinário governo de extrema direita de Israel, agora dança uma música estranha para mudar de posição. É a dança do corso.
Aluno do Reinaldo Azevedo
Leio muito sobre os acontecimentos de Gaza desde 07/10 e constatei algo que é comum no meio jornalÃstico tradicional além do que já é conhecido, ou seja, apoio a Israel: a falta (ou pouco) conhecimento sobre a história entre Palestinos e Israel. Acho que deva ser proposital. O Hamas não dá sinais de desmantelamento, o problema da opressão do povo palestino não se resume somente ao governo Netanyahu e/ou de extrema direita e o Egito já fez um acordo com Israel para receber os palestinos.
Sim, os pales tinos aos poucos estão perdendo a solidariedade do mundo árabe, estes prercebem que a paz trará mais benefÃcios do que estimular o conflito.
Não entendeu o sentido da frase. Estude as palavras e o idioma.
Demétrio faz musculação para se tornar polÃtico. Até ontem dizia exatamente o contrário. Prá polÃtico, tá beleza. Prá filósofo, sociólogo e colunista, melhor vender capinha de celular no Viaduto do Chá.
Shalon Eitan
Baruch ATA Adonai
O que são 20 mil crianças palestinas...?! Nada...?!
São o futuro de um povo, lamentável o que o Ha mas faz com seu povo, deveria proteger lo nos túneis ao invés de expo los como escudos humanos
Onde o articulista baseou-se em afirmar, que são infundadas as acusações de genocÃdio perpetrada pelo Estado de Israel? Registra-se, que o próprio, admite, que o objetivo de Bibi e seus aliados da extrema direita é eliminar a presença dos palestinos em Gaza e na Cisjordânia.
Que o diga a Ãfrica do Sul e seu governo genocida que nega o HIV e tem 30% da população infectada
O articulista se baseou no sentido da palavra conforme exposto em vários dicionários da lÃngua portuguesa..
Que diga a Ãfrica do Sul com suas mais de 80 páginas. Desinformação é com a mÃdia ocidental tradicional, em especial aqui no Brasil.
Até tu , Deme? Só falta a Conib reconhecer que exageraram um pouco na resposta
Que vergonha para antepassados e seus descendentes, que lição de desumanização do outro e de si mesmo
Qual alemão, Gilberto Rosa? Se está falando de H., era austrÃaco.
Toron, tu acredita que aquele certo alemão ficou mais nobre quando expôs as convicções dele?
Ter coragem de expor suas convicções enobrece qualquer pessoa
Essa história de 2 estados independentes e soberanos me parece um discurso de quem quer fugir do problema. Os palestinos têm muita dificuldade de construir o seu estado. Não existe união e me parece que não é isso que eles querem. Que tal um estado e dois povos convivendo juntos com as mesmas oportunidades e o mesmo direito a uma cidadania digna?
Concordo Rogério, dois estados é o mesmo papo furado desde 48, democracia é o que não querem. O que tem de errado em um voto para cada, como fizeram na Africa do Sul? Querem espoliar tudo.
2 estados é a melhor solução, a autodeterminação de ambos seria preservada
Embora ainda utópico, sou a favor de um estado laico, igual para todos (palestinos e judeus). É possÃvel, vide o que aconteceu na Ãfrica do Sul. Acho que a solução de dois estados talvez esteja mais difÃcil, pois são mais de 700 mil colonos judeus vivendo em assentamentos.
ImpossÃvel!
Sonha Marcelino! Seria como reunir reunir os integrantes do PCC e o CV nas prisões, e achar que vão conviver fraternalmente!
Apesar de todo esforço internacional, Bibi seguirá no seu propósito genocida
Biden é uma farsa, diz que quer controlar o gen ocÃdio, mas entrega ainda mais bombas, sem qualquer restrição.
O propósito do governo de Is rael é encontrar os seques trados e diminuir as ameaças do Ha mas.
O esforço de certos paÃses é com a omissão polÃtica, o bloqueio de propostas no conselho de segurança da ONU, o fornecimento de armamentos e muito dinheiro.
É uma briga entre o povo de Ismael e o de Isaac. Não estão entendendo: Netanyahu quer destruir totalmente aquele povo
Quem começou a guerra foi lsreI ao lnvadlr as terras paIestlnas.
Quem começou foram os ara bes em 1948 e perderam, idem em 1967.
Claro que não vão cumprir. Continuarão construindo nas terras lnvadldas.
Isr ael conquistou Ga za do Egi to em 67, fez melhoreas e devolveu ao povo pales tino.
Bom, não temos como impedir o Demétrio de seguir na nossa mesma direção. Mas não somos obrigados a abraçá-lo. Não esquecemos de quem você realmente é. Faça um favor: pelo menos mantenha uma distância sanitária, ok? .
Se entrar em rafah vai ser uma carnificina e uma limpeza etnica .o numero de mortos passara dos cem mil. A cidade tem mais de um milhao de pessoas.
As estatÃsticas dos "combatentes" são iguais as estatÃsticas produzidas pela polÃcia quando taca o terror em comunidades. Executa criança e idoso acamado, e depois fala "todos eram criminosos com passagem"
Provavelmente sera grande número de combatentes mortos do Ha mas, estatÃsticas que as autoridades de ga za não informam
Fatos: todo pais atacado de forma desumana como foi israel tem o direito de revidar, nao foi israel quem comecou essa guerra, sem falar dos tuneis e milhares de misseis comprados com o dinheiro para a ajuda a gaza, e nao a terroristas do hamas.
Estou denunciando seu comentário: Is ra el tem há anos e décadas maltratado o povo pales tino. Comentário nojento.
Todo mundo tem o direito de se defender, mas não matando mulheres, crianças e os seus que dizia buscar salvar. Aliás, nem os nazistas matariam alemães reféns de inimigos, como faz um certo paÃs sionista.
Fatos, Cohn, nas suas linhas não vi uma letra sobre as crianças palestinas abatidas. Fatos.
Que comentário inteligente! Muito bem alicerçado em fatos. Deves estar exausto pelo esforço cerebral em fechar as sinapses.
Acordou?!?
Desde os anos 40 que os fundadores fazem de tudo para retirar o outro povo. É só ver o plano de paz de O s l o. E não vão cmprir novamente.
Quem não respeitou a parti lha de 48 foram os ara bes , não Is rael
"...falsa acusação de geno cÃdio lançada contra Is hell" . Desculpem a citação alterada do texto, mas a censura da fsp me obriga a isso. Mesmo quanto aparenta ter aprendido alguma coisa Magnolli não deixa de destilar sua parcialidade evidente. Falsa acusação?
Independente de que lado o articulista está, mostra sua ponderação clara diante dos fatos.
Perfeito Demétrio
Uma vez genocida sempre genocida
Sim, o Ha mas declara em seu estatuto o fim de Is rael e seu povo ju deu
Eu sou só uma interessada sem conhecimento do assunto, mas leio muito e não vi nenhum sinal de que o Hamas esteja sendo vencido. Acho que não está não.
Não se combate ideias com balas. O Bibi sabe disso e sabe que se ocupar Gaza, haverá ainda mais ataques terroristas, que são o motor de sua necropolÃtica.
O Ha mas possui muitos combatentes bem armados e protegidos, é uma luta árdua que Is rael trava com muitas consequências colaterais
Mas esse comentarista era um defensor da polÃtica de I sr ael e de Primeiro Ministro. Agora está mudando sua postura
A chinelada educativa que levou do Camarotti tá fazendo efeito, já tá menos pior.
Mas esse comentarista era um defensor da polÃtica de Israel. Defensor de uma polÃtica de morte a mulheres e crianças palestinas . Agora muda sua postura
bom dia, cinderela: "O grupo terrorista precisa ser derrotado politicamente por uma Autoridade Palestina renovada, capaz de oferecer um governo legÃtimo aos habitantes de Gaza e da Cisjordânia".
Sim, eles querem um governo tão "legÃtimo" como o colaboracionista Mahmoud Abbas que, ao contrário do H+, ao invés de defender os interesses do seu povo colabora com as forças de ocupação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Israel na encruzilhada Voltar
Comente este texto