Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nerisvaldo José Santos

    Peray! O byguibhosta ainda está no ar?

    Responda
  2. Henrique Mello

    Ótimo coluna

    Responda
  3. Nilton Silva

    Bela análise. Mas vou continuar não perdendo meu tempo assistindo.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    BBB é a involução da atualidade que caminha o Brasil.

    Responda
  5. Nicola Bartolomeu

    Visão muito semelhante à do Yuval Harari sobre o papel da fofoca na evolução, que me parece inquestionável. Mas nossa espécie desenvolveu o que chamamos de cultura justamente para moldar os aspectos primitivos da nossa vida em outras atividades mais condizentes com a sociedade. A volta ao tribalismo, que quando se dá em brigas de torcida, é facilmente identificada como primitiva e tosca, mas diferente do BBB, que por algum milagre não é visto como a barbárie que é.

    Responda
    1. Cristina Sant'Anna

      Apesar de sermos obrigados a reconhecer os limites de nossa racionalidade (de Herbert Simon a Daniel Kahneman), ainda tento investir (individualmente) no avanço da minha razão, que, ao longo da vida, tem sido capaz de me manter além das fofocas da vida alheia e das 25 edições (muito bem patrocinadas) do BBB na Globo do Boninho. Interesse ZERO. Embora não critique, nem menospreze, quem não tem olhos para ver e sentir o retrocesso anímico que há ali.

  6. Paulo Oliveira

    A Folha é um jornal apartidário e imparcial! Por isso assino!

    Responda
  7. Alberto Melis Bianconi

    Esse jornal censura até Big Brother!

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    Essa tal de (dinâmica das alianças e votos para o paredão, aspas o bot censura!) parece ser o assunto dominante dos brothers. Um jogo vazio que se joga discutindo o tempo todo que se está jogando... meio um pesadelo de Kafka isso. Uma competição sem regras pela simpatia espontânea do público. Tem o lado moral, mas tem também um lado de carisma, de sedução... de capacidade de enganar e gostar de ser enganado.

    Responda
  9. Vito Algirdas Sukys

    Essa hipótese de Darwin explicar Big Brother é interessante. Lembrem-se que muitos eminentes biólogos antes de Darwin se desesperaram se algum dia entenderiam as origens das espécies, o "mistério dos mistérios". A interferência social opera, não significa que temos acesso não enviesado à natureza, a justificação da crença de que p é p não basta. Precisamos de uma epistemologia social.

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    Melhor que evolução é a letra da canção admirável gado novo, de Zé Ramalho e melhor do que essa porcaria de Big Brother, onde os que não suportam esse programa são os mais evoluídos nesse conceito, é a polarização política que criou suas raízes neste país

    Responda