Mundo > Putin tem maior vitória em quase um ano na Guerra da Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Por que o congresso dos EUA precisam aprovar dinheiro para a Ucrânia? Se o Biden quer tanto vencer a Rússia, precisa somente fazer doação de armas. Dinheiro para quê?

    Responda
  2. Giovani Ferreira Vargas

    Força, Rússia! Coragem, Putin!

    Responda
  3. frankklim alencar figueiredo

    Quem melhor representa os EUA e a OTAN é o Biden. Fim de feira.

    Responda
  4. frankklim alencar figueiredo

    E as sanções? Nada? Rússia está vencendo a OTAN. Fato. Eua é um cachorro velho desdentado, late muito e ca ga ao mesmo tempo.

    Responda
  5. frankklim alencar figueiredo

    Rússia venceu? E os drones de papelão ucraniano que estava destruindo tudo da Rússia pela frente? A imprensa espalhou isso. A imprensa vai falar que mentiram?

    Responda
  6. frankklim alencar figueiredo

    Rússia venceu? E o Piloto Fantasma de Kiev? A imprensa espalhou isso. A imprensa vai falar que mentiram?

    Responda
  7. frankklim alencar figueiredo

    Rússia venceu sem armas e usando só pás? A imprensa espalhou isso. A imprensa vai falar que mentiram?

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Rússia venceu com Putin no oitavo câncer? A imprensa espalhou que a Putin já tinha até morrido. A imprensa vai falar que mentiram?

    Responda
  9. frankklim alencar figueiredo

    Rússia venceu sem munições? A imprensa espalhou que a Rússia estava sem pólvora desde o começo em Fev22.A imprensa vai falar que mentiram?

    Responda
  10. frankklim alencar figueiredo

    Há um ano e meio Ucrânia e Rússia iria fechar um acordo. A OTAN proibiu através do im be cil da Inglaterra. Não era pra está morrendo ninguém mais. A OTAN é responsável pelas nortes a toa.

    Responda
  11. Rubens gonçalves

    Nao ha mais conti gente militar da ucrania. A maioria e composta de mercenarios da otan que nao se rendem porque serao fusilados se capturados vivos. Ha polacos romenos alemaes americanos canadensez franceses.

    Responda
  12. André Silva de Oliveira

    Obrigado pelas valiosas informações, caro Igor.

    Responda
  13. Andre Gil Filho

    É impressionante como ainda exista tanta gente com a visão estreita da luta do bem contra o mal, do nós contra eles, tenha a santa paciência, quando enxergarão que isso é uma disputa milenar geopolítica, nem o mercado de capitais defendem estas coisas pequenas. O império Americano está caindo, lutam desesperadamente para continuarem a mandar no Mundo. A Europa hoje União Europeia não possuem mais força politica e econômica no mundo. O mundo vive em constante metamorfose, Atualizem-se.

    Responda
    1. Andre Gil Filho

      Caro amigo Armando Vasconcellos, eu não defendi nenhuma tirania, apenas expressei que existe muito mais em jogo. A tirania de Volodymyr Zelensky contra a população Russa em seu território de ser desconsiderada pois vale mais o discurso do nós contra eles? Este é seu raciocínio? Como dizer que alguém é ditador e que engana o povo se seu povo é um dos mais preparado e inteligentes da humanidade junto com os Asiáticos. Toda disputa politica pelo poder levam a guerras é só acompanhar a história.

    2. Andre Gil Filho

      Augusto, seu comentário reforça sua superioridade de conhecimento, repleto de argumentos convincentes. Quem sou eu para questionar suas profundas reflexões?

    3. armando vasconcellos salem

      Prezado André Gil, como perguntar não ofende, "democracia versus tiranias não se deve mais levar em consideração." É este seu raciocínio?

    4. Augusto Colombo Junior

      A minha visão é tão estreita que só vejo um as sa suíno- Putin - invadindo uma nação soberana. Tentando ampliar a sua ditadura.

  14. ANTONIO CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

    O nacionalista Putin tem 80 % de aprovação do povo russo e jamais precisaria eliminar um serviçal da CIA ( Alexey Navalny) para ser reeleito presidente da Rússia. Navalny vai ser endeusado pelo Ocidente como o elo da Democracia perdida na Rússia(???)E o que diz a esse respeito o ex oficial.da inteligência estadunidense, Scott Rider.

    Responda
    1. Paulo Gomes

      Segundo o instituto de pesquisa estatal do Kremlin

  15. ANTONIO CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

    O nacionalista Putin tem 80 % de aprovação do povo russo e jamais precisaria eliminar um serviçal da CIA ( Alexey Navalny) para ser reeleito presidente da Rússia. Navalny vai ser endeusado pelo Ocidente como o elo da Democracia perdida na Rússia(???)E o que diz a esse respeito o ex oficial.da inteligência estadunidense, Scott Rider.

    Responda
  16. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Para o ditador Putin que achava que iria ganhar a guerra em 2 semanas é pouco. O autocrata é líder de um regime de extrema direita mafiosa e bilionário, apoiado por uma oligarquia que se apropriou das ex estatais soviéticas. Foi o único país da Europa que não fez a descolonização, subjuga e domina os povos orientais da Sibéria, é um imperialismo a seu estilo e infelizmente tem gente que acha que é o paladino do anti-imperialismo ocidental, não passa de um ex agente da KGB que usa a desinformação

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Carlos, não vi vc comentar nenhum de meus argumentos que foram restritos a Rússia, o expansionismo russo remonta até antes da imperatriz Catarina, a Grande e vai ao império soviético que incorporaram as ex repúblicas soviéticas, entre elas a Ucrânia. Acho que quem precisa estudar sem parcialidade é vc. A descolonização africana e asiática é mais conhecida, quanto as Malvinas, será que os kelps querem ser argentinos, se houver movimentos independentistas nesses pequenos territórios parabéns.

    2. Augusto Colombo Junior

      Carlos, quem nao conhece a história é vc. A Ucrânia sempre foi uma região de ucranianos, não de Russos. Que só a dominaram durante décadas, quando da revolução russa em dois mil e treze. Leia mais.

    3. Carlos A Nogueira

      Seu desconhecimento da história é assustador. Eu não deveria estar lhe respondendo, porque me rebaixo e nao devemos nos igualar. Agora, para quem nos lê, saibam que Ilhas Cayman, Malvinas, Bermudas, Gibraltar, Ilhas Virgens e Santa Helena não pertencem à Rússia.

  17. luis augusto batista couto

    A Ucrânia se quiser continuar a existir, deverá aceitar um território 20% menor do que antes da guerra. O que sobrou para a Ucrânia ? Um terço da população emigrou, economia em frangalhos. As terras produtivas só país já foram comprados pelas multinacionais americanas. Não resta mais em pé. A Rússia é um país que militarmente não se pode derrotar. Se a Ucrânia tivesse armas e pessoal para avançar rumo a Moscou, esse avanço iria ser impedido com uso de armas atômicas russas. Simples assim.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Colombo, nem vou falar da origem comum dos povos do Rus, há mais de mil anos. O nacionalismo ucraniano é recentissimo e este país só passou a existir há cem anos e como república soviética. Em seu território mais a leste e ao Sul, a maioria da população é de russos - na Criméia é cerca de 90%.

    2. Augusto Colombo Junior

      Carlos, a Ucrânia só está tentando escapar das garras de um país ditatorial. Deixa de ser trou xa.

    3. Luiz Candido Borges

      Pois é... No entanto a expressão "negociações para terminar o conflito" é absolutamente proibida! O único a dizê-la foi malhado impiedosamente, principalmente em seu país. Quanto mais a guerra avançar, mais cara será a paz para a Ucrânia, é óbvio. E pensar que tudo isso poderia ter sido evitado se este país simplesmente tivesse se comprometido em não tentar aderir à OTAN. Ah, já sei: seria inútil porque o Putin tem sede de conquistas e após a Ucrânia seria a vez da Polônia, da Alemanha etc...

    4. Carlos A Nogueira

      Sejamos francos: a Ucrânia vai demorar no mínimo 30 anos para sua reconstrução, caso receba um tipo de Plano Marshall. Sem uma ajuda maciça, 50 anos. Portanto, a população ao elevar um ator comediante para o posto mais importante da República, condenou as novas gerações à miséria.

  18. Ernesto Pichler

    A Rússia, hoje, é a maior economia da Europa, superando a da Alemanha. Esse foi o resultado das sanções dos EUA, acabando com a Alemanha ao lhe retirar a energia russa.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Pacheco, dados do Banco Mundial. Mas entendo, sua bozzzalidade não permite ver qualquer coisa além se suas viseiras.

    2. Nicola Bartolomeu

      De acordo com qual critério? Só se você estiver falando de tamanho físico mesmo.

    3. Carlos A Nogueira

      Exato! A subserviência do SPD vai custar muito caro para os contribuintes alemães. Angel Merkel jamais cairia neste golpe empreendido pelos norte americanos.

  19. ANTONIO CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

    A Rússia não tomou o território de Dombass ilegalmente. Houve um plebiscito e, por unanimidade, os habitantes concordaram em serem anexados aa Rússia. Veja na internet ( Youtube; RT); a entrevista bombástica do ano do jornalista norte americano Tucker Carlson com Putin.Mais de 1 milhão de pessoas já assistiram. Falta vc, brasileiro assisti-la,e tirar suas conclusões sobre a operação especial da Rússia na Ucrânia.

    Responda
  20. antonio roberto lambertucci

    Os EUA financiaram as manifestações que derrubaram o governo pro Rússia e colocaram um fantoche na Ucrânia. Querem enfiar a OTAN a poucos quilômetros de Moscou. Só que o Putin é um estrategista e não ia admitir isso.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Preciso que os trohu xas aqui esquecem que a Ucrânia consei se ibertar do poder soviético quando d queda do muro de Berlim. E que assinou contrato os Russos um tratado de paz onde devolveram todas as armas atômicas, em território ucraniano, em troca do compromisso russo de não invasão. Quem é bhan di do nessa história são os Russos. Kam ba da de o tá rios.

    2. Carlos A Nogueira

      Um país que rivaliza com a maior potência do mundo não admite armas nucleares em suas fronteiras. Foi assim na Crise dos Mísseis, quando a URSS respondeu à instalação de mísseis na Turquia pelos EUA.

    3. Ernesto Pichler

      Pouco a pouco a verdade está aparecendo. Parabéns, Lambertucci!

  21. Ivone Patelli

    Putin nada mais é do que mais um ditador no mundo, como muitos. E nada restringe sua insanidade gananciosa e megalomania.

    Responda
  22. Ivone Patelli

    Putin nada mais é do que mais um ditador no mundo, como muitos. E nada restringe sua insanidade gananciosa e megalomania.

    Responda
  23. Sam Duart

    A delirante jornada Quixotesca do saudosista de uma finada União Soviética. Não se pode viver plenamente o presente quando se fica preso ao passado. Putin é a prova viva que temos que mudar a página dessa geração retrógrada de líderes mundiais.

    Responda
    1. Enrique Castro

      Especialistas estimam entre 20 e 30 milhões de mortos em conflitos armados desde 1946. Putin nem existia, mas muitos desses conflitos tem um ator em comum (Coreia, Vietnam, Iraque, Ucrania, a lista é longa, muito longa). Estude.

  24. Edilberto Patricio

    Se o trump ganhar as eleições a ukreine ta f . O sistema vai ter q trabalhar mt pra impedir o homem

    Responda
  25. Paulo Oliveira

    Tudo isso me dá tristeza! A Rússia é o maior pais do mundo e ainda quer aumentar seu território? Deram a Crimeia depois pediram de volta? Tinha que existir um pais! Países Unidos do Mundo!

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      HAHAHHAHAHHAAHHAHAH só se você acreditar em propaganda Russa. O PIB da Rússia é menor que o de países 10 vezes menores da Europa.

    2. Luiz Candido Borges

      Não sei se a economia russa superou a da Alemanha, acho muito difícil, mas que este país caiu numa espiral descendente é absolutamente certo. A energia barata da Rússia era fundamental para a economia alemã, mas para seguir os EUA, impuseram "sanções", abrindo mão deste recurso. O fato é que a Rússia dei a volta por cima, a Alemanha afundou e os EUA lucraram como nunca!

    3. Ernesto Pichler

      Pacheco, a Rússia é pobre? É a maior economia da Europa, superando a Alemanha.

    4. Paulo Oliveira

      O mundo só dará certo quando todos forem! Países Unidos do Mundo, Só existe um planeta! Não existe mundo sem a Rússia e não existe Rússia sem o mundo! Os países deveriam virar estados unidos do planeta! Utopia!!!

    5. Paulo Oliveira

      Se é assim? porque não foram morar na Rússia? Tinham que ir morar na Ucrânia?????

    6. Ernesto Pichler

      A Russia não quer aumentar seu território. Quer apenas a libertação dos povos russos do Donbass, que vinham sendo massacrados pelos fascistas do Ze, com a criação das repúblicas independentes de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia. Quer combater a ameaça de mais bases "americanas" em suas fronteiras. Apenas retomaram a Crimeia, antes que Sebastopol virasse base "americana".

    7. Nicola Bartolomeu

      Inclusive o nosso, Henrique. Nós não respeitamos resoluções da ONU sobre desmatamento e reflorestamento.

    8. Nicola Bartolomeu

      É um ditadura decadente e pobre, eles precisam dessa violência populista para manter o medo no território. A queda de Avdiivka coincide com as eleições e com muitos protestos (e prisões) pela morte do Navalny.

    9. Enrique Castro

      Para isso foi criada a ONU. Mas, se tem alguns países que não acatam sequer uma resolução (o pior deles não deve ser o que você está pensando), não serve de nada. Tem países (poucos) que não obedecem nada, destruindo a credibilidade da instituição.

  26. Ernesto Pichler

    Dona Solange está braba hoje!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Retiro. A censura foi só uma demora.

  27. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Será que a população ucraniana acertou na aventura rebelde elegendo um comediante sem traquejo político para governa-la? Pela guerra parece que não. O que também não dá méritos ao Presidente russo para invasão. É um ditador. País em ruína, o povo sofrendo e seu comandante querendo guerrear, amor à Pátria que levará ao fracasso e possível derrota. Sucesso só nas indústrias bélicas mundo a fora, essas ganham muito.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Luiz, perfeito seu comentário.

    2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Talvez não fui claro no comentário ou a interpretação tomou outro direcionamento, quem sabe os dois juntos. O que se sabe é que esse governo Ucrâniano rompeu acordos bilaterais com a Rússia para se juntar as forças ocidentais estopim para iniciar o conflito. Alguém com traquejo político não teria chegado nesse ponto. Já que escolheu aguente. Podia ter surpreendido não provocando o conflito. Agora, ganhar ou não prejuízo é da Ucrânia.

    3. Luiz Candido Borges

      Araguaçu e Francisco, lembro que a "boa admiração da guerra" pelo Zelenski se deve às centenas de bilhões investidos pela OTAN em armas avançadas e em espécie, além do sangue dos soldados ucranianos, é claro. Uma guerra ideal para os EUA: lucram com a indústria de armas e de petróleo, enquanto a Europa afunda e a Ucrânia é destruída. Nem um dos "rapazes" americanos foi sequer ferido, que é o que interessa ao povo dos EUA.

    4. Francisco Neto

      O Zelenski surpreendeu, está administrando muito bem a guerra, apesar da imensa superioridade russa.

    5. Araguaci Faustino da Silva

      Vai lá, Gerônimo, encarar a máquina de guerra russa. Mostre que vc é melhor que o tal palhaço. Criticar o palhaço é fácil, duro é aguentar 2 anos de guerra contra a potência russa. Boa sorte.

    6. Ernesto Pichler

      A eleição do comediante foi obra dos seis bilhões de dólares colocados no gol pe de 2014.

  28. Ernesto Pichler

    Putin é um dos maiores resistentes ao poderio avassalador do imperialismo dos EUA, o maior inimigo da humanidade. Não é um democrata, mas tem 80% dos votos dos russos, sendo 20% do PCFR e traços para outros partidos comunistas e o partido da CIA, do Navalni. O Império promoveu um golpe na Ucrânia, em 2014, para derrubar um presidente eleito, favorável à Russia, e coroar um comediante títere e fascista. Esse foi o início da guerra.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Em sequência. Os russos tiveram que retomar a Crimeia, antes que Sebastopol virasse base "americana". O fascistas do Ze massacraram as populações russas do Donbass, e Putin tinha que reagir. Os "americanos" quiseram colocar bases na fronteira, e Putin tinha que reagir. A Ucrânia está sofrendo essas reações.

    2. Nicola Bartolomeu

      Falar de votos na Rússia é ou uma piada ou inocência. Resistir ao "imperialismo dos EUA" (tem gente ainda presa nos anos 70) com uma ditadura cruel e incrivelmente ineficiente economicamente não é nenhuma vitória. O povo russo é refém na sua própria casa.

  29. jose vanzo

    Putin tem o apoio do Lula e do Bolsonaro. Ambos com vocação para ditador. O caminho democrático para eles é só serve como escada para chegar ao poder. Uma vez lá, destrói-se a escada.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Jose Vanzo! Que coisa tosca esse teu comentário!

    2. Clair Calandreli

      Jose Vanzo! Que coisa tosca esse teu comentário!

    3. Carlos A Nogueira

      Estes meninos do MBL..... Cada discurso. O que ele gostam mesmo é fazer turismo sexual. Gente su j @

  30. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Putin tem o apoio da população russa e a derrota da Ucrânia é fato consumado. A Ucrânia é hoje um país em escombros com perda de parte do seu território e mais importante , da sua população . É o preço por ter se submetido aos interesses econômicos norte americanos

    Responda
    1. cicero andrade

      A população ucraniana está pagando caro pelas aventuras de seu presidente "artista de circo" em agradar as intenções imperialistas americanas.

    2. Ernesto Pichler

      Correto, Andrade! Os "americanos" jogaram seis bilhões de dolares para dehubar o presidente eleito, favorável à Russia, promovendo um gol pe em 2014. Submeteram os ucrahianos, que agora sofrem as consequências.

    3. Francisco Neto

      A Ucrânia tem o direito de se submeter aos interesses que quiser, nenhum país tem o direito de invadir. Única crítica que faço é o Ocidente ter apoiado o golpe de estado de 2014.

    4. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Quanto ao apoio do povo russo a Putin, bom, sabemos o que acontece se não apoiar…

    5. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Um povo soberano tem direito de escolher o lado que quiser, sem ser massacrado por isso. Pensei que isso era mais óbvio.

  31. Matheus Teodoro Silva Filho

    Putin agrediu. Putin invadiu. Mais um opositor de Putin morreu de forma suspeita. Putin tem que pagar. Logo.

    Responda
    1. Edilberto Patricio

      Putin esta putin

  32. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O futuro de Zé Lensky é ver o sol nascer quadrado . Ou tentará se exilar em Israel com os bolsos cheios de dinheiro

    Responda
  33. noel neves

    Putin é um serial killer de seus opositores. E na guerra não tem escrúpulos para liquidar civis.

    Responda
    1. Noel Neves

      Se tocar no nome de Netanyahu aqui na FSP você vai preso no presídio de segurança máxima de Mossoró!

    2. Luiz Candido Borges

      Se é assim, o Putin está muito bem acompanhado pelo Netanyahu, que faz muito pior, mas não sofre com a santa indignação dos "comentaristas humanistas".

    3. Enrique Castro

      Videla, Pinochet e outros (brasileiros inclusive) passaram o rodo na oposição, muito pior que Putin. Os americanos, nem um pio. Inocente...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.